Snorkel em Fuerteventura

O mergulho com snorkel é um desporto aquático perfeito para crianças e adultos e permite observar a fauna e a flora marinhas ao vivo e diretamente. E Fuerteventura é um local ideal para o praticar.
Snorkel em Fuerteventura

    Mais sobre: Snorkel em Fuerteventura

    As oito ilhas Canárias são um excelente local para a prática de snorkelling e de outros desportos aquáticos (não deixe a ilha sem experimentar algumas aulas de surf). No entanto, Fuerteventura em particular, a ilha mais antiga do arquipélago das Canárias e a que tem o maior interesse geológico entre os profissionais, é o local perfeito para a prática deste desporto.

    Continue a ler e eu mostro-lhe as melhores experiências de snorkelling na ilha de Fuerteventura, bem como tudo o que precisa de saber sobre snorkelling e algumas dicas para que possa admirar as incríveis profundezas do oceano. Está pronto?

    1. Começa a fazer snorkelling na Costa Calma

    Snorkelling em Costa Calma| ©FCO Javier
    Snorkelling em Costa Calma| ©FCO Javier

    Muitos principiantes consideram esta praia como o melhor local para começar a praticar snorkelling, uma vez que aqui existem muitas empresas que alugam o equipamento necessário e oferecem cursos com um instrutor.

    A praia da Costa Calma tem cerca de 2 quilómetros de comprimento e situa-se junto à aldeia com o mesmo nome. Aqui é provável que encontre estrelas-do-mar, tartarugas e peixes-papagaio.

    Para além das suas águas cristalinas e pouco profundas, esta praia tem um serviço de salva-vidas, o que a torna também um local ideal para a prática de snorkelling com crianças.

    2. Mergulhar com raias e tartarugas marinhas na Isla de Lobos

    Snorkelling na Ilha de Lobos| ©FuerteCharter
    Snorkelling na Ilha de Lobos| ©FuerteCharter

    A Isla de Lobos, ou melhor, o "ilhéu", situa-se no extremo norte de Fuerteventura, a cerca de 15 minutos de barco do cais de El Corralejo. Dali saem barcos de vez em quando para fazer o transbordo de passageiros, mas se preferir chegar ao seu próprio ritmo e sem se preocupar com horários, tem sempre a opção de apanhar um táxi aquático.

    Qualquer lugar desta ilha é ideal para a prática de snorkeling, já que as suas águas são muito límpidas e geralmente pouco profundas. Existem também ricos habitats marinhos e sítios paleontológicos (com abundância de fósseis marinhos). Esta é a casa natural das raias e das tartarugas marinhas, que, se tiver sorte, poderá admirar enquanto vagueiam livremente.

    A propósito, não, embora o nome desta ilha possa ser enganador, não encontrará aqui leões marinhos (também conhecidos como focas-monge). A ilha tem o nome de uma colónia que viveu aqui há alguns anos, mas que, infelizmente, a ação do homem fez com que deixasse de existir.

    Para chegar aqui, terá de apanhar um ferry ou reservar uma excursão.

    Reserve a excursão para a Isla de Lobos com snorkelling incluído

    3. Mergulhe ao seu próprio ritmo nas praias da Ilha de Lobos

    Praia de La Concha| ©MAURO ANGELO
    Praia de La Concha| ©MAURO ANGELO

    Se você gostou da Ilha de Lobos, mas prefere fazer snorkel por conta própria em uma de suas praias, as melhores são a praia de Puertito de Lobos e a praia de La Concha, uma das mais famosas da ilha.

    A praia de Puertito de Lobos é ótima para iniciantes ou pessoas com pouca experiência, pois é uma piscina natural tranquila. Mas não te preocupes, aqui também há muita vida marinha.

    Não te esqueças que a Ilha de Lobos é um parque natural protegido, pelo que precisas de uma autorização especial para entrar (podes solicitá-la de forma totalmente gratuita no site oficial).

    Lembra-te de trazer os teus próprios óculos e snorkel, pois não há empresas na Ilha de Lobos onde os possas alugar.

    Se preferires não dificultar a vida, podes contratar uma viagem de barco para a Ilha de Lobos numa das empresas que a organizam. Elas tratarão da autorização e também do seguro de viagem obrigatório para que não tenha de fazer nada.

    Normalmente, os horários que regem a Ilha de Lobos não costumam ser aplicados com tanto rigor às embarcações das agências de excursões. Assim, se for com uma delas, é provável que lhe permitam ficar um pouco mais de tempo na ilha do que se for por conta própria. Aqui tem...

    Reserve a sua viagem à Ilha de Lobos

    4. Mergulhar entre os cardumes de peixes em Corralejo

    Snorkelling em Corralejo| ©Sea Kayaking
    Snorkelling em Corralejo| ©Sea Kayaking

    As praias de Corralejo, que fazem parte do impressionante Parque Natural de Corralejo, são outro local favorito para os entusiastas do mergulho com snorkel. Além disso, é possível chegar aqui sem necessidade de apanhar um barco ou pedir uma licença, o que torna esta opção muito mais fácil.

