Mais sobre: Snorkel em Menorca
Se está a pensar passar uns dias ao sol nesta bela ilha mediterrânica, e também quer saber o que ver e fazer em Menorca, digo-lhe que as opções que oferece são infinitas, embora se deva dizer que as actividades aquáticas são uma das preferidas de todos.
Por isso, desta vez vou contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre onde fazer duas das actividades mais interessantes em Menorca: snorkelling e caiaque, quais são os melhores locais para mergulhar, os locais e atracções que pode visitar, e muito mais. Está pronto? Vamos mergulhar!
1. As melhores enseadas para desfrutar do mergulho com snorkel
Esta ilha tem costas incríveis, mas sem dúvida que a sua maior atração são as suas enseadas. Aqui encontrará algumas das melhores enseadas de Menorca, embora todas elas sejam excepcionais, algumas são uma melhor opção para fazer snorkelling do que outras.
No norte de Menorca, encontrará Cala Morell, esta enseada é caracterizada por águas muito tranquilas e é uma área protegida do vento. Em Cala Morell a profundidade é muito reduzida, pelo que pode ser uma opção ideal se fores com crianças a Menorca.
Mergulhando nas suas águas poderemos ver incríveis espécies marinhas, como ouriços-do-mar, ouriços-do-mar, anémonas e várias conchas.
Também no norte está a praia de Cavalleria, que tem um fundo rochoso e um fundo arenoso. Isto torna-a interessante para variar as vistas que se podem ter durante o banho.
Muito perto desta praia encontra-se a Cala Rotja, uma praia virgem ideal para a prática de snorkeling, uma vez que, por ser pouco frequentada, a fauna marinha está menos alterada e é possível observar muitas mais espécies do que em zonas muito frequentadas por turistas.
A Cala Tamarells está situada dentro do Parque Natural de Albufera des Grau e subdivide-se em três pequenas enseadas virgens, também muito tranquilas em termos de número de pessoas. Isto torna-as esplêndidas para a prática de snorkelling.
Embora se gostar de profundidade, sugiro a Cala Macarella e a Cala Macarelleta, nas suas águas pode encontrar estrelas-do-mar, peixes como anfíbios ou grupos de moretídeos. São, sem dúvida, alguns dos melhores lugares para fazer snorkel em Minorca.
Outra enseada de águas profundas é a famosa Cala Fondo (Ses Olles). As suas águas cristalinas permitirão ter uma visão subaquática muito boa, o que a torna quase uma piscina natural onde se podem observar peixes como tainhas, sargos e donzelas.
2. As melhores rotas em Menorca para desfrutar em Kayak
O caiaque em Menorca é uma atividade cada vez mais popular e atractiva, tanto para os amadores como para conhecer esta bela ilha das Baleares de uma forma diferente. Com um caiaque é possível explorar enseadas e praias virgens de difícil acesso e, ao mesmo tempo, divertir-se muito.
É possível fazer vários percursos, tanto guiados como por conta própria. Um dos melhores percursos de caiaque é o que atravessa a baía de Fornells. Este percurso é feito junto à costa e percorre 11 quilómetros de praias virgens. A duração da viagem é de cerca de 3 horas.
Cala Galdana - Cala Mitjana é outro lugar excelente para fazer caiaque, com um total de 5 km para descobrir um dos tesouros mais bonitos de Menorca. 8 km mais adiante, você pode fazer a rota Es Grau-Cala sa Torreta. Esta é uma das zonas mais populares para a prática de caiaque.
A praia de Santo Tomás-Cala Escorxada é uma das melhores praias virgens que se podem descobrir em caiaque, e tem apenas 8 quilómetros de comprimento. Apesar de ser de difícil acesso, vale a pena visitá-la pela sua grande beleza.
Indo para o sector sul da ilha, uma excelente rota para a prática de caiaque é a rota Es Grau-Cala Mesquida. O trajeto de ida e volta demora cerca de 3 horas e meia a um ritmo tranquilo.
Por último, os dois percursos mais longos entre os melhores para praticar caiaque em Menorca são: Cabo de Cavalleria, com cerca de 20 quilómetros, onde se pode visitar a bela Cala Tirant e S'Olla; e a rota Cala Viola de Ponent-Cala Pregonda, com quase 16,5 quilómetros de extensão. A sua extensão é compensada pela sua beleza excecional.
3. Desfrute das excursões guiadas em caiaque
O caiaque é uma experiência que não deve perder durante a sua estadia em Menorca. Graças às pequenas dimensões desta embarcação ligeira, poderá explorar a ilha de uma forma única, descobrindo as suas inúmeras maravilhas à medida que avança.
Além disso, o caiaque permite fazer um pouco de exercício, conduzir ao seu próprio ritmo e desfrutar da paisagem de forma relaxada.
Em Menorca encontrará uma grande variedade de excursões guiadas com um itinerário planificado, para que possa aproveitar ao máximo a viagem e conhecer mais lugares. Muitas destas excursões percorrem toda a ilha, para que possas conhecer todas as praias. Outras excursões têm várias rotas com diferentes praias agrupadas, dependendo da que escolher.
