Tours gastronómicos em Dubai

O mundo culinário do Médio Oriente é um dos mais interessantes do planeta. Por esta razão, um passeio gastronómico numa cidade como o Dubai é uma das melhores actividades que pode fazer se for um amante da boa comida.
Tours gastronómicos em Dubai

Outras atividades populares em Dubai

Mais sobre: Tours gastronómicos em Dubai

Muitas das coisas para ver e fazer no Dubai têm a ver com desfrutar da gastronomia de uma cidade tão diversificada e turística como esta. No Dubai encontrará todos os cenários possíveis do mundo culinário, desde a típica e tradicional comida árabe até às propostas mais elegantes e sofisticadas do competitivo ambiente gastronómico internacional.

Convido-o a continuar a ler esta publicação para que possa ter em conta algumas informações sobre os melhores passeios gastronómicos no Dubai. A verdade é que , conhecendo os preços, a duração e o número de atracções que estão incluídas neste tipo de experiência turística, poderá escolher uma com base nos seus interesses e nas suas próprias necessidades.

1. Dubai Street Food Tour

Falafels, comida de rua típica árabe| ©Eiliv Aceron
Falafels, comida de rua típica árabe| ©Eiliv Aceron

Quando se pensa em comida de rua, a primeira imagem que se tem provavelmente não é a de uma cidade tão luxuosa e exclusiva como o Dubai. No entanto, é precisamente este pormenor que joga a favor de uma experiência como esta. A ideia é explorar o mundo gastronómico do Dubai como os próprios habitantes locais.

Lembre-se que se trata de uma experiência partilhada com, pelo menos, mais 15 pessoas e que terá sempre um guia local de língua inglesa ou espanhola que lhe dará a conhecer todos os pormenores históricos de cada um dos locais que visitar ao longo do percurso. Para além de explorar os sabores e os ingredientes da cozinha dos Emirados, visitará também locais como o Dubai Creek, o Museu do Dubai e os famosos Souks no bairro mais antigo da cidade.

Café e chá árabes, sumos de laranja ao estilo do Médio Oriente, shawarmas e falafel são apenas alguns dos elementos básicos do menu de uma excursão de comida de rua como esta.

Esta experiência é também uma excelente forma de conhecer o Dubai, uma vez que, apesar de se deslocar num carro com ar condicionado de um local para outro, poderá ver os diferentes percursos que existem para ir das zonas mais modernas e turísticas da cidade para o bairro antigo repleto destas ofertas de comida de rua.

Detalhes interessantes

  • Preço: as tarifas para um tour gastronómico deste tipo são bastante razoáveis, começando em cerca de 50€ por adulto para um tour sem pick-up no hotel e subindo para 65€ para uma viagem de ida e volta diretamente para o seu alojamento.
  • Duração: Em média, estas excursões duram sempre cerca de três horas do início ao fim. Tenha em conta que a secção do almoço representa apenas uma hora desta duração total, uma vez que existem outras actividades como apanhar um táxi aquático no Dubai Creek ou visitar o Museu do Dubai.
  • Meio de transporte: geralmente um miniautocarro ou uma minivan e sempre com ar condicionado.
  • Vantagens desta opção: poder descobrir o mundo da comida de rua numa cidade como o Dubai é um verdadeiro privilégio. A maior parte da oferta gastronómica está centrada em experiências exclusivas e luxuosas que não interessam a todos.
  • Desvantagens desta opção: deambular pelas ruas e bancas dos Souks pode ser uma experiência avassaladora devido às altas temperaturas do verão no Dubai.

Reservar uma excursão de comida de rua no Dubai

2. Excursão gastronómica privada no Dubai

Comida típica árabe| ©PHRS
Comida típica árabe| ©PHRS

Por outro lado, a privacidade e a exclusividade são coisas que muitas pessoas consideram prioritárias quando participam numa excursão turística, especialmente se for uma excursão centrada na gastronomia de um local como o Dubai.

Estes tipos de excursões ou passeios gastronómicos também tendem a apresentar pratos básicos da cozinha do Emirado, como tâmaras de chocolate, panquecas de queijo e ovos, shawarma e preparações de carne de camelo. Não se esqueça de que a maioria destes pratos pode ser encontrada nos mercados mais tradicionais da parte antiga da cidade, como o famoso Souk das Especiarias, onde também pode saborear diferentes tipos de frutos secos e óleos condimentados.