    Recomendo que não fiquem nas praias mais populares, as que estão junto à cidade e onde há muitos turistas, mas que vão um pouco mais longe. Corralejo tem alguns quilómetros de enseadas, por isso, dê um passeio e vagueie: não será difícil encontrar um local tranquilo (como a Playa Larga ou a Playa del Moro).

    No entanto, se não trouxer snorkel e óculos de merg ulho ou se for a sua primeira vez e quiser aprender com a tranquilidade de um instrutor, dirija-se à vila de Corralejo, onde encontrará várias empresas que oferecem estes serviços, além de se especializarem em oferecer as melhores experiências de surf e outros desportos aquáticos, como o windsurf.

    5. Fazer snorkeling em autênticas praias virgens

    Praia de Cofete| ©Mackedwars
    Praia de Cofete| ©Mackedwars

    Para muitos, as praias do sul de Fuerteventura são as melhores da ilha. Por estarem mais afastadas dos grandes centros populacionais, não têm os mesmos serviços que outros locais no norte. No entanto, isso faz com que sejam enclaves muito mais selvagens e, em algumas ocasiões, quase virgens.

    Se tem experiência em snorkelling e procura paz e tranquilidade e afastar-se dos turistas, as praias do sul não o irão desiludir.

    Praia de Cofete

    Situada na península de Jandía, a praia de Cofete é um paraíso natural. Esta praia tem 12 quilómetros de comprimento e está rodeada de montanhas. Para lá chegar, terá de percorrer uma estrada rochosa durante cerca de 8 quilómetros (para maior comodidade, o ideal é visitá-la num 4x4, mas não é realmente necessário), mas garanto-lhe que valerá a pena.

    A praia de Cofete é uma das praias mais especiais da ilha: a sua areia dourada, as vistas para a montanha e, sobretudo, as suas águas cristalinas, fazem dela um enclave privilegiado. Além de ser considerada uma das praias mais bonitas de Espanha, aqui foram filmadas cenas de filmes tão emblemáticos como Star Wars e Planeta dos Macacos.

    Tenha em conta que este é um lugar com poucos visitantes, pelo que terá de tomar precauções extremas e, como sempre, verificar a previsão do tempo antes de se fazer ao mar.

    Praia de Barlovento

    Junto à já mencionada praia de Cofete encontra-se a sua vizinha, a praia de Barlovento, em Jandía. Está situada um pouco mais a norte de Cofete e tem cerca de 6 quilómetros de comprimento. O contraste entre as montanhas avermelhadas, a areia dourada e as águas azul-turquesa do oceano irá certamente cativar-vos.

    Esta praia tem características muito semelhantes às de Cofete: é uma praia selvagem, poderíamos dizer praticamente virgem e com pouca afluência de turistas, pelo que a tranquilidade está assegurada.

    Lembrem-se que, sendo um ambiente tão natural, as correntes de ar podem ser perigosas, pelo que, mais uma vez, recomendo que, se decidirem fazer snorkeling nestas águas, tomem precauções extremas.

    6. Mergulhar junto a impressionantes falésias em Morro Jable

    Mergulho com snorkel| ©Simon Eggert
    Mergulho com snorkel| ©Simon Eggert

    Morro Jable é uma localidade no sul de Fuerteventura com uma grande afluência de turistas e onde existem muitas empresas que oferecem aluguer de equipamento de snorkelling e aulas de snorkelling para principiantes.

    Nestas águas é possível ver animais como ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, polvos e até moreias. O melhor lugar para fazer snorkeling nesta zona são as falésias junto ao miradouro de Morro Jable.

    Pode chegar até elas a partir da praia, mas se preferir desfrutar da experiência completa, também pode contratar um passeio de barco para fazer snorkeling em águas mais profundas. Desta forma, terá a oportunidade de ver animais de maior porte em águas pouco concorridas.

    Reserve o seu cruzeiro de barco à vela a partir de Morro Jable

    7. Snorkel na lagoa natural da praia de La Concha

    Dia de mergulho com snorkel| ©Sea Kayaking
    Dia de mergulho com snorkel| ©Sea Kayaking

    Não, não estou a falar de San Sebastian, mas da praia de La Concha em El Cotillo. El Cotillo é o lar de algumas das melhores praias da ilha e eu recomendo esta em particular para a prática de snorkelling.

    A praia de La Concha é protegida por um recife de rocha vulcânica e, dependendo da subida e descida da maré, verá que se formam lagoas naturais pouco profundas na costa , ideais para a prática de snorkelling, tanto para crianças como para adultos.

    O ideal é chegar de manhã cedo para ter a oportunidade de ver chocos, peixes dourados e até polvos.

    Embora possa encontrar algumas empresas que alugam equipamento de snorkeling, o melhor é chegar com os seus próprios óculos e snorkel.

    Porquê fazer snorkel em Fuerteventura?

