Mais sobre: Tours de Gaudí em Barcelona
Barcelona é considerada por muitos como a capital mundial do Modernismo. Existem muitos exemplos deste estilo de arquitetura na cidade e a maioria deles, os mais importantes, são obra de Antonio Gaudí. Este arquiteto catalão foi o maior expoente do modernismo catalão e levou Barcelona a receber tal reconhecimento. As obras de Gaudí estão sempre entre as atracções essenciais para ver em Barcelona.
Como a cidade não pode ser entendida sem a sua figura, as visitas guiadas aos seus edifícios são sempre uma opção altamente recomendada se quiser ver Barcelona e tirar o máximo partido dela. Aqui encontrará toda a informação sobre o que ver nestas visitas, as suas características, as suas vantagens e desvantagens e, em suma, tudo o que precisa de saber sobre as visitas de Gaudí em Barcelona.
1. Excursão completa Gaudí e Modernismo
Há um tipo de passeio que eu recomendo muito antes de visitar qualquer monumento de Gaudí. Trata-se de um passeio a pé pela Barcelona de Antonio Gaudí, no qual você passará pela área de Passeig de Gràcia e Eixample, onde se concentram a maioria das obras do famoso arquiteto e outros exemplos do modernismo na cidade.
Este passeio é sempre acompanhado por um guia especializado que lhe dará uma visão geral da história do modernismo em Barcelona, falará sobre a história de Gaudí e dar-lhe-á todas as informações necessárias para desfrutar da Barcelona modernista.
Isto é particularmente interessante porque teremos toda a informação para depois visitar os monumentos de Gaudí e apreciá-los ainda mais. Estas visitas começam normalmente no bairro de Eixample, passam pelo Passeig de Gràcia, onde se encontram a Casa Batlló e La Pedrera, e terminam na Sagrada Família.
A duração é de cerca de duas horas, pelo que é perfeitamente compatível com os nossos planos de viagem e os preços são normalmente bastante baratos, rondando os 15 euros. Estas visitas são a melhor opção para ter uma visão geral das obras de Gaudí e do Modernismo.
Detalhes interessantes
- Preço: Entre 10 e 20 euros.
- Duração: Entre 2 e 3 horas.
- Meio de transporte: A pé.
- Vantagens desta opção: Muito útil para ter uma visão geral da Barcelona de Gaudí.
- Desvantagens desta opção: É feito inteiramente a pé, pelo que pode ser cansativo.
2. Tour combinado Parque Güell + La Sagrada Familia
Quando se trata de entrar nos monumentos de Gaudí, uma visita guiada torna as coisas muito mais fáceis para nós. O grande número de turistas que visitam lugares como o Parque Güell ou La Sagrada Familia todos os dias torna difícil a obtenção de bilhetes e muitas vezes temos de fazer longas e insuportáveis filas de espera.
As excursões salvam-nos desta grande desvantagem e são especialmente úteis se incluírem bilhetes combinados para locais como o Parque Güell e a Sagrada Família.
O Parque Güell(aqui pode ver informações sobre bilhetes) e a Sagrada Família são dois dos locais mais concorridos e estão muito próximos um do outro. Por esta razão, há muitas excursões que oferecem uma visita combinada aos dois monumentos.
Incluem bilhetes para ver ambos sem filas ou dependendo da disponibilidade, bem como vê-los acompanhados por um guia profissional e transporte em minibus do Parque Güell para a Sagrada Família. Com estas excursões, teremos cerca de 2 horas e meia em cada local para o ver em pormenor.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de cerca de 80 euros.
- Duração: Entre 5 e 6 horas.
- Meio de transporte: Miniautocarro entre os dois pontos.
- Vantagens desta opção: Evita filas de espera e problemas de disponibilidade de bilhetes.
- Desvantagens desta opção: O tempo para ver cada monumento é limitado.
3. A Sagrada Família na íntegra
A Sagrada Família é o principal símbolo de Barcelona e um dos edifícios mais visitados do mundo. A magnitude do templo é tal que a visita é dividida em várias partes e a obtenção de bilhetes pode ser muito difícil. As visitas guiadas à Sagrada Família resolvem estes problemas e tornam a visita à igreja muito mais fácil.
