O que ver e fazer em Fuerteventura em 4 dias
Está pronto para umas férias espectaculares? Fuerteventura é o destino ideal para umas férias curtas mas emocionantes. Hoje vou dizer-lhe como atingir este objetivo em apenas 4 dias.
Repleta de belas praias e actividades aquáticas, paisagens fascinantes, vistas incríveis e aldeias pitorescas, decidir o que ver e fazer em Fuerteventura pode ser uma tarefa difícil.
Como verá no itinerário de hoje, a chave para o sucesso quando se tem pouco tempoé a variedade e prestar um pouco de atenção a tudo.
Tenha em conta que este itinerário inclui 4 dias completos, de manhã à noite, deixando de fora o dia de chegada e o dia de partida da ilha. Estes dois aspectos variam muito de viajante para viajante e não é possível reservar actividades para todos.
Se tiver menos tempo para passar na ilha, pode dar uma vista de olhos ao itinerário para conhecer Fuerteventura em 3 dias, onde também encontrará um plano de viagem fantástico.
Dia 1: Desfrutar das praias e das paisagens desérticas de Fuerteventura
Quando se trata de férias nas Ilhas Canárias, Fuerteventura é famosa pelas suas fantásticas praias. É por isso que, no primeiro dia, convido-o a desfrutar imediatamente dessas praias de sonho e paisagens alucinantes com duas actividades obrigatórias.
Fazer uma excursão de snorkeling à Isla de Lobos
Localizada a apenas 2 km da costa, visitar a Isla de Lobos a partir de Fuerteventura é uma das aventuras básicas mais divertidas que todos os viajantes devem fazer numa primeira viagem à ilha.
No Parque Natural Isla de Lobos encontra-se uma reserva protegida onde imperam as praias de areia e as impressionantes paisagens vulcânicas.
Devido à elevada procura, encontrará em Fuerteventura várias empresas que organizam este tipo de excursões numa experiência concebida para o prazer dos viajantes.
Os operadores turísticos locais fornecem não só o transporte de e para a Isla de Lobos, mas alguns também fornecem o equipamento de snorkelling necessário, lanches e almoço, um guia especializado e outras facilidades.
A Isla de Lobos é considerada um dos melhores lugares para fazer snorkel em Fuerteventura, por isso recomendo que aproveite a visita para desfrutar dos belos recifes de coral que rodeiam a ilha.
- Horário: As excursões organizadas à Isla de Lobos partem do porto de Fuerteventura entre as 08:00 e as 09:00 para aproveitar ao máximo o dia.
- Preço: Disponível a partir de 60 euros por viajante.
- Duração: Encontrará diferentes pacotes e opções, eu recomendo reservar uma excursão de 6 horas e dedicar o resto do dia a outra atividade.
- Dica: É sempre melhor reservar este tipo de excursão semanas antes da sua chegada e garantir a disponibilidade para o dia em que a deseja. Tenha em conta que esta é uma das actividades mais populares e que os lugares podem esgotar rapidamente durante os períodos de maior afluência.
Visitar o Parque Natural das Dunas de Corralejo
O Parque Natural das Dunas de Corralejo é uma zona de paisagens desérticas considerada uma das zonas mais bonitas de Fuerteventura. A sua localização, a poucos minutos do Porto de Corralejo, faz com que seja a escolha ideal para visitar no seu primeiro dia depois da Isla de Lobos.
Outra forma comum de explorar esta área da ilha é reservando o famoso passeio de buggy de Fuerteventura. Esta aventura implica que o viajante seja recolhido diretamente no seu hotel e acompanhado por um guia profissional. Também fornecemos todo o equipamento de segurança necessário para desfrutar do passeio.
O passeio de buggy percorre cerca de 80 quilómetros, durante os quais se conhece o Parque Natural de Corralejo, se desfruta da vista de Fuerteventura a partir de miradouros de cortar a respiração e, finalmente, se chega ao Parque Holandês por um caminho alternativo pouco conhecido pelos turistas.
- Horário: Disponível em vários horários, consoante a empresa que contratar.
- Preço: Este tipo de experiência está disponível a partir de 60 euros por viajante.
- Duração: Pode permanecer nas praias de Corralejo durante o tempo que desejar. A duração do passeio de buggy é normalmente de 2 horas.
Dia 2: Veja o melhor da Costa Norte de Fuerteventura.
No segundo dia, recomendo que continue a explorar a Costa Norte de Fuerteventura, explorando as praias deslumbrantes que abundam em toda a área.
É também uma excelente oportunidade para algumas aventuras aquáticas.
Desfrute de uma experiência de caiaque em Fuerteventura.
Reserve uma aventura de caiaque em Fuerteventura para explorar ao máximo a Costa Norte e a beleza das suas praias. Esta experiência é uma das mais solicitadas pelos turistas que adoram actividades aquáticas.