Neste tipo de excursão gastronómica, também pode desfrutar de um passeio num táxi aquático ao longo do pequeno rio que divide a cidade na sua parte mais antiga. Além disso, será acompanhado em todos os momentos por um guia especializado na história gastronómica e cultural desta cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: os preços variam consoante o número de pessoas que participam na excursão, uma vez que se trata de uma excursão privada, o que significa que o preço total do serviço é dividido entre várias pessoas. O preço por pessoa situa-se normalmente entre 100 e 150 euros, aproximadamente.
  • Duração: este tipo de visita gastronómica também costuma ter uma duração aproximada de três horas.
  • Meio de transporte: como se trata de um passeio privado, é possível optar por um veículo de luxo com 3 ou mesmo 5 lugares, mas se houver um maior número de participantes, é possível escolher um monovolume.
  • Vantagens desta opção: Ter o guia disponível exclusivamente para si e para os seus poucos acompanhantes permite-lhe conhecer ainda melhor a identidade gastronómica do Dubai.
  • Desvantagens desta opção: Esta é definitivamente uma opção mais cara e não tem realmente quaisquer benefícios para além da privacidade e exclusividade.

Reservar uma excursão gastronómica privada

Como reservar uma excursão gastronómica no Dubai?

Tradição e modernidade no Dubai| ©Fredrik Öhlander
Tradição e modernidade no Dubai| ©Fredrik Öhlander

Existem várias formas de reservar uma excursão gastronómica no Dubai e qualquer uma delas pode ser conveniente para si. No entanto, a mais conveniente para um turista que vem do estrangeiro é a reserva online.

Em primeiro lugar, porque pode obter uma excursão que se adeqúe aos seus interesses e orçamento, especificamente para as datas e horas que lhe convêm.

O mesmo se aplica a outras experiências turísticas, como passeios de camelo no Dubai ou uma excursão de sandboard nas dunas do Dubai.

Fazer compras numa agência de turismo no Dubai é outra alternativa ao seu dispor. No entanto, não se trata de uma cidade onde a maioria dos locais disponha deste tipo de estabelecimentos. Além disso, o seu orçamento triplicará o montante que gastaria a deslocar-se de um local para outro para obter uma alternativa que tenha preços igualmente competitivos como as reservas em linha.

Duração das excursões gastronómicas no Dubai

Mesquita Jumeirah do Dubai| ©Susanne Nilsson
Mesquita Jumeirah do Dubai| ©Susanne Nilsson

Todas as excursões gastronómicas no Dubai têm normalmente uma duração máxima de três a quatro horas. Isto é lógico se tivermos em conta que a parte da refeição da excursão pode ser distribuída ao longo de uma hora e meia, no máximo, e o resto do tempo é passado a passear pela cidade e a deslocar-se de um local para outro.

No entanto, esta duração, por si só, está repleta de vantagens, uma vez que o facto de uma atividade ocupar apenas parte da sua manhã ou tarde significa que pode passar o resto do dia a explorar outras atracções turísticas da cidade. Uma visita às melhores mesquitas do Dubai pode ser uma boa alternativa num dia que inclua um passeio gastronómico pela cidade.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Apreciar o Mezze| ©DeepBluC
Apreciar o Mezze| ©DeepBluC

Neste tipo de passeio, é evidente que irá apreciar os elementos mais importantes da gastronomia árabe nas suas apresentações mais tradicionais e autênticas. Exatamente por essa razão, outra parte essencial deste tipo de excursões é normalmente o passeio a pé e a exploração dos mercados típicos na parte mais antiga da cidade.

Isto significa que nas melhores excursões gastronómicas no Dubai estará um pouco afastado dos restaurantes chiques e exclusivos que pode encontrar noutras partes do mundo. Isto com o propósito vantajoso de explorar a parte original da cidade que existia antes da explosão económica que levou à construção de centenas de arranha-céus que hoje definem a parte mais turística da cidade.

Na verdade, se ainda estiver interessado em aprender um pouco mais sobre a identidade cultural dos Emirados Árabes Unidos, entãodeve optar por alguns passeios e excursões do Dubai que vão para outras partes deste interessante país.

Dicas para desfrutar das excursões gastronómicas do Dubai

Prato Kabsa| ©Basel15
Prato Kabsa| ©Basel15

O primeiro conselho que lhe posso dar em relação às excursões gastronómicas no Dubai é saber que vai sair da experiência completamente saciado. Por isso, é preferível tomar um pequeno-almoço relativamente pequeno no hotel ou mesmo não tomar nenhum, se reservar os horários da manhã.

O próximo fator que posso aconselhar a ter em conta quando participar neste tipo de visitas gastronómicas é usar vestuário adequado quando visitar um mercado tradicional da cidade. Isto tem menos a ver com a quantidade de pele que se mostra e mais com o conforto climático. Dependendo do ano, a temperatura no Dubai pode ser muito alta ou significativamente baixa para uma cidade no deserto.

Aconselho-o também a entrar nesta experiência com vontade de explorar uma cultura que é totalmente diferente para muitas pessoas. Se tiver mais perguntas sobre como se sentir seguro e confortável a explorar os EAU, convido-o a ler algumas dicas práticas para viajar para o Dubai. Tenho a certeza de que poderão fazer uma grande diferença na sua visita.

