11 coisas para ver e fazer em Barcelona em julho

verão, à beira-mar, numa das maiores cidades da Europa, Barcelona tem muito para lhe oferecer em julho!

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

11 coisas para ver e fazer em Barcelona em julho

Museu Nacional de Arte da Catalunha | ©The Cuillivo

É possível começar o verão numa metrópole onde se pode ter os pés no mar e, a poucos metros de distância, estar num bar único, nos melhores museus com grandes histórias ou em todo o tipo de festivais musicais, culturais e gastronómicos. Esta é Barcelona, uma das cidades mais importantes de Espanha e que tem um verão muito animado.

Se decidiu ir a Barcelona em julho, tomou uma decisão fantástica. Esta cidade multicultural e aberta vai recebê-lo para desfrutar de todo o tipo de actividades, porque há muito para ver e fazer. Este mês está repleto de festivais de música para todos os gostos, mas também pode ir à praia, ver uma peça de teatro, apreciar a arquitetura da cidade ou passear pelos seus bairros para conhecer as suas tradições.

O verão em Espanha é fenomenal, mas o verão em Barcelona, por estar na costa, é ainda mais mágico. Neste artigo, proponho-lhe uma série de eventos que não deve perder se visitar esta maravilhosa cidade em julho. Está preparado?

1. Nadar, passear e desfrutar da praia

Praia de Barceloneta| ©OK Apartment
Praia de Barceloneta| ©OK Apartment

Durante muitos anos, Barcelona virou as costas ao mar, mas isso já não é verdade. Se visitar a cidade em julho, poderá desfrutar das magníficas praias e contemplar a metrópole!

Este contraste é uma das melhores características de Barcelona, e não é de admirar. Deitar-se na areia ou dar um mergulho no mar são duas actividades que pode fazer em julho e aproveitar o verão ao máximo.

Mas não é tudo. A praia em julho oferece-lhe diferentes festivais, que pode desfrutar com os pés na areia. O mais importante é o Barcelona Beach Festival, um festival de música eletrónica que se realiza todos os anos em julho. Vais perdê-lo?

Reservar uma viagem de Barcelona para a Costa Brava

2. Não perca uma peça de teatro no Festival Grec

El Grec Festival.| ©Josep Aznar
El Grec Festival.| ©Josep Aznar

Se há um festival que representa Barcelona, esse festival é o El Grec. Este festival de artes cénicas apresenta o melhor que Barcelona e todo o teatro catalão têm para oferecer. Se for em julho, não pode perder a experiência de assistir a uma das peças que aqui se apresentam.

Para além do teatro, o festival também inclui espectáculos de dança e circo, bem como alguns eventos musicais. A maioria dos eventos tem lugar no Teatre Grec, que é um belo anfiteatro ao ar livre onde se pode ver os melhores artistas ao cair da noite.

El Grec é um ponto de visita obrigatório se estiver em Barcelona em julho e é um ponto de partida para uma enorme variedade de actividades culturais e de lazer.

Reservar uma visita guiada a Barcelona

3. Tomar uma bebida e ver a cidade inteira

Degustação de vinho| ©Maria Orlova
Degustação de vinho| ©Maria Orlova

Já viu uma fotografia de Barcelona vista de cima? O traçado das suas ruas é impressionante e há quem goste de olhar para baixo a partir de um pouco mais alto. Mas que tal tomar uma bebida num telhado para apreciar a cidade?

Isto é altamente recomendável em meses quentes e movimentados como julho, por isso, se isto lhe chamar a atenção, não o perca. Há bares como o que se encontra no telhado do Palau de Mar, o edifício que alberga o Museu de História da Catalunha, que certamente irá adorar.

Barcelona está cheia de terraços e muitos deles estão localizados em diferentes telhados, pelo que pode visitar muitos deles em julho, à noite e com o melhor tempo de todos. Muitos deles estão mesmo em museus, pelo que pode fazer uma visita cultural, gastronómica e turística.

4. Conhecer o Poble Sec durante o seu principal festival

Percorrer o Poble Sec| ©Jorge Franganillo
Percorrer o Poble Sec| ©Jorge Franganillo

Bairro a bairro, Barcelona é uma cidade encantadora. O verão faz sobressair o melhor de cada bairro da cidade, e um dos que o vai cativar, especialmente durante o seu festival principal, é o Poble Sec. Situado no sul da cidade, este bairro foi formado no século XIX e foi concebido para os trabalhadores, mas hoje em dia pode ser um paraíso turístico.

