Madrid em 2 dias: o melhor itinerário
Eu sei que dois dias é um tempo recorde para visitar Madrid, por isso vou dizer-lhe o melhor itinerário para aproveitar cada minuto na capital espanhola.
Uma escapadela de 48 horas a Madrid pode ser uma experiência inesquecível. O facto é que a capital espanhola oferece um catálogo cultural e histórico tão vasto e variado que todos os que a conhecem são apaixonados por ela. Basta ter em conta que, se deixar alguma coisa de fora, já tem uma desculpa para voltar o mais depressa possível.
Dia 1: Maravilhar-se com Madrid
Para esta curta pausa, o tempo é essencial. Uma vista de olhos pelas principais atracções turísticas e culturais em autocarro turístico pode ajudá-lo a definir os locais que mais lhe interessam. O bom de Madrid é que nos conquista à primeira vista e qualquer plano pode ser inesquecível: desde visitar o Museu do Prado, percorrer o Bairro das Letras ou visitar o Palácio Real.
Começar o dia com um passeio de autocarro ou de bicicleta
Uma boa visita guiada pelo coração de Madrid irá mostrar-lhe os locais mais emblemáticos da cidade e permitir-lhe-á desfrutar da arquitetura e da atmosfera desta grande cidade ibérica. Neste sentido, existem duas opções que se podem adaptar ao seu estilo de vida e que o ajudarão a decidir quais os locais que quer visitar com mais profundidade e detalhe em Madrid.
Uma primeira opção é ir ao Museu do Prado e, a partir daí, entrar no autocarro turístico de Madrid que o levará pelas ruas e recantos mais emblemáticos. De Cibeles à Plaza Mayor ou da Puerta de Alcalá ao Palácio Real. Este passeio oferece diferentes rotas, horários e um sistema de áudio-guia.
Outra opção é reservar um passeio de bicicleta por Madrid. Embora implique um esforço físico adicional, é uma opção muito original para desfrutar das principais atracções turísticas, enquanto conhece a vibrante capital de Espanha.
Visitar o Museu do Prado
Dispõe de dois dias, mas visitar certos locais emblemáticos é uma oportunidade para conhecer uma cidade que é uma joia viva. Reservar uma visita guiada ao Museu do Prado é quase obrigatório para apreciar o esplendor da arte europeia em toda a sua expressão.
Sendo uma das maravilhas do mundo mais apreciadas por locais e turistas, recomendo que reserve os seus bilhetes para o Museu do Prado com antecedência para tornar a sua experiência mais produtiva e para poder apreciar com tranquilidade as obras de grandes artistas como Velázquez, El Greco, Rafael, Goya, Rubens ou El Bosco.
Se o seu itinerário inclui este museu emblemático, não hesite em planear um almoço ou jantar nas proximidades, nos melhores restaurantes perto do Museu do Prado. Há uma oferta gastronómica a não perder.
Faça uma viagem no tempo pelo Bairro das Letras
À saída desta experiência, pode fazer uma viagem no tempo ao passado de Madrid, visitando o Barrio de las Letras, uma comunidade famosa por ser o local de residência de uma longa lista de escritores, artistas e personagens que fizeram parte do Século de Ouro Castelhano, onde a literatura e as artes desfrutaram do auge do desenvolvimento político e militar do Império Espanhol.
Uma opção para visitá-lo é fazer um passeio de bicicleta eléctrica por Madrid.
Não perca o Palácio Real
E se a história continua a ser a sua aventura, pode também espreitar o legado de uma cidade que se divide entre o passado e a modernidade. Para tal, marque uma visita ao Palácio Real e aprecie a arquitetura mourisca que se funde com o barroco, revelando a herança desta cidade para a humanidade.
No interior do Palácio Real poderá passear entre salas que guardam as expressões artísticas de clássicos como Goya e Velázquez, bem como admirar a estupenda coleção de brasões e armaduras reais, que mereceram o título de serem das mais completas da história europeia.
Para além da visita ao sumptuoso Palácio Real, outros locais que se enquadram neste passeio são a Fonte de Cibeles, o Museu Naval e o Círculo de Belas Artes.
Visitar o Mercado de San Miguel ou fazer um passeio gastronómico
A alma de uma cidade conhece-se através das suas cores, cheiros e sabores. É por isso que é obrigatório reservar um passeio gastronómico por Madrid. Sanduíches de lula, guisados madrilenos, tapas e vinhos são apenas alguns petiscos que lhe darão a conhecer não só a cozinha de Madrid, mas também os sabores de toda a Espanha.
As visitas gastronómicas a Madrid tendem a ser populares porque são normalmente guiadas por habitantes locais que se especializam na simpatia e no conhecimento da cozinha local.
Uma boa ideia é a tradição secular de visitar o Mercado de San Miguel, um espaço animado e ativo que se tornou um dos locais preferidos dos habitantes locais e dos visitantes, com mais de 20 opções de restaurantes, empenhados em oferecer tapas de qualidade para todos os gostos.
Dia 2: Descobrir a cidade das portas e dos museus
A Puerta del Sol, a Puerta de Alcalá e a Puerta de Toledo são apenas algumas das famosas portas de Madrid que serviram de inspiração a artistas de todo o género. Um convite intemporal que evoca a chegada dos forasteiros a uma cidade que foi formada pela coexistência de uma herança judaica, árabe e cristã.