Quanto custa uma excursão gastronómica no Dubai?

Interior dos restaurantes Al Mahara e Al Munhata| ©Zomato
Interior dos restaurantes Al Mahara e Al Munhata| ©Zomato

Em média, um tour gastronómico no Dubai custa normalmente entre 50 e 100 euros por pessoa. Isto no caso de se concentrar em explorar as origens da gastronomia árabe nesta cidade e visitar restaurantes relativamente modestos e baratos.

Dubai é uma cidade cara quando se trata de gastronomia de alta qualidade e uma visita média a um restaurante de cinco estrelas pode exceder 150 euros por pessoa.

Por isso, uma boa excursão gastronómica que se concentre realmente em mostrar-lhe o maior número possível de pontos de interesse culinário da cidade levá-lo-á a estabelecimentos que não são tão conhecidos.

No entanto, se lhe apetecer um jantar muito requintado, pode fazer uma pequena pesquisa sobre o que fazer e ver na Marina do Dubai...

Quais são os locais de visita obrigatória numa viagem gastronómica ao Dubai?

Shawarma| ©Yash Bhardwaj
Shawarma| ©Yash Bhardwaj

Falar sobre locais específicos de visita obrigatória nas melhores excursões gastronómicas do Dubai é um pouco complicado. Muitos deles concentram-se em bancas de comida de rua às quais seria difícil chegar sem a experiência de um verdadeiro especialista na cidade.

Uma coisa que posso garantir que nunca deve faltar numa visita gastronómica a esta cidade é uma visita aos mercados típicos do bairro antigo. Por exemplo, o Souk das Especiarias é obrigatório se quiser conhecer tudo o que tem a ver com frutos secos, ingredientes e condimentos que dão sabor às preparações árabes de uma forma tão caraterística.

Outra boa forma de se familiarizar com os sabores e tradições alimentares desta comunidade são as excursões ao deserto do Dubai. Muitas delas incluem jantares tradicionais ao estilo berbere.

Porquê fazer uma excursão gastronómica no Dubai?

No exterior do restaurante Eat Greek Kouzina| ©Eat Greek Kouzina
No exterior do restaurante Eat Greek Kouzina| ©Eat Greek Kouzina

Uma excursão gastronómica é algo que se recomenda na maioria dos destinos turísticos do mundo e o Dubai não é exceção. Embora se tenha tornado um local muito internacionalizado nos últimos anos, mantém uma identidade cultural muito interessante.

Ao mesmo tempo, uma experiência como esta é também a oportunidade perfeita para explorar a parte mais antiga da cidade num só itinerário, poupando-lhe tempo e dinheiro.

No entanto, também pode fazer alguma pesquisa sobre os melhores locais para comer no Dubai, no que diz respeito a restaurantes exclusivos com ofertas gastronómicas que são discutidas pelos cognoscentes do mundo da culinária.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de percorrer o mundo gastronómico do Dubai por conta própria?

Cruzeiros no Dubai| ©Michael Beyer
Cruzeiros no Dubai| ©Michael Beyer

A primeira vantagem de fazer uma visita guiada tem a ver com a facilidade logística. Com uma visita guiada, não tem de se preocupar com a forma como se vai deslocar de um local para outro e quanto vai gastar em transferes.

Uma visita guiada leva-o diretamente aos locais mais importantes de cada um destes mercados e de cada um destes locais de gastronomia. Além disso, tem a garantia de obter preços favoráveis, uma vez que já pagou um preço fixo e não tem de negociar com nenhum destes estabelecimentos. O que é praticamente uma tradição nos países do Médio Oriente.

Se estiver demasiado ansioso por explorar um local por si próprio, sem necessidade de ir com um guia, pode também optar pelos cruzeiros da Marina do Dubai. Isto porque se trata de um passeio turístico em que não tem de se preocupar com a logística e não precisa do acompanhamento de um especialista na área. Pelo menos para além do capitão responsável pelo barco.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 2435 Avaliações
  • V
    V.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei descobrir os sabores locais nesta excursão, um verdadeiro banquete para o paladar. A comida de rua do Dubai é uma joia escondida a não perder.
  • S
    S.
    5
    (0 Avaliações)
    Experiência culinária única, descoberta de sabores autênticos numa excursão privada de comida de rua - inesquecível!
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    "Que experiência fantástica! Comer na rua nunca foi tão divertido e delicioso, repetiria de certeza!" Pontuação: 9/10.
  • S
    S.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma fabulosa viagem gastronómica pelas ruas do Dubai, embora um pouco apressada para o meu gosto.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Este passeio de comida de rua no Dubai é uma delícia culinária. Fui com o meu companheiro e adorámos a diversidade e a autenticidade dos sabores.