    Desfrutar da aventura| ©Caitriona
    Desfrutar da aventura| ©Caitriona

    Fuerteventura é um paraíso para os praticantes de snorkeling e rapidamente saberá porquê. Para além do seu clima privilegiado, com temperaturas que permitem mergulhar na água durante todo o ano, e da clareza das suas águas, que permitem ver a flora e fauna marinhas mesmo a grande distância, o mais notável de Fuerteventura é a sua riqueza e diversidade.

    Em Fuerteventura podem ver-se cerca de 400 espécies de vida aquática, incluindo caranguejos, aranhas-do-mar, estrelas-do-mar e pepinos-do-mar, mas também raias, atuns e um longo etc.

    Além disso, a sua antiguidade geológica e o seu passado vulcânico permitem ver também paisagens vulcânicas submarinas, recifes de coral e grandes profundidades. Um verdadeiro paraíso submarino.

    Reserve o seu cruzeiro à vela com snorkelling

    Snorkelling, um desporto que não requer muito equipamento

    Recolher e observar| ©Caitriona
    Recolher e observar| ©Caitriona

    Nos últimos anos, o snorkelling tornou-se muito popular nas praias de todo o mundo. Este desporto consiste basicamente em mergulhar debaixo de água para observar a vida marinha.

    Para fazer snorkelling, basta um par de óculos de mergulho e um snorkel, que lhe permitirá ficar o tempo que quiser com a cabeça submersa. Dependendo das zonas onde vai mergulhar, será aconselhável adicionar barbatanas ao seu vestuário e, se estiver em águas muito frias, será também aconselhável usar um fato de mergulho.

    Felizmente, a temperatura média anual em Fuerteventura ronda os 22⁰C, pelo que normalmente não necessitará de qualquer equipamento especial. Além disso, a clareza das águas, que em muitos locais permite uma visibilidade até 30 metros, torna-a um local perfeito para a prática de snorkelling.

    Dito isto, a última coisa de que precisa para mergulhar e desfrutar deste maravilhoso desporto e das suas vistas do fundo do mar é uma câmara subaquática ou uma caixa de plástico estanque para o seu telemóvel.

    É a primeira vez que faz snorkeling? Eu guio-o

    Equipamento de snorkelling| ©Rob
    Equipamento de snorkelling| ©Rob

    Se é a primeira vez que pratica este desporto, deve saber que precisa de saber nadar muito bem e aprender a respirar através do snorkel, caso contrário pode engolir água.

    A minha recomendação é que, nas primeiras vezes, o faça acompanhado por alguém com mais experiência, embora não tenha necessariamente de ser um instrutor, e que, acima de tudo, o faça em águas pouco profundas.

    Se ainda não se sentir seguro ao tentar fazê-lo sozinho, não se force! Há muitos locais na ilha onde pode encontrar escolas que oferecem cursos para principiantes com um instrutor e que o ensinarão a fazer snorkeling em segurança.

    Também lhe darão conselhos sobre como cuidar do fundo do mar para que o seu mergulho nestas águas não represente um perigo para nenhuma espécie.

    Conselhos para a prática de snorkeling

    Grupo de mergulho com snorkel| ©Sea Kayaking
    Grupo de mergulho com snorkel| ©Sea Kayaking

    Quer seja um mergulhador experiente ou um principiante, é importante verificar a previsão meteorológica para a zona onde planeia mergulhar antes do mergulho. Tenha em atenção que uma tempestade inesperada ou uma vaga de tempestade podem provocar correntes perigosas. Não arrisque!

    É importante que tente tocar o menos possível no fundo do mar, pois isso ajudará a proteger o fundo do mar e a sua flora e fauna. Além disso, tente não perturbar as espécies marinhas e, acima de tudo, não toque nos peixes nem os alimente!

    Embora existam muitas outras actividades perfeitas para fazer com crianças em Fuerteventura , o snorkelling também é perfeitamente compatível e muitas delas adoram-no. Basta ter em mente que a precaução é sempre a coisa mais importante! Por isso, nunca é demais que as crianças usem um colete salva-vidas, mesmo em águas pouco profundas.

    Avaliações de outros viajantes

    4.5
    · 2140 Avaliações
  • Q
    Q. L.
    4
    (0 Avaliações)
    Fui com o meu irmão fazer a excursão à Ilha de Lobos e mergulhar com tubo de respiração; foi fantástico, vimos muitos peixes.
  • H
    H. K.
    4
    (0 Avaliações)
    O passeio de snorkeling ao ilhéu foi fantástico, uma experiência única que combina natureza e aventura!
  • B
    B. H.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei a experiência de explorar debaixo de água, vi peixes coloridos fantásticos. Foi um dia perfeito para fugir à rotina e mergulhar na natureza.
  • Q
    Q. W.
    5
    (0 Avaliações)
    O ferry para Isla Lobos é o melhor, levam-nos até lá e podemos fazer snorkeling. Muito divertido e bonito, recomendo-o vivamente.
  • Q
    Q. L.
    4
    (0 Avaliações)
    Fui com o meu irmão fazer a excursão à Ilha de Lobos e mergulhar com tubo de respiração; foi fantástico, vimos muitos peixes.