Como ir a Segóvia a partir de Madrid
Quer visitar Segóvia, passear pelo seu centro histórico, desfrutar da sua gastronomia e não perder um aqueduto cinematográfico? Neste post, vou dizer-lhe as melhores maneiras de chegar lá a partir da capital.
A pouco mais de 60 quilómetros da capital, Segóvia é um destino turístico por direito próprio. De certeza que já ouviu falar do encanto do seu centro histórico, do seu impressionante aqueduto e da sua gastronomia que não deixa ninguém indiferente. Por isso, se já conhece quase tudo o que há para ver e fazer em Madrid, talvez seja uma boa ideia visitar esta cidade castelhana.
Se quiser conhecer a cidade, neste post vou dizer-lhe as melhores formas de lá chegar a partir de Madrid. As duas cidades estão muito bem conectadas, por isso, seja qual for a sua situação de viagem, encontrará o meio de transporte perfeito para si. Pode escolher entre várias excursões organizadas que lhe mostram o melhor da cidade, ou ir por sua conta com um carro alugado, de autocarro ou de comboio. Eu dou-lhe as chaves para tornar realidade a viagem que imaginou.
1. A melhor maneira de lá chegar: uma visita organizada
Se quiser desfrutar de Segóvia sem se preocupar em organizar as rotas, os itinerários, os meios de transporte e as reservas, a melhor opção é contratar uma excursão organizada a partir de Madrid.
Existemvárias possibilidades de excursões a Segóvia que valem a pena, dependendo do tempo de que se dispõe e do itinerário que mais lhe interessa. Por exemplo, pode combinar a sua viagem a Segóvia com visitas a duas cidades próximas, como Toledo ou Ávila, para aproveitar ao máximo o seu tempo.
Estas excursões costumam incluir um serviço de recolha com transporte privado e um guia que explica os aspectos mais interessantes dos lugares por onde passa, embora normalmente não ofereçam comida, mas sugerem um lugar ou zona na cidade de destino onde se pode comer. Algumas excursões propõem um ponto de encontro em Madrid para sair diretamente da cidade, em vez de recolher os passageiros em vários hotéis, verifique bem as condições.
A vantagem desta opção é que eles fazem todo o planeamento, pelo que pode relaxar e aproveitar o dia na cidade. E a relação qualidade-preço não é má: a gama de preços (dependendo da opção que escolher, claro) vai de 30 a 50 euros aproximadamente.
Está interessado? Continue a ler!
Opção 1: Se tiver pouco tempo, faça uma excursão de um dia a Segóvia e ao centro histórico de Madrid
Algumas excursões condensam o que não pode faltar em ambos os destinos numa viagem de um dia. Normalmente, começam com uma visita guiada ao centro histórico de Madrid e depois viajam de autocarro para Segóvia. Aí, faz-se um passeio pelo centro: as ruas íngremes, o aqueduto, a catedral... Tudo é bem explicado para que não haja dúvidas.
É claro que tanto Segóvia como Madrid têm muito mais para oferecer do que aquilo que podemos ver em poucas horas, mas esta proposta é interessante e está muito bem pensada para espremer o dia de uma forma produtiva. Se só tiverem alguns dias nesta zona, é uma opção interessante: num dia inteiro, vão a Segóvia e regressam a Madrid. Claro, com a máquina fotográfica cheia.
Factos interessantes
- Preço: Estas excursões de Madrid e Segóvia têm um preço médio de 35 euros por pessoa. Normalmente incluem o autocarro e o guia, mas não a comida.
- Duração da viagem: Mais ou menos 6 horas, incluindo caminhadas e passeios.
Opção 2: Se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, faça uma viagem a Segóvia a partir de Madrid com uma paragem em Ávila
Uma rota muito popular é a que pára na cidade de Ávila a caminho de Segóvia. Antes de chegar à cidade do aqueduto, o guia já lhe mostrou as atracções mais turísticas desta bela cidade antiga: a viagem inclui normalmente monumentos como as muralhas de Ávila, a Catedral, o Convento de Santa Teresa e a Basílica de São Vicente.
