O que ver e fazer em Tenerife em 5 dias

Tem 5 dias para visitar Tenerife e não sabe por onde começar ou o que ver? Se a resposta for sim, continue a ler e tome nota, vou contar-lhe tudo neste artigo.

Camilla Graciano

Camilla Graciano

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Tenerife em 5 dias

Tenerife | ©Vincent Dandrieu-Bergez

Tenerife é a maior das Ilhas Canárias e a mais populosa de Espanha. É por isso que terá uma grande variedade de coisas para ver e fazer, e precisará de vários dias para conhecer todos os sítios principais. Mas não te preocupes, se te organizares bem, em 5 dias poderás ver todos os locais mais populares e desfrutar ao máximo.

Se quando pensa em Tenerife só lhe vem à cabeça o mar, a areia e as praias paradisíacas, deixe-me desfazer o primeiro mito: na ilha pode encontrar isso e muito, muito mais. O património cultural e histórico de Tenerife é tão surpreendente como todas as suas paisagens naturais. A seguir, digo-lhe o que ver e fazer em 5 dias em Tenerife. Tome nota deste itinerário e organize a sua viagem para não perder nada.

Dia 1: San Cristóbal de la Laguna e Parque Rural de Anaga

Em San Cristóbal de La Laguna| ©Eduardo Arostegui
Em San Cristóbal de La Laguna| ©Eduardo Arostegui

O primeiro dia da sua viagem começará por descobrir parte do deslumbrante noroeste de Tenerife, onde se encontram belezas naturais populares e imperdíveis que não pode deixar de incluir no seu itinerário, como San Cristóbal de la Laguna e o Parque de Anaga.

San Cristobal de la Laguna

A primeira paragem da sua viagem de 5 dias a Tenerife será a cidade mais antiga da ilha: San Cristóbal de la Laguna. É a segunda cidade mais povoada de Tenerife e foi declarada Património da Humanidade pela Unesco em 1999 por ser a única cidade colonial sem muralhas.

Caminhando pelas suas ruas pitorescas e antigas respirará parte da história da ilha, pois alberga monumentos únicos, como a Casa Lercaro, que alberga o Museu de História e Antropologia de Tenerife, o Convento de Santa Catalina de Siena e a Igreja Paroquial de Nuestra Señora de la Concepción.

Encontrará também no coração da cidade a emblemática Plaza del Adelantado, que é a praça mais central e importante, com o nome do conquistador da ilha, o Adelantado Alonso Fernández de Lugo. É de salientar que esta praça adquiriu a sua importância entre os séculos XVI e XX, pois era o principal local para a realização de importantes eventos públicos, uma vez que estava rodeada pelos principais edifícios da cidade.

O Parque Rural de Anaga

A cerca de 13 quilómetros de San Cristóbal de la Laguna, e a cerca de 20 minutos pela estrada TF-12, encontrará o seu segundo destino do dia: o Parque Rural de Anaga. Este local abriga uma beleza natural imponente, razão pela qual foi declarado Reserva da Biosfera em 2015 e tem sido preservado de forma excecional ao longo dos anos.

Deixe-me dizer-lhe que este é um dos destinos mais populares em Tenerife e é por isso que está incluído nas 10 melhores actividades para fazer na ilha. Sem dúvida, a paisagem montanhosa irá deslumbrá-lo, embora também possa caminhar pelos seus inúmeros trilhos até chegar a uma das enseadas de areia preta de tirar o fôlego.

Se me permitem um conselho, uma boa maneira de explorar este fantástico parque é com uma visita guiada, onde aprenderão muito com um guia especializado, sem terem de se preocupar com nada.

