As melhores enseadas de Menorca

Virá a Menorca atraído pelas suas águas azul-turquesa e apaixonar-se-á porque não há nada melhor no Mediterrâneo. Aqui está o ranking das melhores enseadas da ilha:

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 7 minutos

As melhores enseadas de Menorca

Enseada de Mitjana | Joao Branco

Já as terá visto em postais e fotografias centenas de vezes, mas até pôr os pés na areia, mergulhar nas suas águas e desfrutar de banhos de sol nas suas enseadas, não acreditará que este paraíso está tão perto. Se quiser descobrir quais são as melhores enseadas de Menorca, continue a ler.

1. Enseadas de Macarella e Macarelleta

Enseada de Macarella| © Alejandro Muñoz Cabrisas - Trabajo propio
Enseada de Macarella| © Alejandro Muñoz Cabrisas - Trabajo propio

Consideradas por muitos como as praias mais bonitas de Menorca, o conjunto de Cala Macarella e Cala Macarelleta, na costa sul, é imprescindível e não se pode deixar Menorca sem passar um dia a desfrutar da sua espetacular paisagem.

As águas cristalinas atingem aqui a sua máxima expressão e o cenário rodeado de falésias de pedra e árvores não o deixará indiferente. Embora se trate de uma praia virgem, encontrará um restaurante onde poderá comer, petiscar ou simplesmente refrescar-se.

Se quiser desfrutar ao máximo, pode juntar-se a um passeio de barco. Este tipo de excursão é muito cómodo, pois passa-se um dia a bordo e inclui também o almoço. Evitará as multidões, as longas esperas nos parques de estacionamento e os passeios ao sol e terá tempo para nadar e fazer snorkel em Cala Macarella, entre outras.

Tenha em conta que Cala Macarelleta é nudista (embora hoje em dia também seja fácil encontrar banhistas vestidos) e que está totalmente virgem, sem serviços disponíveis.

Onde fica: costa sul - ver no Google maps

Reservar um passeio de barco em Menorca

2. Enseada da Turqueta

Enseada da Turqueta| © J. Braun - Wikipedia
Enseada da Turqueta| © J. Braun - Wikipedia

Esta é outra das preferidas dos menorquinos e dos turistas. O nome não engana: as suas águas azul-turquesa são a principal atração desta enseada, que por vezes parece ter um mar azul fluorescente.

A sua areia fina completa o espetáculo e o bom é que não vai demorar muito tempo a lá chegar: fica a dez minutos de carro de Ciudadela e, com apenas 10 minutos de caminhada, atravessará um frondoso pinhal e poderá colocar um guarda-sol e uma toalha. O prémio? Um mergulho refrescante assim que chegar.

Apesar de ser uma enseada intocada, é vigiada por um nadador-salvador e há casas de banho públicas nas proximidades que pode utilizar se necessário. No que diz respeito a bares, restaurantes e bares de praia, não vai encontrar nada, por isso é melhor levar comida e bebida numa mochila.

Onde nos encontrar: costa sul - ver no Google maps

Reservar um passeio de barco em Menorca

3. Enseada de Son Saura

Enseada de Son Saura| © hugos007 - Flickr
Enseada de Son Saura| © hugos007 - Flickr

Não queremos deixar a costa sul de Menorca porque as suas águas cristalinas e a sua areia branca cativam-nos completamente. Son Saura é outra dessas enseadas que vale bem a pena visitar (ou ficar lá para viver para sempre). É também uma enseada virgem, mas nos últimos anos tem um nadador-salvador de serviço, o que a torna especialmente segura para as famílias.

Pode chegar lá de carro e, uma vez lá, pode desfrutar de uma grande área de sombra graças à sua frondosa floresta de pinheiros. O único inconveniente de Son Saura é que, nos últimos anos, tem havido uma chegada frequente de algas que se podem acumular na costa e tornar o banho um pouco mais desconfortável.

