10 coisas para ver e fazer em Barcelona em janeiro
Se ainda está no espírito natalício mas mal pode esperar pelo início do novo ano, há uma cidade onde pode ter o melhor dos dois mundos no mesmo mês: Barcelona.
Barcelona é a cidade perfeita para aqueles de nós que não conseguem decidir-se apenas por uma coisa. É cultura, arquitetura, arte, história, gastronomia e entretenimento. Mas, além disso, visitar esta cidade emblemática em janeiro traz o fim da época natalícia e alguns eventos que não vai querer perder. E, se estiveres pronto para as aventuras do Ano Novo, talvez queiras experimentar a primeira natação do ano e as festas populares da cidade.
1. Para a água, patos! Primer Bany de l'Any ou o primeiro banho do ano
Um bom banho de mar recarrega-nos as energias para começar um novo dia. Agora, imagine começar o ano com um grande mergulho coletivo nas praias de Barcelona.
Apesar do frio, centenas de corajosos em trajes de banho juntam-se em frente à praia para gritar ¡Tots a l'aigua! (Todos para a água!) e dar o pontapé de saída para o novo ano.
Estás pronto para isso? Não te esqueças de usar uma touca de banho ou, porque não, um chapéu de Natal! Não se esqueça que a temperatura da água raramente ultrapassa os 12º. Felizmente, depois do mergulho, é oferecido aos participantes um bom caldo quente para os aquecer.
2. Emocionar-se com a música do concerto de Natal do Orfeó Català
Não guarde o seu espírito natalício, porque a Câmara Municipal de Barcelona organiza o tradicional Concerto de Natal do Orfeó Català, onde poderá desfrutar das melhores canções de Natal interpretadas pelo emblemático coro do Orfeó Català. Este é um evento que recomendo vivamente que assista, tanto pela beleza da música como pelo maravilhoso local: a Plaça del Rei de Barcelona, uma praça que nos faz recuar no tempo graças à sua arquitetura gótica e renascentista.
O concerto tem lugar no dia 4 de janeiro, por volta das 19h30, e é totalmente gratuito. No entanto, dado o número de pessoas presentes, recomendo que cheguem com bastante antecedência.
3. Volte a ser criança com o desfile dos Reis Magos em Barcelona
Todos os anos, a 5 de janeiro, como prelúdio da noite de Reis, Barcelona recebe Gaspar, Melchior e Baltazar, os três Reis Magos, que surpreendem crianças e adultos com os seus carros alegóricos cheios de presentes e doces.
O desfile começa oficialmente por volta das 18:00 (normalmente no Parque da Ciutadella) e termina aproximadamente às 21:30, mas recomendamos que consulte os percursos e as actividades especiais oferecidas todos os anos.
Já andou de autocarro turístico em Barcelona? Se ainda não o fez, os seus filhos vão querer fazê-lo, porque deve saber que nos últimos anos um dos autocarros turísticos de Barcelona foi colocado à frente da comitiva real.
4. Nos bastidores: ver como é preparado o desfile dos Três Reis do Oriente
Poucas cidades permitem descobrir como é preparado o desfile mais mágico do ano, mas na Fábrica dos Três Reis do Oriente é possível ver de perto todos os pormenores do carro alegórico. Também é possível assistir ao processo de fabrico de alguns dos brinquedos do desfile.
Esta experiência única realiza-se gratuitamente no final de dezembro e nos dias 2, 3 e 4 de janeiro, no bairro de Sant Andreu, facilmente acessível de metro. Se ainda não tem o seu Card Expres, não espere mais: dá-lhe acesso gratuito a todos os transportes públicos da cidade e descontos até 50% nos monumentos e atracções de Barcelona.
5- Visite a Fira de Reis da Gran Via e compre alguns presentes únicos
Se gosta de mercados de artesanato onde pode encontrar objectos únicos, não pode perder a Fira de Reis na Gran Via.
Este mercado foi inaugurado em 1877 com 18 bancas. Nas suas primeiras edições, vendia apenas brinquedos e doces para crianças, mas hoje em dia pode encontrar até 200 bancas que vendem uma grande variedade de presentes únicos; desde jóias e roupas até à decoração da casa.
Enquanto passeia pelo mercado, não se esqueça de provar os típicos churros com chocolate quente! Se estiver a ficar frio, vai dar-te a energia necessária para continuares o teu passeio por Barcelona.
Informações práticas
- Onde: na Gran Via, entre a Carrer Viladomat e a Carrer compre d'urgell.
