Mais sobre: Passeios de camelo em Dubai
Por detrás da costa do Golfo Pérsico e da moderna cidade do Dubai, encontra-se um vasto deserto. O deserto do Dubai, conhecido como Rub al-Khali pelos habitantes locais, faz parte do deserto da Arábia e é um dos maiores do mundo. A história deste deserto está ligada aos beduínos, nómadas árabes das regiões do Norte de África e da Arábia que viviam no deserto e nas suas imediações. No entanto, o nome "beduíno" tem origem na língua árabe e significa "habitante do deserto".
A sua história não pode ser compreendida sem o animal que lhes deu mobilidade e alimento, o camelo. A tradição beduína transmitiu todos os seus conhecimentos sobre este animal, o que nos permitiu desfrutar atualmente de uma das tradições mais emblemáticas do deserto. Os passeios de cam elo são, sem dúvida, uma das coisas a fazer no Dubai.
A melhor maneira de andar de camelo: num passeio pelo deserto.
A melhor, se não a única, maneira de desfrutar de um passeio de camelo é como parte de uma excursão no deserto a partir do Dubai. Longe do asfalto, dos arranha-céus e da azáfama da cidade, estas excursões são a melhor alternativa se quiser desfrutar da natureza da zona. As excursões no deserto são oferecidas sob a forma de pacotes que incluem uma vasta gama de actividades para agradar a todos os gostos. Os passeios de camelo são obrigatórios em todas as excursões e são normalmente a atividade mais popular.
Aqui está tudo o que precisa de saber sobre excursões de camelo e actividades complementares que pode fazer. Tudo isto à medida dos bolsos de todos. Se quiser saber quais são os melhores passeios no deserto, aqui estão as melhores opções.
Opção 1: uma excursão económica
Se o seu principal interesse é andar de camelo e não está interessado noutras actividades, está com sorte. As opções mais baratas de excursões no deserto incluem sempre o passeio de camelo como atividade permanente, uma vez que é a atividade mais popular entre os turistas. As excursões mais baratas custam entre 20 e 40 euros por pessoa. Os preços das excursões ao deserto no Dubai são aproximados, mas situam-se sempre dentro deste intervalo, uma vez que dependem da empresa com a qual se reserva a excursão.
Muitos dos hotéis do Dubai servem de ponto de partida para estas excursões. Será recolhido num 4x4 e conduzido para as areias do deserto, onde normalmente se instala um típico acampamento beduíno. Uma vez lá, ser-lhe-á oferecido um lanche de boas-vindas com produtos locais. Os passeios de camelo realizam-se normalmente antes do pôr do sol, quando as temperaturas começam a descer, dando-lhe a oportunidade de admirar e fotografar o espetacular pôr do sol no deserto. Estas excursões demoram cerca de 5 ou 6 horas, desde a saída do hotel até ao regresso.
Opção 2: preço intermédio
O funcionamento e a dinâmica são os mesmos que os descritos acima. Com recolha no hotel e chegada ao acampamento. As excursões básicas "intermédias", por assim dizer, incluem tudo o que mencionei, mas com a possibilidade de incluir novas actividades. Acrescentando alguns dos extras que vou mencionar abaixo, os preços começam normalmente entre 40 euros e 70 euros e a excursão completa dura cerca de 7 horas. Tudo depende das actividades propostas pelos organizadores e do que contratar. Com o passeio de camelo incluído, claro. Estes extras podem ser:
- Cafés e chás árabes.
- Pintura de Henna (tatuagens árabes temporárias).
- Sandboarding (esqui na areia).
- Vestidos tradicionais árabes para fotografia.
- Espectáculos de dança tradicional
- Jantar típico em regime de buffet com opções vegetarianas
Para mim há uma virtude no meio e este tipo de passeios são os mais aconselháveis. Os passeios de camelo duram normalmente cerca de uma hora por passeio e para benefício do próprio camelo. Assim, uma viagem pelo deserto para "apenas" dar um passeio de camelo pode ser um pouco curta. Por um pouco mais de dinheiro, se acrescentar algumas destas actividades, como um passeio de buggy pelo deserto do Dubai, terá uma experiência completa que certamente o deixará mais do que satisfeito.
Opção 3: a excursão premium
Se quiser ter uma experiência completa no deserto e tiver um orçamento limitado, as excursões premium oferecem tudo o que precisa para completar um dia, incluindo uma noite, que não esquecerá. A principal diferença é que estas excursões incluem uma noite no deserto. A experiência inclui todas as actividades que vimos, as que quer fazer, claro, mais o bónus adicional de passar a noite no deserto como um verdadeiro beduíno. Os preços são já próximos ou superiores a 100 euros e oferecem os seguintes extras:
- Algumas das experiências premium oferecem safaris para ver a vida selvagem do deserto.
- Jantar incluído com opções vegetarianas e todo o tipo de bebidas.
- Espectáculos noturnos de dança e fogo.
- Pernoita no deserto do Dubai numa tenda típica beduína com todos os confortos modernos.
- A noite também oferece vistas espectaculares e fotografias do céu noturno (se o céu estiver limpo, o que é normalmente o caso).
Só pelo jantar e espetáculo no deserto do Dubai, mais o bónus adicional de dormir no deserto, a despesa extra justifica-se.
Dicas para passeios de camelo
Os passeios de camelo são normalmente muito bem organizados e têm todas as comodidades. No entanto, é aconselhável ir para o deserto mais preparado do que o habitual para desfrutar da experiência a 100%. Eis algumas dicas para visitar o deserto do Dubai a ter em conta:
O mais importante é estar preparado para o calor. As temperaturas no Dubai tendem a ultrapassar os 30 graus Celsius durante todo o ano e o calor é especialmente intenso de junho a setembro (evite estes meses se puder). Por isso, não se esqueça de:
- Usar roupa confortável, fresca e de cor clara (esqueça o código de vestuário do Dubai, uma vez que se trata de uma atividade turística).
