Povoados Medievais em Barcelona
O passado medieval dos arredores de Barcelona fá-lo-á recuar no tempo a apenas algumas horas da capital catalã, não o perca!
A Catalunha é um local de grande interesse histórico graças às povoações greco-romanas que ainda hoje sobrevivem e ao legado medieval, que pode ser visto em várias aldeias da Costa Brava.
Visitar as aldeias medievais da Costa Brava
Visitaras aldeias medievais da Costa Brava irá, sem dúvida, enriquecer a sua viagem, e o melhor de tudo é que existem excursões organizadas para que não tenha de se preocupar com nada.
Em primeiro lugar, viajará até Lloret de Mar, o epicentro da vida marítima, e daí poderá desfrutar de um passeio de barco até Tossa de Mar, uma cidade que o deslumbrará com a sua arquitetura medieval.
Duração: 9 horasRecomendado: Para os amantes do mar.
O que verá
- Costa Brava a partir de Barcelona.
- Lloret de Mar.
- Tossa de Mar.
Faça uma excursão às aldeias e praias da Costa Brava
As aldeias da Costa Brava oferecem vistas únicas do Mediterrâneo e são parte integrante do itinerário turístico da Catalunha. Mas a grande vantagem desta excursão é que lhe mostra a Costa Brava num percurso que a maioria dos turistas não vê, pois a sua verdadeira essência encontra-se nas pequenas enseadas escondidas ao longo da costa. Poderá nadar no mar, longe das praias cheias de gente, e desfrutar das águas cristalinas das enseadas, tal como um habitante local.
Além disso, com esta excursão às aldeias e praias da Costa Brava, visitará a aldeia medieval de Pals, cujas ruas calcetadas com arcos, varandas de pedra e passeios de muralha o transportarão para outro tempo, e poderá subir à torre de menagem medieval da aldeia para desfrutar de vistas espectaculares da Costa Brava.
Duração: 9 horas.Recomendado: Se tem tendência para se cansar das excursões de dia inteiro e quer passar parte do dia a tomar banho no mar.
O que vai ver
- Costa Brava desde Barcelona.
- Lloret de Mar.
- Tossa de Mar.
Ir a Figueres e Cadaqués
Se é apaixonado pela arte de Dalí, pode visitar a casa do artista e o seu Teatro-Museu se reservar uma excursão a Figueres e Cadaqués (tem todos os pormenores no meu guia sobre Bilhetes e visitas ao Museu Salvador Dalí de Barcelona).
Nesta excursão, poderá também descobrir o encanto de Cadaqués, uma aldeia da Costa Brava que o deslumbrará.
A excursão, com uma duração aproximada de 11 horas e meia, realiza-se em pequenos grupos e será acompanhada por um guia local que lhe explicará todos os pormenores.
Duração: 11 horas e meia.Recomendado: Se é um amante da arte contemporânea.
O que vai ver
- Figueres.
- Cadaqués.
- Teatro-Museu Dalí.
Passe um dia em Vic e Rupit e desfrute de uma degustação de carnes curadas
Reservar uma excursão aos Pirinéus é um must na sua viagem a Barcelona. Explorarás Vic, Queralbs e alguns dos vales das montanhas. Percorreremos as suas ruas e edifícios principais, como a câmara municipal, a catedral e o Museu Episcopal, e poderemos visitar uma charcutaria local para provar uma seleção de carnes curadas típicas.
Parte da atração turística de Vic é o seu mercado, realizado na praça principal da cidade, que uma vez por ano, em dezembro, se transforma num dos mercados medievais mais genuínos e bonitos de Espanha. Depois de percorrer Vic, dirigir-se-á a Queralbs
Duração: 11 horasRecomendado: Se já visitou a Costa Brava e quer conhecer as aldeias do interior e o seu legado medieval.
O que verá
- Vic.
- Queralbs.
- Monte Nuria.