- Preço: apenas o que quiser comprar
- Datas e horários: O mercado está aberto de 16 de dezembro a 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 22:00. Sábados e domingos das 10:00 às 00:00, e no dia 5 de janeiro das 11:00 às 15:00.
6. Estrelas nas ruas: maravilhe-se com as luzes de Natal
Depois de toda a azáfama da época natalícia, reserve um momento para contemplar as luzes de Natal que, ano após ano, surpreendem os habitantes e visitantes de Barcelona.
Reserve um lugar no autocarro turístico de Barcelona para se deslocar com todo o conforto e ver toda a iluminação dos locais mais importantes de Barcelona. Perfeito para descansar depois de um dia de intenso turismo.
Recomendamos-lhe que visite e desfrute da decoração das luzes de:
- La Rambla
- Gran Via
- Praça da Catalunha
- Rua Aragó
- Ronda de Sant Pere
- O Hotel Majestic
- Portal de l'Ange
- Mercado de Sant Antoni
- Praça de Espanha
- As instalações de luz temporárias que são organizadas todos os anos
7. Mergulhar na cultura no festival Els Tres Tombs
Se quiser mergulhar na cultura local, recomendo que assista à festa popular Tres Trombs, por altura do dia de Santo António Abade, a 17 de janeiro.
Esta festa começou por volta de 1826 para comemorar a morte de Santo António Abade, protetor dos animais, e é agora celebrada com um desfile de carruagens e animais que fazem um circuito pelo centro da cidade.
Das carruagens, as personagens atiram doces e rebu çados às crianças.
8. A festa continua: a iluminação dos "Foguerons"
Enquanto em muitas partes do mundo, as pessoas já estão imersas na vida quotidiana, em Barcelona as festividades não terminam. No último fim de semana de janeiro, a Vila de Gràcia, um bairro de Barcelona, celebra uma festa maiorquina rica em tradição: os "foguerons".
Durante estas festividades, para além das incríveis fogueiras e do fogo de artifício, é possível desfrutar de música popular interpretada por instrumentos tradicionais como a xeremía e a zambomba, instrumentos que os pastores utilizavam para cantar canções de Natal e outras canções populares.
Recomendo que consultem o programa detalhado das festas, já que estas são acompanhadas de todo o tipo de actividades gastronómicas, culturais e artísticas para todo o tipo de públicos.
9. Barcelona, capital da moda: aproveite os saldos de janeiro
Barcelona é uma das capitais europeias da moda e, a partir de 7 de janeiro, poderá encontrar todo o tipo de saldos na maioria das lojas da cidade. Os saldos podem chegar a 50% de desconto ou até mais.
Em janeiro, de segunda a domingo, pode entrar no mundo da moda e encontrar aquele look refrescante que procurava a um preço muito bom nas melhores zonas comerciais
- Las Arenas
- Diagonal Mar
- Maremagnum
- Bairro El Born
- O bairro de Grácia
- O Bairro Gótico
No entanto, recomendamos que aproveite a primeira semana de descontos porque, no final do mês, os tamanhos e motivos estão esgotados.
10. Compras ecológicas e vintage: A Pulga
Se, por outro lado, gostas da filosofia da reciclagem, da terceira loja e das antiguidades, tens de visitar o maior mercado de segunda mão de Barcelona: El Flea.
Este mercado abre todos os domingos a partir das 10:00 horas e está situado na Plaça de Blanquerna.
Percorrendo as bancas de El Flea poderás encontrar aquele livro que procuras há anos, uma antiguidade valiosa ou a roupa perfeita para assistir a um dos eventos que te recomendo aqui.
Informação prática
- Onde: Plaça de Blanquerna
- Preço: gratuito
- Datas e horários: domingos a partir das 10 horas
O tempo em Barcelona em janeiro
Embora a cidade esteja a atravessar o período de inverno, a verdade é que as temperaturas em janeiro não são muito baixas. A sua localização junto ao mar faz com que as máximas rondem, em média, os 15º Celsius, enquanto as mínimas raramente descem abaixo dos 5º Celsius.
janeiro não é um mês muito chuvoso em Barcelona, mas a humidade não deixa de marcar presença na cidade. Há que ter em conta que o vento tende a soprar com mais força, especialmente na zona costeira.
Em qualquer caso, é sempre aconselhável verificar a previsão do tempo alguns dias antes da viagem e preparar a mala de acordo com a informação obtida.