É precisamente em julho que se realiza o festival principal do Poble Sec, um evento que leva turistas e locais a este bairro operário do sul da cidade. Tal como nas festas locais, há muitas celebrações nas ruas, mas aqui a principal atração são os concertos ao ar livre.

Mas espera: e a comida? Sim, a comida é um must nesta feira. Dos pinchos às tapas: no festival de Poble Sec pode encher o seu estômago com a melhor comida.

5. Dançar ao som da maior quantidade possível de música urbana no Share Festival

Festival Share| ©OkiTomis
Festival Share| ©OkiTomis

O verão dá um novo fôlego às cidades costeiras da Europa, e o Share Festival é uma dessas montras. Se vai a Barcelona em julho e é apaixonado por música urbana, reggaeton e géneros semelhantes, perder este festival seria uma loucura.

O Share Festival já recebeu grandes artistas como Anuel, Lola Indigo e Natalia Lacunza. Se fores a este festival, podes estar lá durante uma semana de concertos em meados de julho, e desfrutar de todas as outras maravilhas que a cidade tem para oferecer durante o dia.

6. Passeie pelo Raval enquanto vê alguns castells.

Os Castells de Barcelona| ©AnaLucia
Os Castells de Barcelona| ©AnaLucia

A maioria dos turistas passa pelo Raval e nem sequer sabe que lá está. Se fores a Barcelona em julho, isso será complicado, porque o bairro tem a sua principal festa, concentrada especialmente na Rambla del Raval.

Embora originalmente estas festividades fossem dedicadas à Virgen del Carmen, a principal festa do Raval é hoje em dia um evento para turistas como tu passarem um momento diferente.

Aqui pode ver um dos melhores exemplos de arte da Catalunha: os castells (torres humanas). São grupos de pessoas que sobem umas às outras para formar uma grande torre circular. O desafio é não cair e vale a pena admirá-los durante alguns minutos.

7. Apreciar o nascer do sol em Barceloneta

Nascer do sol em Barceloneta| ©Gerald Moore
Nascer do sol em Barceloneta| ©Gerald Moore

Gostas de te levantar cedo? Então há um plano perfeito para si: ir ver o nascer do sol na praia de Barceloneta. Como já é verão, não terá de lutar contra o frio e poderá estar na areia do mar desde muito cedo, a ver o sol nascer de leste.

Os pores-do-sol também são bonitos em Barcelona, mas a costa de Barcelona está virada para leste, que é onde o sol nasce. Por isso, não há nada mais sublime do que ver o sol nascer do mar e estar em frente à Barceloneta é uma das melhores vistas da cidade.

Além disso, também se pode ir a qualquer altura sentar-se na praia da Barceloneta para desfrutar do mar, do passeio e da comida. Em julho, tudo estará ativo e aberto para si.

Dica de viajante

É verão, por isso, mesmo que tenha de se levantar cedo, a madrugada é a altura em que poderá desfrutar do melhor tempo. Se gosta de caminhar ou correr, não custa nada ter a companhia do nascer do sol.

8. Ver os melhores cantores no Festival Jardins de Pedralbes

Festival Jardins dels Jardins del Pedralbes| ©Nulls
Festival Jardins dels Jardins del Pedralbes| ©Nulls

Uma antiga residência real, com um belo jardim adaptado para acolher grandes concertos. O festival dos Jardins de Pedralbes é outra das suas opções de lazer se for a Barcelona em julho e é uma das que melhor mostra todas as facetas da cidade: natureza, história e arte.

O palácio de Pedralbes é um belo edifício clássico onde pode tirar grandes fotografias, mas quando lá estiver, vai desfrutar de um grande festival que vai adorar. Pablo Alborán, Naty Peluso, Aitana, Raphael, Il Divo e muitos mais actuaram aqui, por isso qualquer género de música é válido neste palco.

Além disso, se não gosta de concertos com muita gente, então este festival é para si, pois não é tão concorrido e combina o melhor da música com o calor do verão.

9. Aproveite a melhor altura para a vida nocturna

Vista de Barcelona a partir do Observatório| ©Chili Temple
Vista de Barcelona a partir do Observatório| ©Chili Temple

Gostas de discotecas e festas? Bem, julho é um dos melhores meses para o fazer em Barcelona: não terá de levar roupa de inverno, o sol põe-se muito tarde e não está tão cheio como em agosto.