Uma vez em Segóvia, a viagem continua: esta cidade tem muito para oferecer. O itinerário dependerá do passeio que escolher, mas quase todos incluem a Catedral e o Alcázar de Segóvia, um passeio pelo centro histórico e, claro, o impressionante aqueduto.
Factos interessantes
- Preço: Estas excursões têm um preço médio de cerca de 50 euros por pessoa. Tenha atenção ao que está incluído na opção que escolher: embora normalmente incluam o transporte e o trabalho do guia que o acompanha, quase nunca incluem a alimentação.
- Duração da viagem: As excursões são concebidas para aproveitar ao máximo o seu tempo, pelo que duram todo o dia. Normalmente, partem de manhã cedo de um ponto de encontro em Madrid e regressam ao fim da tarde ao mesmo local.
Opção 3: Se não quiser perder a joia do Tejo, uma viagem a Segóvia e Toledo a partir de Madrid
Uma viagema Toledo, um destino turístico por si só, vale sempre a pena. Se preferir aproveitar a sua viagem a Segóvia para a conhecer, esta é outra cidade com uma dimensão adequada para a poder visitar em conjunto num só dia. Ambas as cidades também foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO, pelo que estas excursões oferecem um excelente dia de passeio.
As excursões combinadas costumam incluir uma visita guiada aos pontos turísticos mais importantes e tempo para passear pelo centro histórico. Muitas incluem também a entrada no Alcázar e na Catedral de Toledo, pelo que os preços podem variar. É uma boa ideia para ter uma primeira impressão de ambas as cidades.
Factos interessantes
- Preço: As excursões a Segóvia e Toledo custam aproximadamente 55 euros por pessoa. Algumas delas incluem a entrada no Alcazar e na Catedral de Toledo. Verifique os termos e condições para encontrar a excursão que mais lhe convém.
- Duração da viagem: Estas excursões são de dia inteiro, embora se veja tanto que não é preciso muito tempo.
2. Alugar um carro para ir a Segóvia por conta própria
Se gosta de conduzir e ir ao seu próprio ritmo, Segóvia fica a uma distância perfeita de Madrid para uma viagem de um dia de carro. Em Madrid, tem muitas opções disponíveis para alugar o carro da sua escolha e as principais empresas de aluguer de automóveis, como a Herz, Europcar ou Avis, entre outras.
Os centros de aluguer de automóveis estão normalmente perto das estações mais movimentadas ou dos centros da cidade, como Atocha, mas não só: é claro que também pode aceder a um veículo noutras partes da cidade. O preço de um fim de semana começa em cerca de 40 euros, embora o valor a pagar varie muito em função do carro que escolher.
Se acabou de chegar ao aeroporto de Madrid, pode alugar um carro aí para começar a sua viagem (e se quiser ir do aeroporto para Madrid, aqui está a melhor maneira).
Se gosta de conduzir, recomendo que faça este percurso de carro. A estrada que atravessa a Serra de Guadarrama é muito bonita, e com esta opção pode parar em pontos intermédios ao longo do caminho. Alguns deles valem realmente a pena, como El Escorial.
Além disso, se já tiveres carro, podes experimentar uma das outras excursões a partir de Madrid que te recomendo.
Informações úteis
- Preço: O preço do aluguer de um carro depende muito do carro que escolheres. Recomendo que verifique online onde se encontra a agência de aluguer de automóveis mais próxima e quais os veículos disponíveis para as datas da sua viagem. A título indicativo, pense que o preço mínimo para um fim de semana é de aproximadamente 40 euros.
- Tempo de viagem: A viagem por estrada de Madrid a Segóvia demora cerca de uma hora e um quarto na A6.
3. Económico e flexível: uma viagem de autocarro
Se não lhe apetecer conduzir, pode facilmente chegar a Segóvia a partir de Madrid de autocarro. Os autocarros partem da estação de Moncloa, em Madrid, e demoram cerca de uma hora e meia a chegar a Segóvia.
A vantagem desta opção é que é muito económica (custa aproximadamente 5 euros cada viagem) e pode ser direta: existem dois tipos de viagem para esta rota. Entre o serviço direto e o serviço com paragem há apenas uma diferença de 5 minutos.