Descobrir o Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa
Se quiser combinar um dia na natureza com uma visita a aldeias medievais, recomendo a excursão ao Parque Natural da Zona Vulcânica de La Garrotxa e a várias aldeias medievais. Começará o dia com uma caminhada pelo Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa, uma das paisagens vulcânicas mais impressionantes de Espanha. Durante a caminhada, atravessará um luxuriante bosque de azinheiras e visitará a cratera de um vulcão.
Depois, dirigir-se-á para as aldeias medievais. Visitará Castellfollit de la Roca, uma aldeia que parece estar parada no tempo e cujas vistas são de cortar a respiração, uma vez que está situada no topo de um penhasco com quase um quilómetro de comprimento. Mais tarde, irá a Sant Joan les Fonts, visitada pelos seus impressionantes edifícios medievais, como a igreja e o mosteiro, a ponte, a Torre Canadell, a Estância de Juvinyá, uma casa senhorial fortificada com uma torre de menagem, e um antigo moinho.
E, para terminar a excursão, percorreremos Besalú, a aldeia mais surpreendente das três, graças à sua ponte medieval que dá um encanto incomparável a esta povoação, cujas ruas nos transportam diretamente para a época feudal.
Duração: 9 horas.Recomendado: Se quiser entrar na natureza.
O que verá
- Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa.
- Castellfollit de la Roca.
- Sant Joan les Fonts.
- Besalú.
Dica de viagem do Alex
Se visitar Vic durante o fim de semana prolongado da Constituição, em dezembro, encontrará o seu mercado medieval, um dos mais bonitos e autênticos de Espanha, graças à atmosfera rural da cidade.
Deslumbrar-se com Montserrat
Quer fazer uma viagem às montanhas à volta de Barcelona, mas não está convencido pelas excursões às aldeias medievais? Nesse caso, reserve uma viagem ao Mosteiro de Montserrat, que tem uma vista deslumbrante da cidade a partir do topo. Leia todas as informações aqui: Excursões a Montserrat a partir de Barcelona.
A excursão, que dura aproximadamente 4,5 horas, é acompanhada por um guia profissional e poderá admirar a popular escultura de madeira de Nossa Senhora de Montserrat. Além disso, para mergulhar nas origens do município, terá a oportunidade de ver a exposição audiovisual "Espai Audio visual Montserrat".
E para se aprofundar ainda mais na cultura local, poderá desfrutar de uma degustação de licores feitos pelos monges locais.
Duração: 4 horas e meia.Recomendado: Se quiser tirar as melhores fotografias.
O que vai ver
- Montserrat.
- Abadia de Santa Maria Montserrat.
- Escultura em madeira de Nossa Senhora de Montserrat.
Que excursão recomendam?
Embora seja um pouco difícil escolher uma excursão, pois todas elas têm o seu interesse particular, penso que nada supera a excursão ao Parque Natural da Zona Vulcânica de La Garrotxa com visita a três aldeias medievais. A beleza dos arredores que se vê nesta experiência é algo que ninguém deve perder se tiver a oportunidade de estar em Barcelona por alguns dias.
Além disso, diria que Pals é uma das aldeias mais turísticas da zona, por isso, se tiveres tendência para evitar as multidões, diria que talvez não gostes tanto de a visitar.
Em qualquer caso, no final é uma questão de escolher de acordo com as suas preferências: se gosta do mar, provavelmente vai gostar mais das aldeias da Costa Brava, e se gosta das montanhas e da história medieval, vai adorar visitar as aldeias de La Garrotxa, especialmente Besalú.
Planear a sua excursão a partir de Barcelona
Quanto tempo preciso
A maior parte das excursões são de um dia inteiro, o que lhe dá uma ideia de quanto tempo é realmente necessário para visitar uma determinada zona. Se quiser combinar uma visita a Pals, na costa, com uma viagem às aldeias medievais do interior, não terá outra alternativa senão fazer duas excursões separadas.