Se há uma coisa maravilhosa nesta temperatura, é que a vida nocturna pode começar ao ar livre, em lugares incríveis como El Bunkers del Carmel, onde as pessoas se reúnem para beber e partilhar. Mas se quiser ir a bares e discotecas, o distrito de Ciutat Vella é provavelmente onde deve começar.

Em Ciutat Vella há muitos bares que, especialmente no verão, funcionam até altas horas da madrugada. A temperatura e a boa disposição vão acompanhá-lo... de que está à espera para experimentar?

10. Conhecer toda a costa a partir de um catamarã

Pôr do sol num cruzeiro| ©Kim
Pôr do sol num cruzeiro| ©Kim

No verão? Não pode perder os passeios de barco por Barcelona, sobretudo se for num catamarã. Sim, sim, sabemos que o mar está presente durante todo o ano, mas se há uma altura para o desfrutar, é o verão, e particularmente em julho, quando as temperaturas são mais agradáveis, especialmente mais perto da costa. Em Barcelona, a bela costa tem muitos barcos que vão e vêm enquanto prestam serviços aos turistas.

Os mais famosos são os catamarãs, que fazem passeios de norte a sul e de onde se podem ver todos os grandes edifícios da cidade. Se gosta de fotografias panorâmicas, esta é uma oportunidade que não pode perder.

Mas se gosta mais de barcos pequenos e rápidos, então alugar um por várias horas pode ser a coisa mais agradável a fazer. Mas prepare-se para levar com os salpicos. Seja como for, se for a Barcelona em julho, não se pode esquecer de fazer um passeio no mar.

Reservar um passeio de catamarã em Barcelona

11. A partir do Parc del Forum, vibrar com o Festival Cruïlla

O Parque do Fórum| ©Jorge Franganillo
O Parque do Fórum| ©Jorge Franganillo

Consolidado progressivamente como um emblema do verão de Barcelona, o Festival Cruïlla é um evento a não perder se for um verdadeiro amante da música em férias na capital catalã. Vai adorar, pois este festival realiza-se no belo Parc del Forum, situado em plena costa, e reúne os maiores dos grandes nomes da música.

Se a sua passagem por Barcelona coincidir com o Festival Cruïlla, em julho, vai certamente ouvir muitos locais e turistas a falar dele. Vai perder a oportunidade de fazer algo diferente com os grandes nomes da música?

Temperaturas em Barcelona em julho

As ruas de Barcelona| ©OK Apartment
As ruas de Barcelona| ©OK Apartment

Muitas pessoas fogem do verão por causa do calor e da desidratação, mas não tem de ser assim e muito menos se for a Barcelona em julho. Neste mês, a temperatura é um pouco mais baixa do que no início de agosto e, por isso, é praticamente a última oportunidade para desfrutar de um verão sem que o calor seja um problema.

Geralmente, as temperaturas em Barcelona em julho variam entre 23 e 29 °C, o que é uma temperatura média nesta parte da Europa. A precipitação no verão tende a ser muito baixa e fica muito mais fresca ao fim da tarde.

No entanto, deve ter em conta que pode haver picos de calor que atingem pelo menos 34°C. Nesse caso, é melhor ficar dentro de casa. Nesse caso, é melhor estar preparado, com uma boa hidratação e protetor solar.

Hotéis e restaurantes de Barcelona em julho

Restauração| ©The Matcha House Europe
Restauração| ©The Matcha House Europe

Reservar com antecedência ou chegar à cidade para procurar as melhores ofertas? É sempre melhor planear com antecedência. julho é um mês muito movimentado para a indústria hoteleira em Barcelona e ainda mais para o aluguer sazonal de apartamentos. São muitos os turistas, espanhóis e europeus, que vêm a Barcelona para ter um descanso diferente no verão.

Há pequenos hotéis que se enchem com meses de antecedência e, por isso, é melhor prevenir do que remediar, especialmente se for com a família. Mas também pode procurar reservas com menos tempo de antecedência e tirar partido dos saldos de última hora. Também depende se vais passar apenas alguns dias na cidade ou se a estadia vai ser mais longa.

A oferta de hotéis, hostels e apartamentos em Barcelona é enorme, e tens muitas opções por onde escolher. Sendo uma cidade com bons transportes públicos, podes ficar num local longe das zonas que vais visitar e chegar a tempo ao sítio onde queres ir. Muitas vezes, é possível encontrar saldos perto do verão, depois de cancelamentos de última hora, e é aí que se pode tirar o máximo partido. Quer experimentar?