11 coisas para ver e fazer em Barcelona em setembro
Em setembro, o verão recusa-se a despedir-se de Barcelona, o que, juntamente com as festas de bairro, faz deste o mês perfeito para uma visita a Barcelona.
Há sempre muito para ver e fazer em Barcelona e qualquer altura é ideal para conhecer esta cidade, mas devo admitir que setembro é um dos melhores meses para o fazer. Porquê? As temperaturas, ainda estivais mas não quentes, são as companheiras de viagem perfeitas, o que também leva a festivais de jazz, festivais de arte urbana e celebrações do folclore catalão.
setembro é o mês das principais festas de Barcelona, tanto na própria cidade como nos seus bairros, cujos habitantes saem à rua para as encher de cor, música e desfiles de fogo de artifício. Se quer conhecer esta cidade na sua faceta mais tradicional, mas também mais moderna, escolheu um bom mês para ir, por isso continue a ler e descubra porquê!
1. Festejar as Fiestas de la Mercé
Se estiver em Barcelona em setembro, especialmente no dia 24, não pode deixar de assistir às festas do Mercé. Durante cerca de uma semana, há vários eventos e actividades para celebrar o santo padroeiro. Quais são? Fogos de artifício em Maria Cristina, concertos no Parc de la Ciutadella e os famosos castellers (castelos feitos de pessoas) e danças tradicionais (como a sardana) em várias praças de Barcelona.
Como um grande festival com vários palcos espalhados por Barcelona, La Mercé é uma oportunidade para sair à rua, tanto de dia como de noite, e conhecer artistas locais e internacionais. Ano após ano, o programa oficial é publicado no seu sítio Web, mas a escolha é difícil com tanta coisa para fazer.
A Cavalgada de La Mercé
Talvez um dos eventos mais aguardados seja a Cavalgada de La Mercé, que se realiza todos os dias 24 de setembro ao longo do Passeig de Gràcia. Nela participam dragões, gigantes e pequenos diabos que também lançam fogo.
É um espetáculo onde faíscas e luz voam entre os espectadores durante a noite em Barcelona. Este desfile é popularmente conhecido como "correfoc" (a corrida do fogo).
Se quiser ver mais de perto este folclore, especialmente os trajes e as fantasias, recomendo-lhe que vá ao centro histórico. Durante La Mercé, costumam estar expostos na rua, perto da Catedral de Barcelona, numa exposição gratuita e de acesso livre.
Os concertos na Cidadela e em La Barceloneta
Embora La Mercé encha toda a cidade de cor, música e arte, o Parc de la Ciutadella, um dos centros nevrálgicos da festa, especialmente à noite, organiza pequenos espectáculos e peças de teatro de entrada livre.
Também de entrada livre são os concertos dos artistas mais famosos que se realizam na praia de La Barceloneta. Ano após ano, o programa oficial é publicado no seu sítio Web, mas aviso-te que terás dificuldade em escolher entre tantas coisas para fazer.
Factos interessantes
- Quando: na semana de 24 de setembro.
- Onde: em diferentes locais da cidade.
- Preço: gratuito.
- Recomendado se: quiser viver as festas de Barcelona como um local.
2. Desfrutar das principais festas nos bairros de Poblenou e La Barceloneta
setembro em Barcelona é um mês de Festas Majors, ou seja, festas de bairro. Mais concretamente, durante a primeira quinzena, as Festas Majors realizam-se em Poblenou e, durante a última quinzena, em La Barceloneta, dois dos melhores bairros de Barcelona. Nunca é uma má altura para os visitar e conhecer as suas ruas, mas há ainda menos desculpas quando se trata de festas. São dias em que os habitantes locais organizam actividades, mercados de rua e até pequenos campeonatos desportivos.
Festas de Poblenou
Há sempre muito para fazer na principal festa de Poblenou, um bairro operário bastante próximo do centro da cidade. Um dos eventos mais marcantes é a "cacerolada".
Quem quiser pode ir para a rua e para as varandas com panelas, colheres, etc., para fazer barulho à volta de uma grande fogueira. O ambiente é incrível!
Festas da Barceloneta
As festas da Barceloneta encerram o mês de setembro. Este bairro tem uma origem marítima que tem mantido ao longo dos anos e também durante a sua celebração. Por exemplo, um evento muito importante e valioso são as Habaneras, composições musicais que vieram de Cuba e foram trazidas pelos muitos marinheiros que ficaram no bairro.
Todas as noites são organizados concertos e, para os acompanhar, é servido o rum cremat (uma bebida à base de rum com especiarias, aquecida ao lume, que os pescadores bebiam de manhã para fugir ao frio).
