Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Museu Salvador Dalí de Barcelona
A Catalunha é o berço de grandes artistas que construíram o património cultural das suas cidades. Felizmente, hoje podemos admirar a obra do artista surrealista no museu que leva o seu nome, o Museu Dalí, em Figueres, a pouco mais de uma hora de Barcelona.
1. As melhores excursões ao Museu Dalí
Uma visita ao Museu Dalí é uma das melhores excursões de um dia a partir de Barcelona e uma experiência que não pode faltar na sua viagem, por isso vou dizer-lhe a melhor maneira de descobrir a obra do génio Dalí.
2. Excursão a Figueres e Cadaqués com bilhetes para o Museu Dalí
Embora esta excursão de um dia à Costa Brava com visita ao Museu Dalí tenha sido concebida para os apaixonados pela arte e, em particular, pela pintura e escultura surrealista de Dalí, é uma experiência que irá adorar se tiver vontade de deixar a azáfama de Barcelona por um dia e visitar as aldeias piscatórias da Costa Brava e a aldeia medieval de Pals, com as suas ruas calcetadas e a torre que ainda pode ser escalada para desfrutar das melhores vistas da zona.
A excursão terminará em Figueres, onde poderá visitar por sua conta o Museu Dalí e admirar as suas pinturas, esculturas e instalações num espaço inteiramente dedicado à sua arte. Também poderá desfrutar da coleção permanente "Dalí Joyas", onde poderá admirar as jóias de ouro e pedras preciosas que o artista de Figueras desenhou ao longo da sua carreira.
Terá cerca de uma hora e meia em Figueras para passear à vontade e comer onde quiser (mais tarde dir-lhe-ei quais os restaurantes que valem a pena visitar e como evitar as armadilhas turísticas), e depois voltará a juntar-se ao seu grupo para regressar a Barcelona. Já agora, para que saibam, esta excursão tem um grupo máximo de 50 pessoas e a duração total da experiência inclui as 2,5 horas de transporte de ida e volta de Barcelona.
Recomendado: Se ficar mais de quatro dias em Barcelona ou se for um apaixonado pela arte de DalíDuração: 11 horas
O que vai ver
- Calella de Palafrugell
- Llafranc
- Pals
- Figueres
- Museu Dalí
3. Excursão privada ao Museu Dalí e a Girona
A excursão privada à Costa Brava, com uma visita ao Museu Dalí e a Girona, tem um percurso ligeiramente diferente da experiência em grupo. Em vez de visitar as aldeias piscatórias e as ruas de Pals, irá para Girona, onde descobrirá, numa visita de 2 horas, o seu património medieval e os seus edifícios históricos, como a catedral e a Igreja de Sant Feliu.
Também pode visitar o Museu de História Judaica, localizado no espaço da antiga sinagoga da cidade, e o resto dos pontos de interesse de Girona no passeio detalhado abaixo.
Além disso, se é fã de Game of Thrones, vai gostar de saber que parte da sexta temporada foi filmada em Girona, e a cidade foi magicamente transformada em Braavos. Ao longo da temporada, é possível ver vários lugares reais usados como locais de filmagem, como os Banhos Árabes e a Pujada de Sant Domènech. Aqui encontrará o Café Le Bistrot, muito famoso pelo seu pequeno terraço ao pé de uma escadaria e de um arco. Um local romântico à noite que, se tiver oportunidade, recomendo que não perca.
É claro que, após a sua visita a Girona, irá ao Museu Dalí para desfrutar de uma visita de 2 horas guiada por um especialista em História da Arte que o contextualizará e explicará cada obra de arte que vê. Ao contrário da visita de grupo, que apenas oferece uma visita autoguiada ao museu, nesta visita terá a vantagem adicional de uma visita mais enriquecedora à carreira artística de Dalí.
