10 coisas para fazer em Madrid em julho
Com o verão em pleno andamento, julho é um mês fantástico para desfrutar da capital espanhola. Concertos, noites de cinema, teatro, desporto... A diversão é garantida!
julho é uma das melhores épocas para conhecer Madrid, devido à grande oferta de diversão e entretenimento que tem para oferecer. Para além das tradicionais actividades que se podem ver e fazer em Madrid durante todo o ano, a capital espanhola oferece fabulosos planos específicos para o mês de julho. Aproveite as suas férias!
1. Assistir aos emblemáticos concertos das Noites Botânicas
Durante todo o mês de julho, pode desfrutar de um festival de música centrado principalmente no jazz, blues, pop e rock. Se quiser absorver a atmosfera jovem das festas juvenis de Madrid, esta é uma oportunidade que não vai querer perder.
Desde a sua fundação em 2016, o festival destaca-se por apresentar um calendário de concertos, entre 25 ou 40 em média, que reúne artistas de referência da cena local e internacional, como Gloria Gaynor, Bomba Estéreo, Jorge Drexler, The Lumineers, Nathy Peluso, Pink Martini e muitos mais.
E se a música é o seu forte, não pode perder um plano muito tradicional: reserve um jantar de zarzuela em Madrid e desfrute de uma noite inesquecível onde provará pratos típicos da gastronomia madrilena servidos por empregados que também cantam zarzuela.
Onde se realiza
No Real Jardim Botânico Alfonso XIII, situado na Universidade Complutense de Madrid. Está situado na zona turística de Princesa e pode ser acedido através do Metro de Madrid, apanhando a linha 16 até à estação Ciudad Universitaria.
Como comprar bilhetes
A melhor forma de comprar bilhetes e saber mais sobre o calendário de espectáculos é através do site oficial do evento Noches del Botánico.
2. Junte-se à celebração do Orgulho em Madrid
Desde 2007, a festa da comunidade LGBT tem-se realizado em Madrid com celebrações de uma semana. Começam geralmente na última quarta-feira de junho e prolongam-se até ao primeiro domingo de julho, pelo que, se estiver em Madrid nos primeiros dias do mês, não pode faltar.
A celebração inclui actos de reflexão, como a leitura do manifesto no dia de abertura, mas também eventos festivos divertidos, como a tradicional Corrida de Calcanhares que se realiza no bairro de Chueca.
Se te apetecer conhecer as zonas mais modernas de Madrid e a vida nocturna da cidade, não podes perder um passeio noturno por Madrid. Vais adorar!
Onde se realizam
As celebrações realizam-se principalmente na zona de Chueca. Durante a semana, nas praças mais importantes, há espectáculos e concertos de artistas populares da cena local e internacional. É melhor estar atento ao calendário de eventos, visitando o sítio oficial do Madrid Orgullo.
Como comprar bilhetes
Este evento é totalmente gratuito e aberto ao público.
3. Desfrutar das piscinas de Madrid no verão
Uma das melhores coisas para fazer no verão em Madrid é visitar as fantásticas piscinas da cidade. Esta é uma excelente oportunidade se estiver a visitar Madrid com crianças, uma vez que a maioria dos complexos tem a sua própria área infantil.
De facto, pode reservar um lugar no autocarro turístico de Madrid e aproveitar para fazer turismo na ida ou na volta do seu destino. Não terás calor e não te cansarás e poderás ver alguns dos monumentos mais importantes de Madrid sentado confortavelmente.
Piscinas em Madrid e datas de abertura
- Piscinas da Câmara Municipal: Costumam estar abertas a partir de meados de maio. Consultar a listadas piscinas municipais por bairro.
- Piscinas daComunidade de Madrid: Abrem em junho e fecham em setembro. As mais importantes são a situada no Complexo Desportivo Canal de Isabel II, a do Parque Desportivo Puerta de Hierro, a do Centro Desportivo M86 e a do Complexo Desportivo San Vicente de Paúl.