Contratar uma excursão guiada é a melhor opção se é a sua primeira vez a fazer caiaque ou se tem pouca experiência, desta forma aprenderá as técnicas de navegação e terá a segurança de ir sob a supervisão de um guia experiente.
Existem muitas empresas que oferecem excursões guiadas de caiaque, mas entre as mais recomendadas estão:
Menorca en KayakKayak MenorcaKatayak
Estas excursões têm uma duração média de duas a três horas. O custo para adultos é a partir de 35 euros e para crianças a partir de 25 euros.
4. Passeios de caiaque pela ilha
Passear de caiaque pela ilha de Menorca é uma aventura que muitos escolhem experimentar. Como sempre, tem a opção de o fazer sozinho ou em grupo com um guia. Esta expedição tem uma duração total de 7 dias, e terás de remar uma média de 4 a 6 horas por dia.
É preciso ter em conta que, embora não seja necessário ser um especialista para viver esta aventura, é recomendável fazer previamente algumas saídas curtas para se habituar ao próprio caiaque e familiarizar-se com as bases deste desporto.
Se o fizer por conta própria, deverá levar todo o equipamento necessário, mudança de roupa e bebidas nos compartimentos estanques do caiaque.
Os mesmos centros de aluguer de caiaques fornecer-lhe-ão mapas e indicações para realizar com êxito esta viagem, bem como os melhores conselhos a ter em conta. Os mapas indicarão as enseadas onde se pode parar para dormir ou descansar, assim como os locais onde se pode abastecer de provisões.
Como é uma excursão que demora vários dias a realizar, recomendo que a planeie com antecedência para coordenar corretamente a sua estadia em Menorca.
O custo aproximado desta atividade situa-se entre 40 e 60 euros por dia para o aluguer do caiaque, mais o alojamento em cada paragem e as despesas de alimentação.
A atividade guiada tem um preço médio de 740 euros, com uma duração aproximada de 8 dias e 7 noites.
5. Passeio de caiaque pelas grutas de Minorca
A costa da ilha de Menorca está repleta de grutas que se formaram naturalmente ao longo dos anos. Uma forma peculiar e privilegiada de apreciar a paisagem formada por estas grutas é a partir do mar, e que melhor maneira de o fazer do que a bordo de um caiaque.
Em Menorca são oferecidas visitas guiadas ao longo da chamada rota das grutas, que normalmente vai de Cala Porter a Cala Coves. Esta última possui o maior número de grutas marinhas e falésias impressionantes da ilha.
Nesta atividade guiada, aprenderá muito mais sobre a história destas grutas e verá locais fascinantes.
6. Necrópole Talayótica de Cala Coves
A famosa Necrópole de Cales Coves está situada entre Sant Climent e Alaior, no coração da costa menorquina. Trata-se de uma imponente necrópole situada num cenário natural encantador.
Sabe-se que serviu o seu objetivo por volta do século XI a.C., durante o domínio romano. Com cerca de 90 cavidades nas ravinas e paredes rochosas da costa, é hoje considerada um importante património arqueológico.
Muitos restos encontrados nestes túmulos, bem como no fundo do mar circundante, foram enviados para o Museu de Menorca.
Uma excelente forma de chegar a este local é, naturalmente, em caiaque, quer se faça a rota das grutas ou uma visita guiada a Cala Coves.
Neste percurso, para além de descobrir a necrópole talayótica, poderá contemplar interessantes falésias calcárias, inúmeras cavidades rochosas, dunas fósseis que se destacam pela sua cor bege e, claro, desfrutar das águas azuis brilhantes do Mar Mediterrâneo.
Recomendo que levem óculos de snorkeling, já que este local também é ideal para parar e dar um bom mergulho para conhecer de perto as profundezas minhotas.
Esta atividade pode ser realizada numa visita guiada com um custo aproximado de 40 euros por pessoa. Se quiser fazê-lo por conta própria, o aluguer diário de um caiaque custa entre 40 e 60 euros.
7. Snorkelling no Parque Natural
Um local perfeito para desfrutar da mais espantosa flora e fauna subaquática é o Parque Natural de s'Albufera de Es Grau. Este autêntico pulmão verde situado no nordeste de Menorca destaca-se pelas suas belas paisagens e grande biodiversidade. A sua zona costeira conta com praias majestosas como Cala Tortuga e Platja d'Es Grau.
O acesso a este local costuma ser feito apenas em caiaque, aproximando-se das praias de Sa Torreta, e depois a partir de Tamarells nadando com a máscara de snorkel contemplando o espetáculo subaquático que é esta área protegida.
É possível conseguir excursões de snorkel no Parque Natural de Menorca a partir de 40 euros por adulto. Devido ao facto de se tratar de uma área protegida, só são permitidos mergulhos guiados.
