10 coisas para ver e fazer em Barcelona em agosto

Sol, praia, parques e muita cultura; Barcelona no verão, e especialmente em agosto, é uma cidade cheia de vida e de música. Se queres vir vibrar em Barcelona, neste artigo vou-te dizer as 10 melhores coisas que podes fazer.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Barcelona em agosto

Centro Comercial Arenas de Barcelona | ©Edgardo W. Olivera

Barcelona é uma cidade cosmopolita e versátil que atrai todos os anos milhões de turistas de todo o mundo. A sua rica cultura e arte, encabeçada pela figura de Gaudí, dinamizou a capital catalã e é especialmente no verão que se pode tirar o máximo partido dela.

Barcelona tem muito para ver e fazer durante todo o ano, mas especialmente durante o mês de agosto, quando toda a cidade sai à rua para aproveitar o bom tempo. Festivais para todos os gostos, festas locais, concertos de rua e uma Costa Brava incrível esperam por si.

1. Experimente as autênticas Fiestas de Gràcia

Assistir às Fiestas Mayor de Gracia| ©CarlosD
Assistir às Fiestas Mayor de Gracia| ©CarlosD

Durante os meses de verão, Barcelona aproveita o bom tempo para celebrar as principais festas nos seus bairros. Mas, sem dúvida, uma das mais aguardadas por todos os habitantes, e especialmente pelos habitantes do bairro, são as Fiestas Mayores de Gracia, um evento que se realiza todos os anos a 15 de agosto, mas que oferece eventos e celebrações durante vários dias a meio do mês.

Durante estas festividades, as ruas vestem-se de cor, enfeitadas com todo o tipo de decorações que cobrem todos os cantos com flores, papel maché e formas fantasiosas. Tanto assim é que todos os anos é escolhido um tema e é possível concorrer ao prémio para a melhor decoração do ano.

A música também estará presente em todo o lado, com vários concertos ao ar livre, bancas de comida, leituras emblemáticas e todo o tipo de actividades destinadas aos mais pequenos.

É, sem dúvida, o evento mais divertido para ficar a conhecer um pouco mais da essência e das gentes desta fantástica cidade.

Factos interessantes

  • Preço: gratuito.
  • Local: ao longo das ruas do bairro de Gracia.
  • Data: meados de agosto.

Reservar uma visita guiada a Barcelona

2. Fazer um passeio de barco no verão

Cruzeiro ao pôr do sol| ©Kim
Cruzeiro ao pôr do sol| ©Kim

A praia de Barcelona é uma das mais emblemáticas de todo o país e não consigo pensar num plano melhor para fazer no calor de agosto do que ir para o mar e navegar num dos barcos que percorrem o porto de Port Vell.

Pode encontrar inúmeros passeios de barco ao longo da costa de Barcelona. Neles, pode fazer um passeio de 2 horas, tirar algumas fotografias das vistas panorâmicas da cidade e desfrutar da água fresca. Recomendamos, por exemplo, os passeios de veleiro ao pôr do sol por Barcelona ou, se preferir, e se for mais festeiro, pode reservar uma festa de barco e desfrutar de alguns cocktails e algumas gargalhadas com os seus amigos.

Pode optar por fazê-lo durante o dia, lembrando-se de levar um bom protetor solar, e depois continuar o dia na praia ou, se quiser um plano mais romântico, pode escolher a modalidade do pôr do sol, ideal para casais.

Factos interessantes

  • Preço: estes passeios costumam custar cerca de 60 euros para uma viagem de duas horas.
  • Local: os barcos partem do antigo porto de Barcelona, na Rambla del Mar.
  • Data: o melhor é fazê-lo em agosto, quando as temperaturas são quentes e a água está calma.

