Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Split
Split tem-se tornado um destino cada vez mais popular para turistas de todo o mundo devido ao seu incrível Palácio de Diocleciano, que remonta à época romana, e porque é a porta de entrada para o grupo de ilhas que se encontram no Mar Adriático, como Vis, Hvar e Pekleni.
Visitar o complexo do palácio, cujas galerias subterrâneas foram um dos locais de filmagem de Game of Thrones, é uma das muitas coisas que pode ver e fazer em Split. Miradouros, praias, igrejas antigas, ruas estreitas e muitos recantos escondidos esperam por si nesta cidade onde pode fazer as melhores excursões de Split.
1. Passeio pelas ruas estreitas do Palácio de Diocleciano
O Palácio de Di ocleciano é um dos edifícios romanos mais bem preservados do mundo. Foi construído pelo imperador Diocleciano no século IV d.C. e costumava ser rodeado por muralhas que ainda hoje estão em grande parte preservadas.
É mais uma fortaleza do que um palácio, pois é composto por diferentes edifícios ligados por ruelas de pedra. No seu interior, encontrará lojas, bares, restaurantes, lojas de artesanato e até casas.
Entre os locais a não perder neste complexo estão o Peristilo, que é a praça central do palácio rodeada de colunas; o Vestíbulo, que costumava ser a entrada para os quartos do palácio; a Catedral Domnius, uma das mais antigas da Croácia; o Templo de Júpiter, consagrado a este deus; e as Galerias Subterrâneas, um dos pontos de visita obrigatória do Palácio.
O Palácio de Diocleciano tem quatro portas de entrada: a Porta Dourada, a Porta de Prata, a Porta de Ferro e a Porta de Bronze. A entrada mais utilizada é a Porta Aenea, que faz a ligação com a Riva, o passeio marítimo de Split. Todas as portas estão abertas 24 horas por dia, embora os vários edifícios só possam ser acedidos em determinadas horas do dia.
Factos interessantes
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8h00 às 19h00, domingo das 12h30 às 18h30. No inverno, encerra às 15 horas.
- Preço: cerca de 6 euros por pessoa para a entrada na Catedral, no Templo de Júpiter e no Museu Etnográfico; e cerca de 6 euros para as galerias subterrâneas.
2. Ver os tesouros do Templo de Júpiter
O Templo de Jú piter é um monumento situado no Palácio de Diocleciano, dedicado ao deus Júpiter, que o imperador adorava. Foi construído no século VI, mas no século XIII foi convertido num batistério, razão pela qual se pode ver uma escultura de São João Batista e uma pia batismal no seu interior. A estátua foi feita pelo escultor croata Ivan Mestrovic.
Uma das características mais interessantes da igreja é a esfinge de granito preto com 3.500 anos que a guarda. Foi trazida pelo imperador do Egipto e é uma das esfinges egípcias mais bem conservadas que existem hoje em dia, notável pela sua falta de cabeça.
A ornamentação do portal de entrada é também muito interessante, com pormenores florais em casetones de pedra esculpida e cabeças humanas e vegetais, entre outros. Junto ao templo encontra-se a rua Pusti me da prodjem (que significa "deixem-me passar"), a rua mais estreita da cidade e um dos locais preferidos para tirar fotografias.
Pormenores de interesse
- Localização: Ul. Kraj Svetog Ivana 2, 21000, Split, Croácia.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 16 horas; domingo, das 12 às 18 horas.
- Preçoda entrada: a partir de 6 euros.
3. Mergulhe nas galerias subterrâneas do Palácio.
Um dos locais de visita obrigatória do Palácio de Diocleciano são as suas galerias subterrâneas, pois permitem imaginar como era o palácio romano na antiguidade. Isto porque as caves repetiam a mesma estrutura, com as suas colunas e tectos altos, que o piso superior, onde se situava o palácio e os aposentos imperiais.
As Galerias Subterrâneas do Palácio de Diocleciano são uma das ruínas romanas mais bem conservadas que existem atualmente. Há uma animada feira da ladra, lojas e galerias de arte. Até foi usado como local de filmagem para a série Game of Thrones. Se é fã da série, tem mais do que uma razão para os visitar, uma vez que foram convertidos numa prisão de dragões durante algum tempo.
Nas galerias subterrâneas, existem áreas gratuitas e pagas com exposições relacionadas com a história do palácio. A entrada para as caves situa-se junto à Porta Aenea, a entrada mais modesta do palácio, que ligava as caves ao mar.