Dar um passeio com o café da manhã
Passear pelos principais locais de Madrid é normalmente um plano económico e ao ar livre que lhe dá a oportunidade de apreciar as maravilhas da cidade, como a Gran Vía ou a Fonte de Cibeles, espaços que definem a personalidade desta cidade cosmopolita e moderna, onde pode desfrutar de restaurantes, cafés, esplanadas e mercados de rua para comprar curiosidades e lembranças típicas.
Também pode tomar o seu café da manhã e desfrutar de um passeio pelo Retiro de Madrid, sem dúvida um dos mais belos parques de Espanha.
Retome o seu plano de museus com uma visita ao Museu Nacional Thyssen-Bornemisza
Entre os muitos museus de Madrid, o Museo Nacional Thyssen-Bornemisza é uma alternativa que recomendo neste segundo dia e que se encontra a apenas 10 minutos a pé do Parque El Retiro.
Este museu é uma instituição pública que alberga uma das colecções pictóricas mais importantes da Europa, com quase 900 obras de arte recolhidas ao longo de sete décadas pela família Thyssen-Bornemisza. Recomendo que reserve o seu bilhete para o Museo Nacional Thyssen-Bornemisza com antecedência para não perder a sua coleção permanente e as exposições temporárias.
Se os seus gostos são eclécticos, visite Ikono Madrid
Ikono Madrid pode ser uma opção tentadora para continuar o seu passeio, um espaço de cerca de 600 metros que ganhou fama entre os locais e estrangeiros atraídos pelos espaços vivenciais e experiências sensoriais diversas.
Uma expedição que mistura o melhor do mundo digital, o universo multimédia e a experiência interactiva, que permite desligar do mundo exterior e mergulhar numa experiência única. No seu interior encontrará desde piscinas de bolas até passeios por bosques mágicos que oferecem aos visitantes uma experiência única.
Vale a pena recordar que é aconselhável reservar o seu bilhete para Ikono Madrid com antecedência, uma vez que é considerado um dos primeiros museus futuristas da Europa, adequado tanto para adultos como para crianças.
Mergulhe no passado no Museu Nacional de Antropologia
Viajando no tempo, e se é um seguidor da descoberta da América e das suas implicações na cultura espanhola, não pode deixar de visitar o Museu Nacional de Antropologia, inaugurado em 1872 pelo rei Afonso XII.
As suas instalações albergam uma extensa coleção de objectos relacionados com as culturas pré-hispânicas e outras colónias espanholas espalhadas pelo mundo, que hoje são a base de muitas nações.
Viver a vida nocturna de Madrid
A vida nocturna de Madrid é normalmente intensa. Uma boa viagem musical ou ruelas que nos esperam com lendas e fantasmas.
Antes de mais, recomendo que desfrutes de uma noite de sevilhanas e flamenco. Para isso, há várias opções:
- Espetáculo de flamencoem Torres Bermejas, a partir de 34 €.
- Espetáculo de flamencono Teatro Flamenco, a partir de ** 34**.
- Espetáculo de flamenco noCorral de la Morería, a partir de ** 34 €** euros.
Outra opção é fazer uma excursão sobre a Inquisição Espanhola, fantasmas e lendas. Madrid foi palco de um dos períodos mais negros da humanidade: a chamada Santa Inquisição. Um passeio noturno por ruelas e catacumbas que o leva a conhecer esse lado fantas magórico e sombrio através das histórias orais e lendas que permanecem desde esses tempos até aos dias de hoje.
Desfrutar de uma noite no teatro em Madrid
Outra alternativa ideal para a sua visita a Madrid é ir a uma peça de teatro ou a um espetáculo de comédia monólogo. O teatro em Madrid oferece-lhe um programa variado de musicais, comédia, magia ou espectáculos de cabaré. As opções são muitas e pode viver uma noite mágica para terminar esta escapadela a Madrid.
Alguns conselhos para uma visita a Madrid em dois dias
Dois dias podem passar a voar, mas se tiveres um itinerário organizado, poderás desfrutar de lugares incríveis e ver os destaques de Madrid. Para que possa fazer tudo o que planeou, aqui ficam as minhas últimas recomendações para organizar o seu plano de 2 dias na capital espanhola:
- Verifique as medidas de segurança e os requisitos de entrada para cada um dos locais que pretende visitar, como museus, galerias, restaurantes, etc. Isto permitir-lhe-á preparar-se para evitar contratempos durante as actividades.
- Certifique-se de que tem informações antecipadas sobre a disponibilidade e a capacidade máxima em cada local. Reservar com antecedência pode muitas vezes ser uma boa forma de garantir uma entrada sem problemas nas principais atracções turísticas da cidade, especialmente se for apenas por dois dias.
- Para tirar o máximo partido da sua visita de 48 horas, aconselho-o a planear o seu itinerário na perfeição, começando por descobrir as diferentes opções de transporte do aeroporto para a cidade.
- Para além deste itinerário, não deixes de conhecer todos os locais e planos que Madrid tem para oferecer aos seus visitantes.