As 10 melhores obras de Dalí que podes ver em Barcelona

Para além de belas obras arquitectónicas, Barcelona também exibe obras plásticas e artísticas. Aqui estão algumas das obras mais famosas de Dalí que pode ver nesta cidade.

Andressa García

Andressa García

leitura de 8 minutos

As 10 melhores obras de Dalí que podes ver em Barcelona

Barcelona | ©Keith Roper

Apesar de Dalí ter nascido em Figueres, a mais de 140 quilómetros a nordeste de Barcelona, nesta última cidade é possível encontrar diferentes museus onde é possível apreciar a obra do artista. De facto, uma das melhores coisas para ver e fazer em Barcelona é, sem dúvida, ir aos museus de arte para apreciar as obras de artistas famosos como Dalí.

Entre as obras mais famosas de Dalí que pode apreciar na cidade de Barcelona estão pinturas como o Cesto de Pão ou o Rosto de Guerra, e outras ainda mais ousadas e criticadas como O Grande Masturbador. Aqui está um resumo de algumas das obras que pode encontrar na cidade e os museus onde pode ir para as ver.

1. Retrato do meu pai

Retrato do meu pai| ©Jordi Martinez
Retrato do meu pai| ©Jordi Martinez

Esta é uma obra muito especial, pois Salvador Dalí pintou-a quando tinha apenas 16 anos. O Retrato de meu pai é uma obra relevante para a história artística tanto do artista (por tê-la pintado tão jovem) como do movimento surrealista.

Robert Hughes, crítico de arte, descreveu a obra como "uma imagem estranhamente madura para alguém tão jovem" e chegou a dizer que era uma evidência precoce de que Dalí olhava o mundo com olhos ligeiramente distorcidos.

Pormenores de interesse

Bilhetes para o Museu Nacional de Arte da Catalunha

2. Retrato de Picasso no século XXI

Retrato de Picasso| ©Dan
Retrato de Picasso| ©Dan

Esta obra surrealista mostra Picasso num estilo caraterístico de Dalí. O artista pintou-o com uma cabeça alongada e um aspeto algo distorcido. Mas, para além da sua aparência, o quadro suscitou um debate ainda mais profundo sobre a suposta rivalidade entre os dois artistas espanhóis.

Ainda hoje é objeto de debate devido à imagem que sugere do artista, que alguns vêem como uma homenagem, enquanto outros especialistas vêem como uma provocação do catalão ao malagueño. Para ver esta obra, recomendo que compre bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras, onde o quadro está exposto.

Detalhes interessantes

  • Localização: Museu Dalí de Figueras
  • Horário de visita: Depende da época do ano. Normalmente está aberto entre as 10:30 e as 17:15; ou das 9:00 às 19:15.
  • Preço: a partir de 21€.

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras

3. Cesto de pão

Cesto do pão| ©S.O.L.3
Cesto do pão| ©S.O.L.3

O Cesto do Pão é uma das obras mais sublimes de Dalí, porque para além de evocar a simplicidade, põe em evidência uma parte importante dos elementos que o artista utilizava nas suas obras. O Cesto do Pão tem uma história verdadeiramente comovente, ou pelo menos foi assim que o próprio artista a contou durante a primeira exposição da tela em Nova Iorque, em 1945.

Dalí descreveu o trabalho por detrás da sua obra dizendo que demorou dois meses consecutivos a produzi-la, trabalhando a um ritmo de quatro horas por dia para a terminar com o máximo de pormenores possível. Explicou também que durante este período ocorreram os episódios mais surpreendentes e sensacionais da história contemporânea, o que tornou a sua obra ainda mais importante.

Pormenores de interesse

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras

4. Galatea das Esferas

Galatea das Esferas| ©Alexandra Caicedo D
Galatea das Esferas| ©Alexandra Caicedo D

Foi criada pelo autor em 1952 e no interior da pintura pode ver-se um retrato da mulher do autor, Gala. Juntamente com o retrato da mulher, há uma série de objectos flutuantes, incluindo esferas, poliedros e um dodecaedro romboidal truncado.

Uma das caraterísticas mais interessantes da obra é o seu nome, que se inspira numa personagem de um romance de Cervantes chamada La Galatea. A pintura insere-se no movimento surrealista que marcou a cena cultural no início do século XX, graças à obra de Dalí, muito divulgada. Segundo os especialistas, em A Galateia das Esferas, o artista catalão tenta transmitir o conceito de geometria divina, representado pelas formas flutuantes que rodeiam o retrato da sua mulher.

Pormenores interessantes

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras

5. Retrato de Joan Maria Torres

Retrato de Joan Maria Torres| ©Peter E
Retrato de Joan Maria Torres| ©Peter E

O Retrato de Joan Maria Torras é uma das pinturas mais antigas de Salvador Dalí, que a criou por volta de 1921, quando tinha apenas 17 anos de idade. É executado num estilo cubista, no qual foi influenciado pelo seu mentor artístico, Ramon Pichot. O quadro consiste basicamente em mostrar Joan Maria Torras através dos olhos de Dalí. A personagem do quadro era um amigo e colega do autor na Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid.

