O que fazer em La Gomera
Vai viajar para La Gomera em breve? Consulte este guia sobre os locais de visita obrigatória e as actividades a realizar na ilha para umas férias inesquecíveis.
Graças ao seu clima ameno e temperado durante todo o ano, qualquer altura é uma boa altura para fugir para La Gomera e descobrir os tesouros desta ilha encantadora perto de Tenerife: natureza selvagem, praias de sonho, aldeias pitorescas, gastronomia deliciosa... Tome nota de tudo o que pode fazer em La Gomera!
1. Descobrir o Parque Nacional de Garajonay
Muitos viajantes visitam La Gomera atraídos pelas espectaculares paisagens da ilha, e o Parque Nacional de Garajonay destaca-se em particular pela beleza das suas antigas florestas de laurissilva canária, que remontam à era Terciária, após a extinção dos dinossauros há milhões de anos.
É um dos locais de visita obrigatória em La Gomera e a selva mais impressionante a visitar no continente europeu. Com o seu aspeto enevoado e misterioso, repleto de grandes árvores cobertas de trepadeiras, fetos e musgos, este lugar não parece real, mas sim saído de um conto de fadas, e não deixa ninguém indiferente!
Para descobrir o Parque Nacional de Garajonay pode ir sozinho de carro ou juntar-se a uma das excursões organizadas que o levam até lá como parte de um passeio por La Gomera.
2. Caminhadas em La Gomera
Uma forma divertida e interessante de conhecer La Gomera é fazer caminhadas ao longo dos mais de 600 quilómetros de trilhos que atravessam a ilha.
Desta forma, poderás conhecer passo a passo a sua riqueza paisagística e a sua incrível biodiversidade, enquanto desfrutas de um dia ao ar livre, respirando ar puro.
Vantagens das caminhadas em La Gomera
Uma das vantagens de fazer caminhadas em La Gomera é que na sua extensa rede de trilhos encontrará percursos de diferentes durações e intensidades adaptados a todas as idades, tanto para os caminhantes mais experientes como para os principiantes ou famílias com crianças.
Outra vantagem de fazer caminhadas nesta ilha, em comparação com outras províncias de Espanha onde este desporto é habitualmente praticado, é que La Gomera ainda não está repleta de turismo de massas, por isso, quando se trata de fazer desporto ou de fazer uma excursão, não sentirá que tudo está sobrelotado. Pelo contrário, os viajantes escolhem La Gomera para desfrutar de uns dias de relaxamento na natureza, porque é um lugar muito tranquilo onde o tempo parece estar parado e onde se pode desligar da rotina.
Para fazer caminhadas em La Gomera pode optar por ir sozinho ou juntar-se a uma excursão organizada ao longo dos trilhos mais bonitos da ilha, onde pode tirar fotografias fantásticas como recordação.
3. Fazer snorkeling nas praias da ilha
Não há dúvida de que o interior da ilha é o lar de paisagens espectaculares que são uma atração turística em si, mas se for um pouco mais para o interior, descobrirá que as paisagens marítimas são inigualáveis.
A natureza abençoou La Gomera com praias de areia negra, águas azul-turquesa e palmeirais verdes que parecem saídos de um sonho. Nas águas limpas do Atlântico, podes fazer snorkeling e nadar entre peixinhos coloridos ou dar um passeio à beira-mar enquanto apanhas sol e relaxas com as vistas.
Em La Gomera encontrarás praias de todos os tipos (virgens, tranquilas, familiares, animadas, naturistas...) e para todos os gostos. No post As melhores praias de La Gomera encontrarás alguns exemplos onde podes dar um mergulho e ver o belo pôr do sol sobre o mar, por isso pega no teu chapéu e fato de banho porque as praias da ilha estão à tua espera!
4. Fazer um safari de jipe à volta da ilha
Outra das actividades mais interessantes que recomendo que experimentem durante uma viagem a La Gomera a partir de Tenerife é um safari de jipe à volta da ilha, onde visitarão lugares que de outra forma seriam inacessíveis.
Apanhará o veículo em San Sebastián de la Gomera assim que desembarcar do ferry que o levará de Tenerife e, juntamente com um guia, em apenas um dia percorrerá algumas das paisagens mais impressionantes de La Gomera que são inacessíveis a pé ou com um carro normal. Por exemplo, alguns recantos do Parque Nacional de Garajonay com a sua famosa floresta de laurissilva ou o espetacular Vale de Hermigua.
Antes de regressar a Tenerife, terá a oportunidade de recarregar baterias com um delicioso almoço e de assistir a uma exposição de silbo gomero.
Dica de viagem da Isabel
Fazer um safari de jipe é emocionante e divertido, mas também cansativo. No dia seguinte, recomendo-lhe que faça um plano tranquilo para recarregar as suas baterias.
5. Visite San Sebastián de la Gomera, a capital da ilha
Se apanharam um ferry para La Gomera a partir de Tenerife, este deixá-los-á no porto de San Sebastián de la Gomera, a capital da ilha.
Como é a cidade?