Reservar um passeio de catamarã em Barcelona

3. Um dia cheio de emoções no PortAventura

Barcelona e o Mundo PortAventura|©Ryan Veitch
Barcelona e o Mundo PortAventura|©Ryan Veitch

Se está a viajar com crianças ou amigos, este pode ser o plano perfeito. Uma visita ao PortAventura é quase obrigatória se gosta de emoções fortes e de passar um dia divertido em família. Está classificado como o melhor parque de diversões de Espanha e as suas instalações, decorações e espectáculos representando os cinco continentes são absolutamente maravilhosos. Poderá desfrutar de uma das maiores montanhas russas do mundo, Shambala, e estes bilhetes incluem também o parque temático Ferrari Land, inteiramente dedicado a esta marca de automóveis, uma das estrelas da Fórmula 1.

Está localizado a cerca de uma hora e meia de carro de Barcelona, e se comprar os seus bilhetes com transferes, estes estão incluídos a partir de Barcelona, uma vez que a ideia é passar um dia inteiro a desfrutar do parque. Aqui encontrarás todo o tipo de restaurantes com comida de todo o mundo, as personagens da Warner, como o Piu-Piu, o gato Silvestre, a Rua Sésamo ou o pássaro louco, a tua mascote! Estás pronto para um dia emocionante com os teus entes queridos?

Factos interessantes

  • Preço: A partir de 93 euros.
  • Local: Tarragona (transfer de ida e volta de Barcelona).
  • Data: de abril a outubro, todos os dias até às 20h.

Reserve os seus bilhetes para PortAventura

4. Fuja do calor da cidade com uma excursão à Costa Brava

Costa Brava, Barcelona| ©Freebird
Costa Brava, Barcelona| ©Freebird

Se decidiu fazer uma viagem de um dia durante as suas férias em Barcelona, não consigo pensar num plano melhor para fazer em agosto do que visitar uma das maiores atracções naturais da cidade: a Costa Brava.

Praias paradisíacas alinham-se na costa perto de Barcelona e há numerosas pequenas aldeias com grande interesse patrimonial, ideais para visitar com as altas temperaturas do mês.

Devido ao grande afluxo de turistas, muitas excursões são organizadas a partir de Barcelona para a Costa Brava durante os meses de verão para conhecer toda a área da Costa Brava durante um dia com a ajuda de um guia e transporte incluído.

Se preferir, também tem a opção de viajar sozinho de comboio e passar o dia numa das muitas enseadas das aldeias próximas da cidade. Bem-vindo a um paraíso de águas cristalinas!

Factos interessantes

  • Preço: o preço de uma excursão de um dia é de cerca de 70 euros.
  • Localização: a excursão passa por diferentes aldeias da Costa Brava, como l'Estartit, Pals ou Llafranc.
  • Data: Esta é uma excursão ideal para fazer durante o mês de agosto, uma vez que se pode desfrutar ao máximo da praia.

Reserve a sua excursão à Costa Brava a partir de Barcelona

5. Conhecer o Born à noite

Conhecer o Born| ©lhourahane
Conhecer o Born| ©lhourahane

Não vos vou mentir: em agosto, Barcelona pode ser muito quente durante o dia. É por isso que, desde há alguns anos, no mês de agosto, são organizadas excursões e visitas que se realizam à noite para aproveitar as temperaturas mais baixas e conhecer Barcelona de uma forma diferente. Um dos lugares mais populares da cidade tem sido o Born.

Há vários passeios que podem ser feitos à noite neste bairro histórico, mas sem dúvida uma das coisas mais interessantes a fazer é visitar e percorrer o Centro de Cultura e Memória à noite, com uma atmosfera e perspetiva completamente diferente da do dia.

Pode entrar profundamente no Born de 1700 e visitar as ruínas e fundações dos primeiros edifícios da área.

Além disso, durante as noites de agosto, todos os anos são organizadas diferentes visitas guiadas com temas específicos para lhe mostrar uma parte muito interessante e histórica de um bairro que é hoje um dos mais boémios da cidade.

Factos interessantes

  • Preço: os bilhetes custam normalmente entre 4 e 6 euros.
  • Local: Centro de Cultura i Memòria del Born, na Plaça Comercial, 12.
  • Data: durante todo o mês de agosto.

