10 coisas para fazer em Sevilha no inverno
Longe de ser uma cidade triste e monótona, Sevilha no inverno mantém o seu encanto com a vantagem de estar esvaziada de turistas e poder desfrutar dela com os planos que sugiro neste post.
Não há melhores alturas para visitar uma cidade do que outras. Cada estação tem as suas vantagens e o seu público. Por exemplo, o inverno é a estação ideal para quem quer conhecer tudo o que Sevilha tem para oferecer , fugindo ao calor e às multidões. Uma estação em que o frio não é um impedimento e em que não faltam planos e ideias para conhecer um outro lado da cidade andaluza.
Nos meses de inverno, há também festas e eventos que se celebram com especial entusiasmo na cidade, assim como, claro, os seus melhores monumentos e lugares tradicionais vistos sob a perspetiva da calma que caracteriza o inverno em Sevilha.
1. A Catedral e o Alcázar de Sevilha são imperdíveis, com menos turistas do que noutras alturas do ano
Visitar a Catedral de Sevilha e o Alcázar é a primeira coisa que se deve fazer quando se chega à cidade. Embora pareça um plano típico e possa ser feito durante todo o ano, a verdade é que ver este complexo monumental no inverno tem uma grande vantagem. Há muito menos pessoas do que durante o resto do ano.
Se reservar os seus bilhetes para a Catedral de Sevilha ou para o Alcazar com antecedência, poderá ver todas as maravilhas destes lugares sem filas. Lembre-se de que ambos os monumentos recebem mais de 2 milhões de visitantes por ano.
A Catedral de Sevilha não é uma catedral qualquer, mas a maior catedral gótica do mundo, e o Alcazar é a residência real ativa mais antiga da Europa. Além disso, ambos os monumentos são Património Mundial.
2. janeiro é o mês da moda para o Flamenco
Os amantes do flamenco que viajarem para Sevilha em janeiro encontrarão uma data marcada a vermelho no calendário. No primeiro mês do ano, realiza-se, há mais de uma década, o We Love Flamenco, um evento centrado na moda flamenca em que os melhores artesãos e fabricantes trazem os melhores vestidos para as passerelles que se realizam em diferentes pontos da cidade.
Este evento serve de preparação para a famosa feira de abril e, aproveitando a ocasião, há também espectáculos e actuações especiais de flamenco, sendo o bairro de Triana, como habitualmente, o palco e o berço deste género musical caraterístico.
Quer goste de moda ou de música, este evento é a melhor atração do inverno.
3. Faça um passeio gastronómico para se aquecer
A gastronomia é um dos pontos fortes de Sevilha e nunca se disse isso tão bem. É verdade que o inverno não é particularmente frio na cidade, mas a humidade do Guadalquivir e os ocasionais dias frios fazem com que comer bons pratos quentes seja muito apreciado.
E para isso podemos fazer um passeio gastronómico pela cidade e provar algumas das suas iguarias de inverno:
- O guisado andaluz, semelhante ao cocido madrileño mas com algumas particularidades.
- Ovos "a la flamenca", um prato com ovos fritos como ingrediente principal, normalmente servido com uma base de tomate frito e alguns legumes ou salsichas num prato quente.
- Castanhas assadas, que são vendidas em bancas de rua.
- Churros com chocolate ao pequeno-almoço.
- Guisado de rabo de boi, uma iguaria de inverno.
4. Abrigar-se do frio nos seus museus
Sempre que se visita uma cidade europeia no inverno , é sempre bom ter um plano para o caso de se apanhar um dia ou dias frios. Nestes casos, costumo recomendar a visita a museus, se a cidade em questão tiver uma oferta interessante de museus. E, felizmente, é esse o caso de Sevilha. Existem vários museus em Sevilha, alguns deles com temáticas únicas no mundo.
É o caso do Museu da Dança Flamenca, único na sua temática e um dos mais importantes da cidade. Está localizado no bairro de Santa Cruz, entre a Plaza de la Alfalfa e a Catedral, e também tem uma sala de espectáculos onde são realizados concertos regularmente.
Tem mais informações neste post. Outras alternativas são oMuseu de Belas Artes na Plaza del Museo, ou o Museu Marítimo, que está localizado na famosa Torre del Oro. Todos eles são excelentes sítios para visitar nos dias frios.
5. Participe nas actividades do Dia da Andaluzia.
O dia 28 de fevereiro é uma data muito especial para a cidade de Sevilha e para a Andaluzia. É um dos dias mais especiais para visitar a capital da Andaluzia, pois a cidade está decorada e preparada para acolher numerosas actividades e eventos.
Os museus e os sítios arqueológicos desempenham um papel de destaque entre as actividades deste dia.
R eservar uma excursão a Itálica a partir de Sevilha é uma excelente ideia, uma vez que as ruínas desta antiga cidade romana são palco de espectáculos teatrais neste dia. Para além do programa oficial de actividades, esta é uma data que recomendo vivamente para mergulhar totalmente nos costumes sevilhanos. Isso inclui, por exemplo,fazer um passeio de barco no Guadalquivir, reservar um tour de tapas e flamenco por Sevilha ou visitar os lugares mais emblemáticos de Sevilha num tour privado Qualquer desculpa é boa para absorver o espírito sevilhano, mas no Dia da Andaluzia é ainda mais fácil.
6. Viver o Natal em Sevilha
Em qualquer cidade europeia, o Natal é o principal acontecimento do inverno. Sevilha não é exceção. Estas festividades são celebradas em Sevilha com grande entusiasmo e muita tradição. Os mercados de Natal, as iluminações de rua, os doces de Natal e os concursos de cânticos de Natal são os clássicos do Natal em Sevilha.