Em primeiro lugar, porque resolvem o problema inicial de conseguir bilhetes sem fazer filas ou ser condicionado pela procura de um dos edifícios mais visitados do mundo. E também porque os bilhetes incluem uma visita completa a todas as partes da Sagrada Família.
Isto inclui uma visita exterior com um guia que assinala os destaques de cada uma das fachadas, torres e decorações no exterior da igreja, acesso ao interior euma subida a uma das torres de onde se obtêm algumas das melhores vistas de Barcelona.
O ponto de partida e de chegada destas visitas é geralmente o parque da Plaça d'Antoni Gaudí. Quanto aos horários, pode encontrar toda a informação neste link.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 50 euros
- Duração: Cerca de 2 horas
- Vantagens desta opção: Tem entrada garantida sem filas e pode ver todo o templo com um guia profissional.
- Desvantagens desta opção: O tempo da visita é limitado. Não inclui o transfer para a Sagrada Família.
4. Visita guiada ao Parque Güell
Tal como acontece com a Sagrada Família, o Parque Güell tem os mesmos problemas causados pelo grande número de visitantes. Longas filas de espera e, por vezes, disponibilidade limitada de bilhetes, especialmente na época alta. Mais uma vez, as visitas guiadas são uma solução muito eficaz.
Além disso, o Parque Güell é muito extenso e tem muitos pontos de interesse, pelo que as visitas guiadas oferecem sempre o melhor percurso e garantem que não perde nada.
O Parque Güell, declarado Património Mundial pela UNESCO em 1984, está dividido em duas partes. Uma parte livre, que não está incluída nas visitas guiadas e que é perfeita para passear e apreciar as vistas de Barcelona, e a parte monumental, que está incluída na visita guiada e onde se encontram todos os locais de interesse, como o famoso dragão trencadís, a sala Hipóstila, a Plaza de la Naturaleza e o miradouro, entre muitos outros.
As visitas guiadas duram geralmente cerca de uma hora e meia, mas depois da visita tem todo o tempo que quiser para continuar a ver o parque dentro do horário. Os bilhetes e as visitas guiadas custam normalmente cerca de 30 euros.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 30 euros.
- Duração: Cerca de 1 hora e meia.
- Vantagens desta opção: Evita-se as filas de espera e a visita é perfeitamente optimizada para ver tudo em tempo útil.
- Desvantagens desta opção: O transporte para o parque não está incluído.
5. Visitas guiadas à Casa Batlló
No Passeig de Gràcia, encontrará as duas casas mais famosas de Gaudí: La Pedrera e Casa Batlló, muito próximas uma da outra. Vamos começar por ver as visitas guiadas à casa Batlló.
A mais colorida e vistosa das duas, foi construída com o objetivo de ser uma casa de família inigualável e Gaudí conseguiu-o certamente. Destaca-se mesmo entre as casas vizinhas que também são exemplos notáveis do modernismo e, por esta razão, está localizada no que é conhecido como a "manzana de la discordia" (quarteirão da discórdia).
É um dos monumentos mais valorizados de Barcelona e, de facto, em 2021 recebeu um prémio para o melhor monumento do mundo. Este prémio também aumentou o número de visitantes e, por vezes, é difícil conseguir bilhetes para a Casa Batlló sem fazer longas filas de espera.
Para a visitar, podemos também recorrer a visitas guiadas para evitar filas e ter acesso ao edifício acompanhado por um guia profissional na língua da sua escolha, ou com um guia áudio, se preferir. O interior da casa alberga um museu dedicado a Gaudí, à história do edifício e à exploração de como era a vida dos seus inquilinos no início do século XX, quando foi construído.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de aproximadamente 30 euros
- Duração: 1 a 2 horas de visita guiada mais tempo livre para ver a Casa Batlló
- Vantagens desta opção: Mais fácil de obter os bilhetes e sem longas filas de espera.
- Desvantagens desta opção: As visitas não costumam incluir o transfer para a casa Batlló.
6. Visitas guiadas a La Pedrera
A casa Pedrera partilha com a casa Batlló o protagonismo no Passeig de Gràcia. Também foi projectada por Antonio Gaudí, e embora seja um pouco mais discreta nas suas cores, as suas formas, inspiradas na natureza, são igualmente incríveis.