Reservar uma visita guiada ao Parque Rural de Anaga

Dia 2: Santa Cruz de Tenerife e La Candelaria

Em La Candelaria| ©M. Nieves Santos
Em La Candelaria| ©M. Nieves Santos

O segundo dia na ilha incluirá dois dos seus lugares mais clássicos e imperdíveis e cada um deles com uma importância particular, um por ser a sua capital e o outro porque poderia ser definido como a sua capital espiritual. Estou a falar de Santa Cruz de Tenerife e La Candelaria.

Santa Cruz de Tenerife

Não há nada como começar o segundo dia nesta ilha particular com a cidade que tem sido a sua capital desde o século XVII, Santa Cruz de Tenerife. Nesta cidade terá atracções turísticas únicas para visitar, às quais poderá chegar a pé sem qualquer problema ou, se preferir, alugando uma bicicleta para tornar o passeio mais dinâmico.

Entre as suas principais atracções, podemos encontrar:

Santa Cruz de Tenerife é também um ótimo local para parar para comer qualquer coisa e aproveitar a oportunidade para descansar e recarregar as baterias para o resto do dia.

Alugar uma bicicleta para percorrer Santa Cruz de Tenerife

La Candelaria

A cerca de 19 quilómetros de Santa Cruz de Tenerife, encontra-se a pequena cidade de La Candelaria, onde passará a segunda parte do dia. Um passeio pelas suas ruas históricas é um plano perfeito que não pode faltar no seu itinerário, pois trata-se de reviver o legado dos Guanches, os aborígenes de Tenerife.

Entre os lugares mais importantes que encontrará nesta cidade, digo-lhe quais são os que não pode perder:

  • O Caminho Velho da Candelária, que é a estrada que irá percorrer no seu caminho de Santa Cruz de Tenerife para La Candelaria, e que ainda preserva algumas das suas secções originais, construídas há séculos.
  • A famosa Basílica de Nuestra Señora de Candelaria, que é a maior e mais imponente igreja da cidade, foi declarada Bem de Interesse Culturale ocupa toda a praça com o mesmo nome. Além disso, nesta praça, encontram-se 9 estátuas de bronze em honra dos 9 reis do povo guanche.
  • Ermita de San Blas, que é a gruta natural onde os Guanches encontraram a imagem da Virgem, que atualmente alberga uma réplica.
  • A Casa Cabildo, sede da antiga câmara municipal.
  • Centro de olaria "La Casa de las Miquelas", uma antiga casa onde se expõe cerâmica.

Dia 3: Parque Nacional do Teide e Falésias de Los Gigantes

Visita ao Parque Nacional do Teide| ©Marek Piwnicki
Visita ao Parque Nacional do Teide| ©Marek Piwnicki

O terceiro dia na ilha é de pura aventura. No Parque Nacional do Teide pode subir ao ponto mais alto e, por outro lado, apreciar as imponentes falésias conhecidas como Los Gigantes, que podem ser muito mais apreciadas quando se navega nas águas do Atlântico. Falar-vos-ei mais sobre isso a seguir.

Parque Nacional do Teide

O Parque Nacional do Teide foi declarado Parque Nacional em 1954 e é um dos mais visitados de Espanha. É um dos principais lugares para visitar em Tenerife e a minha recomendação é que, para o desfrutar ao máximo, deve planear visitá-lo numa visita guiada ao Teide.

Aí, poderá subir ao ponto mais alto de Espanha no vulcão de El Teide e desfrutar de outros locais de interesse dentro do Parque Nacional, tais como:

  • Los Roques de García, que são ideais para caminhadas.
  • Visitar os telescópios do Observatório Astronómico.
  • Visitar o Centro de Visitantes Telesforo Bravo e El Portillo.
  • Visitar o Museu Etnográfico Juan Évora.

Falésias de Los Gigantes

No município de Santiago del Teide encontra-se uma das maravilhas naturais mais impressionantes de Tenerife, Los Gigantes. Pode chegar lá pela estrada TF-38 a partir do Parque Nacional El Teide, que fica a aproximadamente 30 quilómetros de distância.