Os especialistas neste tipo de arte explicam que nesta obra já se pode ver a influência que artistas como Pablo Picasso e Georges Braque tiveram na obra de Dalí. Explicam também que é possível ver nesta obra como começou o processo criativo do surrealismo que caracterizou Dalí durante o resto da sua carreira.

Informações de interesse

Compre o seu bilhete para o Museu Nacional de Arte

6. Mulher em chamas

Mulher em chamas| ©Rodrigo Malagón
Mulher em chamas| ©Rodrigo Malagón

A escultura "Mulher em Chamas " ou "La Mujer en Llamas", concebida por Dalí por volta de 1980, vai chamar a sua atenção porque é feita em bronze e oferece ao espetador uma visão surrealista.

Foi exposta outras vezes noutros locais importantes em todo o mundo, no entanto, neste momento está exposta no Museu MoCo em Barcelona, pelo que recomendo que compre o seu bilhete para ver esta obra. Provavelmente, esta escultura encontra a sua inspiração numa obra pictórica do mesmo artista chamada "A persistência da memória".

Pormenores interessantes

  • Horário de visita: segunda e sexta-feira das 11:00 às 19:30. Sábados das 10:00 às 20:00. Domingos e feriados abertos entre as 10:00 e as 15:00.
  • Preço: entre 6 e 12 euros.

Reservar bilhetes para o Museu MoCo

7. Figuras deitadas na areia

Figuras deitadas na areia| ©Francisco Yopis García
Figuras deitadas na areia| ©Francisco Yopis García

Figuras deitadas na areia" foi criada pelo artista catalão Salvador Dalí em 1931, num estilo hiper-realista. A obra apresenta cores vivas, que contrastam com as sombras pronunciadas e as formas angulares e distorcidas. Quanto ao seu significado, os especialistas afirmam que poderia representar os medos e traumas da infância de Dalí e o seu fascínio pela psicologia.

É, sem dúvida, uma obra importante na criação de Salvador Dalí e do movimento surrealista. Embora não se encontre na capital catalã, pode ser visitada numa excursão a Girona a partir de Barcelona.

Detalhes de interesse

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras

8. Autorretrato suave com bacon frito

Autorretrato suave com bacon frito| ©albTotxo
Autorretrato suave com bacon frito| ©albTotxo

Entre as obras verdadeiramente notáveis de Dalí está, sem dúvida, o Autorretrato com bacon frito, um divertido óleo sobre tela que foi criado pelo artista catalão por volta de 1941. É uma das obras mais especiais de Dalí, porque explora o conceito de realidade e de identidade pessoal.

Os especialistas em arte concordam que o que a imagem transmite é o desejo do artista de transcender os limites do eu e fundir-se com o universo, graças ao aparecimento do retrato suave e derretido. Também se pode ver na obra os diferentes símbolos que caracterizam o trabalho de Dalí na maioria das suas obras, que são a relojoaria suave e o simbolismo animal representado pelo toucinho frito.

Pormenores interessantes

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras

9. Rapariga de Figueres

Rapariga de Figueres| ©Juan Actuario
Rapariga de Figueres| ©Juan Actuario

Quando tinha 22 anos e era estudante na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid, Salvador Dalí criou a obra "Rapariga de Figueres". Trata-se de um retrato de uma jovem com uma expressão enigmática, um pescoço comprido e uma cabeça oval, o que lhe confere as caraterísticas recorrentes da obra de Dalí.

A obra é um óleo sobre tela com pinceladas suaves e delicadas que ajudam a criar texturas subtis. Esta é uma das primeiras obras do artista que chamou a atenção do público e dos críticos de arte. Os especialistas descreveram-na como uma mistura fresca de técnicas tradicionais e modernistas, e é considerada a primeira abordagem de Dalí à técnica surrealista.

Pormenores de interesse

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras

10. Manequim de Barcelona

O Manequim de Barcelona é uma obra surrealista de Salvador Dalí em 1926. É um óleo sobre tela originalmente exibido nas galerias Dalmau em Barcelona durante uma exposição do Modernismo Pictórico Catalão. Atualmente, a obra faz parte da coleção do Teatro-Museu Dalí, em Figueres.

A pintura destaca-se pela integração de várias formas e elementos simbólicos que compõem a imagem de um "manequim": podemos ver, por exemplo, a silhueta tripla da cabeça e outros símbolos caraterísticos do universo daliniano, como o olho, a lua crescente e o peixe, elementos que convidam o espetador a envolver-se e a interpretar o seu significado profundo.

A técnica utilizada é a pintura a óleo, e a obra é um claro exemplo da fusão entre o surrealismo e o modernismo catalão, fazendo com que o espetador se sinta parte ativa do mundo simbólico que Dalí cria.

Pormenores de interesse

Reservar bilhetes para o Teatro-Museu Dalí em Figueras