10 coisas para fazer em Madrid em setembro

Em setembro, o verão em Madrid chega ao fim e uma brisa fresca anuncia a chegada de uma nova estação para explorar a capital espanhola. Eis o que não deve perder em Madrid durante este mês.

Carolina Morales

Carolina Morales

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Madrid em setembro

Plaza Del Retiro em Madrid | ©Nicolas Postiglioni

setembro é o mês da calma e do regresso à normalidade: as férias de verão terminam, o calor começa a diminuir, as crianças regressam à escola e as pessoas voltam aos seus empregos.

A agenda cultural renova-se para dar as boas-vindas ao outono, com uma grande variedade de eventos, concertos, exposições temporárias e mostras de arte por toda a cidade. Preparados para começar? Madrid: aqui vamos nós!

1. Viver a paixão do futebol

Estádio Santiago Bernabéu no início de um jogo| ©H. Hurtado
Estádio Santiago Bernabéu no início de um jogo| ©H. Hurtado

Durante este mês, realizam-se vários campeonatos de futebol locais e europeus, pelo que verificar as datas é uma boa forma de conhecer o impressionante estádio Santiago Bernabéu, casa da equipa do Real Madrid, que oferece visitas guiadas abertas ao público em geral durante todo o ano.

A visita inclui, entre outras coisas, uma vista panorâmica do estádio e uma visita ao museu da equipa.

Informações úteis

  • Preço: visitas disponíveis a partir de 12 euros.
  • Horário de abertura: Aberto todos os dias do ano, exceto 25 de dezembro e 1 de janeiro. De segunda a sexta-feira das 09:30 às 19:00, domingos e feriados das 10:00 às 18:30.
  • Endereço: Av. de Concha Espina 1, 28036 Madrid.

Reservar a visita guiada ao Santiago Bernabéu

2. Explore o melhor de Madrid com um passeio de bicicleta

Praça Maior de Madrid| ©Marco Chiesa
Praça Maior de Madrid| ©Marco Chiesa

setembro é um ótimo mês para andar de bicicleta em Madrid. As temperaturas descem e o ambiente é muito mais fresco, pelo que um passeio de bicicleta é uma boa ideia se quiser conhecer a cidade com outros viajantes e com a companhia de um guia local especializado.

Com custos a partir de 25 euros, pode encontrar passeios de bicicleta com uma duração aproximada de 3 horas e com os quais pode visitar os locais mais conhecidos de Madrid, além de alguns recantos secretos e não tão turísticos que os guias conhecem.

Alguns dos locais que podem ser incluídos neste tipo de passeios são:

  • Parque El Retiro.
  • Praça Cibeles.
  • Porta do Sol.
  • Plaza Mayor.
  • Palácio Real de Madrid.

E muito mais!

Reservar um passeio de bicicleta em Madrid

3. Visite o "Triângulo da Arte"

Fora do Museu Reina Sofia| ©Zarateman
Fora do Museu Reina Sofia| ©Zarateman

O "Triángulo del arte", também conhecido como "Triángulo de Oro", é a zona onde se encontram os três principais museus de Madrid, que são:

  • Museo Reina Sofìa: se é fã de arte contemporânea, não pode perder a oportunidade de apreciar a obra de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Miró, Francis Bacon, Juan Gris ou Yves Klein. Aqui encontrará uma exposição permanente com mais de vinte mil obras de pintores e artistas lendários em termos de arte moderna e contemporânea.
  • Museu do Prado: alberga a obra de grandes pintores de nível mundial como Goya, Velázquez, Ticiano, El Greco, Rubens e Bosch, bem como de outros importantes pintores europeus dos séculos XVI a XIX. Está também na lista dos melhores museus do mundo.
  • Museu Thyssen-Bornemisza: situado no centro do Paseo del Prado, a sua coleção abrange sete séculos da história da pintura universal. A coleção é apresentada cronologicamente, exibindo obras de Renoir, Monet, Van Gogh, Toulouse Lautrec e outros. Explore também a maravilhosa viagem através do Impressionismo Alemão e do Pós-Impressionismo, um dos pontos fortes do museu.

Adquira os seus bilhetes para o Triângulo da Arte

4. Escapadela para as Terras Altas do Oeste

Reservatório da Serra Oeste| ©James Stewart
Reservatório da Serra Oeste| ©James Stewart

Se a sua ideia é visitar Madrid durante 5 dias ou mais, uma boa ideia é aproveitar o outono para explorar a Serra Oeste, situada a menos de uma hora de carro da Comunidade de Madrid. Aqui pode descobrir um importante património histórico, bem como relaxar num ambiente rural muito tranquilo.