Factos interessantes
- Quando: início e fim de setembro.
- Onde: nos bairros de Poblenou e La Barceloneta.
- Preço: gratuito.
- Recomendado se: gosta do ambiente das festas de bairro.
3. Entrada gratuita nos museus de Barcelona durante a Diada de Cataluña
A 11 de setembro, celebra-se a Diada, o Dia da Catalunha, para comemorar a queda da região nas mãos da monarquia dos Bourbon em 1714. A maioria dos eventos em torno desta data são de cariz político e de protesto, embora haja algo que lhe possa interessar: alguns dos melhores museus de Barcelona abrem as suas portas gratuitamente.
Se gosta de descobrir a arte que os museus de Barcelona têm para oferecer, a Diada é a ocasião perfeita. Muitos deles oferecem entrada gratuita a todos os visitantes. Tenha apenas em conta que, tal como você, outras pessoas estarão a aproveitar a oportunidade, pelo que poderá ter de fazer um pouco de fila.
Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC)
A entrada no MNAC, o Museu Nacional de Arte da Catalunha, é gratuita durante a Diada. Este é um local onde pode explorar a história da Catalunha através da arte, desde os tempos medievais até às vanguardas mais modernas. Algumas das obras que aqui se encontram são assinadas por grandes pintores como Rubens e Goya. Mas, acima de tudo, as salas mais conhecidas são as salas do românico catalão, que contêm frescos e esculturas em madeira que representam a arte deste período.
Centro de Cultura e Memória de El Born
O Centro de Cultura e Memória de El Born é muito interessante, sobretudo porque o aproxima da memória local de Barcelona, principalmente devido ao seu subsolo, onde se podem ver pedaços das ruas antigas da cidade. Se fores durante a Diada, podes entrar gratuitamente. Além disso, está situado num local com muita história: o antigo mercado do Born.
Palau de la Generalitat
Como a Diada é um dia intimamente ligado à política catalã, talvez seja interessante visitar o interior do Palau de la Generalitat. Para além da sua função atual, o seu acesso é interessante porque é um dos poucos edifícios góticos de Barcelona. Aí poderá ver o famoso Pátio dos Naranjos e um claustro fantástico. Quando saíres, recomendo-te que faças uma visita guiada ao Bairro Gótico de Barcelona, pois é muito interessante conhecer a zona e a sua importância no passado e no presente da cidade.
Factos interessantes
- Quando: 11 de setembro.
- Onde: diferentes museus da cidade.
- Preço: gratuito.
- Recomendado se: não se importa de fazer fila para entrar gratuitamente nos museus de Barcelona.
4. Deixe-se envolver pelo melhor jazz no L'Hora del Jazz em Barcelona
Todos os anos, em setembro, chega a Barcelona o L'Hora del Jazz, um festival que se realiza desde 1990. Embora atraia muitos músicos de jazz internacionais, o que é especial neste festival é o facto de dar visibilidade aos artistas catalães. Os palcos costumam estar espalhados por diferentes pontos de Barcelona, especialmente no bairro de Gracia, embora também cheguem a outras cidades da região.
O objetivo deste festival é que qualquer espetador, conhecedor ou não de jazz, goste ou não, desfrute da improvisação tão típica deste género musical. Há espectáculos aos domingos de setembro durante o dia (ao ar livre, em praças de Gràcia) e também à noite (em bares que costumam ter música ao vivo durante todo o ano). Os primeiros são gratuitos, mas para os segundos é necessário pagar um bilhete (cerca de 5 euros), que normalmente inclui uma bebida e pode ser comprado (antecipadamente ou no dia) em cada local.
E se é um amante do jazz, recomendo que reserve um cruzeiro de jazz ao pôr do sol em Barcelona.
Factos interessantes
- Quando: meados de setembro.
- Onde: diferentes praças e locais de música ao vivo na cidade (especialmente no bairro de Gràcia).
- Preço: alguns concertos são gratuitos e outros têm de ser pagos cerca de 5 euros.
- Recomendado se: quiser descobrir novas bandas e novas músicas.
5. Não perca as últimas oportunidades de ir ao Brunch no Parque em Barcelona
O verão chega ao fim em setembro e com ele o fim dos domingos de Brunch in the Park em Barcelona. Não sabe o que é? Assim que souberes, vais querer ir.
Este evento de música eletrónica realiza-se semanalmente durante a primavera e o verão, sendo setembro o último mês. O melhor é que é ao ar livre (nos maravilhosos Jardins Joan Bossa, no Parque Montjuic) e durante o dia (começa às 13h00 e prolonga-se até ao anoitecer). A entrada custa cerca de 20 euros. Os melhores DJs dão o ritmo ao Brunch in the Park. Quer goste ou não de música eletrónica, é um bom plano para um domingo na cidade. E para lá chegar, recomendo que compre o seu bilhete para o teleférico de Montjuic.
