12 coisas para fazer em Sevilha em outubro
Sevilha é uma das cidades mais bonitas do país, mesmo no mês de outubro, pois o outono decora-a com cores bonitas e únicas.
Se está a planear o que ver e fazer em Sevilha com o objetivo de a visitar em outubro, descobrirá que, para além das suas atracções habituais, há alguns eventos que se realizam nestas datas, alguns deles relacionados com a Descoberta da América.
Uma das vantagens deste mês para visitar a cidade é que as temperaturas são bastante amenas. O calor sufocante do verão já passou, mas o frio do inverno ainda não chegou. Isto permite-lhe estar ao ar livre durante grande parte do tempo.
1. Aproveite o tempo quente para fazer um passeio de bicicleta
A minha primeira sugestão é aproveitar os mais de 170 quilómetros de ciclovias de Sevilha. Com o clima ameno de outubro, irá desfrutar do passeio e, ao mesmo tempo, estará a fazer exercício. Se não tiver uma bicicleta, não se preocupe, tem duas opções à sua disposição:
- Utilizar o serviço público de aluguer de bicicletas e pedalar por conta própria.
- Reservar um passeio de bicicleta por Sevilha
Nesta última opção, os guias levá-lo-ão a percorrer os principais locais da cidade. Mas se escolher a primeira opção, recomendo que aprecie a vista do rio Guadalquivir enquanto passa pela Ponte Isabel II e continua ao longo do Paseo de Cristóbal Colón. Convido-o também a passar pela praça de touros da Real Maestranza e a dirigir-se para a margem do rio Guadalquivir e entrar nos jardins. Tenho a certeza de que terás um dia fantástico.
2. Visite o monumento e o túmulo de Cristóvão Colombo.
Se é um apaixonado por história e está em Sevilha por volta do dia 12 de outubro, não pode deixar de visitar a Catedral de Sevilha.
Para além do seu valor artístico, na sua zona baixa encontra-se o túmulo de Cristóvão Colombo e, no transepto direito, um monumento funerário em honra do descobridor, que mostra o caixão do navegador sustentado por quatro arautos, representantes dos quatro grandes reinos de Espanha.
É, sem dúvida, uma visita obrigatória, dado que se trata do navegador mais famoso da história, que efectuou uma viagem que fez de Espanha o dono de meio mundo.
Informações práticas
- Onde: Catedral de Sevilha, na Avenida de la Constitución.
- Preço: uma visita guiada interessante pode custar cerca de 30 euros.
- Horários: de terça a sábado: das 11h às 17h / domingos: das 14h30 às 18h.
- Para saber mais... Visitar o artigo Como visitar a Catedral de Sevilha.
3. Seguir a rota da descoberta da América
Dado que decidiu visitar Sevilha em outubro, quando se comemora a Descoberta da América, uma boa atividade seria fazer um pequeno percurso pela cidade que inclua alguns locais relacionados com este acontecimento.
Este percurso que proponho não é exaustivo, por isso é livre de acrescentar outros ou eliminar os que não lhe apetecer.
- Archivo de Indias: um local obrigatório para os amantes da história. O edifício em si, uma antiga bolsa de mercadorias de estilo renascentista, merece uma visita, mas se entrar no interior poderá ver um grande número de documentos relacionados com a descoberta da América e a subsequente administração colonial.
- Capela de São Pedro: localizada no interior da Catedral. Aqui está sepultado Diego Deza, o arcebispo de Sevilha que serviu de mediador entre Cristóvão Colombo e os Reis Católicos.
- Capela da Virgen de la Antigua: também no interior da catedral. Para além das bandeiras dos diferentes países da América do Sul, existe uma placa comemorativa de Juan Sebastián El Cano.
- Real Alcázar: tal como a catedral, a visita ao Real Alcázar de Sevilha é quase obrigatória para todos os turistas. Relativamente a Colombo, este lugar destaca-se por ter sido o local onde Colombo foi recebido após a sua segunda viagem.