Um dos planos favoritos dos sevilhanos é seguir a famosa rota dos presépios. Um itinerário pelas igrejas da cidade que montam os seus próprios presépios com um requintado nível de artesanato. Em qualquer caso, se quiser descobrir tudo o que o Natal em Sevilha tem para oferecer, pode fazê-lo seguindo este link.
E se quiser admirar as luzes de Natal que decoram a capital sevilhana, nada melhor do que reservar um lugar no autocarro turístico, a partir do qual poderá contemplar os monumentos mais representativos de Sevilha decorados para o Natal de uma forma confortável e acolhedora.
7. Celebrar o Dia da Imaculada Conceição
As festas religiosas são vividas com especial entusiasmo em Sevilha. Prova disso é a sua famosa Semana Santa. Mas esta não é a única data marcada no calendário neste sentido. Outro dia muito especial para a cidade é o 8 de dezembro, quando se celebra o dia da Imaculada Conceição. Uma data que tem muitas actividades e tradições ligadas a ela.
Adança das Seises é uma dança tradicional realizada por um grupo de crianças na Catedral de Sevilha, que pode ser apreciada gratuitamente de 8 de dezembro a 15 de dezembro. Há tambémcelebrações especiais na Catedral e até as tunas universitárias tocam em várias praças centrais da cidade. Mas o ponto alto é, sem dúvida, a procissão que leva a virgem pelas ruas de Sevilha e que atrai sempre milhares de turistas.
8. Época desportiva na cidade andaluza
Dado que as temperaturas de inverno em Sevilha são muito amenas e na primavera e verão são muito elevadas, esta é uma época do ano ideal para a prática de desportos ao ar livre. De facto, existem vários eventos importantes durante estes meses, como a meia maratona e a maratona de Sevilha.
A meia maratona de Sevilha serve de aperitivo para a maratona completa. Realiza-se no final de janeiro e tem tanto a variante completa de 21 quilómetros como uma variante mais curta de 10 quilómetros. Ambos os circuitos passam por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.
Alguns dias depois, em fevereiro, realiza-se a prova principal, a maratona. É duas vezes mais longa e tem o dobro do reconhecimento internacional.
9. Desfrutar dos carnavais
Uma das festas mais celebradas no inverno são os carnavais. Na Andaluzia, os de Cádis são os mais famosos e mundialmente conhecidos, mas os de Sevilha também valem a pena, especialmente porque partilham muitas coisas com os da cidade de Cádis.
De facto, alguns dos grupos e chirigotas de Cádis deslocam-se a Sevilha depois do Carnaval de Cádis. Alguns destes grupos juntam-se às festas em bairros como Triana ou em localidades próximas de Sevilha, como Carmona.
Na cidade de Sevilha, no início e meados de março, realiza-se um festival em que os grupos e chirigotas fazem vários espectáculos em que predomina o humor caraterístico da Andaluzia. Este festival realiza-se no Centro Cartuja Cite, em Sevilha. Um plano muito divertido para o inverno em Sevilha.
10. Divertir-se num parque temático de inverno: Sevilla On Ice.
Com a chegada do inverno e do Natal, instala-se em Sevilha um parque temático de inverno, o Sevilla On Ice, um parque que se instala todos os Invernos no Muelle de las Delicias, junto ao Guadalquivir, e que é o melhor lugar para desfrutar do inverno, especialmente se viajar para Sevilha com crianças. O parque tem como principal atração amaior pista de gelo ao ar livre de Espanha, acompanhada por uma dezena de atracções como um escorrega de gelo, rodas gigantes, castelos insufláveis, etc.
Há também áreas gastronómicas e todo o tipo de entretenimento para passar um bom bocado apesar do tempo frio. O parque está geralmente aberto desde o final de novembro até meados de janeiro.
Temperaturas em Sevilha no inverno
Se procura uma cidade europeia para visitar no inverno, onde o frio não seja um problema, Sevilha é uma das cidades mais quentes do continente.
A temperatura média ronda os 12 graus Celsius, com máximas de mais de 15 graus Celsius e mínimas que raramente descem abaixo dos 5 ou 6 graus Celsius. janeiro é o mais frio dos meses de inverno, mas não muito mais frio do que isso.
Para além de ser um inverno ameno, a vantagem é que a precipitação é rara. Apesar de ser a época mais chuvosa do ano, em média não chove mais do que 5 ou 6 vezes por mês. Se há uma desvantagem, é a humidade do Guadalquivir, que pode por vezes tornar a sensação térmica mais fria. Mas, como se pode ver, Sevilha é o destino ideal para os mais friorentos.
O afluxo de turistas e os preços em Sevilha no inverno
Esta secção representa outra das grandes vantagens de visitar Sevilha no inverno. Esta é a altura do ano em que há menos turistas na cidade e, portanto, menos multidões e é mais confortável visitar os monumentos.
Encontrar alojamento durante estes meses é bastante fácil.
A única subida é no Natal, quando as pessoas aproveitam as férias para ver a cidade toda enfeitada.Os****preços também descem consideravelmente devido à baixa procura. Não é uma cidade demasiado cara, mas se quiser poupar na sua viagem, é melhor escolher meses como fevereiro. Em todo o caso, Sevilha no inverno é muito apetecível de ver. Longe do calor, das multidões e com preços mais baixos.
O que levar na mala para visitar Sevilha no inverno
Outra vantagem de viajar para Sevilha no inverno é na hora de fazer a mala. Normalmente, quando viajamos para uma cidade europeia no inverno, o espaço é um problema devido à quantidade de roupa quente que temos de levar.
Para viajar para Sevilha, basta levar um casaco leve e roupas leves de inverno, como camisolas. Embora não costume chover, um mackintosh nunca é uma má ideia, e o mais importante é usar sapatos confortáveis para passear pela cidade, pois é muito fácil visitá-la a pé.