Povoados Medievais em Barcelona

O passado medieval dos arredores de Barcelona fá-lo-á recuar no tempo a apenas algumas horas da capital catalã, não o perca!

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 8 minutos

Povoados Medievais em Barcelona

Castellfollit de la Roca | ©Jordi Domènech i Arnau

A Catalunha é um local de grande interesse histórico graças às povoações greco-romanas que ainda hoje sobrevivem e ao legado medieval, que pode ser visto em várias aldeias da Costa Brava.

Visitar as aldeias medievais da Costa Brava

Besalú| ©Jorge Franganillo
Besalú| ©Jorge Franganillo

Visitaras aldeias medievais da Costa Brava irá, sem dúvida, enriquecer a sua viagem, e o melhor de tudo é que existem excursões organizadas para que não tenha de se preocupar com nada.

Em primeiro lugar, viajará até Lloret de Mar, o epicentro da vida marítima, e daí poderá desfrutar de um passeio de barco até Tossa de Mar, uma cidade que o deslumbrará com a sua arquitetura medieval.

Duração: 9 horasRecomendado: Para os amantes do mar.

O que verá

  • Costa Brava a partir de Barcelona.
  • Lloret de Mar.
  • Tossa de Mar.

Reservar uma excursão à Costa Brava

Faça uma excursão às aldeias e praias da Costa Brava

Pôr do sol na Costa Brava
Pôr do sol na Costa Brava

As aldeias da Costa Brava oferecem vistas únicas do Mediterrâneo e são parte integrante do itinerário turístico da Catalunha. Mas a grande vantagem desta excursão é que lhe mostra a Costa Brava num percurso que a maioria dos turistas não vê, pois a sua verdadeira essência encontra-se nas pequenas enseadas escondidas ao longo da costa. Poderá nadar no mar, longe das praias cheias de gente, e desfrutar das águas cristalinas das enseadas, tal como um habitante local.

Além disso, com esta excursão às aldeias e praias da Costa Brava, visitará a aldeia medieval de Pals, cujas ruas calcetadas com arcos, varandas de pedra e passeios de muralha o transportarão para outro tempo, e poderá subir à torre de menagem medieval da aldeia para desfrutar de vistas espectaculares da Costa Brava.

Duração: 9 horas.Recomendado: Se tem tendência para se cansar das excursões de dia inteiro e quer passar parte do dia a tomar banho no mar.

O que vai ver

  • Costa Brava desde Barcelona.
  • Lloret de Mar.
  • Tossa de Mar.

Reservar uma excursão à Costa Brava

Ir a Figueres e Cadaqués

Cadaqués| ©Françoise Cardinal
Cadaqués| ©Françoise Cardinal

Se é apaixonado pela arte de Dalí, pode visitar a casa do artista e o seu Teatro-Museu se reservar uma excursão a Figueres e Cadaqués (tem todos os pormenores no meu guia sobre Bilhetes e visitas ao Museu Salvador Dalí de Barcelona).

Nesta excursão, poderá também descobrir o encanto de Cadaqués, uma aldeia da Costa Brava que o deslumbrará.

A excursão, com uma duração aproximada de 11 horas e meia, realiza-se em pequenos grupos e será acompanhada por um guia local que lhe explicará todos os pormenores.

Duração: 11 horas e meia.Recomendado: Se é um amante da arte contemporânea.

O que vai ver

  • Figueres.
  • Cadaqués.
  • Teatro-Museu Dalí.

Reservar uma excursão a Figueres e Cadaqués

Passe um dia em Vic e Rupit e desfrute de uma degustação de carnes curadas

Vic| ©Javier Leiva
Vic| ©Javier Leiva

Reservar uma excursão aos Pirinéus é um must na sua viagem a Barcelona. Explorarás Vic, Queralbs e alguns dos vales das montanhas. Percorreremos as suas ruas e edifícios principais, como a câmara municipal, a catedral e o Museu Episcopal, e poderemos visitar uma charcutaria local para provar uma seleção de carnes curadas típicas.

Parte da atração turística de Vic é o seu mercado, realizado na praça principal da cidade, que uma vez por ano, em dezembro, se transforma num dos mercados medievais mais genuínos e bonitos de Espanha. Depois de percorrer Vic, dirigir-se-á a Queralbs

Duração: 11 horasRecomendado: Se já visitou a Costa Brava e quer conhecer as aldeias do interior e o seu legado medieval.

