10 coisas para fazer no outono em Barcelona
Barcelona tem um encanto especial quando está tingida com as cores do outono. Aqui está uma lista das melhores coisas para fazer nesta bela altura do ano.
Seja qual for o mês do ano, Barcelona está sempre viva e cheia de animação. Mas no outono, a cidade deixa para trás todo o turismo de massas que recebe no verão e as temperaturas são mais agradáveis. Por isso, se decidiu visitar Barcelona no outono, é porque pensou bem.
Se está a pensar no que ver e fazer em Barcelona nesta altura do ano, este artigo diz-lhe tudo o que precisa de saber antes das suas férias na cidade. Se quer fazer da sua visita uma experiência única, fique e leia os planos que pensei para si.
1. Desfrutar da Mercats de Mercats, a maior feira gastronómica da cidade
Todos os anos, em outubro, todos os mercados dos diferentes municípios se unem para dar origem ao maior mercado de todos: o Mercats de Mercats.
Este grande mercado caracteriza-se pela grande variedade de produtos locais e opções gastronómicas caseiras de qualidade inquestionável. É uma óptima opção para passar o tempo ao ar livre, saborear pratos deliciosos e conhecer um ambiente mais tradicional e não turístico da cidade.
Mas, para além do tradicional, este mercado tem vindo a crescer em dimensão e em variedade de actividades. Hoje em dia, é possível participar em provas de vinhos e em aulas dadas por chefes de cozinha de renome. Se estiver interessado e quiser saber um pouco mais, recomendo que reserve um passeio gastronómico pela cidade de Barcelona.
- Quando: fim de outubro.
- Onde: em várias zonas de Barcelona
- Preço: gratuito
2. Descubra o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges
Sitges é uma pequena cidade costeira encantadora, a apenas 30 minutos de comboio de Barcelona, que se tornou cada vez mais popular pela sua beleza inconfundível e pelo seu ambiente animado no verão e na época do Carnaval. É por isso que existem várias empresas que oferecem a possibilidade de reservar uma excursão a Sitges a partir de Barcelona
O Festival de Cinema de Sitges é um plano perfeito para desfrutar das melhores estreias de filmes fantásticos e de terror.
E se o cinema não for a sua praia, pode também assistir à famosa e multitudinária Zombie Walk, uma corrida de zombies organizada no primeiro sábado do festival, que o transportará num instante para um mundo de fantasia e monstros.
- Quando: primeiras duas semanas de outubro
- Onde: Sitges
- Preço: gratuito
3. Passeio pelo parque de Collserola com a sua paisagem outonal
Barcelona é uma cidade conhecida pela sua gastronomia, pelas suas praias e pela sua arquitetura. Mas a cidade também guarda muitos segredos e, entre eles, está este incrível espaço verde que não pode perder nesta altura do ano.
Collserola é uma área verde numa zona montanhosa muito próxima da cidade, onde o outono se vê no seu esplendor com a sua ampla gama de tons castanhos e alaranjados. Daqui também se podem apreciar algumas das melhores vistas de Barcelona.
Esta é a época do ano preferida de muitos habitantes que visitam este local no outono, pois as temperaturas são muito agradáveis para a prática de atividade física na floresta ou apenas para um agradável passeio. Também vale a pena reservar um passeio de bicicleta por Barcelona para aproveitar ao máximo estes dias de outono.
- Quando: durante o início do outono, poderá apreciar as mudanças de cor.
- Onde: Barcelona
- Preço: gratuito
4. Celebrar a maior festa da cidade de Barcelona: La Mercé
Se procura diversão, não pode perder as festividades de La Mercè em Barcelona. Trata-se do maior evento do ano para os barceloneses, já que esta celebração é realizada em honra da padroeira de Barcelona: a Mãe de Deus da Misericórdia.
Longe de ser um evento religioso, encontrará um ambiente festivo e muitas actividades para desfrutar, como concertos, eventos ao ar livre, desfiles e espectáculos de diferentes tipos em muitos pontos da cidade.
A tradição e o folclore dos catalães têm os capgrossos, personagens engraçados com cabeças enormes que andam pelas ruas de Barcelona. Mas se quiser realmente viver La Mercé ao máximo, não perca os correfocs, uma espécie de carros alegóricos com figuras de demónios.
- Quando: 22 a 25 de setembro
- Onde: Barcelona
- Preço: gratuito
5. Participe nas festividades de La Castanyada
Enquanto outros países adoptam o Halloween como uma celebração mais normal todos os anos, a Espanha também celebra a sua própria festa popular: o Dia de Todos os Santos. É celebrado a 1 de novembro, mas, tal como o Dia das Bruxas, a tradição estende-se por quase todo o mês.