Reservar um passeio pelo Born com bilhetes para os museus

6. Visitar o Icebarcelona, um bar de gelo

Ice Barcelona|©Irene Otero
Ice Barcelona|©Irene Otero

O bar de gelo que está localizado, paradoxalmente, na praia de Barcelona é um plano diferente e, acima de tudo, refrescante para as altas temperaturas a que os espanhóis e, em particular, os catalães estão acostumados durante o mês de agosto.

Se você se atreve a reservar os seus bilhetes para visitar este bar você pode desfrutar de uma bebida a 5 graus abaixo de zero, e para superar a temperatura do chuveiro o mesmo lugar vai emprestar-lhe um casaco e luvas, que tal a experiência? O melhor de tudo é que também poderá admirar as esculturas de gelo com personagens de alguns dos nossos filmes favoritos, como E.T., Jurassic Park, Star Wars e King Kong. O ambiente do bar é normalmente renovado todos os anos e pode ficar o tempo que quiser, mas deve saber que após 45-60 minutos o frio começa a fazer-se sentir.

  • Preço: Os bilhetes custam normalmente cerca de 19 euros.
  • Local: Entrada a partir da praia, Pg. Marítim de la Barceloneta, 38A, Barcelona.
  • Data: Durante todo o mês de agosto.

Reserve os seus bilhetes para o Ice Bar em Barcelona

7. Celebrar a tolerância no Circuit Festival

Festa com DJ| ©Edoardo Tommasini
Festa com DJ| ©Edoardo Tommasini

O verão é sinónimo de festivais e, sem dúvida, um dos mais inclusivos e aguardados pela comunidade LGTBIQ+ é o Circuit Festival, uma festa que decorre durante uma semana em meados de agosto e que tem tudo o que é necessário para se divertir. DJs de todo o mundo, um palco aquático onde se pode dançar e refrescar, vários concertos internacionais e um ambiente de primeira classe.

Todos são bem-vindos a este festival, que tem sido considerado um dos maiores eventos gay com atracções aquáticas do mundo. O programa e os dias mudam de ano para ano, mas eles sabem sempre como superar-se.

Se queres ter uma festa inesquecível e dançar ao som de batidas techno numa enorme piscina, basta comprares o teu bilhete para o festival e deixares-te levar pelo Circuit Festival.

Factos interessantes

  • Preço: o bilhete diário custa cerca de 40€, o bilhete geral custa cerca de 300€.
  • Local: O evento realiza-se no Illa Fantasia, na herdade Mas Brassó.
  • Data: O evento tem a duração de uma semana no início de agosto.

8. Dançar na praia ao ritmo de Arts d'Estiu

Arts d'Estiu| ©Kim
Arts d'Estiu| ©Kim

Se quiser afastar-se das multidões de turistas no centro de Barcelona e desfrutar de boa música e de belas praias, tem de assistir ao festival Arts d'Estiu.

Este evento é organizado todos os anos na costa de Barcelona e reúne grandes artistas para dar concertos durante vários dias.

Há algo melhor do que saltar com os seus artistas favoritos? Fazê-lo com vista para o mar. Durante os dias deste conhecido festival, não só podes assistir a concertos de artistas de todo o mundo à noite, como também podes participar em diferentes aulas e workshops durante o dia.

Também podes passar o dia na praia e ir ver todas as bancas de artesanato que estão montadas no local do festival, comer qualquer coisa nos food trucks e beber uma cerveja fresca. Consegues pensar num plano melhor?

Factos interessantes

  • Preço: a entrada no recinto do festival custa cerca de 10 euros. Os bilhetes para os concertos são à parte e custam normalmente cerca de 30 euros.
  • Local: o recinto está localizado mesmo na praia, no Espai Marítim ARTS d'Estiu.
  • Data: Durante todo o mês de agosto.

9. Ir ao cinema ao ar livre

cinema ao ar livre|©Beyzaa Yurtkuran
cinema ao ar livre|©Beyzaa Yurtkuran

Quem é que não gosta de um bom filme? É claro que o cinema é um dos passatempos mais apreciados pelas pessoas, mas o que diria se lhe dissesse que em Barcelona, no verão, os filmes saem à rua e pode apreciá-los sentado na relva ou mesmo na areia da praia?