O que verá

  • Vic.
  • Queralbs.
  • Monte Nuria.

Reservar uma excursão aos Pirinéus

Descobrir o Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa

Ponte medieval Sant Joan les Fonts| ©Josep Maria Viñolas Esteva
Ponte medieval Sant Joan les Fonts| ©Josep Maria Viñolas Esteva

Se quiser combinar um dia na natureza com uma visita a aldeias medievais, recomendo a excursão ao Parque Natural da Zona Vulcânica de La Garrotxa e a várias aldeias medievais. Começará o dia com uma caminhada pelo Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa, uma das paisagens vulcânicas mais impressionantes de Espanha. Durante a caminhada, atravessará um luxuriante bosque de azinheiras e visitará a cratera de um vulcão.

Depois, dirigir-se-á para as aldeias medievais. Visitará Castellfollit de la Roca, uma aldeia que parece estar parada no tempo e cujas vistas são de cortar a respiração, uma vez que está situada no topo de um penhasco com quase um quilómetro de comprimento. Mais tarde, irá a Sant Joan les Fonts, visitada pelos seus impressionantes edifícios medievais, como a igreja e o mosteiro, a ponte, a Torre Canadell, a Estância de Juvinyá, uma casa senhorial fortificada com uma torre de menagem, e um antigo moinho.

E, para terminar a excursão, percorreremos Besalú, a aldeia mais surpreendente das três, graças à sua ponte medieval que dá um encanto incomparável a esta povoação, cujas ruas nos transportam diretamente para a época feudal.

Duração: 9 horas.Recomendado: Se quiser entrar na natureza.

O que verá

  • Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa.
  • Castellfollit de la Roca.
  • Sant Joan les Fonts.
  • Besalú.

Dica de viagem do Alex

Se visitar Vic durante o fim de semana prolongado da Constituição, em dezembro, encontrará o seu mercado medieval, um dos mais bonitos e autênticos de Espanha, graças à atmosfera rural da cidade.

Deslumbrar-se com Montserrat

Montserrat| ©deepfoto
Montserrat| ©deepfoto

Quer fazer uma viagem às montanhas à volta de Barcelona, mas não está convencido pelas excursões às aldeias medievais? Nesse caso, reserve uma viagem ao Mosteiro de Montserrat, que tem uma vista deslumbrante da cidade a partir do topo. Leia todas as informações aqui: Excursões a Montserrat a partir de Barcelona.

A excursão, que dura aproximadamente 4,5 horas, é acompanhada por um guia profissional e poderá admirar a popular escultura de madeira de Nossa Senhora de Montserrat. Além disso, para mergulhar nas origens do município, terá a oportunidade de ver a exposição audiovisual "Espai Audio visual Montserrat".

E para se aprofundar ainda mais na cultura local, poderá desfrutar de uma degustação de licores feitos pelos monges locais.

Duração: 4 horas e meia.Recomendado: Se quiser tirar as melhores fotografias.

O que vai ver

  • Montserrat.
  • Abadia de Santa Maria Montserrat.
  • Escultura em madeira de Nossa Senhora de Montserrat.

Reservar uma excursão ao Mosteiro de Montserrat

Que excursão recomendam?

Vistas de La Garrocha
Vistas de La Garrocha

Embora seja um pouco difícil escolher uma excursão, pois todas elas têm o seu interesse particular, penso que nada supera a excursão ao Parque Natural da Zona Vulcânica de La Garrotxa com visita a três aldeias medievais. A beleza dos arredores que se vê nesta experiência é algo que ninguém deve perder se tiver a oportunidade de estar em Barcelona por alguns dias.

Além disso, diria que Pals é uma das aldeias mais turísticas da zona, por isso, se tiveres tendência para evitar as multidões, diria que talvez não gostes tanto de a visitar.

Em qualquer caso, no final é uma questão de escolher de acordo com as suas preferências: se gosta do mar, provavelmente vai gostar mais das aldeias da Costa Brava, e se gosta das montanhas e da história medieval, vai adorar visitar as aldeias de La Garrotxa, especialmente Besalú.

Reservar uma excursão a partir de Barcelona

Planear a sua excursão a partir de Barcelona

Apreciar um arroz preto
Apreciar um arroz preto

Quanto tempo preciso

A maior parte das excursões são de um dia inteiro, o que lhe dá uma ideia de quanto tempo é realmente necessário para visitar uma determinada zona. Se quiser combinar uma visita a Pals, na costa, com uma viagem às aldeias medievais do interior, não terá outra alternativa senão fazer duas excursões separadas.