Onde fica: costa sul - ver no Google maps

Reservar uma experiência de mergulho em Menorca

4. Enseadas de Mitjana e Mitjaneta

Enseada da Mitjana| © De Voltumna, CC BY-SA 3.0 - Wikipedia
Enseada da Mitjana| © De Voltumna, CC BY-SA 3.0 - Wikipedia

O conjunto de Calas Mitjana e Mitjaneta não pode faltar em nenhum ranking das melhores enseadas de Menorca. Ladeado por ravinas, pinhais e falésias, ao chegar à sua areia fina sentir-se-á rodeado pela natureza.

Para lá chegar, é preciso estacionar (ou sair de um autocarro) em Cala Galdana e, a partir do miradouro de Sa Punta, percorrer um troço do Camí de Cavalls de aproximadamente um quilómetro. Não demorará mais de 20 minutos a caminhar (a menos que pare para tirar fotografias pelo caminho, o que é perfeitamente compreensível).

Porque é que gostamos de Cala Mitjana? O facto de a caminhada até esta enseada ser um pouco mais longa do que a que leva a outras enseadas significa que não há muitas pessoas a chegar lá, especialmente à pequena Mitjaneta. Mas prepare-se com comida e bebidas ou terá de fazer a caminhada de 20 minutos até Cala Galdana quando quiser comer ou beber alguma coisa.

Onde fica: costa sul - ver no Google maps

Reserve uma experiência de mergulho com snorkel em Menorca

5. Enseada de Pregonda

Enseada da Pregonda| © Jle1bat - Trabajo propio - Wikipedia
Enseada da Pregonda| © Jle1bat - Trabajo propio - Wikipedia

Deixamos por um momento as enseadas do sul para mergulhar noutro planeta. Quando chegar a Cala Pregonda, ficará impressionado com praticamente tudo: a paisagem, a cor avermelhada da sua areia e o panorama intacto que tem diante de si. Situa-se na costa norte de Menorca, que é geralmente menos concorrida do que a costa sul. Se quiser evitar as multidões, tenha isto em conta.

Graças ao facto de se encontrar num ponto um pouco afastado do resto da ilha e à distância relativamente longa a percorrer a pé, é uma ilha pouco frequentada por turistas.

Se lhe apetecer fazer snorkeling em Menorca durante as suas férias, não hesite em tirar os seus óculos: Cala Pregonda faz parte do que é considerado a Reserva Marinha de Menorca, uma vez que o número de espécies que vivem nestas águas é muito elevado. Se já superou a preguiça para chegar até aqui, aproveite a enseada e dê um mergulho - vai lembrar-se desta enseada para sempre!

Onde fica: costa norte - ver no Google maps

6. Enseada do Trebalúger

Enseada do Trebalúger| © Gabriel Vidal Álvarez (Gabriel Vidal) - Trabajo propio - Wikipedia
Enseada do Trebalúger| © Gabriel Vidal Álvarez (Gabriel Vidal) - Trabajo propio - Wikipedia

Tudo o que é bom tem um preço e para chegar à Cala Trebalúger são necessários cerca de 40 minutos a pé a partir da Cala Mitjana, o que perfaz um total de quase uma hora de caminhada a partir do momento em que estaciona o carro. Mas se Trebalúger está no top 10 das enseadas de Menorca é porque vale mesmo a pena.

Rodeada de pedra branca e com pinheiros que praticamente chegam ao mar, as suas cores azuis e a sua areia fina fazem dela um verdadeiro paraíso e um deleite para os olhos. O caminho não é particularmente fácil, pois é bastante íngreme e terá mesmo de atravessar um pequeno riacho.

Mas eu insisto: esta enseada intacta é uma das mais autênticas da costa sul de Menorca e irá desfrutar tanto do caminho como do seu descanso na água. Não hesite e vá em frente!