4. Festejar o Halloween na Isla Magica
Se decidiu viajar com toda a família e está à procura de coisas para fazer em Sevilha com crianças, não pode perder esta visita ao parque temático da cidade: Isla Mágica. Praticamente durante todo o mês de outubro, o parque começa a celebrar o Halloween, embora a grande festa chegue, obviamente, no dia 31.
Toda a Isla Mágica muda de aspeto e é decorada com lápides, morcegos, teias de aranha, abóboras e iluminação assustadora ao cair da noite.
Além disso, há espectáculos misteriosos e uma passagem de terror para as crianças (e os adultos também) desfrutarem enquanto se assustam.
Informações práticas
- Onde: Rotunda da Isla Mágica (Isla de la Cartuja),
- Preço: os adultos pagam cerca de 24 € pelo dia inteiro, enquanto as crianças pagam apenas cerca de 18 €.
- Horário de funcionamento: das 12:00 às 22:00h aproximadamente.
5. Fazer uma viagem ao Parque de Doñana
A pouco menos de uma hora de carro de Sevilha encontra-se um ecossistema com uma biodiversidade única, o Parque Nacional de Doñana. É o habitat de espécies ameaçadas de extinção, como o lince ibérico e a águia imperial, bem como o local de reprodução de milhares de aves africanas e europeias. Mas, acima de tudo, destacam-se os seus grandes pântanos.
O outono é a época em que milhares de aves chegam a Doñana, que é o seu destino final de invernada depois da sua viagem pelo norte da Europa. outubro é, portanto, o mês perfeito para visitar o parque e ver os incríveis bandos que sobrevoam o local.
Mas outubro é também o mês ideal para os amantes da fotografia, uma vez que o sol não nasce tão alto e a luz é mais suave para captar a imagem perfeita.
Informações práticas
- Como visitar o Parque de Doñana: a melhor maneira de o visitar é de carro, mas também pode reservar uma excursão a Doñana com um serviço de recolha e entrega a partir de Sevilha.
- Horário de visita: em outubro, das 8h30 às 15h.
6. Descubra Sevilha de uma perspetiva diferente de barco
Sabia que o rio Guadalquivir é o único rio navegável de Espanha? Além disso, foi testemunha de momentos históricos da história da cidade. Se lhe apetecer viver esta experiência, o mês de outubro é uma boa altura para redescobrir Sevilha de um ponto de vista diferente, uma vez que o calor sufocante do sul de Espanha começa a abrandar e o tempo se torna mais agradável.
Os passeios de barco no rio Guadalquivir em Sevilha duram normalmente cerca de 1 hora e incluem um audioguia para que, enquanto desfruta das vistas, possa também aprender factos interessantes sobre a zona.
Informações práticas
- Preço da atividade: a partir de 17 euros.
- Percurso: durante o passeio, você verá monumentos como o castelo de San Jorge, a Torre del Oro, Triana e a ponte Isabel II, entre outros.
- Para saber mais... Não perca o artigo sobre Os melhores passeios de barco em Sevilha
7. Visitar o emocionante Pabellón de la Navegación (Pavilhão da Navegação)
Outro lugar que, embora possa ser visitado durante todo o ano, é particularmente relevante por volta de 12 de outubro, é o Pavilhão da Navegação. Se fores lá, é também muito provável que encontres eventos organizados especificamente para estas datas.
Exposições e espectáculos teatrais são comuns no Pabellón de la Navegació durante este dia comemorativo. Assim, no dia 12 de outubro, pode desfrutar deste espaço museológico situado nas margens do rio Guadalquivir.
Claro que, dado que este pavilhão foi construído para a Exposição Universal de Sevilha, também poderá ver obras de outros temas e participar em actividades complementares. Basta ir e tomar nota dos dias em que se realizam os eventos.
Informações práticas
- Onde fica: Camino de los Descubrimientos, 2
- Preço: os eventos são geralmente gratuitos
8. Mergulhe na mistura de culturas da Festa das Nações.
Este festival é uma feira ao ar livre onde são montadas bancas com artesanato e comida de mais de 50 nações dos cinco continentes.
Realiza-se em Sevilha durante o outono, começando em meados de setembro e terminando no início de novembro. Assim, se visitares Sevilha em outubro, poderás estar presente nesta união cultural que se realiza nos jardins do Prado de San Sebastián, em Sevilha.