Em Barcelona, em particular, poderá encontrar bancas de rua com castanhas assadas ou batatas doces em várias esquinas. Este tipo de gastronomia é típico desta data especial e ideal para o frio que começa a fazer-se sentir.
Encontrará também a ratafía, um licor tradicional, e os famosos panellets, deliciosos bolos de maçapão.
- Quando: 1 de novembro
- Onde: Barcelona
- Preço: gratuito
6. Aproveitar ao máximo as 48hs. Casa Aberta
A organização Open House Worldwide promove a arquitetura com o objetivo de a tornar um recurso mais acessível e acessível a todos. Para isso, organizam jornadas de 48 horas em diferentes partes do mundo, nas quais os edifícios mais admirados abrem as suas portas ao público.
Se visitar Barcelona no final de outubro, não perca a oportunidade de ver gratuitamente (e por vezes com visita guiada) os edifícios mais surpreendentes, como a prisão Modelo, o emblemático Arco do Triunfo ou a Biblioteca Arús.
Muitas destas obras arquitectónicas estão geralmente fechadas ao público. Por isso, este festival atrai milhares de curiosos desejosos de as ver. É também uma atividade divertida se estiver a viajar com crianças.
- Quando: De meados a finais de outubro
- Onde: Barcelona
- Preço: gratuito
7. Assistir ao Festival Internacional de Jazz
Um dos eventos mais importantes para a música na cidade de Barcelona é o VollDamm Festival Jazz Barcelona. Durante a sua visita à cidade na época de outono, poderá desfrutar dos melhores sons nos diferentes concertos, conferências, aulas e actividades que se realizam em torno deste festival.
Os melhores artistas internacionais apresentam a sua arte em edifícios de renome como o Liceu e o Palau de la Música Catalana, um dos edifícios mais bonitos de Barcelona com uma acústica incomparável.
Embora muitas das actividades sejam gratuitas, é necessário comprar o seu bilhete para alguns concertos, por isso não se esqueça de reservar com antecedência e partilhar a sua paixão pelo jazz.
- Quando: segunda semana de outubro.
- Onde: Barcelona
- Preço: gratuito ou com bilhete, consoante o concerto.
8. Não perca a Oktoberfest de Barcelona!
Quem disse que esta tradição é apenas alemã? A Oktoberfest de Barcelona reúne muita gente.
O grande centro de exposições Fira de Barcelona abre as suas portas para este dia de pura cerveja e cultura do país vizinho a todos os que queiram festejar.
Pode comprar o seu bilhete para as mesas ou para zonas mais privadas, mas não faltarão sempre canecas de cerveja espumosa e trajes tradicionais por todo o lado. Sem dúvida, um plano muito divertido para a sua visita à cidade.
- Quando: primeiras semanas de outubro.
- Onde: Fira Montjuic, Barcelona.
- Preço: a partir de 15 euros.
9. Mira Festival: uma experiência para todos os sentidos
O Mira Festival é um famoso evento na cidade de Barcelona que une a música eletrónica às artes visuais. É um festival de referência internacional para quem é fã de arte contemporânea e das novas tendências. E para aqueles que têm vontade de dançar, claro.
É um plano alternativo que deve ter em conta se viajar para Barcelona no outono. Tem a duração de 3 dias e recomendo que faça a sua reserva com bastante antecedência para garantir o seu lugar.
- Quando: início de novembro
- Onde: Barcelona
- Preço: a partir de 20 euros.
10. Tire muitas fotos na Festa do Roser
La Festa del Roser significa muitas cores e flores por toda a cidade. Esta tradição nasceu há muitos anos e o que começou como uma missa em honra da Virgem do Roser, hoje é um grande evento que inclui actividades, feiras e muita decoração floral em muitos edifícios ao longo da Rambla de Barcelona.
Além disso, junto ao Palau de la Virreina, todos os barceloneses fazem uma oferenda à imagem da Virgem. Cada flor representa um desejo, por isso não se esqueça de fazer o seu.
Há também dias abertos nos museus em torno da Rambla. Veja o meu artigo sobre os melhores museus para saber do que se trata.
- Quando: segunda semana de outubro.
- Onde: Barcelona
- Preço: gratuito
Se gostou deste artigo, talvez esteja interessado em
Se achaste que estes planos são boas alternativas, recomendo-te que leias o meu post sobre as melhores visitas guiadas na cidade de Barcelona. Se quiser conhecer a cidade em profundidade, reservar uma visita guiada a Barcelona é sempre o melhor plano.
Recomendo que o faça no primeiro dia para ter uma ideia geral da cidade e das diferentes opções para desfrutar das suas férias.
Outra opção interessante para percorrer Barcelona no outono é optar pelo serviço de autocarros turísticos. Esta cidade tem muito para oferecer e os pontos de interesse estão muito longe. Com as temperaturas outonais, é muito confortável viajar neste tipo de autocarro que liga todos os locais a visitar.