4. Conheça as encantadoras praias de Split: Firule e Kasjuni
Split é uma cidade litorânea com belas praias para curtir, além das imperdíveis das ilhas. Uma delas é a praia de Firule, que fica a 20 minutos do centro da cidade, e a outra é a praia de Kasjuni, que fica um pouco mais longe, a cerca de 50 minutos.
Na praia de Firule pode nadar nas águas cristalinas, apanhar sol e relaxar um pouco. Se for na época alta, lembre-se de ir cedo, pois os melhores lugares enchem-se rapidamente. Na área circundante há bares e restaurantes com vista para a praia e para o mar, onde se pode almoçar ou jantar com pratos típicos da região.
A praia de Kasjuni é uma das mais bonitas e, se for cedo, poderá apreciar melhor as vistas, com a floresta de um lado e as palmeiras do outro. É um local popular para actividades aquáticas, como o mergulho, uma vez que as águas são cristalinas e o fundo do mar pode ser visto claramente.
- Localização: Praia de Firule e Praia de Kasjuni, Mar Adriático, 21000, Split, Croácia.
5. Desfrute das mais belas vistas da Colina de Marjan.
O Parque Florestal de Marjan é um grande espaço verde que oferece as melhores vistas panorâmicas de Split. Há um total de 3 pontos de vista na colina, de onde se pode ver a cidade de Split, as ilhas Pekleni e até mesmo as aldeias vizinhas. Também no topo há uma cruz de 13 metros de altura e bares onde se pode tomar uma bebida refrescante ou chá de ervas enquanto se aprecia a vista.
A forma mais tradicional de chegar ao topo é subindo as escadas perto da Riva, o passeio marítimo de Split. É uma longa escadaria com vários patamares e um miradouro no meio, o Vidilica, que também oferece uma bela vista. No topo está o miradouro Telegrin, que pode ser alcançado em cerca de meia hora.
A Colina Marjan é um local ideal para caminhadas, ciclismo ou corrida, pois tem vários trilhos de diferentes comprimentos (entre 3 e 10 km), ideais para quem prefere o contacto com a natureza ou o desporto. Também é possível percorrer algumas áreas do parque de Segway, que também é uma forma divertida de explorar o parque.
Por outro lado, para os desportistas ou viciados em adrenalina, uma viagem pelo rio em Split é altamente recomendada, pois pode praticar desportos e actividades como canyoning, rafting ou tirolesa.
- Localização: Obala Hrvatskog narodnog preporoda 25, 21000, Split, Croácia.
6. Embarque num passeio costeiro ao longo da Riva
A Riva é o passeio marítimo mais popular da cidade, preferido tanto pelos habitantes locais como pelos visitantes. É ladeado por palmeiras e está repleto de bares, restaurantes, lojas e mercados ideais para um passeio ao pôr do sol.
Como está localizado em frente ao Palácio de Diocleciano, é um ponto obrigatório para quem visita Split em dois dias. Caminhando ao longo da Riva, é possível ver o Palácio ou a Casa Deskovic e o Mosteiro e a Igreja de São Francisco de um lado e os barcos, iates, ferries e navios de cruzeiro no porto do outro.
A Riva é um local popular para os habitantes locais se encontrarem com amigos, tanto durante o dia como à noite, e é o local de vários festivais, concertos e eventos culturais. Tem também o seu próprio Passeio da Fama, onde se podem ver as placas dos atletas olímpicos mais famosos da cidade.
7. Conhecer os rápidos do rio Cetina
Na região da Dalmácia, a apenas 25 km de Split, encontra-se o rio mais longo da região, o Cetina. Este rio é conhecido pela natureza exuberante que o rodeia e pelos seus penhascos, de onde se pode saltar para nadar nas suas águas profundas. O rio Cetina nasce no Monte Dinara (1831 m), de onde emerge de riachos subterrâneos, e tem 105 km de comprimento.
Este rio também é famoso pela lagoa em forma de olho perto da sua nascente, que é conhecida como o Olho da Terra. Para além disso, muitas pessoas praticam rafting neste rio, uma vez que oferece rápidos de água branca e numerosas quedas de água.
A forma mais comum de conhecer o rio Cetina é ir até à cidade de Omiš, que fica a cerca de 25 km de Split. Pode chegar lá de autocarro em cerca de 40 minutos. E se estiveres interessado em participar numa experiência de rafting, a melhor coisa a fazer é reservar uma excursão de rafting com transporte incluído a partir de Split, uma vez que eles te fornecerão todo o equipamento necessário e te levarão aos melhores locais de rafting.
8. Passeio pela Praça da Cidade
A Praça do Povo ou simplesmente Pjaca, como lhe chamam os locais, é a praça central da cidade, que se situa muito perto do Palácio de Diocleciano. A praça está rodeada pelos palácios e edifícios históricos de Split, e na área circundante existem bares e restaurantes onde se pode sentar e observar a vida animada da cidade.