Se viajar para Barcelona com crianças, uma viagem à Costa Brava é provavelmente a melhor opção, uma vez que passará a maior parte do dia na praia e as visitas turísticas serão mais adequadas para elas em termos de tempo e de percurso.
Melhor dia da semana para fazer uma excursão
Algumas zonas do Parque Natural da Garrotxa estão fechadas durante a semana, pelo que é preferível ir ao fim de semana (embora se possa fazer o percurso da excursão em qualquer dia da semana). Para visitar as aldeias da Costa Brava e nadar nas suas praias, como seria de esperar, o melhor é ir durante a semana para evitar as escapadelas de fim de semana de outros turistas e residentes de Barcelona.
E se acha que as excursões às aldeias medievais da Catalunha não são exatamente o que procura, não se preocupe, continue a ler e mais tarde falarei sobre outras viagens de um dia que podem ser feitas a partir de Barcelona.
Melhor altura do ano para visitar as aldeias medievais
Pode visitar o Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa em qualquer altura do ano, mas o outono é, sem dúvida, a melhor altura graças aos tons avermelhados e alaranjados das azinheiras, especialmente em meados de novembro.
No inverno, as folhas das árvores estarão no chão e entre o nevoeiro e o frio verá um panorama mais fantasioso. Na primavera e no verão, as cores das folhas não serão tão impressionantes, mas o tempo costuma estar melhor e dificilmente faz calor no bosque de azinheiras por onde passa o percurso, por ser tão frondoso.
Se tiver total liberdade de escolha, vale a pena visitar o mercado medieval de Vic. Realiza-se no Dia da Constituição, em dezembro, e é um dos mercados mais genuínos que alguma vez vi. Para uma viagem à Costa Brava, o verão é, sem dúvida, a melhor altura para desfrutar de um dia de praia e de um clima perfeito.
Onde comer nas aldeias medievais
Tanto na excursão a Vic e Rupit como na visita às aldeias e praias da Costa Brava pode escolher a opção com almoço, onde será levado a um restaurante local para almoçar. No caso da excursão a La Garrotxa e às três aldeias medievais, o almoço não está incluído, pelo que pode levar uma sandes na mochila ou comer em Besalú.
Seja qual for a sua escolha, aqui estão as minhas recomendações para cada excursão:
- Rupit: Hostal Estrella, um restaurante com um serviço simpático e acolhedor, um menu de pratos caseiros preparados no dia e um preço muito acessível para a qualidade que servem. Embora uma grande parte do menu seja de carne, também oferecem algumas opções vegetarianas.
- Calella de Palafrugell: La Blava, este sítio é especializado em marisco e pratos feitos com o peixe do dia. O melhor deste restaurante é a frescura dos seus produtos e a criatividade do seu menu, onde também se podem encontrar lombos e outras carnes.
- Besalú: Cal Tronc, o melhor restaurante de Besalú segundo o TripAdvisor e, embora eu não o tenha experimentado pessoalmente, devo dizer que os seus guisados, pratos de arroz e sobremesas parecem ter tudo o que é necessário para recuperar as forças depois de um longo dia de caminhada.
Outras excursões a partir de Barcelona
Escrevi um guia prático sobre Excursões a partir de BarcelonaConsulte-o para ver todas as opções que tem para passar um dia a descobrir a Catalunha para além da cidade!
O que devo levar comigo numa viagem às aldeias medievais?
Para qualquer uma destas excursões, recomendo o habitual: sapatos confortáveis, uma vez que vai andar a maior parte do dia, protetor solar e um boné ou chapéu se for na primavera ou no verão, uma vez que o sol pode ficar demasiado quente e não vai aproveitar a experiência. Ah, e fato de banho se for à Costa Brava, para nadar nas suas enseadas.
Leve um bom casaco se for às aldeias medievais no inverno, pois vai entrar em zonas montanhosas onde a temperatura desce bastante.