Horário do Museu Reina Sofía
O Museu Reina Sofía, em Madrid, é uma visita obrigatória para quem viaja à capital e se interessa por arte. Para facilitar o conhecimento da sua grande coleção, este artigo explica os horários de abertura e fornece algumas outras informações interessantes.
O chamado Triângulo da Arte, a zona onde se situam os museus Reina Sofía, Thyssen-Bornemisza e Prado, deve fazer parte de qualquer lista que se prepare sobre o que visitar em Madrid. De facto, se quisesse ver estes museus em profundidade, precisaria de vários dias inteiros.
No caso do museu Reina Sofía, inaugurado em 1992, a coleção centra-se na arte moderna e contemporânea de todo o mundo. As obras da sua exposição permanente centram-se no século XX, enquanto as exposições temporárias cobrem a atualidade. Para o visitar confortavelmente, é necessário dispor de algumas informações, a começar pelos horários de abertura e de encerramento.
Quais são os horários de abertura do Museu Reina Sofía?
O horário normal de funcionamento do edifício principal do Museu Reina Sofia (que compreende o edifício Sabatini e o edifício Nouvel) é das 10:00 às 21:00, com exceção das terças-feiras, em que está encerrado.
Entretanto, os seus outros espaços (os palácios de Cristal e Velázquez, ambos no Retiro), abrem todos os dias às 10:00. Entre abril e setembro, fecham às 21:00 no caso do Palácio de Cristal e às 22:00 no caso do Palácio de Velázquez.
Em outubro, os dois palácios fecham as portas às 19:00, enquanto no resto dos meses fecham às 18:00.
Todas estas informações estão sujeitas a alterações por decisão do museu, pelo que recomendo que as consulte no sítio Web oficial antes de planear a sua visita. Em todo o caso, para que tenha uma ideia mais clara dos horários de abertura, aqui fica uma lista dos mesmos:
Sede principal: Edifício Sabatini e Edifício Nouvel
- Segunda-feira e de quarta-feira a sábado: abertura às 10h00 e fecho às 21h00
- Terça-feira: fechado
- Domingo: abertura às 10:00 e fecho às 14:30 horas.
Parque do Retiro: Palácio de Velázquez e Palácio de Cristal
- Aberto todos os dias da semana
- janeiro e fevereiro: das 10:00 às 18:00
- março: das 10:00 às 19:00
- abril - setembro: entre as 10:00 e as 22:00
- outubro: abre às 10:00 e fecha às 19:00
- novembro - dezembro: entre as 10:00 e as 18:00
Três aspectos a ter em conta
- A venda de bilhetes termina 30 minutos antes do fecho do museu.
- As galerias devem começar a esvaziar-se cerca de 15 minutos antes da hora de encerramento, independentemente do local que estiver a visitar.
- Alguns dias de chuva intensa ou de alerta de calor podem levar ao encerramento do Palácio de Cristal, devido às características do edifício. Por isso, verifique a previsão do tempo antes de ir.
Dias e horários de entrada gratuita
À semelhança de outros museus nacionais, o Reina Sofia permite a entrada gratuita em certos dias e a certas horas. Atenção: é necessário levantar o bilhete na bilheteira antes de entrar.
- Segunda-feira: das 19:00 às 21:00, apenas para particulares.
- Quarta-feira-Sábado: entre as 19:00 e as 21:00, também apenas para visitantes não pertencentes a grupos.
- Domingo: das 12:30 às 14:30 horas.
A entrada é igualmente gratuita em certos dias feriados, como o dia 12 de outubro. Recomendo que verifique estas datas no sítio Web do museu, uma vez que algumas delas mudam todos os anos.
Dias de encerramento
O Museu Reina Sofía fecha muito poucos dias por ano, mas é sempre bom saber as datas para não chegar à porta e encontrá-lo fechado:
- 1 e 6 de janeiro: durante estes dias, os espaços do Retiro estão abertos até às 17:00 horas.
- 1 de maio: o mesmo que nos dias anteriores.
- 24, 25 e 31 de dezembro: as salas do Retiro também permanecem abertas.
Para além disso, também pode estar fechado em certos feriados da Comunidade de Madrid, como San Isidro e La Almudena.
Horário de abertura da Loja do Museu Reina Sofía
Se quiser comprar uma lembrança da sua estadia em Madrid (para si ou como presente), a Loja do Museu Re ina Sofía é uma óptima opção. Aí poderá encontrar uma grande quantidade de produtos interessantes relacionados com as exposições e, certamente, encontrará algo que lhe agrade. O horário de funcionamento é o seguinte:
- Segunda, quarta, quinta, sexta e sábado: a loja está aberta das 10:00 às 21:00.