Oferecida por muitas empresas locais, é uma das experiências mais diversificadas e divertidas. Em Fuerteventura, pode andar de caiaque na Isla de Lobos, na Costa Oeste, na Costa Norte, na Costa Este e até em Corralejo.
As empresas locais fornecem todo o equipamento necessário, incluindo equipamento de caiaque e snorkel, um guia especializado e transporte do hotel para o local de exploração. Convido-o a analisar as suas alternativas e, finalmente, a escolher a que mais lhe agrada.
No entanto, se o caiaque não é a sua praia, também pode reservar uma aula de surf em Fuerteventura; como verá em breve, a ilha é um paraíso para surfistas de todos os níveis. Se alguma vez se interessou por este desporto, este é o local perfeito para começar ou aperfeiçoar as suas capacidades de surf.
As praias de El Cotillo são muitas vezes as preferidas dos instrutores devido à sua versatilidade.
- Horário: Este tipo de aventura começa normalmente entre as 08:00 e as 09:00 da manhã, para aproveitar ao máximo o dia.
- Preço: Cerca de 45€ por participante.
- Duração: As experiências de caiaque na ilha de Fuerteventura podem durar entre 2 e 8 horas, dependendo da empresa contratada.
Fazer o percurso pedestre até ao vulcão Calderón Hondo
Depois de algumas horas de diversão no mar, dirija-se ao percurso pedestre do vulcão Calderón Hondo. Esta é a melhor maneira de se aproximar da beleza da paisagem vulcânica da ilha.
Localizado a uma curta distância da aldeia de Lajares, há muito espaço para estacionar o seu carro. O percurso pedestre mais famoso da zona tem cerca de 4,7 km de comprimento. No local, encontra-se uma montanha de 278 metros de altura com uma cratera de 70 metros de profundidade que oferece uma vista deslumbrante da paisagem circundante.
- Grau de dificuldade: Fácil.
- Duração: Este percurso pedestre pode ser efectuado em cerca de 1 hora e 30 minutos.
Visitar o farol de El Tostón ao pôr do sol.
Em Fuerteventura encontrará dois elementos arquitectónicos emblemáticos que fazem parte da história e da cultura da ilha. São os antigos moinhos de vento e os altos faróis à beira-mar.
El Faro O farol de El Tostón tem um pequeno museu e um trilho natural, mas o mais impressionante é, sem dúvida, a vista deslumbrante sobre o mar e a costa de Fuerteventura. Se é um entusiasta da fotografia, aproveite este momento para criar as fotografias mais incríveis.
Ao pé do farol, encontrarás uma enseada isolada, ideal para nadar e deitar-se na areia durante algum tempo. Se procura um recanto remoto do paraíso onde possa desfrutar de umas horas de paz longe do turismo convencional, esta é uma alternativa a considerar.
É também o local ideal para desfrutar de um pôr do sol sobre o mar.
- Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h15 às 16h30; fechado para visitas ao interior aos sábados e domingos.
- Como chegar lá: Basta apanhar a estrada em direção a norte a partir de El Cotillo. El Faro fica mesmo no fim da estrada, a cerca de 10 minutos de carro. Apanhar um táxi em El Cotillo pode ser a melhor forma de lá chegar.
Dia 3: Explorar outras ilhas do arquipélago das Canárias.
O terceiro dia da sua aventura pode ser dedicado exclusivamente a explorar para além de Fuerteventura e conhecer outras ilhas do arquipélago das Canárias. Embora Fuerteventura seja a mais visitada, cada uma das Ilhas Canárias tem o seu encanto particular.
Aproveite a facilidade de transporte que Fuerteventura oferece com outros pontos próximos para aproveitar ao máximo as suas férias.
Fazer um passeio de barco até Lanzarote
Para um itinerário curto, 4 dias ou menos em Fuerteventura, a melhor alternativa para visitar outras ilhas do arquipélago é reservar uma excursão organizada a partir de Fuerteventura.
As excursões oferecem numerosas vantagens, mas a principal é um itinerário organizado que permite desfrutar do melhor do destino numa viagem expressa e dedicar o tempo restante a outras aventuras dentro da ilha.
As excursões de barco a Lanzarote partem todos os dias do porto de Fuerteventura para levar o grupo de viajantes pelos lugares ou atracções mais destacados, desfrutar de um dia inteiro de diversão numa das ilhas vizinhas e regressar no final do dia.
Embora a lista de locais a visitar possa variar em função da empresa contratada e do itinerário planeado, alguns dos elementos que costumam estar incluídos são as visitas ao vulcão Timanfaya, a exploração de algumas das melhores praias de Lanzarote ou a visita à paisagem vitivinícola de La Geria.
- Horário: As excursões partem do porto de manhã cedo para aproveitar ao máximo a excursão do dia.
- Preço: O preço da excursão organizada varia consoante a empresa contratada. O bilhete de adulto está disponível a partir de 105 euros por passageiro.