Atualmente, a Casa Milà, como também é conhecida, é a sede da fundação Catalunya La Pedrera e reserva as suas melhores salas para visitas turísticas. No interior, destacam-se o sótão das baleias e o telhado dos guerreiros. O significado destes nomes tem a ver com as suas formas, mas se quiser saber mais sobre eles, o melhor é fazer uma visita guiada.
Este tipo de visitas, como já referimos, inclui entrada direta, sem filas de espera, e pode escolher um guia credenciado ou utilizar um audioguia. Estou mais inclinado a interagir com pessoas que também podem responder às nossas perguntas, mas também é verdade que os audioguias são muito bem concebidos para que não percamos um único pormenor.
Em qualquer caso, é sempre mais rentável ver a Casa Pedrera com as vantagens de uma visita guiada. Não será necessário muito mais do que uma hora e meia para conhecer a casa, embora com estas visitas o tempo após a visita seja ilimitado para parar nos pontos que mais chamaram a nossa atenção.
Pormenores interessantes
- Preço: A partir de cerca de 25 euros, em média.
- Duração: Mínimo 1 hora e meia ou o tempo que se quiser prolongar.
- Vantagens desta opção: Acesso direto sem filas e as explicações mais completas.
- Desvantagens desta opção: Não inclui o transfer para La Pedrera
7. Visitas nocturnas a La Pedrera e à Casa Batlló
Um dos pontos mais populares para os visitantes da Casa Batlló e La Pedrera são os seus respectivos telhados. E é aí que acontecem as experiências mais especiais dos dois monumentos, ambos ao cair da noite.
Começando pela visita nocturna à Casa Batlló, é possível contratar uma excursão nocturna privada cuja principal atração é visitar a casa fora do horário de visitas e assistir a concertos e espectáculos na própria Casa Batlló. Esta experiência é conhecida como as noites mágicas e inclui ainda uma experiência de realidade virtual e bebidas para complementar a experiência.
Na Casa Pedrera, a experiência nocturna muda um pouco. Também há visitas guiadas após o encerramento ao público, mas as actuações e concertos na Casa Batlló são trocados por um copo de cava e um espetáculo de projecções sobre as formas do telhado dos famosos guerreiros.
Ambas as visitas são altamente recomendadas para as experiências especiais em dois dos edifícios mais especiais de Gaudí.
Detalhes interessantes
Visita nocturna à Casa Batlló
- Preço: A partir de 40 euros
- Duração: Aproximadamente 1 hora e meia
- Vantagens desta opção: É uma experiência única e mais exclusiva
- Desvantagens desta opção: É menos adequada para ver a parte histórica e arquitetónica da casa. Não inclui o transfer para a Casa Batlló.
Detalhes de interesse
Visita nocturna à Casa Pedrera
- Preço: A partir de 35 euros
- Duração: 1 hora e meia aproximadamente
- Vantagens desta opção: O espetáculo é único
- Desvantagens desta opção: Não há possibilidade de jantar e o transfer para La Pedrera não está incluído.
8. Gaudí em bicicleta
As excursõese passeios de bicicleta são sempre uma das melhores formas de conhecer Barcelona. Graças às largas ruas e avenidas da cidade e às suas poucas encostas, Barcelona presta-se bem a isso, especialmente quando o tempo está bom. Um dos passeios mais recomendados neste sentido são os passeios de bicicleta Gaudí.
Estes passeios permitem-lhe descobrir a Barcelona de Gaudí a partir do conforto da sua bicicleta. Normalmente são feitos em pequenos grupos para facilitar a mobilidade e as bicicletas utilizadas têm motores eléctricos para que ninguém se canse demasiado.
A grande vantagem é que se pode deslocar entre os pontos altos de Gaudí, como a Casa Batlló e a Sagrada Família, de forma mais rápida e cómoda, com um guia que lhe mostrará todo o percurso.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de cerca de 35 euros
- Duração: Depende do passeio, mas pelo menos 2 horas.
- Vantagens desta opção: A mobilidade que tem com a bicicleta permite-lhe ir de um ponto a outro com mais rapidez e conforto.
- Desvantagens desta opção: É necessário ter um nível mínimo de fluência com a bicicleta.