Recomendado: Se preferir visitar uma cidade emblemática em vez de várias cidades ou se for fã de Game of ThronesDuração: 9 horas
O que vai ver
- Catedral de Girona
- Igreja de Sant Feliu
- Museu de História Judaica
- Pont de les Peixateries Velles (Ponte dos Peixateries Velhos)
- Bairro Judeu
- O cul de la lleona
- Rambla de la Llibertat
- Câmara Municipal de Girona
- Avenida Sant Domenèch
Dica de viagem do Alex
Se és fã de Game of Thrones, vais adorar visitar Girona. Se não, recomendo-te que faças a excursão às aldeias da Costa Brava.
4. O que esperar do Museu Dalí
O Museu Dalí é bastante diferente de outros museus dedicados a artistas em todo o mundo. O artista esteve ativamente envolvido na sua conceção, na sua construção, na curadoria das exposições... tanto assim que viveu no museu durante alguns períodos de tempo para se certificar de que tudo estava de acordo com a sua visão do que o museu deveria ser.
O museu, bem no centro de Figueras, está instalado num antigo teatro (o que parece bastante apropriado tendo em conta a grandeza cénica de Dalí como pessoa) e, ao passar pela entrada, chega-se ao famoso pátio onde existe uma instalação fantástica onde se pode fazer chover dentro de um Cadillac que o próprio Dalí usou como veículo durante o seu tempo nos Estados Unidos.
Embora muitas das obras de Dalí estejam noutros museus, o Museu Dalí continua a ser muito interessante porque é uma grande instalação artística concebida pelo próprio artista. Para além de mostrar os seus primeiros trabalhos antes de se afirmar no movimento surrealista, podemos ver uma parte do artista reservada apenas aos curiosos: há algumas obras de arte escondidas no museu que só se podem ver se explorarmos corredores que parecem não pertencer à exposição.
Sem dúvida, o melhor do museu são as suas instalações, incluindo a famosa "Sala Mae West", aproveitando o efeito ótico quando se sobe as escadas para o andar seguinte. E enquanto estiver no Museu Dalí, pode visitar a sua coleção de jóias e descobrir alguns designs verdadeiramente belos e imaginativos, provando que a inquietação criativa do artista catalão era inesgotável.
5. Planear a sua visita ao Museu Dalí
Tenha em conta que mais de um milhão de pessoas visitam o museu todos os anos, pelo que não há forma de evitar cruzar-se com outros turistas no interior da exposição. Se visitar o Museu Dalí como parte de uma excursão, não poderá escolher a hora do dia para o explorar, mas se visitar Figueras por conta própria, pode ir ao museu à hora de abertura, às 9h00, para tentar evitar a multidão de turistas que visitam o museu ao meio-dia, mas continuará a encontrar um bom número de pessoas na fila.
Horários e dias de abertura
Se estiver interessado em saber, o Museu Dalí está aberto diariamente das 9h às 20h de abril a setembro, com a última entrada às 19h15m. Entre março e outubro, o horário de abertura é das 9h30 às 18h, e de novembro a fevereiro, das 10h30 às 18h.
Duração da visita
A propósito, pode visitar o Museu Dalí em 2 horas ou menos. Se os museus acabarem por o sobrecarregar, pode até saltar a parte da exposição dedicada às jóias de Dalí e terá também uma boa experiência, algo mais curto e mais manejável que também vai querer considerar se fizer a viagem a Figueras com crianças.
O Museu Dalí com crianças
Falando em fazer a excursão com crianças, o Museu Dalí vai certamente encantá-las, pois é praticamente como entrar num mundo fantástico para se perderem, interagirem com as instalações e explorarem. Eu diria que a melhor opção é provavelmente a excursão privada, pois tem um itinerário menos rígido e a duração da experiência é um pouco mais curta.
6. Melhor dia da semana para visitar o Museu Dalí
É um pouco difícil escolher um dia para visitar o Museu Dalí, uma vez que durante a semana pode encontrar excursões escolares que vão passar o dia a Figueras e os fins-de-semana são quando a maioria dos turistas visita o museu. Regra geral, tento sempre visitar todas as atracções turísticas durante a semana, pois, com sorte, evita-se a maioria das multidões.