Onde fica: costa sul - ver no Google maps

7. Enseada de Presili

Cala Tortuga, perto de Cala Presili| © Nicolas G. Mertens - Trabajo propio - Wikipedia
Cala Tortuga, perto de Cala Presili| © Nicolas G. Mertens - Trabajo propio - Wikipedia

O farol de Favàritx guarda esta praia espetacular na costa leste da ilha de Menorca. Para lá chegar, pode conduzir até ao farol (cuidado! Não é possível chegar ao farol de carro na época alta, pelo que terá de estacionar um pouco mais cedo) e depois caminhar até ele. Nesta ocasião, será especialmente necessário usar sapatos confortáveis e fechados, uma vez que o caminho é mais íngreme do que o das enseadas a sul.

Quando chegar ao seu destino, encontrará uma praia espetacularmente preservada e pouco frequentada, onde poderá passar um dia perfeito ao sol. Lembre-se de que, sendo uma praia verdadeiramente selvagem, não há bar nem serviço de comida e bebida, pelo que é melhor levar os mantimentos numa mochila ou numa geleira.

Também não há muita sombra, por isso recomendo que traga um guarda-sol se planeia passar lá o meio do dia no verão.

Onde fica: costa norte - ver no Google maps

8. Enseada da Escorxada

Enseada da Escorxada| © MontanNito - Trabajo propio - Wikipedia
Enseada da Escorxada| © MontanNito - Trabajo propio - Wikipedia

Voltando ao sul, mas saindo do circuito mais frequentado das enseadas desta costa, encontramos a Cala Escorxada. Muito mais isolada e de difícil acesso, nesta enseada é muito raro encontrar multidões, pelo que o desfrute uma vez ali será máximo.

Terá de caminhar quase uma hora desde Cala Mitjana ou Santo Tomás, mas garanto-lhe que a caminhada valerá a pena quando der um mergulho nas suas águas azul-turquesa. Se quiser optar pela opção mais cómoda, existe um serviço de Táxi (Taximar) que por 30 € o pode levar até à enseada, mas é verdade que o caminho é bastante bonito e vale a pena a caminhada (pelo menos na ideia ou no regresso). Se se atrever, pode até fazê-lo de bicicleta.

Também não encontrará aqui nenhum serviço, por isso lembre-se de levar tudo o que precisa para o dia numa mochila.

Onde: costa sul - ver no Google maps

9. Baía de Fornells

Baía de Fornells| © CC BY-SA 3.0 - Wikipedia
Baía de Fornells| © CC BY-SA 3.0 - Wikipedia

Esta pequena aldeia piscatória na costa norte de Menorca tem um porto de onde partem todos os passeios de barco para a costa norte. Pode chegar aqui confortavelmente de carro e estacionar para embarcar num passeio de barco ou fazer um passeio de caiaque no mar para descobrir as pequenas enseadas que o rodeiam.

É um bom lugar para a prática de snorkeling, já que se encontra dentro da Reserva Marinha de Menorca, e até se pode fazer snorkeling na famosa Cueva de los Ingleses, rodeada de rocha, vegetação e fauna marinha. Em Fornells encontrará tudo o que precisa para o seu dia, mas se fizer um passeio de barco pelas enseadas do norte, a tripulação do barco servir-lhe-á comida e bebidas a bordo. Desfrute!

Onde fica: costa norte - ver no Google maps

10. Es Caló Blanc

Es Caló Blanc| © MontanNito - Trabajo propio - Wikipedia
Es Caló Blanc| © MontanNito - Trabajo propio - Wikipedia

Esta é a praia mais pequena da ilha e provavelmente a mais encantadora. As suas águas completamente cristalinas e transparentes convidam a um mergulho que dura horas. A paisagem que a rodeia também é única: duas grandes rochas rodeiam-na e deixam muito pouco espaço para os banhistas, mas isso não é um problema porque esta não é uma praia particularmente conhecida pelos turistas.

À chegada, encontrará um pequeno parque de estacionamento de ambos os lados da estrada e uma curta caminhada levá-lo-á diretamente para a água - e nunca mais quererá sair!

Onde fica: costa sul - ver no Google maps