Entre as muitas experiências turísticas que a Serra Oeste oferece, durante o mês de setembro pode também desfrutar do Festival Brillante, um evento musical com artistas locais e internacionais.

Outras excursões que pode fazer a partir da capital são:

  • Uma viagem a Toledo: esta é uma das excursões mais populares, uma vez que Toledo fica apenas a uma hora de carro de Madrid e é uma oportunidade perfeita para visitar a bela cidade velha.
  • Visita a Cuenca: ainda não conhece as famosas casas suspensas? Aproveite a sua estadia em Madrid para continuar a descobrir os tesouros de Espanha. Neste caso, a viagem dura quase duas horas.
  • Excursão a Segóvia: também a pouco mais de uma hora de Madrid, encontra-se a bela cidade de Segóvia, com o seu famoso aqueduto e o seu delicioso leitão.
  • Visita aAlcalá de Henares: e se quiser saber mais sobre Miguel de Cervantes e a sua obra, esta é a excursão ideal para si.

Reservar uma excursão a partir de Madrid

5. Aproveite a época baixa para visitar o Parque Warner

Especialmente se estiver de visita a Madrid em setembro com crianças, esta é uma atividade que não pode perder. Em agosto, este parque temático está superlotado, mas o bom é que no mês seguinte a afluência de pessoas diminui enormemente, pelo que pode ir em mais passeios e evitar filas tediosas.

O Parque Warner em Madrid, com um total de 35 atracções, abriu oficialmente ao público em 2022 e recebe cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos. Está dividido em 5 zonas, cada uma delas ambientada em diferentes filmes da Warner Bros. e da DC Comics, mas também em diferentes paisagens dos Estados Unidos, como Nova Iorque ou Califórnia.

Recomendo que dedique um dia inteiro e exclusivo ao Parque, começando a sua aventura de manhã, pois requer muita energia e acabará exausto (porque neste tipo de actividades caminha-se muito).

Adquira o seu bilhete para o Parque Warner

6. Assistir a um festival de música

Festival Dcode| ©Sno
Festival Dcode| ©Sno

Se visitar a cidade em setembro, recomendo-o:

  • Festival Dcode: desde 2011, realiza-se nas primeiras semanas de setembro em vários espaços da Universidade Complutense de Madrid. Artistas como The Cardigans, Queen of the Stone Age, Enrique Bumbury, Vetusta Morla e muitos outros participaram neste evento.
  • Festival Jardín de las Delicias: não se pode perder a "janela para a cena musical espanhola", que se realiza habitualmente no último fim de semana de setembro no recinto de Cantarranas da Universidade Complutense de Madrid.

Pode comprar os seus bilhetes para cada dia ou para todo o fim de semana no sítio Web oficial do festival. Há várias bandas espanholas que começaram o seu caminho para a notoriedade neste evento, tais como Izal, Rozalén, Dani Fernández. Álvaro de Luna, Miss Cafeína, entre outros.

Compre o seu bilhete para um espetáculo de flamenco em Madrid

7. Viva a última etapa da Volta a Espanha

Vuelta a España em Madrid| ©Gerardo M
Vuelta a España em Madrid| ©Gerardo M

Em setembro, todas as atenções em Espanha estão viradas para o ciclismo. Após 21 dias difíceis, Madrid é o palco que acolhe os ciclistas que participam na Vuelta a España, depois de uma dura competição para ganhar a "camisola vermelha" que marcará o líder da classificação geral.

A primeira versão da Volta a Espanha foi realizada em 1935, com um percurso dividido em 14 etapas e 3431 quilómetros no total. Esta festa desportiva encerra com chave de ouro no clássico pódio situado no coração da Plaza Cibeles, que reúne locais e visitantes numa festa de rua ao melhor estilo madrileno.

Para uma experiência mais próxima, também pode consultar as opções de vários operadores turísticos que oferecem visitas guiadas antes da grande volta final pelas ruas mais importantes da zona. Um passeio que o levará a conhecer mais sobre o nobre desporto, onde poderá tirar uma foto na linha de chegada e no pódio final, além de desfrutar de lugares privilegiados para assistir à corrida.