O ambiente é muito animado e, para além de uma grande pista de dança, há também espaço para relaxar à sombra, comer qualquer coisa ou até participar em actividades lúdicas para os mais pequenos - perfeito se viajar para Barcelona com crianças e quiser ir com elas!
Factos interessantes
- Quando: Domingos em setembro.
- Onde: Jardins de Joan Bossa, no Parque Montjuic.
- Preço: aproximadamente 20 euros.
- Recomendado se: quiser experimentar um domingo diferente em Barcelona, com boa música e um ambiente melhor.
6. Aproveite o clima quase de verão para ir às praias da Costa Brava
Em setembro, o tempo em Barcelona é quase de verão, por isso pode aproveitar ao máximo e desfrutar de um dia na praia antes da chegada do outono. Embora você possa ficar nas praias da capital, se você está procurando paz e tranquilidade e uma paisagem mais especial, é melhor reservar uma excursão para a Costa Brava de Barcelona. Custam cerca de 60 € - 80 € e incluem um dia inteiro de descoberta de uma bela região.
A Costa Brava é o nome dado à costa de Girona, província vizinha de Barcelona. A sua principal caraterística é o facto de ser uma costa rochosa e acidentada, o que levou à formação de belas enseadas com águas cristalinas. São, sem dúvida, o destino perfeito para um dia de passeio antes do fim do verão.
Para além dos banhos, se fizeres uma excursão organizada, terás também um guia especializado que te contará a história, a tradição e a riqueza natural. As ruas calcetadas, os bairros antigos e os portos de lugares como Tossa de Mar e L'Estartit merecem uma visita, como verá!
Factos interessantes
- Quando: durante todo o mês de setembro.
- Onde: Costa Brava.
- Preço: aproximadamente 60 € - 80 €.
- Recomendado se: você não quer dizer adeus ao verão sem uma última viagem à praia.
7. Veja todos os pontos turísticos imperdíveis com um passeio de bicicleta por Barcelona
Outra proposta ideal para o mês de setembro é reservar um passeio de bicicleta por Barcelona, onde poderá descobrir todos os pontos turísticos obrigatórios de Barcelona com todo o conforto. Lugares emblemáticos de grande interesse como a Plaza del Rey, a praia de Barceloneta, a Sagrada Família, a Catedral de Barcelona, a Plaza de Sant Jaume, o Paseo del Born, o Parc de la Ciutadella, a Plaza de Toros e a Basílica de Santa Maria del Mar.
Neste passeio, que dura aproximadamente 3 horas, será acompanhado por um guia especializado que lhe dará todos os detalhes e anedotas sobre a história e a arquitetura da cidade. Além disso, se for uma pessoa cautelosa, deve saber que o seguro de acidentes está incluído.
Esta é uma experiência divertida para descobrir Barcelona e, ao mesmo tempo, conhecer as pessoas que o acompanharão nesta aventura. Para sua informação: os grupos são limitados a um máximo de 15 pessoas.
8. Tomar um aperitivo durante o festival Va de Vermut Barcelona
Se há um plano típico em Barcelona, é sair para tomar um vermute (ou dois). Em meados de setembro, há também o Va de Vermut, uma feira onde esta bebida e a melhor gastronomia catalã andam de mãos dadas. Realiza-se anualmente nos jardins do Teatro Nacional da Catalunha (a entrada custa cerca de 2,5 euros mais o que se gastar lá dentro em bebidas).
O vermute é a bebida de aperitivo por excelência; acompanhado de tapas, este licor à base de vinho aromatizado com ervas serve para abrir o estômago antes de comer. No entanto, durante o Va de Vermut pode beber-se em qualquer altura.
Neste festival não faltam as melhores marcas de vermute, tanto nacionais como internacionais, e propostas gastronómicas com sabor local. Para além disso, aproveitando o bom tempo e o espaço dos jardins do Teatro, é montado um palco para desfrutar de música ao vivo.
Factos interessantes
- Quando: meados de setembro.
- Onde: Teatro Nacional da Catalunha.
- Preço: aproximadamente 2,5 euros.
- Recomendado se: quiser conhecer em primeira mão a cultura do vermute em Barcelona.
9. Dançar ao ritmo do Festival BAM
Todos os anos, em meados de setembro, Barcelona acolhe o Festival BAM, um grande evento onde a música independente sobe ao palco. Concretamente, tem lugar no Moll de la Fusta, na Plaça Joan Corominas e na antiga fábrica Estrella Damm, onde se realiza a maioria dos concertos.