Este lugar não só é fantástico para a prática de snorkeling, como é realmente um dos lugares mais bonitos de Menorca, por isso não pode faltar durante a sua estadia aqui.
8. Passeios de barco com paragem para snorkelling
Os passeios de barco em Menorca são um dos clássicos da ilha. Uma experiência imperdível na vossa viagem, já que as suas águas cristalinas e as suas belas paisagens farão com que a vossa viagem seja inesquecível.
Ao reservar um passeio de barco, ficarão a conhecer as praias e enseadas mais paradisíacas. Quase todas estas excursões fazem várias paragens em diferentes pontos do mar, para que possa nadar e desfrutar das muitas maravilhas naturais do mundo subaquático com os seus óculos de snorkelling.
Esta é uma atividade que se adapta a todos os gostos, já que entre as opções pode escolher passeios de barco que duram todo o dia e incluem refeições e bebidas, ou passeios à hora do almoço se quiser combinar esta excursão com outra atividade.
Existe ainda a possibilidade de alugar um barco privado para si e para o seu grupo (no caso de viajar em grupo), com a vantagem de poder escolher o percurso e fazer as paragens que quiser. Esta é normalmente uma opção muito popular para grupos de amigos.
Uma excursão guiada deste tipo tem uma duração de 3 horas e meia e custa em média 46 euros por pessoa.
9. Desfrute da tranquilidade da Cueva de los Ingleses com o seu snorkel
Na costa norte de Menorca encontra-se a chamada Cueva de los Ingleses. Este local só pode ser alcançado por caiaque ou barco pequeno a partir da Baía de Fornells.
Na Cueva de los Ingleses encontra-se um grande número de formações rochosas, semi-submersas e afastadas do bulício, pelo que a sensação de paz que aqui se respira é inigualável. Devido às características da zona, as espécies marinhas que a habitam são muito numerosas e diversificadas.
A zona da Cueva de los Ingleses é um lugar muito bom para fazer mergulho em Menorca, se o snorkel não permite mergulhar suficientemente fundo e se se deseja ir ainda mais fundo.
Esta viagem está muitas vezes incluída na Rota das Grutas e, embora também se possa lá chegar num passeio de barco, a sensação de remar para a água no seu próprio caiaque é incomparável e torna a experiência muito mais interactiva.
10. Aprender a andar de caiaque em Menorca
Se já viveu a experiência de andar de caiaque e ficou tão fascinado por ela que gostaria de aprender muito mais sobre este desporto e as suas técnicas, pode fazê-lo num curso de caiaque concebido especialmente para quem se quer iniciar nesta atividade.
Em lugares como Menorca en Kayak, pode fazer cursos onde aprenderá sobre as origens do caiaque de mar, as diferentes partes do barco, a regulação do caiaque e as técnicas de remada, os tipos e técnicas de deslocamento e até como resgatar um companheiro numa situação extrema.
Este curso pode ser frequentado por qualquer pessoa a partir dos 12 anos e, embora não seja necessário ter experiência prévia em caiaque, é um requisito essencial saber nadar.
Pode ainda continuar a sua aprendizagem com um curso mais avançado, no qual aprenderá outras técnicas de segurança, a aplicar em situações de acidente ou perigo, aperfeiçoando o estilo de remada, para melhorar o seu desempenho neste desporto, e, em casos ainda mais avançados, manobras para voltar a colocar o caiaque na sua posição em caso de capotamento, sem sair dele.
A grande vantagem de fazer um curso de caiaque é que terá a liberdade de se movimentar nesta embarcação de forma autónoma, podendo seguir os seus próprios percursos, ao seu ritmo, e sabendo comportar-se corretamente em qualquer eventualidade que possa surgir durante a navegação.
Em média, os cursos custam 65 euros por pessoa, por cada nível.
Recomendações para a sua mala
Se é adepto de actividades aquáticas, ao fazer a sua mala será importante incluir artigos apropriados, começando por uma boa toalha de secagem rápida.
É frequente dar mais do que um mergulho num passeio de barco ou de caiaque para fazer snorkelling, e não há nada mais desagradável do que ter de lidar com o cheiro de uma toalha molhada nos seus pertences. Uma toalha de secagem rápida, como o nome indica, seca em apenas alguns minutos, pelo que pode ser guardada quase imediatamente sem transmitir humidade ou odor ao resto dos seus pertences. Além disso, graças ao seu material, ocupa muito pouco espaço quando dobrada.
O snorkelling é uma atividade completamente gratuita se tiver os elementos necessários, por isso recomendo que, se gostar desta atividade, invista na sua própria máscara de snorkelling, será muito mais barato do que alugar uma de cada vez que quiser dar um mergulho, e também não verá o tempo de utilização limitado.
É ainda melhor se puder adquirir as suas próprias barbatanas de natação para facilitar a deslocação nas águas cristalinas desta bela ilha.
Não se esqueça de levar um casaco leve, porque depois de algumas horas no mar a sua pele fica hipersensível e pode sentir um pouco de frio.