Mais sobre: 10 coisas para ver e fazer em Barcelona em fevereiro
Durante o mês de fevereiro, duas festas muito coloridas têm lugar em Barcelona: a Festa de Santa Eulália e a Festa do Carnaval. Como se isso não bastasse, um festival de artes luminosas veste as ruas de magia e uma meia maratona convida-o a pôr à prova a sua destreza física. Está a planear fazer compras? A boa notícia é que fevereiro é época de saldos em Barcelona.
1. Celebrar as festas de Santa Eulália no Bairro Gótico

Por volta de 12 de fevereiro, Barcelona celebra durante quatro dias a festa da sua padroeira, Santa Eulália. Durante esta celebração, gigantes, anões, demónios e outras personagens coloridas percorrem o Bairro Gótico de Barcelona, liderados por Laia, a giganta que representa Santa Eulália.
Alguns dos espectáculos coloridos e tradicionais que se podem ver nas ruas de Barcelona durante as festas de Laia são:
- A Dança da Sardana, quando as gigantas chegam à Plaça Sant Jaume.
- O desfile da comitiva de Santa Eulália.
- O baile de Santa Eulália.
- Os Castellers (castelos humanos).
- O Carrefoc (desfile de diabos no meio de fogo de artifício).
Pode fazer um passeio pelo Bairro Gótico de Barcelona para explorar as suas ruas e compreender a sua história. Desta forma, absorverá o simbolismo destas festas.
2. Desfrutar da neve numa viagem aos Pirenéus

Em fevereiro, as temperaturas em Barcelona começam a subir gradualmente, mas ainda há tempo para desfrutar da neve se viajar para a zona montanhosa da província. Com efeito, a poucos quilómetros de distância, encontram-se os Pirenéus catalães, uma das melhores excursões a fazer a partir de Barcelona.
Aí descobrirá aldeias como Vic ou Queralbs, onde o espera um grande manto de neve, um verdadeiro espetáculo para os olhos e que confere ainda mais encanto à paisagem. Nas excursões aos Pirinéus, pode explorar o Vale de Nuria graças a uma viagem no comboio de cremalheira que o leva ao topo da montanha.
Mas também conhecerá a parte mais histórica de Vic, uma antiga cidade medieval com o seu grande Templo Romano. Aproveite a época de inverno e faça uma escapadela de um dia à vizinha cordilheira dos Pirinéus.
3. Mergulhar no mistério no festival de romances policiais BCNegra

Os amantes da literatura Noir e da literatura em geral podem participar neste evento imperdível em Barcelona que se realiza durante o mês de fevereiro: o Festival BCNegra Noir. Este festival realiza-se em Barcelona desde 2005 e tem vindo a tornar-se cada vez mais popular de ano para ano, tornando-se um clássico do panorama literário.
Algumas actividades podem requerer inscrição prévia, pelo que recomendo que visite o site oficial do BCNegra, onde encontrará todas as informações sobre o evento.
Se estiver interessado em mistério, pode fazer uma visita guiada por fantasmas em Barcelona, que baseia o seu percurso nas lendas que rodeiam a cidade. Podes completar a tua visita ao festival de suspense com um destes passeios pela Barcelona mais sombria.
4. Provar as delícias da estação: Calçots (cebolinhas)

A Festa da Calçotada é celebrada no último domingo de janeiro e é nesta altura que começa a ocupar um lugar central em todas as mesas. O calçots é um tipo de cebola doce que é colhida entre novembro e abril e utilizada para preparar a tradicional Calçotada.
Os calçots são cozinhados na grelha, descascados e barrados com molho romesco. É costume comê-los de pé e com um babete, pois o molho tende a derramar-se sobre o comensal. A aldeia de Valls foi a que transmitiu de geração em geração a forma de os cozinhar, e não é por acaso que é a capital mundial do calçot: os melhores calçot são aí cultivados.
Escusado será dizer que se pode provar esta iguaria não só em Valls, mas também em muitos restaurantes de Barcelona durante a época do calçot. Além disso, ao fazer um passeio gastronómico por Barcelona, poderá descobrir esta e outras especialidades culinárias típicas da gastronomia catalã.
5. Afinar os ouvidos no Festival de Guitarra BCN

O Festival de Guitarra de BCN inicia a sua temporada de recitais em fevereiro de cada ano, quando está no seu auge. Mais de 50 artistas de 6 cordas de todo o mundo participam no Festival. Pelos seus palcos passaram músicos da envergadura de Caetano Veloso, Pat Metheny, Rosario Flores e Lila Dows, bem como muitos artistas populares entre os quais encontrará certamente o seu favorito.
O Festival de Guitarra BCN, que começa em fevereiro e se prolonga até novembro, é um dos festivais de guitarra mais importantes de Espanha. Os concertos têm lugar em diferentes palcos:
- Sala Barts
- O Clube Sant Jordi
- Auditório
- O Palau de la Música Catalana
Este último, aliás, é uma verdadeira maravilha para os sentidos. Não é por acaso que foi declarado Património Mundial pela UNESCO, pelo que reservar bilhetes para o Palau de la Música é uma experiência a não perder em Barcelona.
6. Divertir-se sem limites durante o Carnaval