É uma pequena vila de não mais de 9.000 habitantes, encantadora, tranquila e acolhedora, e recomendo que dê um passeio por ela para descobrir a cidade velha e tomar o pulso da ilha.
O que é que vai ver?
Não é um local com demasiadas atracções turísticas, pelo que pode facilmente ir a pé de um local para outro, uma vez que as distâncias não são grandes. Os principais pontos de interesse situam-se em torno da Calle Real e há muitas lojas e bares.
Ficará particularmente impressionado com as casas baixas coloridas com varandas ao estilo das Canárias e também poderá ver alguns locais de interesse relacionados com as viagens de Cristóvão Colombo à América após a descoberta do Novo Mundo, como a Casa del Pozo de la Aguada (onde se diz que ele levou a água para abençoar a América) ou a Igreja de Nuestra Señora de la Asunción (onde costumava haver uma capela onde o navegador rezava antes de zarpar).
6. Visite as pequenas aldeias encantadoras de La Gomera
San Sebastián de la Gomera não é a única aldeia que pode visitar na ilha durante a sua estadia - há muitas mais e todas elas têm o seu próprio encanto!
Que aldeias bonitas visitar?
Por exemplo, Vallehermoso situa-se num belo vale cheio de palmeiras esmeraldas que se misturam no terreno sob o olhar de Roque Cano, uma formação rochosa que atinge uma altitude de 250 metros e é um símbolo de La Gomera. A melhor maneira de conhecer a essência da ilha é percorrer as ruas e praças de Vallehermoso.
Outro lugar muito interessante para visitar nas suas férias é Valle Gran Rey. Uma vila cheia de tranquilidade e boas vibrações, situada num vale estreito onde as casas tradicionais, os palmeirais e os socalcos das Canárias convivem em perfeita harmonia, resultando numa bela paisagem. Aproveita a tua visita ao Valle Gran Rey para ires ao miradouro de Palmarejo, onde terás uma vista deslumbrante.
Existem muitas outras aldeias pitorescas em La Gomera. Para as conhecer, recomendo uma viagem de carro alugado ou juntar-se a uma das excursões organizadas que o levam numa pequena viagem pela ilha.
7. Devorar La Gomera em dentadas
Certamente já ouviu falar de gofio, papas arrugadas ou almogrote, todos eles pratos das Canárias que talvez ainda não tenha tido a oportunidade de provar.
Este é seu! Aproveite a sua viagem a La Gomera para descobrir a cultura ancestral e as receitas populares da ilha através do seu paladar. Uma cozinha diversificada, autêntica e cheia de carácter que o surpreenderá.
No post Onde comer em La Gomera encontrará várias propostas gastronómicas onde poderá viver algumas das melhores experiências da sua viagem. Não perca!
8. Praticar o "silbo gomero
Esta é uma das atividades mais originais que você pode fazer na ilha para entrar em contato com a cultura popular: praticar o assobio gomerano. Você vai se surpreender!
Trata-se de uma autêntica linguagem baseada em assobios que os antigos habitantes da ilha desenvolveram desde tempos imemoriais para se comunicar devido às profundas ravinas da região.
É o costume mais vivo que a ilha ainda conserva de seu passado pré-hispânico. Algo que não passou despercebido à UNESCO, que declarou o silbo gomero Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Aproveita a tua escapadela a La Gomera para assistir a uma manifestação tão ancestral e original como esta. Irá embora com boas recordações e aprenderá muito sobre a cultura local e, quem sabe, poderá até ser capaz de comunicar assobiando no final!
9. Deixe-se surpreender pelas vistas do miradouro de Los Roques
Durante a sua estadia em La Gomera, recomendo que visite o miradouro de Los Roques, onde terá uma vista espetacular de um dos monumentos naturais mais emblemáticos da ilha, Los Roques, destacando-se a rocha Agando.
Trata-se de quatro grandes blocos de rocha rodeados pelo bosque de laurissilva dos picos de La Gomera, que foram antigas chaminés vulcânicas que expeliram magma e que foram moldadas pela erosão.
A partir do miradouro é possível desfrutar das vistas e tirar fotografias de diferentes ângulos deste imponente monumento natural, assim como ver ao longe o pico do Teide sobre o Atlântico.
Se gostas da natureza, esta é uma visita obrigatória em La Gomera. Los Roques está localizado perto do Parque Nacional de Garajonay, junto à estrada TF-713 que liga San Sebastián de la Gomera e Valle Gran Rey.
10. Maravilhe-se com as falésias de Los Órganos a partir do mar.
Se visitar La Gomera atraído pelas suas belas paisagens, não pode deixar de incluir na sua lista as falésias de Los Órganos, onde não se vai cansar de tirar fotografias!
Trata-se de um imponente penhasco de rochas vulcânicas situado na localidade de Vallehermoso (no norte da ilha), cujo nome soa a música e que chama a atenção pela sua silhueta única, em forma de tubos de órgão, que desemboca verticalmente no oceano.
Para apreciar a beleza deste monumento natural em todo o seu esplendor, terá de participar num passeio de barco ao longo da costa, uma vez que só é acessível por mar. Há excursões que partem de pontos turísticos populares, como a Playa de Santiago ou o Valle Gran Rey.