O que ver e fazer em Split em 2 dias
A cidade de Split, situada nas margens do Mar Adriático, tem atracções imperdíveis para ver em dois dias, desde fortalezas medievais a praias paradisíacas.
Há muitas coisas para ver e fazer em Split que pode desfrutar durante a sua estadia de dois dias na cidade. Split é a segunda cidade mais populosa da Croácia e alberga um dos edifícios romanos mais bem preservados do mundo: o Palácio de Diocleciano.
Se visitar Split em dois dias, pode explorar a interessante Cidade Velha, passear por praças animadas e ruas empedradas, ou partir para as ilhas circundantes repletas de natureza. Eis um itinerário de dois dias para mergulhar no espírito mediterrânico e na cultura de Split.
Dia 1: Palácio de Diocleciano, Monte Marjan e Riva de Split
Na sua visita a Split, pode começar pelo Palácio de Diocleciano, que inclui o Vestíbulo, o Peristilo, o Museu Etnográfico, o Templo de Júpiter, a Catedral e as caves. Mais tarde, pode ir à Praça da Cidade, ao Museu do Jogo dos Tronos e ao Monte Marjan, um dos mais belos pontos de vista da cidade. Para terminar o dia, pode ir a um dos restaurantes da Riva, ou passeio marítimo.
Para começar a visita, deve dirigir-se à porta sul do Palácio de Diocleciano, também chamada Porta Aenea ou Porta de Cobre, que o conduzirá à Praça do Peristilo. Visitar o Palácio de Diocleciano é uma das melhores coisas para fazer em Split.
Palácio de Diocleciano
A Cidade Velha de Split corresponde ao Palácio de Diocleciano, um dos edifícios antigos mais incríveis da cidade. Foi construído pelo imperador romano Diocleciano entre os séculos III e IV d.C., e ainda mantém muitos dos edifícios originais, incluindo grande parte das paredes circundantes.
Apesar de ser conhecido como Palácio de Diocleciano, é na verdade o que resta do que costumava ser uma espécie de fortaleza. No seu interior existem praças, igrejas e ruas calcetadas que ligam à cidade, e ainda mercados, lojas e restaurantes. Os portões estão abertos todo o dia, mas as atracções no interior têm um horário de funcionamento fixo.
Pode entrar no Palácio por qualquer um dos seus 4 portões, embora o mais popular seja o Portão Aenea, que liga ao Passeio Costeiro de Split. Embora tenha de regressar ao ponto de partida no final da sua visita ao Palácio, este é o percurso mais tradicional. Em alternativa, pode entrar pela Porta Dourada e fazer o percurso inverso. Em todo o caso, o Palácio não é muito extenso (tem cerca de 180 metros de largura e 215 metros de comprimento), pelo que pode demorar entre 2 a 3 horas a percorrê-lo.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 19h, e aos domingos, das 12h30 às 18h30h. No inverno, encerram às 15 horas.
- Preço: cerca de 6 EUR de entrada para a Catedral, o Templo de Júpiter e o museu; e cerca de 6 EUR para as galerias subterrâneas.
O Museu Etnográfico e o Foyer
A cerca de 50 metros da Porta Aenea encontra-se o Museu Etnográfico, que alberga uma grande coleção de objectos como cerâmica, têxteis, cestaria, joalharia e esculturas do património tradicional da região da Dalmácia. Também alberga uma grande coleção de trajes tradicionais e armas antigas.
Mais adiante, a menos de 20 metros do museu, encontra-se o Vestíbulo, uma construção circular abobadada sem telhado que costumava ser a entrada para os salões do palácio.
O peristilo
A cerca de 30 metros do Vestíbulo encontra-se o Peristilo, a praça principal do palácio, rodeada por uma galeria de colunas de granito. À sua volta, há restaurantes e cafés onde se pode sentar e tomar uma bebida, e muitas vezes há pessoas vestidas de centuriões a posar para as fotografias dos visitantes.
A partir desta praça, pode caminhar até à Catedral de São Domingos, que se situa a leste.
Catedral de São Domingos
A 150 metros do Peristilo, subindo um lance de escadas guardado por esfinges, encontra-se a Catedral de São Domnio ou São Duje, construída no século VII, onde se encontrava o Mausoléu Imperial de Diocleciano. Tem uma forma octogonal e uma magnífica ornamentação, embora a caraterística mais marcante seja a sua torre sineira de 57 metros de altura, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas de Split. É possível subir por uma escadaria.
Templo de Júpiter
O Templo de Júpiter situa-se a oeste do Peristilo, a cerca de 50 metros numa pequena viela. Foi convertido em batistério no século XIII e tem no seu interior a estátua de São João Batista. O mais interessante, no entanto, é a esfinge egípcia original que guarda a entrada, com 3500 anos.
Junto ao Templo encontra-se a rua mais estreita de Split, chamada Pusti me da prodjem, que significa "deixem-me passar".
Praça do Povo
A cerca de 70 metros do Templo de Júpiter encontra-se a Porta de Ferro do Palácio, pela qual se deve sair e caminhar cerca de 50 metros até à Praça do Povo. Esta é a praça central da cidade, onde se realizam frequentemente mercados de rua e eventos culturais.