- Piscina do Complutense de Madrid: Exclusiva apenas para estudantes e professores, pelo que é necessário provar que se pertence a um centro de estudos.
- Parque aquático Warner Beach.
- Aquópolis de Villanueva.
4. Ir às noites de cinema ao ar livre
A melhor maneira de desfrutar das melhores noites de verão em Madrid é assistir aos festivais de cinema que se realizam por toda a cidade. Consulte a programação dos diferentes locais dos cinemas de verão de Madrid e prepare o seu itinerário para assistir a tantos deles quanto o seu lado cinéfilo exigir.
Para os amantes da cultura, tenho outra proposta imbatível: comprar um passe Madrid Art Walk que inclui entradas para os Museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen e acesso prioritário a estes três importantes museus.
Os melhores cinemas de verão em Madrid
- Institut Français: Situado em Marqués de la Ensenada, 12. Exibições todas as quintas e sextas-feiras de junho e julho.
- Fescinal: Realiza-se no Parque de a Bombilla, Avenida de Valladolid. De finais de junho a setembro.
- Casa Museo Lope de Vega: Situada na Calle de Cervantes, 11. A casa museu realiza exposições gratuitas todas as quartas-feiras de julho.
- La Terraza Magnética: Situada na Ronda de Valencia, 2; realizam-se espectáculos desde o início de julho até aproximadamente ao final de agosto.
5. Visitar o Aquário do Zoo de Madrid
Madrid em julho pode ser um pouco opressiva, especialmente se não estiver habituado ao calor. Por isso, sugiro que fuja da cidade e entre em contacto com a flora e a fauna , reservando bilhetes para o Zoo Aquarium de Madrid.
É um dos zoológicos mais importantes do mundo, com mais de 20 hectares e mais de 300 espécies diferentes de animais e criaturas marinhas nos seus habitats naturais de todos os continentes do mundo.
O seu jardim botânico, com mais de 100 espécies diferentes de plantas, também o deixará impressionado e o melhor de tudo é que terá acesso sem filas e poderá desfrutar das actividades educativas que se realizam diariamente no parque.
Onde se situa
O Aquário Zoológico de Madrid está localizado na Casa de Campo, o pulmão da cidade e pode ser facilmente alcançado através de transportes públicos, seja de autocarro, metro ou comboios locais.
6. Música e poesia no CaixaForum Summer Nights
As Noites de verão CaixaForum são um dos eventos mais emblemáticos e tradicionais de Madrid. Desde o final de junho até ao final de julho, todas as quintas e se xtas-feiras, sobem ao palco artistas talentosos nos domínios da música, da poesia e da representação. A parte musical inclui habitualmente actuações de jazz, gospel e música clássica.
Onde se realiza
O festival tradicional realiza-se no centro de arte e performance Caixaforum Madrid, situado no Paseo del Prado, pelo que pode aproveitar para visitar o Museu do Prado e depois assistir ao festival.
A zona é facilmente acessível através do metro da cidade, uma vez que a estação de metro Estación del Arte-Atocha fica apenas a 5 minutos a pé e a estação Lavapiés a 10 minutos a pé.
Como comprar bilhetes
O calendário das apresentações, os artistas convidados e os preços dos bilhetes estão publicados no sítio Web oficial do centro Caixaforum Madrid.
7. O Palácio Real organiza o seu próprio festival de jazz.
Os verdadeiros fãs de jazz da cidade esperam ansiosamente pelos icónicos festivais do Palácio Real todos os anos. Todos os anos, a série de concertos apresenta um calendário preenchido, geralmente com início em julho e conclusão em setembro.
Ao longo do mês, há 25 a 30 concertos com artistas locais e internacionais, como Chucho Valdés, Silvana Estrada ou Zenet.
A combinação perfeita pode ser reservar uma visita guiada ao Palácio Real e depois assistir a um dos concertos do festival.