A cidade tem várias propostas de cinema durante o mês de agosto, mas o Cine a La Fresca e o Cine Libre en las Playas são duas das mais famosas.

Cinema a la Fresca

Traga a sua manta ou alugue uma espreguiçadeira e venha desfrutar da relva fresca do fosso do Castelo de Montjuic e assistir a algumas das estreias e filmes premiados de cada ano.

O Cine a la Fresca nasceu como uma proposta para criar um tipo diferente de cinema de verão e, atualmente, espera-se que venha todos os anos. Basta escolher um filme do programa e vir desfrutar do ar livre e do enorme ecrã instalado.

Cinema nas praias

Se gosta mais de praia do que de montanha, já deve ter pensado mais do que uma vez em como seria bom poder deitar-se na areia e ver um bom filme.

Em agosto, em Barcelona, isso é possível, já que o evento Cine Libre en las Playas (Cinema Livre nas Praias) organiza jornadas de filmes independentes que podem ser vistos em diferentes praias da cidade. Não perca!

Factos interessantes

  • Preço: os passes para cada filme custam normalmente o mesmo preço que no cinema, cerca de 8 euros.
  • Local: O Cine a la Fresca realiza-se no Castelo de Montjuic e o Cine Libre em diferentes praias perto do centro de Barcelona.
  • Data: Durante várias semanas em agosto.

10. Experimente as Noites CaixaForum

CaixaForum, Barcelona| ©Felix Marimon
CaixaForum, Barcelona| ©Felix Marimon

Um dos museus interactivos mais divertidos de Barcelona é o CaixaForum, um espaço pensado para todas as idades e com exposições que vão desde a natureza, à ciência, à cultura ou ao património histórico.

Pois bem, durante o mês de agosto, além de ter todos estes panoramas durante o dia, o museu abre as suas portas à noite para oferecer uma série de concertos, recitais e workshops para desfrutar quando as temperaturas começarem a baixar.

Se quiser conhecer as novas tendências da música e da cultura e participar neste evento popular, saiba que tem todo o mês de agosto para o desfrutar. Basta consultar o programa de cada ano para saber em que dias há actividades e vir ao CaixaForum.

Informações úteis

  • Preço: a entrada custa cerca de 6 euros.
  • Local: o CaixaForum está situado na Av. de Francesc Ferrer i Guàrdia, 6-8.
  • Data: começa no final de julho e prolonga-se durante todo o mês de agosto.

Número de turistas em agosto em Barcelona

Ruas de Barcelona| ©OK Apartment
Ruas de Barcelona| ©OK Apartment

Já deve ter adivinhado. Barcelona é uma cidade muito popular e milhares de pessoas visitam-na em agosto. É especial, durante este mês nota-se uma grande afluência de turistas porque todas as semanas os navios de cruzeiro da Europa atracam e centenas de turistas vêm ver o centro da cidade.

Mesmo assim, isso não deve tirar o desejo de vir durante este mês para visitar Barcelona. A única coisa que recomendo é que te organizes com antecedência e que te lembres de reservar todos os bilhetes que quiseres com antecedência para evitar longas esperas nas bilheteiras ou filas ao entrar nos principais monumentos.

Também recomendo que verifiques os horários de abertura das principais atracções, como os horários de abertura do Parque Güell ou os horários de abertura da Sagrada Família, pois há alturas em que há menos pessoas, como de manhã cedo, ao meio-dia ou ao final da tarde.

Se isto não for do seu agrado, tem sempre a opção de entrar num dos autocarros turísticos de Barcelona para ver a cidade confortavelmente sem tanta gente e com ar condicionado.

Se procura um destino para as suas férias de agosto, não pense duas vezes e viaje para Barcelona. As suas gentes, o seu ritmo e os seus panoramas de verão vão fazer com que se apaixone por ela.