Na área circundante encontra-se o Palácio Cambj, de estilo gótico, e a antiga Câmara Municipal, de estilo renascentista, que alberga o Museu da Cidade. Há também um café culturalmente importante, o Café Central, que costumava ser um ponto de encontro para artistas e intelectuais.
Além disso, em frente a esta praça está o relógio da cidade, que exibe 24 horas em vez de 12. É um lugar ideal para almoçar ou tomar um café enquanto observa a vida animada nesta parte de Split.
Museu Game of Thrones
A cerca de 120 metros da Praça da Cidade encontra-se o Museu Game of Thrones, um local de especial interesse para os fãs da série, uma vez que contém 5 salas temáticas com esculturas de dragões e personagens da série, e todo o tipo de objectos que o levarão de volta à atmosfera medieval da série. É um museu pequeno, pelo que não demorará muito tempo a percorrê-lo.
- Localização: Bosanska ul. 9, 21000, Split.
- Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira das 10h às 22h, de quinta-feira a sábado até às 23h.
- Taxade entrada: cerca de 15 euros por pessoa.
Estátua de Gregório de Nin
A 140 metros do Museu do Jogo dos Tronos encontra-se a Estátua de Gregório de Nin, em frente à Porta Dourada. Foi feito pelo escultor Ivan Meštrović e é o tema de uma curiosa tradição local. Diz-se que traz boa sorte tocar no dedo grande do pé desta escultura, por isso muitas pessoas vêm aqui em busca de boa sorte.
Galerias subterrâneas
Depois de tocar na estátua, deve regressar à Porta Aenea e tomar uma galeria à esquerda para chegar às Galerias Subterrâneas do Palácio. Trata-se de uma das construções romanas mais bem conservadas e é também famosa por ter sido cenário da aclamada série Game of Thrones.
Estas galerias, ao reproduzirem a disposição das salas imperiais que se encontravam no piso superior, permitem-lhe imaginar como eram originalmente estes edifícios. Atualmente, é palco de exposições de arte, peças de teatro, feiras e outros eventos culturais.
Colina de Marjan
A partir da Porta Aenea, onde começou este passeio, deve caminhar cerca de 6 quarteirões ao longo da Riva até à Colina Marjan, de onde terá uma das mais belas vistas panorâmicas do Palácio, do mar, das ilhas e da cidade de Split.
A colina tem cerca de 160 metros de altura e tem 3 miradouros que podem ser alcançados através de um lance de escadas. No entanto, se achar a subida demasiado cansativa, antes de chegar ao miradouro principal, o Telegrin, existe o miradouro Vidilica, que também oferece uma bela vista. É um local ideal para ver o pôr do sol, tomar um lanche num café no topo ou caminhar por um dos caminhos de diferentes comprimentos.
A Riva
No regresso da colina de Marjan, passando pela Porta Aenea, pode fazer este passeio costeiro de 250 metros de comprimento. Tem um chão de mármore e está rodeado de palmeiras. É uma zona muito animada da cidade, onde se realizam frequentemente concertos, peças de teatro e vários eventos culturais. É também um bom local para jantar, uma vez que existem restaurantes e cafés na área circundante.
Dia 2: Visita à ilha de Hvar e à cidade mais antiga da Croácia
No seu segundo dia na cidade, pode fazer uma excursão a partir de Split para ver as ilhas circundantes e as suas belas praias. Uma das ilhas mais bonitas para visitar é a ilha de Hvar, onde encontrará muralhas medievais, praias virgens e uma aldeia encantadora. Hvar é uma ilha com cerca de 60 km de comprimento, a mais longa da região, e está ligada por estradas sinuosas.
A rota mais comum é primeiro para Stari Grad, a cidade mais antiga da Croácia, e depois para a cidade de Hvar e as suas praias.
Como chegar à ilha de Hvar
Para chegar à ilha de Hvar, é necessário apanhar um ferry no porto de Split, que o levará até ao porto de Stari Grad. Há um ferry a cada uma hora e meia, a partir das 9h00 de Split, e demora cerca de 50 minutos a chegar lá. O último regressa por volta das 19h30, com um horário mais curto no inverno. Também é possível atravessar levando o carro no ferry.
Outra forma de lá chegar é reservar uma excursão de um dia a partir de Split. Esta opção é altamente recomendada, uma vez que também o levará às Ilhas Pakleni e à Gruta Azul, que só podem ser alcançadas por mar.
A cidade mais antiga: Stari Grad
O ferry deixá-lo-á no porto de Stari Grad, uma cidade antiga fundada em 384 a.C. É uma aldeia piscatória muito pequena onde verá ruas calcetadas, passagens em arco, restos de antigas muralhas e casas de pedra. A cidade foi declarada Património Mundial da Unesco e é ideal para passear pelas suas ruas estreitas e descobrir os tesouros históricos dentro das suas muralhas.
Um dos edifícios imperdíveis em Stari Grad é o castelo de Petar Hektorović, que foi um famoso poeta renascentista local. O castelo está localizado a cerca de 250 metros do porto e está aberto de maio a outubro. No interior, alberga colecções relacionadas com a vida na ilha.
