Mais sobre: 10 coisas para fazer no inverno em Barcelona
Barcelona é uma das cidades mais bonitas de Espanha. Há um monumento para admirar em cada esquina e, no inverno, as festas do santo padroeiro da cidade oferecem uma atmosfera de alegria constante. Há também muitos mercados de rua por toda a cidade, e as festas tradicionais, como a chegada dos Reis Magos e os carnavais, enchem Barcelona de luz e cor.
1. Passeie pelo Bairro Gótico e visite a feira de Natal de Santa Llúcia

O maior mercado de Natal em Barcelona é a Fira de Santa Llúcia. Tem lugar na praça em frente à impressionante catedral gótica de Barcelona, na cidade velha. O evento repete-se desde 1786, diga lá se não é tradição.
Na Fira de Santa Llúcia os artesãos e vendedores estão distribuídos por 170 stands dedicados exclusivamente ao Natal. A minha recomendação? Faça um passeio pelo Bairro Gótico de Barcelona e depois aproveite para passear pela feira à vontade.
Estará repleta de árvores de Natal, presépios, artigos de presente e muita comida da época para trazer o espírito natalício aos seus visitantes.
2. Patinar no gelo e divertir-se com a família!

A cidade tem pistas de gelo em vários locais, tamanhos e estilos. Aqui estão as três melhores pistas de gelo de Barcelona:
- Clube de Patinagem de Barcelona. Quer seja um patinador amador, uma estrela ou um principiante e queira divertir-se a patinar com a sua família, o Clube de Patinagem de Barcelona é uma óptima opção. Oferecem aulas de todos os tipos de patinagem, o serviço é simpático, os preços são razoáveis e o ambiente é divertido.
Localização: Tem três locais. Calle Nàpols, 42; Calle Prat d'en Rull, 6; Calle Andrade, 40.
- Pista de gelo Illa Diagonal. Esta pista é uma tradição anual no centro comercial Illa Diagonal. Apesar das suas modestas dimensões, todos os Invernos é renovada como uma alternativa perfeita para passar o tempo e fazer compras. Para além disso, oferecem um bom serviço e os seus preços são os mais baratos.
Localização: Av. Diagonal, 557. Bairro Les Corts.
- Pista de gelo do Barça. Barça ou não, se vai patinar em Barcelona, esta é uma aposta segura. Faz parte do complexo do FC Barcelona, as suas dimensões são quase olímpicas, tem uma escola de patinagem e pode visitar as atracções do clube.
Localização: Av. de Joan XXIII.
A propósito, se escolheres este último, podes aproveitar a Spotify Camp Nou Experience, uma experiência imersiva na qual podes reviver a história e as conquistas de uma das equipas de futebol mais importantes do mundo.
3. Celebrar o Festival Llum da BNC

Desde 2011 que a Câmara Municipal de Barcelona, através do Museu do Design de Barcelona, promove uma referência internacional de arte contemporânea, o Festival de Luz Llum. Pelo menos uma dezena de carros alegóricos, edifícios, esculturas e ruas são iluminados, redesenhando a paisagem urbana à noite.
Durante o festival, a arte, a tecnologia e o design são combinados com sucesso para experimentar a relação entre a luz e o espaço. Artistas emergentes e veteranos de renome internacional juntam-se para oferecer um espetáculo de luxo que não pode perder porque, além disso, a atividade é gratuita.
Se gosta de arte contemporânea mas, infelizmente, a sua estadia não coincide com o Festival Llum, a minha recomendação é visitar o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) Não ficará desiludido.
4. Testemunhar o espetáculo visual da Casa Batlló no inverno

Em Passeig de Gràcia encontra-se a Casa Batlló, a última obra do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí. Foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO e no inverno é especial devido ao cuidado, luxo e detalhe com que as decorações sazonais são organizadas.
Todos os invernos, aqueles que compram bilhetes para a Casa Batlló são recebidos por um enorme espetáculo de luzes para celebrar o Natal.
Durante um mês, o Passeig de Gràcia, com mais de 5 milhões de luzes e projecções, ilumina a icónica casa com uma exibição de cores, formas e figuras retiradas do repertório arquitetónico de Gaudí.
5. Despedir-se do ano no Port Aventura

Vai viajar para Barcelona em dezembro e quer surpreender os seus filhos com uma despedida do ano que eles nunca esquecerão? Reserve os seus bilhetes para o Port Aventura, que também incluem o acesso ao Ferrari Land, e faça-lhes a surpresa da sua vida.
Se tem filhos e quer divertir-se com eles, não pode perder as atracções mais incríveis:
- As montanhas russas mais altas da Europa, como a Shambhala ou a Dragon Khan.
- Grandes atracções aquáticas, como o Tutuki Splash.
- Atracções com uma queda livre de 86 metros de altura.
Além disso, na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo, o parque veste-se a rigor e organiza actividades ainda mais especiais, como jantares de gala com cotilhão. Ótimo!
6. Desfrutar de um bom calçots