Alguns destes edifícios incluem o Palácio Cambj de estilo gótico, a antiga Livraria Morpurgo e a Câmara Municipal de estilo renascentista, que alberga o Museu da Cidade. Também se pode sentar no Café Central, um bar culturalmente importante que costumava ser frequentado por artistas e intelectuais.
Outro edifício curioso é o relógio da cidade, que está virado para a praça e mostra 24 horas em vez de 12. A Pjaca é um local ideal para almoçar ou tomar um café, percorrer os mercados ou participar nos muitos eventos culturais que aí se realizam.
9. Visite as quatro portas do palácio e receba boa sorte
O Palácio de Diocleciano tem quatro portões que podem ser acedidos de diferentes direcções e que ainda hoje são utilizados. A mais modesta é a Porta de Bronze ou Porta Aenea, que é a mais utilizada para entrar no palácio, uma vez que faz a ligação com a Riva de Split.
A Porta Dourada ou Porta Aurea é utilizada apenas pelo imperador e pela sua família e é atualmente uma das portas mais populares do palácio. A uma curta distância está a famosa estátua do Bispo Gregório de Nin, feita pelo escultor Ivan Meštrović, que traria sorte para aqueles que tocassem no seu dedo do pé. É por isso que hoje muitos turistas vêm tocar-lhe.
O portão ocidental é o Portão de Ferro, que é o mais integrado na cidade. Os cristãos demoliram o relevo da deusa Nike no século V e construíram no seu lugar a igreja de Nossa Senhora do Campanário, que ainda existe.
Quanto à Porta de Prata, ligava a antiga rua principal Decumanus ao palácio e esteve fechada durante muito tempo, até ser reconstruída em 1952.
10. Atravessar o Mar Adriático até às ilhas
Em frente à cidade de Split, nas águas do Mar Adriático, existe um grupo de ilhas que são verdadeiros tesouros naturais e aldeias encantadoras cheias de história. Para chegar às ilhas, apanhe um ferry no porto de Split, que o levará ao seu destino em uma ou duas horas, dependendo da ilha que escolher.
Uma das mais populares são as Ilhas Pekleni, que consistem em cerca de 20 ilhas e ilhéus com praias quase imaculadas rodeadas por florestas de pinheiros. Os desportos aquáticos, como o snorkelling, são muito populares aqui, graças às águas cristalinas que permitem ver o fundo do mar. O nudismo também é praticado em muitas das praias.
Outra ilha popular é Hvar, onde se situam duas das mais antigas aldeias da Croácia, Stari Grad e Hvar Grad, onde se pode passear por ruas calcetadas, casas medievais, igrejas e palácios antigos.
A ilha de Vis também é popular, especialmente pela sua maravilhosa praia de Stiniva e pela Gruta Azul, onde é produzido um efeito ótico pelos raios de sol que penetram na gruta. Só é possível entrar com pequenos barcos, pelo que é necessário contratar uma excursão ou alugar um barco na ilha de Vis. Outra opção é fazer a excursão a partir de Split, que o levará a várias ilhas, para além da Gruta Azul.
11. Viajar no tempo na cidade de Trogir
Trogir é uma cidade antiga construída numa ilha a 27 km de Split, onde se pode perder entre as suas casas medievais, ruas de pedra e monumentos históricos. Fundada no século IV, foi declarada Património Mundial pela UNESCO.
Um dos monumentos históricos mais famosos de Trogir é a Fortaleza do Camarlengo, que foi construída junto ao mar para guardar o ouro da cidade. É constituída por três torres, um bastião e um pátio, e tem um miradouro na Torre Kamerlengo, de onde se pode ver a cidade e o Mar Adriático. Atualmente, realizam-se eventos culturais, como o tiro com arco, na área circundante.
Outras atracções de Trogir incluem o Palácio Ducal, a Catedral de São Lourenço, a Torre do Relógio, o Palácio Cipiko e o Museu de Arte Sacra. É uma pequena cidade antiga com edifícios renascentistas e barrocos, ideal para uma espécie de viagem no tempo.
Para lá chegar, pode apanhar um autocarro ou um ferry de Split, que demora cerca de meia hora até Trogir. Em alternativa, pode reservar uma excursão a partir de Split e aproveitar para visitar o Parque Nacional de Krka. Outra opção altamente recomendada é fazer uma viagem aos Lagos Plitvice a partir de Split, uma área verde com lagos, nascentes, florestas e trilhos ideais para passar um dia em contacto com a natureza.