- Localização: Priko b.b, 21460, Stari Grad.
- Horário de abertura: diariamente das 10h às 13h30 e das 17h às 20h.
Cidade de Hvar Grad
A 20 km de Stari Grad fica Hvar Grad, uma cidade encantadora com edifícios antigos, onde se pode passear pelo centro histórico, subir a um miradouro e visitar as praias próximas. Se apanhar um autocarro, pode chegar a Hvar em meia hora. Depois, pode regressar diretamente a Split de ferry a partir do porto de Split.
Catedral de Santo Estêvão
A cerca de 250 metros do porto de Hvar encontra-se a Catedral de Santo Estêvão, uma pitoresca igreja branca com uma bela torre sineira. Foi construída entre os séculos XVI e XVIII sobre as fundações de uma igreja do século VI e alberga no seu interior valiosas obras de arte que remontam à época medieval. Está situada na Praça de Santo Estêvão, a praça central da cidade. A entrada é gratuita.
Fortaleza de Spanjola
A partir da Catedral de Santo Estêvão, deve caminhar cerca de 700 metros até à estrada que leva à Fortaleza de Spanjola, e depois subir durante cerca de 20 minutos até ao topo, onde verá este magnífico edifício que foi iniciado em 1278.
A Fortaleza de Spanjola alberga ânforas e outros objectos da época medieval. Para além da sua interessante arquitetura e história, a fortaleza oferece as mais belas vistas panorâmicas da ilha e das ilhas Pakleni. Depois de visitar o local, pode tomar uma bebida refrescante ou um chá de ervas num café da fortaleza.
Teatro Arsenal
A 160 metros da catedral, encontra-se um dos teatros mais antigos do mundo: o Arsenal. Este teatro foi construído entre 1292 e 1331, embora tenha sido remodelado e reconstruído várias vezes até 1611. A sua fachada data do século XIX. Atualmente, é um importante centro cultural da cidade e um edifício de referência, que alberga também a Galeria de Arte Contemporânea.
Praia de Pokonji dol e Praia de Duvónica
A cerca de 2 km do Teatro Arsenal fica a Praia Pokonji dol, uma bela praia onde pode nadar e desfrutar do sol. Outra opção é a praia de Duvonica, que é a praia mais popular da ilha, a cerca de 10 km do teatro. O melhor é apanhar um táxi, para poder aproveitar ao máximo o seu tempo na ilha.
Outra opção: Stari Grad e as ilhas Pakleni
Uma alternativa à cidade de Hvar é visitar as ilhas Pakleni, que são cerca de 20 ilhotas e ilhas onde há praias de águas transparentes rodeadas por florestas de pinheiros e perfumadas por campos de lavanda. As praias são ideais para nadar e fazer snorkeling, e muitas são praias de nudismo. Todas as ilhas têm o seu próprio encanto, embora as mais visitadas sejam San Clemente, Marinkovac e Jerolim.
Para lá chegar, pode apanhar um táxi marítimo ou alugar um pequeno barco. Dependendo do tempo que passar em Stari Grad (e da hora a que chegar), pode ou não ter tempo para atravessar para a outra ilha. Uma boa opção é juntar-se a uma das excursões que partem de Split e que o levam a visitar Stari Grad, bem como as ilhas Pakleni, a Gruta Azul (localizada na Ilha Vis) e a cidade de Hvar Grad.
Regresso a Split
Se decidir ir à cidade de Hvar, pode apanhar o ferry do porto de volta a Split. No entanto, se decidir visitar as ilhas Pakleni, terá de regressar a Stari Grad e apanhar o ferry a partir daí.
Uma vez na cidade, pode escolher um restaurante na Riva e provar os deliciosos pratos croatas, como o kulen (uma salsicha), o Strukli (massa folhada recheada), o Mlinci (uma espécie de massa) ou o Orehnjaca (uma sobremesa de massa folhada e nozes).
Resumo do itinerário: 2 dias em Split
- Dia 1
- Palácio de Diocleciano
- Praça da cidade
- Museu Game of Thrones
- Estátua de Gregório de Nin
- Galerias subterrâneas (Palácio de Diocleciano)
- Colina de Marjan
- A Riva
- Dia 2 (opção 1)
- Ferry de Split para Stari Grad
- Visita a Stari Grad
- Autocarro ou táxi para Hvar Grad
- Catedral de Santo Estêvão
- Fortaleza de Spanjola
- Teatro Arsenal
- Praia de Pokonji dol ou Praia de Duvonica
- Ferry para Split
- Dia 2 (opção 2)
- Ferry para Stari Grad
- Visita a Stari Grad
- Ferry ou excursão às ilhas Pakleni
- Regresso a Stari Grad
- Ferry para Split
Este é o fim do meu itinerário sugerido para a sua visita de 2 dias a Split, mas há muitos sítios para ver nos arredores, se ficar mais tempo. Por exemplo, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, o Parque Nacional de Krka ou Dubrovnik, uma cidade que também foi declarada Património Mundial pela UNESCO.