Se viajar para Barcelona com crianças, uma viagem à Costa Brava é provavelmente a melhor opção, uma vez que passará a maior parte do dia na praia e as visitas turísticas serão mais adequadas para elas em termos de tempo e de percurso.

Melhor dia da semana para fazer uma excursão

Algumas zonas do Parque Natural da Garrotxa estão fechadas durante a semana, pelo que é preferível ir ao fim de semana (embora se possa fazer o percurso da excursão em qualquer dia da semana). Para visitar as aldeias da Costa Brava e nadar nas suas praias, como seria de esperar, o melhor é ir durante a semana para evitar as escapadelas de fim de semana de outros turistas e residentes de Barcelona.

E se acha que as excursões às aldeias medievais da Catalunha não são exatamente o que procura, não se preocupe, continue a ler e mais tarde falarei sobre outras viagens de um dia que podem ser feitas a partir de Barcelona.

Melhor altura do ano para visitar as aldeias medievais

Pode visitar o Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa em qualquer altura do ano, mas o outono é, sem dúvida, a melhor altura graças aos tons avermelhados e alaranjados das azinheiras, especialmente em meados de novembro.

No inverno, as folhas das árvores estarão no chão e entre o nevoeiro e o frio verá um panorama mais fantasioso. Na primavera e no verão, as cores das folhas não serão tão impressionantes, mas o tempo costuma estar melhor e dificilmente faz calor no bosque de azinheiras por onde passa o percurso, por ser tão frondoso.

Se tiver total liberdade de escolha, vale a pena visitar o mercado medieval de Vic. Realiza-se no Dia da Constituição, em dezembro, e é um dos mercados mais genuínos que alguma vez vi. Para uma viagem à Costa Brava, o verão é, sem dúvida, a melhor altura para desfrutar de um dia de praia e de um clima perfeito.

Onde comer nas aldeias medievais

Tanto na excursão a Vic e Rupit como na visita às aldeias e praias da Costa Brava pode escolher a opção com almoço, onde será levado a um restaurante local para almoçar. No caso da excursão a La Garrotxa e às três aldeias medievais, o almoço não está incluído, pelo que pode levar uma sandes na mochila ou comer em Besalú.

Seja qual for a sua escolha, aqui estão as minhas recomendações para cada excursão:

  • Rupit: Hostal Estrella, um restaurante com um serviço simpático e acolhedor, um menu de pratos caseiros preparados no dia e um preço muito acessível para a qualidade que servem. Embora uma grande parte do menu seja de carne, também oferecem algumas opções vegetarianas.
  • Calella de Palafrugell: La Blava, este sítio é especializado em marisco e pratos feitos com o peixe do dia. O melhor deste restaurante é a frescura dos seus produtos e a criatividade do seu menu, onde também se podem encontrar lombos e outras carnes.
  • Besalú: Cal Tronc, o melhor restaurante de Besalú segundo o TripAdvisor e, embora eu não o tenha experimentado pessoalmente, devo dizer que os seus guisados, pratos de arroz e sobremesas parecem ter tudo o que é necessário para recuperar as forças depois de um longo dia de caminhada.

Outras excursões a partir de Barcelona

Catalunha| ©faustonadal
Catalunha| ©faustonadal

Escrevi um guia prático sobre Excursões a partir de BarcelonaConsulte-o para ver todas as opções que tem para passar um dia a descobrir a Catalunha para além da cidade!

Reservar uma excursão de um dia a partir de Barcelona

O que devo levar comigo numa viagem às aldeias medievais?

Rua de Pals| ©Neil Blanshard
Rua de Pals| ©Neil Blanshard

Para qualquer uma destas excursões, recomendo o habitual: sapatos confortáveis, uma vez que vai andar a maior parte do dia, protetor solar e um boné ou chapéu se for na primavera ou no verão, uma vez que o sol pode ficar demasiado quente e não vai aproveitar a experiência. Ah, e fato de banho se for à Costa Brava, para nadar nas suas enseadas.

Leve um bom casaco se for às aldeias medievais no inverno, pois vai entrar em zonas montanhosas onde a temperatura desce bastante.

Reservar uma excursão a partir de Barcelona