Desfrutarás das actuações artísticas e musicais, saborearás deliciosos pratos e conhecerás pinturas, esculturas e antiguidades de diferentes partes do mundo. E o melhor é que a entrada é gratuita, incluindo os espectáculos e concertos. De que estás à espera? Adiciona-o à tua lista de coisas para fazer em Sevilha.
Informações práticas
- Onde: Jardins do Prado de San Sebastián.
- Preço: a entrada é gratuita
- Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira e aos domingos, das 11h às 24h; sextas, sábados e feriados, das 11h à 1h.
9. Participar na Noche en Blanco
Se estiver em Sevilha na primeira sexta-feira de outubro, não precisa de se preocupar em encontrar nada para fazer. Nessa noite, encontrará na cidade uma grande variedade de actividades relacionadas com a literatura, a fotografia, a música e muito mais.
Todos os anos, La Noche en Blanco em Sevilha é organizada e apresentada com o objetivo de prestar homenagem ao sector cultural de Sevilha e de Espanha através de um programa comemorativo.
Durante esta noite, realiza-se um grande número de actividades culturais em diferentes pontos da cidade. Entre outras, é possível inscrever-se em visitas guiadas, provas de cerveja, exposições, teatro ou concertos. Em quase todos os casos, a entrada é gratuita.
10. Descubra lugares únicos na Semana da Arquitetura
Durante as primeiras semanas de outubro, a cidade andaluza acolhe a Semana da Arquitetura, um evento liderado pelo Colégio Oficial de Arquitectos de Sevilha, que organiza visitas guiadas, concursos, exposições e conferências.
Todos os anos, o tema do evento é diferente, mas o objetivo é sempre dar a conhecer a arquitetura da cidade a turistas e habitantes locais. É uma forma de descobrir mais sobre a história e os edifícios de Sevilha.
No entanto, as actividades requerem inscrição prévia para participar. Por isso, se estiver interessado, pode adquirir o seu bilhete e ver o calendário completo de actividades no site oficial do evento.
11. Ir à Feira de Artesanato "Made in Seville"
Num cenário privilegiado, perto da Catedral e do Archivo de Indias, realiza-se em setembro a Feira de Artesanato Criativo "Made in Seville". Se procura uma recordação da sua visita à cidade, este é o melhor sítio para a encontrar.
Normalmente são mais de 30 expositores onde os artesãos locais apresentam as suas criações em joalharia, cerâmica, couro, olaria, entre outros.
Esta feira é considerada uma das mais importantes de todo o país devido à qualidade dos produtos expostos, pelo que recomendo vivamente que dê uma vista de olhos pelos expositores.
Informações práticas
- Onde se encontra: Calle Fray Ceferino González
- Preço: Só se paga o que se compra
- Horário: das 10:30 às 14:30 e das 17 às 21 horas
12. Desfrutar da temporada no Teatro de la Maestranza
Embora se prolongue por vários meses, a temporada no Teatro de la Maestranza começa em outubro com as actuações da Orquestra Sinfónica de Sevilha.
Durante este mês, se for um amante da música, também pode assistir a espectáculos de ópera, espectáculos de flamenco, dança e outros eventos de alta qualidade.
No entanto, tenha em atenção que não é fácil encontrar bilhetes, por isso, se vir algo no programa que lhe agrade particularmente, aconselho-o a comprá-los o mais rapidamente possível.
Informações práticas
- Localização: Paseo de Cristóbal Colón 22
- Horários: a maioria dos espectáculos começa às 19:00 ou 20:00.
Tempo em Sevilha em outubro
Uma das melhores coisas de Sevilha em outubro é a temperatura. Enquanto noutras partes do país já está a ficar frio, na capital andaluza o tempo costuma ser bastante ameno.
As máximas médias são de 26º, enquanto as mínimas são em média de 14º. Como se pode ver, uma temperatura perfeita para passear pelas ruas. Em todo o caso, para se precaver, não se esqueça de consultar a previsão do tempo pouco antes de viajar.