Informações úteis

  • Por se tratar de um evento muito concorrido e que atravessa várias zonas da cidade, recomendo que estudem o percurso com antecedência, para poderem escolher um bom lugar.
  • Lembre-se de chegar cedo. Para desfrutar do evento sem multidões, é fundamental encontrar um bom lugar para observar os ciclistas confortavelmente. Não é má ideia arranjar um banco ou uma cadeira dobrável para desfrutar confortavelmente do passeio.
  • Prepare a sua máquina fotográfica e leve uma boa bateria para o seu telemóvel. Esta é uma boa oportunidade para tirar fotografias fantásticas dos seus atletas favoritos e do ambiente festivo da cidade.
  • Localize as saídas de emergência e os postos de assistência médica. Siga as instruções de segurança em cada ponto.

Reservar uma visita guiada a Madrid

8. Explore as galerias de arte durante a Abertura de Madrid

Fim de semana das galerias Apertura Madrid| ©Galería Cayon
Fim de semana das galerias Apertura Madrid| ©Galería Cayon

Desde 2009 e durante um fim de semana de setembro, a associação de galerias Arte Madrid, organiza o Apertura Madrid Gallery Weekend, um evento que promove um percurso de exposições gratuitas nas galerias de arte da capital.

Esta atividade também inclui visitas guiadas às galerias participantes, bem como visitas aos espaços públicos de Madrid, para que possa apreciar as obras de arte localizadas nas ruas, praças e edifícios da capital.

Se gosta de planear museus e galerias durante as suas viagens, recomendo que descarregue a aplicação Arte Madrid, para que possa conhecer a programação e as actividades disponíveis durante a sua visita à cidade.

9. Conheça mais sobre o património cultural de Madrid com uma visita guiada gratuita

Pavilhão dos Hexágonos| ©ADMadril
Pavilhão dos Hexágonos| ©ADMadril

Trata-se de um plano organizado pela Direção Geral do Património Cultural da cidade, que tem duas edições por ano: de abril a junho e de setembro a dezembro. Aqui pode desfrutar de visitas gratuitas por Madrid para descobrir o diversificado património cultural e histórico da cidade.

Em cada temporada, as visitas são actualizadas para se adaptarem às condições meteorológicas e para incluírem novos locais de interesse para o público. Alguns dos lugares incluídos nestas visitas guiadas por especialistas em história e património são o Pavilhão dos Hexágonos, os Jardins do Buen Retiro, o Paseo del Prado e muito mais.

Consulte o calendário de visitas à sua chegada à cidade e não perca este plano que pode ser o complemento perfeito para as visitas aos melhores museus de Madrid.

10. Experimente o MAD: Centro de Experiências Imersivas

Centro de Experiências Imersivas| ©Barcex
Centro de Experiências Imersivas| ©Barcex

Entre todas as coisas para ver e fazer em Madrid, há também espaço para os admiradores do ambiente digital, da realidade aumentada ou virtual, da holografia e das experiências interactivas. Pode desfrutar de tudo isto numa visita aoMAD - Madrid Artes Digitales, um centro revolucionário de desenvolvimento cultural digital, pioneiro neste tipo de instalações na Europa.

Aqui, a arte funde-se com a ciência para oferecer produções multimédia imersivas em grande formato durante todo o ano. Uma experiência inovadora a não perder, pelo que recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência.

Informações úteis

  • Preços: o custo do bilhete varia consoante a exposição que pretende ver e pode rondar os 10 euros aproximadamente.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 22:00.
  • Endereço: Matadero Madrid, Nave 16, Plaza de Legazpi 8, 28045, Madrid.

11. Uma noite de moda e champanhe com o Fashion's Night Out Madrid

Decoração de Madrid no Fashion's Night Out Madrid| ©Mateo
Decoração de Madrid no Fashion's Night Out Madrid| ©Mateo

No mês de setembro, a Vogue Espanha organiza um evento chamado Vogue Fashion's Night Out (VFNO). A primeira edição teve lugar em 2009, como reação à grave recessão económica em Espanha.

O evento transforma o elegante bairro de Salamanca numa passerelle de moda, onde as lojas de roupa e acessórios da zona oferecem ao público saldos e antevisões das tendências da estação, num ambiente chique e com champanhe.

O evento tem também uma agenda de conferências com especialistas da indústria da moda, bem como concertos musicais. Os bilhetes para este evento custam cerca de 35 euros.

Temperaturas em Madrid em setembro

Centro de Madrid| ©Nicolas Vigier
Centro de Madrid| ©Nicolas Vigier

O verão em Madrid pode ser muito forte, pelo que viajar em setembro é a melhor alternativa se quiser desfrutar de dias de sol mas com temperaturas mais baixas e máximas que não ultrapassem os 30ºC. Embora em setembro a cidade comece a encher-se de turistas, poderá explorar a cidade a um ritmo mais descontraído com temperaturas entre 15° / 26°C.