- Terça-feira: fechada
- Domingo: abertura às 10:00 e fecho às 14:30 horas.
É claro que também pode consultar o catálogo antes da sua visita ou comprar algo diretamente na versão online da loja do museu.
Horários de abertura para visitas privadas
Uma opção pouco conhecida que o Museu Reina Sofía oferece a alguns grupos de visitantes é a marcação de uma visita privada.
Este tipo de visita guiada destina-se a particulares, empresas ou organizações que pretendam organizar uma visita ao museu de forma especial. Se desejar, a visita pode centrar-se num tema específico, como a arquitetura, a história, os movimentos pictóricos ou o teatro.
O museu oferece ainda a possibilidade de terminar a visita privada com uma receção, um cocktail, um almoço ou um jantar nas salas reservadas para o efeito no próprio edifício.
Os interessados neste tipo de eventos devem ter em conta que estes só podem realizar-se fora do horário normal de visita:
- Terças-feiras todo o dia
- Segundas**, quartas, quintas, sextas e sábados** a partir das 20:00 horas.
- Domingos a partir das 14h30
Horário de abertura do Museu do Prado
É muito comum que os visitantes do Museu Reina Sofía o combinem com outro dos melhores museus de Madrid e de todo o país: o Museu do Prado. Não só pela sua proximidade geográfica, mas também porque poucas pessoas querem perder as melhores pinturas ali expostas.
Se é este o seu caso e quer ir ao Museu do Prado antes ou depois, eis os seus horários de funcionamento:
- De segunda a sábado: entre as 10:00 e as 20:00.
- Domingos e feriados: abre às 10:00 e fecha às 19:00.
Horário de entrada gratuita
- Segunda-feira a sábado: das 18:00 às 20:00
- Domingos e feriados: entre as 17:00 e as 19:00
É importante ter em conta que só poderá entrar no museu 30 minutos antes da hora de encerramento.
Horário de abertura Museu Thyssen Bornemisza
O terceiro grande museu situado no chamado Triângulo da Arte é o Thyssen Bornemisza. Embora seja possivelmente o menos visitado dos três, nunca é demais saber o seu horário de funcionamento, caso queira aproveitar a oportunidade para ver as suas colecções.
- Coleção permanente: às segundas-feiras entre as 12:00 e as 16:00 e no resto dos dias da semana entre as 10:00 e as 19:00.
- Exposições temporárias: o horário de abertura varia consoante a exposição, por isso, se estiver interessado numa delas, visite o seu sítio Web para obter mais informações.
- Museu Dia e Noite: para além da entrada gratuita, o museu está aberto até à 1:00 da manhã.
- 24 e 31 de dezembro: aberto entre as 10:00 e as 15:00.
- Nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro, o museu está encerrado.
Quanto tempo posso demorar a visitar o Museu Reina Sofía?
Esta pergunta, frequentemente colocada quando se planeia uma visita a Madrid (ou a qualquer outra cidade), não tem uma resposta simples. A extensa coleção do museu pode prolongar o tempo passado nas instalações, embora na maioria das vezes cada pessoa preste mais atenção às obras que mais lhe interessam.
De um modo geral, os verdadeiros fãs da arte moderna precisarão de várias horas para poderem ver todas as obras. Para os menos apaixonados, podem ser necessárias entre 1 e 2 horas para percorrer as zonas mais importantes e apreciar as principais obras do museu.
O meu conselho é que não tente ver tudo num só dia, pois corre o risco de ficar demasiado saturado e não aproveitar a exposição como ela merece. Planeie bem as obras que mais lhe interessam e, se achar que é impossível vê-las todas, pode sempre começar a organizar a sua próxima visita.
Qual é a melhor altura para visitar o Museu Reina Sofía e apreciar melhor as suas obras?
Embora se possa entrar gratuitamente no Museu Reina Sofía em determinadas alturas, não é o mais adequado. Se costuma haver muita gente em todos os momentos, o número de visitantes aumenta nessa altura e não será possível apreciar as obras de arte mais importantes de uma forma confortável.
O meu conselho é planear a sua visita ao Museu Reina Sofía logo de manhã, quando abre. Se tiver comprado um bilhete sem filas, não terá de esperar nada (para além do tempo que demora a passar pela segurança) e encontrará muitas das salas ainda vazias ou com muito poucas pessoas.