Os calçots são deliciosas cebolas assadas que são depois banhadas num espesso molho romesco, originário da Catalunha. Estes legumes são também conhecidos como "Calçotades" ou "Arbós de la primavera". São colhidos no final do outono e curados no solo até poderem ser utilizados em janeiro e fevereiro. Diz-se que o seu sabor é o resultado da exposição ao frio.
No inverno, os calçots aparecem nas ementas como os reis indiscutíveis da gastronomia catalã. São acompanhados por coelho, porco ou frango grelhados, chouriço de butifarra e um bom copo de vinho local.
Se lhe apetecer descobrir todos os pratos da rica gastronomia catalã, não perca uma visita gastronómica a Barcelona. Viverá uma experiência gastronómica única!
7. Junte-se à cena cultural em Sitges

Sitges, uma das cidades costeiras mais populares de Barcelona, apresenta uma oferta cultural sazonal que é sempre rica e diversificada.
Entre eles, há três eventos que recomendo:
- O Festival Internacional de Cinema do Vinho e da Cava, MOST. Os amantes da sétima arte, da cava e do vinho sentir-se-ão no paraíso.
- O Festival de Natal de Sitges. É colorido, divertido e irreverente; mesmo que já o tenha visitado anteriormente, encontrará uma surpresa todos os anos. A festa dura dois dias e começa logo após o dia de Natal.
- O Carnaval de Sitges. A melhor versão europeia da octavita brasileira. A energia é incrível e as actividades culturais estão na ordem do dia.
Reserve uma viagem a Sitges a partir de Barcelona, que também inclui uma visita a Tarragona, e descubra o que esta cidade tem para oferecer também no inverno.
8. Festejar o Dia dos Reis Magos do Oriente

Se viajar com crianças para Barcelona e estiver lá no dia 5 de janeiro, é óbvio que não pode perder o Desfile dos Reis Magos.
E se estiver em Barcelona em dezembro, tem de os levar à Fábrica dos Reis Magos no bairro de Sant Andreu. Os ajudantes de Suas Majestades acompanhá-los-ão numa visita guiada que começa no Correio Mágico, a partir da terceira semana de dezembro. As actividades são óptimas para as crianças e de fácil acesso de metro.
A propósito, acho que ainda não vos disse que , se comprarem o Barcelona Card Express, têm acesso gratuito e ilimitado a todos os transportes públicos da cidade, entre muitas outras vantagens. Por isso, não tem desculpa, saia do centro da cidade e leve os seus filhos numa experiência mágica.
9. Celebrar o Festival de inverno de Barcelona

La Laia, Santa Eulália ou o Festival de inverno. Estes três nomes são utilizados para descrever uma festa que se realiza todos os anos durante a semana de 12 de fevereiro, quando os catalães e os turistas se divertem com as danças da sardana, os diabos dançantes e o correfoc em honra da sua padroeira.
Durante esta semana, há também dias abertos nos museus da cidade e numerosos eventos nos centros cívicos dos bairros.
Interessa-se por arte mas a sua estadia não coincide com estas datas? Não fique desiludido. Reserve o Barcelona Articket e tenha acesso aos seis museus mais importantes da cidade:
- Museu Picasso de Barcelona.
- Museu Nacional de Arte da Catalunha.
- Fundação Joan Miró.
- Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.
- Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.
- Fundação Antoni Tàpies.
10. Passeios urbanos sem multidões

Uma visita combinada à Sagrada Família e ao Parque Güell é uma das minhas recomendações em Barcelona durante o inverno. Nesta altura do ano, o parque recupera o seu tapete verde. Os caminhos são reabertos e parece que ninguém vai lá, pois pode andar livremente sem se preocupar com multidões.
Além disso, a menor afluência de turistas (embora, para ser sincero, hoje em dia Barcelona atraia milhares de pessoas em qualquer altura do ano), faz com que o inverno seja também a melhor altura para desfrutar da Sagrada Família.
Em suma, se viajar para Barcelona no inverno, lembre-se que esta é a altura ideal para fazer uma visita combinada às duas grandes obras de Gaudí.
Barcelona no inverno: recomendações

O meu doce pecado da estação é o chocolate quente. Não existe um roteiro pré-estabelecido para o chocolate quente, mas se viajar em dezembro e gostar de chocolate, convido-o a tomar uma boa chávena de chocolate quente em pelo menos três locais diferentes:
- Granja La Pallaresa encontra-se no Bairro Gótico e é uma delícia, o chocolate sabe a casa e o serviço é de primeira.
- Petritxol Xocoa fica apenas a um quarteirão de distância, mas os churros aqui são de outro mundo.
- La Nena Chocolatería quando se atravessa o Barrio de Grácia. O chocolate com creme aqui é muito saboroso e a decoração lúdica é encantadora.
Quanto ao clima, o inverno em Barcelona é mais fresco do que frio. A temperatura média é de 15ºC, embora as temperaturas sejam mais baixas em janeiro e fevereiro. O melhor é estar atento à previsão do tempo.
Reserve algum tempo para desfrutar de Barcelona. Pode fazer um passeio de bicicleta, reservar um passeio a pé totalmente personalizado ou adquirir um Explorer Pass para visitar o maior número possível de atracções e poupar muito dinheiro. As opções são quase infinitas - a escolha é tua!