Além disso, é uma opção que lhe facilita muito as coisas, porque há muitos autocarros disponíveis: pelo menos um a cada hora e, em alguns momentos do dia, dois autocarros por hora. A estação de autocarros de Segóvia fica no Paseo Ezequiel González número 20, na parte sul da cidade. Pode ir a pé até ao centro.
Factos interessantes
- Preço: Cerca de 5 euros por pessoa e por trajeto.
- Duração da viagem: Cerca de uma hora e meia.
4 De Madrid a Segóvia sobre carris: quer ir de comboio?
Se gosta de viajar de comboio, há duas opções para a viagem de Madrid a Segóvia, e fique atento porque a viagem varia muito consoante a que escolher.
O Ave: rápido e cómodo, mas não chega ao centro da cidade
O comboio de alta velocidade chega a Segóvia a partir da estação de Madrid Chamartín em menos de meia hora. Os preços variam consoante a procura e o momento da compra: pode encontrar bilhetes por cerca de 12 euros, mas não podem descer abaixo dos 23 euros para o dia ou hora que lhe interessa.
É uma viagem direta e confortável, com vários comboios disponíveis a cada hora, o único inconveniente é que a estação do AVE em Segóvia (Segóvia- GUIOMAR) fica a 6 quilómetros da cidade.
Assim, para chegar ao centro da cidade, uma vez na estação de Segóvia, é preciso apanhar outro meio de transporte. Há duas opções: apanhar o autocarro da linha 11ou um táxi. A viagem de autocarro demora cerca de 20 minutos e custa cerca de 2 euros. De táxi é mais rápido: demora apenas 10 minutos e a tarifa é de cerca de 7 euros.
Factos interessantes
- Preço: os preços do AVE variam, por isso, dependendo da altura em que viaja, pode pagar entre 11 e 23 euros, aproximadamente, por pessoa e por viagem. A isto há que acrescentar cerca de 2 euros para o autocarro da linha 11 que o leva ao centro de Segóvia, ou os cerca de 7 euros que custa um táxi.
- Duração da viagem: meia hora.
Comboio regional: mais lento, mas para uma estação central
O comboio regional demora duas horas a chegar de Madrid a Segóvia. Não há muitos comboios disponíveis: cerca de dois por dia, um de manhã e outro à tarde.
É um meio de transporte económico (custa cerca de 7 euros ida e volta com a tarifa turística), mas se planeia passar o dia, não é o mais eficiente. No entanto, se gostar da viagem, o comboio pára em todas as estações das montanhas de Madrid: Villalba, Cercedilla, Espinar...
Parte da estação de Chamartín, em Madrid, e chega à antiga estação de comboios de Segóvia, de onde só se fazem viagens de média distância. A vantagem é que a estação se encontra no centro da cidade, na Calle Obispo Quesada, com ligações imediatas de autocarro para se deslocar pela cidade (ou mesmo sair para iniciar o percurso em Segóvia diretamente a pé).
Este itinerário destina-se principalmente a quem viaja de Madrid para a Serra. Para chegar a Segóvia, a viagem pode ser cansativa com tantas paragens. Aconselho-o a escolher uma das outras opções que mencionei.
Informações úteis
- Preço: Com a tarifa turística, a viagem de ida e volta custa cerca de 7 euros.
- Duração da viagem: Duas horas.
Comparação de meios de transporte Madrid - Segóvia
Há muitas maneiras de chegar a Segóvia a partir de Madrid, e dependendo da que escolher, a sua viagem será muito diferente... Se ainda não tem a certeza, coloquei as informações mais importantes numa tabela, para que possa encontrar a forma de viajar que melhor se adapta a si.
- Circuito organizado
- Direto: Não
- Preço: entre 30 e 50 euros aproximadamente
- Carro alugado
- Direto: Sim
- Preço: a partir de 40 euros
- Autocarro
- Direto: Sim
- Preço: 7 euros aproximadamente.
- AVE
- Direto: Não
- Preço: Entre 11 e 23 euros.
Agora já tem toda a informação que precisa para ir de Madrid a Segóvia. Espero que gostem e... Bon voyage!