Uma dica que posso dar é que a melhor altura para visitar o Museu Dalí é por volta das 14:00 da tarde, quando a maioria dos turistas vai almoçar. Isto também se aplica à maioria das atracções turísticas de Barcelona.
7. Melhor altura do ano para visitar o Museu Dalí
Se perguntar a qualquer habitante de Barcelona, ele dir-lhe-á que a melhor altura para viajar para a cidade é a primavera ou o outono, especificamente nos meses de maio, junho, setembro ou outubro. A razão para isto é que os preços baixam nestas alturas em comparação com as datas mais quentes, quando há mais multidões de turistas.
É bem sabido que Barcelona está cheia de turistas no verão e isto também se aplica à maioria das excursões a partir da cidade, como é também o caso de uma visita ao Museu Dalí. Por isso, se tiveres escolha, evita as épocas altas para teres uma experiência totalmente diferente e muito mais agradável.
8. Onde comer em Figueras
Como não vais ter todo o tempo do mundo em Figueras e é um ponto turístico muito procurado pelos visitantes de Barcelona, é melhor saberes onde comer para não perderes um minuto e evitares as armadilhas turísticas.
Outra opção é trazeres comida na tua mochila de Barcelona, mas para ser honesto, não acho que devas perder os restaurantes excepcionais de Figueras, pois valem definitivamente uma visita e não têm nada a ver com o típico restaurante turístico de Barcelona. Enquanto estiveres lá, é melhor saboreares a autêntica gastronomia da região, e para isso aqui estão as minhas recomendações:
-
El Pelegrí, um belo restaurante rústico onde se serve comida tradicional com uma apresentação espetacular. Para a elaboração do menu, especialmente o menu do dia, os preços são dos melhores que vai encontrar na sua viagem. Se puderes, escolhe este lugar em vez de qualquer outro.
-
Bocam é uma das recomendações mais óbvias para comer fora em Figueras, pois é um restaurante muito popular, e com razão. A comida é saborosa, o preço não é demasiado elevado, a quantidade é um pouco apertada mas suficiente, e o espaço minimalista é perfeito para uma pausa numa visita. É difícil ficar desiludido.
-
Cap i Pota, uma casa de refeições típica, nada de extraordinário à primeira vista, mas com pratos catalães caseiros que não o deixarão com fome. A ementa é composta por guisados de carne, estufados e produtos da época, com um serviço simpático e humilde, despretensioso mas de grande qualidade.
9. O que levar numa viagem ao Museu Dalí
Sapatos confortáveis, protetor solar e um chapéu ou boné são os seus melhores amigos para esta excursão, pois o sol pode ficar demasiado quente para que possa desfrutar da experiência. Podem ser tiradas fotografias no Museu Dalí, mas a razão pela qual eu recomendaria levar uma máquina fotográfica é para captar as cores vibrantes das aldeias piscatórias da Costa Brava ou a beleza de Girona.
10. Últimos conselhos
O meu principal conselho é que aproveite ao máximo a sua visita a Figueras, pois há mais coisas para ver para além do Museu Dalí, como o Museu do Brinquedo e a Fortaleza de Sant Ferran.
Entre as duas excursões possíveis, é difícil escolher qual fazer, pois Calella de Palafrugell é uma das aldeias mais bonitas da Costa Brava (sem ter em conta Cadaqués, que é um mundo à parte), mas a visita a Girona é muito interessante e ainda mais se gostar de Game of Thrones. Se for esse o caso, escolha a excursão a Girona, e se não, visite as aldeias piscatórias ao longo da costa.
11. Outras excursões a partir de Barcelona
Se está a pensar fazer uma excursão a partir de Barcelona mas a do Museu Dalí não o convenceu, ou se quer fazer outra coisa, aqui tem um guia sobre Excursões a partir de Barcelona onde pode passar um dia fora da cidade e descobrir outros lugares na Catalunha.
E se para si um plano de montanha é um plano perfeito, tenho a certeza que vai querer subir a Montserrat. Aqui tens toda a informação que precisas sobre Excursões a Montserrat a partir de Barcelona para não perder este lugar emblemático.