O Carnaval de Barcelona começa com a Quinta-feira da Despensa, quando o Rei do Carnaval desperta e inaugura os primeiros bailes de máscaras e a folia, normalmente no Born, um passeio emblemático da cidade situado no Bairro Gótico. A chegada da Rainha também é celebrada com o Baile del Molinet.
No sábado seguinte, é a vez de La Rua ou desfile em diferentes bairros da cidade, que exibem todo o seu colorido, convidando à festa e à diversão sem limites. No domingo, o Rei do Carnaval desfila pelas ruas e o carnaval termina com o Enterro da Sardinha ou enterro do carnaval, que consiste num cortejo satírico no qual se despede o Rei do Carnaval até ao ano seguinte, e que coincide com a Quarta-feira de Cinzas.
7. Participar na tradicional Festa dos Tropeiros.

Para esta atividade, terá de sair de Barcelona, a cerca de 80 km de distância, mas vale a pena pela sua originalidade e relevância histórica. No fim de semana anterior ao Carnaval, a localidade de Balsareny presta homenagem aos tropeiros, tão importantes antes do aparecimento do transporte por motociclos.
Declarada Festa de Interesse Turístico, durante a Festa dels Traginers há correfocs, bailes, desfiles de animais com enfeites, actividades para crianças, feiras e a tão esperada corrida ao Castelo, que, aliás, não pode faltar.
8. Ilumine os seus sentidos no Festival Llum BCN

O bairro de Poblenou ilumina-se com o Festival de Artes Luminosas Llum BCN, que reúne artistas de renome de todo o mundo durante os primeiros dias de fevereiro. Instalações luminosas de todos os tipos enchem de cor as ruas de Poblenou, convidando os transeuntes a entrar nelas à noite, quando a magia das luzes se torna o centro das atenções.
Cores, texturas e formas que convidam a pensar nos espaços públicos de uma forma diferente e, porque não, a descobrir todas as possibilidades artísticas que a luz oferece, é a proposta deste original Festival capaz de estimular todos os sentidos.
Um ótimo plano para complementar com a compra do Articket, um passe para poupar tempo (tem acesso preferencial sem filas) e dinheiro (até 45%) ao visitar os museus mais importantes de Barcelona:
- Museu Picasso de Barcelona
- Museu Nacional de Arte da Catalunha
- Fundação Joan Miró
- Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona
- Museu de Arte Contemporânea de Barcelona
- Fundação Antoni Tàpies
9. Descobrir músicos emergentes no Vespres d'hivern de la UB

Os concertos Els Vespres de la Universitat de Barcelona da Universidade de Barcelona começaram com edições de verão, mas desde 2016, graças à sua popularidade, também se realizam no inverno, todas as sextas-feiras de fevereiro.
O objetivo destes concertos é promover artistas emergentes na cena musical. Para além da oportunidade de ouvir boa música, é também um excelente pretexto para conhecer o Paraninfo da UB, um edifício que, para além de uma excelente acústica, possui uma série de elementos decorativos que criam um ambiente único para a música.
Os concertos Vespres d'hivern são gratuitos, mas requerem inscrição prévia no seu site.
10. Delicie-se com o seu paladar na Fira de la Candelera

Os dias frescos são ideais para mimar o paladar e não há nada melhor do que ir a uma feira de degustação de comida e vinho para encontrar variedade, alimentos tradicionais e pratos gourmet, como a Fira de la Candelera Molins del Rei em Barcelona. Este festival foi declarado de interesse nacional em 2022 e realiza-se no primeiro fim de semana de fevereiro.
Com um plano que inclui degustações, preparação de pratos ao vivo, exposições, workshops e muito mais, La Fira de la Candelaria é um evento para os sentidos. E não perca a estrela da feira, a Coradella, o prato típico do Baix Llobregat e um dos preferidos da Catalunha, que consiste num guisado de borrego com um molho de tomate e cebola que também contém vinho branco ou conhaque.
Se a sua estadia não coincidir com a Fira de la Candelera, não se preocupe. Não se preocupe. Reserve um passeio gastronómico por Barcelona e desfrute da requintada comida catalã.
Temperaturas em Barcelona em fevereiro

fevereiro é o meio do inverno em Barcelona, embora como a cidade está localizada numa zona de clima mediterrânico, é um inverno ameno com uma temperatura mínima de 5 °C e uma máxima de 14 °C. Durante o dia raramente é inferior a 10 °C, e à noite é a altura mais fria. Durante o dia, raramente desce abaixo dos 10 °C, sendo a noite a altura em que a temperatura mais desce.
Embora fevereiro seja a estação das chuvas, só chove 5 ou 6 dias por mês. No entanto, os dias de inverno são mais curtos, pelo que é sempre melhor sair cedo para aproveitar ao máximo a luz do dia.
Uma dica extra: se visitar Barcelona, não pode deixar de passear na praia, mesmo em pleno inverno. A praia de Barceloneta é a mais emblemática e mais concorrida durante os meses mais quentes, mas não há razão para não a visitar se o tempo estiver bom.