As propostas dos artistas vão do folk ao rock, passando pelo pop e pelo R&B. Em suma, uma mistura de estilos, do folk ao rock. Em suma, uma mistura de estilos, de estéticas e de sonoridades que vos vai agradar. O programa de cada ano é publicado no sítio Web oficial do Festival BAM. Os concertos realizam-se normalmente à tarde e à noite, em diferentes palcos espalhados pela cidade.
O melhor de tudo? Os bilhetes são gratuitos, pelo que é uma óptima oportunidade para descobrir novas bandas e passar uma noite animada e musical.
Informações úteis
- Quando: meados de setembro.
- Onde: diferentes palcos espalhados pela cidade.
- Preço: gratuito.
- Recomendado se: quiser descobrir novos grupos e novas músicas.
10. Conhecer a literatura catalã durante a Feira do Livro da Catalunha
É claro que um dos dias mais especiais e literários da cidade é Sant Jordi, ao qual pode assistir se estiver em Barcelona em abril. No entanto, em setembro também se tem um encontro com os livros: a Semana do Livro Catalão.
A Catalunha é uma região bilingue e, durante sete dias, em meados de setembro, esta feira é organizada para promover a literatura em catalão. Mesmo que não fale a língua, recomendo que vá para passear entre as bancas de livros e participar nas outras actividades organizadas, todas gratuitas.
Todos os anos, centenas de bancas de venda de livros escritos em catalão são montadas no Moll de la Fusta (no Bairro Gótico). Para além de poder comprar e levar para casa uma recordação da sua viagem, pode também participar em visitas literárias, apresentações, conversas com autores, recitais, concertos e workshops (para crianças e adultos). Barcelona tem sido o cenário de muitas histórias e romances, pelo que esta é uma boa oportunidade para a ver com os seus próprios olhos.
Factos interessantes
- Quando: meados de setembro.
- Onde: Moll de la Fusta (no Bairro Gótico).
- Preço: alguns concertos são gratuitos e outros têm de ser pagos aproximadamente 5 euros.
- Recomendado se: Gosta de literatura.
11. Aproxime-se da cultura urbana de Barcelona no Extreme Festival
Quando se visita Barcelona, percebe-se que é uma cidade com uma cultura urbana muito desenvolvida. Em setembro, esta cultura é também celebrada com o Extreme Festival, onde o skate, as acrobacias em bicicletas BMX, a arte do graffiti e a dança break são os protagonistas.
O festival realiza-se normalmente no último fim de semana do mês e os bilhetes podem ser comprados online (cerca de 15 euros para um passe diário ou 100 euros para um passe VIP completo). Se quiser assistir a competições de skate e de danças urbanas, entre outras, dirija-se ao Parc del Forum, o grande palco do Festival Extreme.
O evento dura cerca de dois dias e, para além de muita arte e música, haverá também uma zona de food trucks e espaços para a prática segura de alguns desportos radicais.
Factos interessantes
- Quando: final de setembro.
- Onde: Parque do Fórum.
- Preço: cerca de 15 euros/dia (passe VIP por cerca de 120 euros).
- Recomendado se: Se estiver interessado na cultura urbana e na vida trendy de Barcelona.
Temperaturas em Barcelona em setembro
O verão em Barcelona dura até ao final de setembro; as temperaturas mantêm-se entre os 20ºC e os 26ºC e quase não chove. Isto significa que não é frio, mas também não é tão quente como em agosto ou julho, quando a humidade e as altas temperaturas podem ser insuportáveis.
Para além do clima ameno, que convida a estar ao ar livre e a aproveitar os últimos dias nas esplanadas, há também muitas horas de luz do dia. De facto, se for a Barcelona em setembro, terá cerca de 12 horas para ver a cidade antes de anoitecer. No entanto, pode sempre consultar a previsão meteorológica actualizada neste sítio Web da televisão catalã.
O que levar na mala para Barcelona em setembro
As temperaturas em Barcelona em setembro são bastante boas (cerca de 23ºC em média). Durante o dia, pode facilmente usar uma t-shirt de manga curta e calças compridas, embora para a noite, quando pode ficar um pouco mais fresco, recomendo que leve um casaco leve.
Em todo o caso, não te esqueças de levar sapatos confortáveis, já que vais andar muito, e um guarda-chuva; não costuma chover, mas se chover será durante algumas horas e não estará muito vento, por isso é melhor levares algo para te manteres seco.
Tenho a certeza de que estás ansioso por desfrutar de todas as coisas para ver e fazer em Barcelona e aproveitar um setembro lá. Diz-me quantos destes planos acabas por fazer!