Onde se realiza
O evento tem lugar em diferentes locais, sendo os mais impressionantes os belos Jardines del Campo del Moro e a Plaza de la Armería, com capacidade para 1600 convidados. É aconselhável reservar com antecedência.
Como comprar bilhetes
Esteja atento ao calendário dos espectáculos. Os bilhetes estão à venda na secção "concertos" do sítio Web do Património Nacional. Haverá pelo menos um concerto gratuito durante o calendário de espectáculos.
8. Aproveitar a oportunidade de visitar Segóvia e Toledo a partir de Madrid
Declarada Património da Humanidade em 1986, Toledo é uma cidade que o deixará sem palavras. A partir do Mirador del Valle, poderá desfrutar de uma vista panorâmica da cidade de cortar a respiração e ter uma primeira ideia de tudo o que verá durante o dia:
- Percorrerá as ruas estreitas e labirínticas do centro histórico.
- Explorar o bairro judeu de Toledo.
- Descobrirá o Alcázar.
- Visita à igreja mudéjar de Santo Tomé.
- Visita a uma oficina de artesanato.
- Conhecerá a arte da pintura damascena.
De seguida, visitará Segóvia, naturalmente sempre acompanhado por um guia especializado:
- Verá o aqueduto romano do século II no centro da cidade.
- Explorará o coração de Segóvia.
- Contemplará a abside da Catedral de Segóvia,
- Visita à Igreja de Corpus Christi, a antiga Sinagoga Maior.
- Entraremos no Castelo do Alcázar de Segóvia e exploraremos durante alguns minutos as suas diferentes salas e câmaras.
Detalhes de interesse
A duração da visita guiada é de cerca de 11 horas e custa 40 euros. Também pode escolher a opção de adicionar Ávila, que inclui um passeio pela cidade velha e ao longo da famosa muralha da cidade.
9. Apreciar o teatro com a Sociedade Coral Cervantes
Desde o início de junho até ao final de outubro, terá a oportunidade de desfrutar do festival de teatro Coral de Cervantes em Madrid, um evento que traz o melhor do teatro do Século de Ouro à capital espanhola.
O festival apresenta uma agenda intensa, com um programa que inclui cerca de 200 espectáculos. O evento é dirigido a todos os públicos e está aberto a crianças e famílias. Actuam cerca de 8 companhias de teatro de Madrid e das regiões vizinhas. Também se realizam numerosos concertos.
Onde se realiza
O evento tem lugar no parque urbano Madrid Río, que oferece belas vistas do rio Manzanares. O acesso a este local é muito fácil através do metro ou do comboio interurbano, a estação mais próxima é o terminal Piramides e fica apenas a 9 minutos de distância.
Como comprar bilhetes
Para saber o calendário de actividades, deve visitar o site oficial do evento Corral Cervantes. Historicamente, os bilhetes para as peças de teatro costumam custar cerca de 15€ e para os concertos cerca de 17€.
10. Música, dança e gastronomia no festival cultural Veranos de la Villa
Um dos festivais de verão mais esperados de Madrid tem lugar todos os anos entre os primeiros dias de julho e o final de agosto.
O festival pretende prestar homenagem à cultura mad rilena, apresentando uma extensa agenda que inclui: música ao vivo de diferentes géneros, artes performativas, números de circo, exposições de artesanato e uma feira gastronómica.
E se fores um foodie não podes perder um passeio gastronómico por Madrid: visitarás 4 dos mais emblemáticos locais de tapas e provarás a deliciosa gastronomia espanhola. Mmm!
Onde se realiza
O mais interessante do festival é a sua intensa programação de espectáculos, que inclui eventos em diferentes locais da capital. Mais de 10 dos 21 bairros de Madrid, como o Centro Cultural Conde Duque, juntam-se às celebrações. No seu pátio central, realizam-se diferentes espectáculos musicais, bem como a cerimónia de abertura do festival.
Como comprar bilhetes
A melhor coisa a fazer é visitar o site do Veranos de Villa para saber mais sobre o programa do festival, bem como os preços dos bilhetes para a próxima edição.