- É indispensável usar um chapéu, um boné ou um lenço para proteger a cabeça.
- O protetor solar é obrigatório.
- As excursões incluem água, no entanto, é aconselhável trazer a sua própria garrafa de água ou cantil.
Carregar uma mochila pesada pode ser desconfortável quando se desloca no deserto, mas há certas coisas que deve trazer consigo. Para além de tudo o que foi dito acima, para combater o calor na sua mochila, deve levar
- Uma máquina fotográfica (ou um smartphone, se não tiver uma) é imprescindível nestas excursões. Os passeios de camelo têm normalmente uma paragem ao pôr do sol para contemplar a beleza das dunas. É um momento que vai querer imortalizar e que dá origem a fotografias espectaculares.
- Traga um saco de plástico ou similar para proteger a sua máquina fotográfica, telemóveis e outros aparelhos electrónicos da areia do deserto.
- Não se esqueça de levar umas sandálias na sua mochila. Ao caminhar no deserto ou ao fazer uma excursão no deserto com sandboard nas dunas, os seus sapatos ficarão cheios de areia, o que é muito desconfortável. As sandálias são a melhor opção nestas alturas.
- Se tiver tendência para enjoar no carro, tome algum medicamento para o efeito. A viagem em todo-o-terreno pelas dunas ou a aventura em moto-quatro pelo deserto do Dubai podem ser bastante agitadas.
- As excursões incluem almoço, mas o dia no deserto é longo, pelo que é aconselhável levar alguma comida extra na mochila. Evite alimentos que não resistam ao calor.
Como dica final, recomendo que explore todas as opções de excursões disponíveis e que reserve com antecedência para evitar problemas e planear a sua viagem da melhor forma possível.
Qual é a melhor altura para fazer um passeio de camelo?
Normalmente, não recomendo a visita a monumentos às sextas-feiras, uma vez que este é o dia de descanso islâmico e as pessoas no Dubai e arredores aproveitam a oportunidade para sair e visitar estes locais. Não é o caso dos passeios de camelo.
Às sextas-feiras, as lojas e as atracções turísticas fecham ou reduzem o seu horário de funcionamento, o que faz com que seja um bom dia para visitar o deserto. A organização das excursões é geralmente muito boa. Não há multidões nem longos tempos de espera para os passeios de camelo.
Quanto à melhor altura do dia, não precisa de se preocupar com isso. Os horários das excursões são fixos e são sempre à tarde, quando a temperatura começa a baixar e o anoitecer chega.
Cabe-lhe a si escolher os melhores meses para visitar o Dubai e o seu deserto. Se possível, evite os meses de junho a setembro. O calor e a aridez do deserto nesta altura podem ser insuportáveis. É por isso que a época alta do turismo é entre outubro e abril. A minha recomendação pessoal é visitar o deserto em dezembro, janeiro e fevereiro.
Há passeios de camelo na cidade?
Como compreenderá, a cidade não é o ambiente mais adequado para os camelos. Os camelos são muito respeitados pela população local, pelo que não há passeios de camelo na cidade, pelo menos oficialmente.
Se estiver na cidade e não quiser viajar até ao deserto para ver estes animais, tem uma alternativa. No bairro histórico de O que ver e fazer no bairro Al Fahidi em Dubai pode encontrar ocasionalmente pastores que trazem os seus camelos com o seu equipamento típico para mostrar aos turistas a vida destes animais. Esta não é uma atividade regular, mas pode dirigir-se ao centro de visitantes em Al Fahidi para perguntar e eles poderão informá-lo quando estiver a acontecer. ##Alternativas: Corridas de camelos e gastronomia.
Os passeios de camelo não são a única forma de desfrutar da cultura do camelo. Existem outras opções menos comuns e menos conhecidas para os turistas viverem a experiência do camelo beduíno:
Corridas de camelos
Um espetáculo popular entre a população local e também recomendado para os visitantes. A época das corridas decorre de outubro a abril e tem lugar às sextas-feiras e sábados, nas primeiras horas da manhã.
Existem muitas pistas por todo o Dubai, mas se quiser assistir às corridas ao vivo, a melhor é a Al Marmoom Camel Racetrack. A maior pista de corridas do Dubai situa-se na aldeia de Al Marmoom, a apenas meia hora de carro da cidade. Pode chegar lá de táxi e há até autocarros que o levam diretamente para o portão do local.
Comida e bebida
O camelo também produz produtos que são típicos dos melhores lugares para comer em Dubai na área, como carne, leite e chocolate. Não há muitos restaurantes que ofereçam carne de camelo nas suas ementas, mas se quiser experimentá-la na zona de Al Fahidi há vários locais que são fornecedores oficiais de carne de camelo.
O leite obtido do camelo é utilizado principalmente para fazer batidos, gelados e para acompanhar o café. É menos gordo e contém menos colesterol, o que o torna ideal para estômagos sensíveis.
Um dos produtos de camelo mais populares é feito a partir de leite de camelo. Chocolate. Há todo o tipo de barras, gelados e doces que contêm leite de camelo e que são uma boa opção para presentes e lembranças ou simplesmente para desfrutar.
Como terá descoberto, o camelo é uma parte fundamental da cultura do Dubai e poderá desfrutar da sua viagem com experiências inesquecíveis.