- Duração: Varia consoante a empresa contratada, embora as melhores tenham uma duração de cerca de 8 horas.
Vida nocturna: Desfrutar da vida nocturna de Corralejo
Quando se trata de desfrutar da vida nocturna de Fuerteventura, o melhor lugar para o fazer é, sem dúvida, a zona de Corralejo. Esta parte da ilha tem a zona comercial mais animada e também encontrará numerosos bares e discotecas na parte superior da avenida principal.
Aqui está uma pequena lista de alternativas para desfrutar da vida nocturna em Corralejo. Convido-o a tomar esta lista como inspiração e a fazer a sua própria pesquisa, pois as opções são muitas e muito diversas.
- Flicks Karaoke & Disco Bar Um dos melhores bares discoteca-karaoke de Corralejo, situado na Av. Nuestra Señora del Carmen nº 48. 48.
- Dorada Disco Bar Uma das melhores alternativas para dançar no centro de Corralejo. Situado no número 3 da rua Hernán Cortés.
- InFusion Situado no número 21 da rua María González Carballo, a oferta gastronómica inclui frango Cajun, costeletas e outros pratos da Louisiana.
Dia 4: Conhecer as aldeias de montanha mais pitorescas de Fuerteventura.
Antes de deixar Fuerteventura, tire um dia do seu itinerário para explorar algumas das aldeias de montanha e piscatórias no coração da ilha.
A melhor alternativa é alugar um carro, especialmente se estiver a viajar para a ilha com amigos e famílias para umas férias.
Eis algumas sugestões de actividades a realizar durante a sua exploração.
Conhecer a misteriosa montanha Tindaya em Fuerteventura.
Acorde cedo na manhã do seu último dia para explorar um dos lugares míticos da ilha. Desde a antiguidade, os habitantes locais atribuem poderes mágicos à montanha Tindaya.
Encontrará inúmeras lendas locais que contam histórias misteriosas que incluem a cura milagrosa de algumas doenças ou os acontecimentos mais estranhos.
É necessária uma autorização para subir ao topo de Tindaya, mas as vistas mais incríveis podem ser obtidas a partir do Mirador de Vallebrón.
- Como chegar lá: Quer esteja alojado na zona de Cotillo ou Corralejo, a melhor forma de chegar ao Mirador é de carro particular. A partir de Cotillo a viagem demora apenas 19 minutos e a partir de Corralejo 25 minutos.
Desfrute da aldeia piscatória de Los Molinos.
Na costa oeste de Fuerteventura encontra-se uma das aldeias piscatórias mais autênticas, pitorescas e antigas de Fuerteventura: Los Molinos.
Depois de terminar a sua exploração das montanhas, recomendo que apanhe a estrada em direção a esta bela zona e desfrute de um delicioso almoço tradicional e de um copo de vinho numa esplanada com belas vistas para o mar.
A tranquilidade das suas ruas simples permitir-vos-á desfrutar de um outro lado de Fuerteventura e também vos ajudará a compreender como é a vida dos habitantes locais, longe da azáfama da maioria das zonas turísticas.
- Como chegar: Do Mirador de Vallebrón, Los Molinos fica a apenas 20 minutos de carro, a sudoeste da ilha.
Termine o dia visitando a aldeia de Betancuria
Fundada no século XV pelo conquistador normando Jean Bethencourt, a Villa de Betancuria foi a antiga capital de Fuerteventura e a primeira cidade construída no arquipélago das Canárias.
Uma visita a este importante sítio histórico é obrigatória em qualquer visita à ilha.
A minha parte preferida é a bela igreja de SantaMaría de Betancuria, o primeiro templo religioso construído na ilha, embora apenas a torre do sino permaneça da construção original.
O local está rodeado por um passeio cheio de flores e palmeiras onde se podem tirar belas fotografias para recordar.
Depois de visitar a igreja e os seus pitorescos arredores, pode parar um momento para descansar e tomar um lanche num dos muitos cafés locais.
- Como chegar lá: A partir da sua localização em Los Molinos, a pequena aldeia fica a 28 minutos de carro a sul da ilha.
Alugar um carro em Fuerteventura
Como deve ter reparado, o itinerário de 4 dias em Fuerteventura que proponho necessita de opções de transfer para locais onde, por vezes, os transportes públicos são inexistentes. Nestes cenários, a melhor alternativa é alugar um carro na cidade.
Aqui estão algumas alternativas.
- Goldcar Esta empresa tem escritórios no próprio aeroporto de Fuerteventura. O número de contacto é +34 918 34 14 00.
- SIXT Os seus escritórios estão localizados em 35610 Carretera Matorral em Las Palmas. O número de contacto é +34 871 18 01 92.
- A Avis também tem escritórios de serviço no próprio aeroporto. O número de contacto é +34 928 09 23 30.