Deixem-me dizer-vos que a melhor maneira de apreciar as enormes paredes vulcânicas, com até 600 metros de altura, é a bordo de um barco, navegando pelas águas do Atlântico. Esta experiência única e irrepetível permitir-lhe-á também apreciar a enorme variedade de golfinhos e baleias que aparecem na zona, vale bem a pena!

Embora se preferir não fazer um passeio de barco, recomendo que suba ao miradouro Archipenque, que tem uma das melhores vistas do pôr do sol que alguma vez verá.

Reservar um passeio de barco a Los Gigantes

Dia 4: Percurso pelo norte de Tenerife, incluindo Puerto de la Cruz, La Orotava, Icod de los Vinos e Garachico

Porto da Cruz| ©Eduardo Arostegui
Porto da Cruz| ©Eduardo Arostegui

No seu quarto dia, vai apaixonar-se por Tenerife, se é que ainda não o fez. As paisagens do norte têm um encanto especial e, num só dia, poderá visitar os principais locais de sonho.

Puerto de la Cruz

O quarto dia de visita a Tenerife começa num dos pontos turísticos mais populares do norte da ilha, Puerto de la Cruz. É também um dos locais mais populares para muitos turistas ficarem na sua viagem a Tenerife, uma vez que é uma das cidades mais animadas e movimentadas.

Aqui terá muitos locais de interesse turístico para visitar e poderá fazê-lo perfeitamente a pé, uma vez que tudo está relativamente perto. Para que possa tirar o máximo partido desta pequena cidade, deixe-me falar-lhe dos principais locais de interesse que não pode perder na sua viagem:

  • O Castelo de San Felipe: é uma antiga e imponente fortaleza da cidade.
  • O Muelle de Puerto de la Cruz, um dos mais populares da ilha.
  • O Jardim Botânico
  • Os graffitis de Puerto Street Art, uma conhecida galeria de arte.

Tenho uma recomendação para ti, se quiseres conhecer Puerto de la Cruz de uma forma diferente e dar um pouco de adrenalina ao teu passeio pela cidade, aqui tens a opção de fazer parapente, uma experiência única!

Reservar um voo de parapente sobre Puerto de la Cruz

Aldeia de La Orotava

A segunda paragem do quarto dia tem lugar em Villa de la Orotava. Não tenho dúvidas de que um passeio pelo centro histórico deve ser incluído no seu itinerário de viagem. Fica apenas a cerca de 8 quilómetros de Puerto de la Cruz e recomendo que se dedique a explorá-la com calma e tranquilidade, pois não é muito grande, mas é incrível.

Nesta pequena cidade encontrarão alguns locais turísticos essenciais para visitar, vou dizer-vos quais são os mais populares para que não os percam:

Icod de los Vinos

A cerca de 21 quilómetros pela estrada TF-5, chegará à terceira paragem do seu quarto dia em Tenerife, em Icod de los Vinos, uma pequena aldeia que é conhecida por ser o lar do famoso e popular Drago Milenario ou Parque Drago, cujo nome vem do enorme exemplar da árvore Drago que foi declarado Monumento Nacional em 1917 e é reconhecido como o mais antigo das Ilhas Canárias.

Sem dúvida, a experiência mais única e inesquecível que se pode viver em Icod de los Vinos é entrar no tubo vulcânico da mítica Cueva del Viento.

Mas isso não é tudo, já que em Icod de los Vinos também se pode passear pelas pitorescas ruas do seu centro histórico, visitar e descobrir os museus mais conhecidos da cidade, como o Museu Guanche e a Casa del Plátano, e até terminar o passeio refrescando-se na Playa de San Marcos, que não é a maior praia que se verá, mas tem um encanto muito particular que a torna única.

Garachico

A pouco mais de 6 quilómetros de Icod de los Vinos, pela estrada TF-42, chegará ao próximo e último destino do quarto dia em Tenerife, Garachico. A peculiaridade mais surpreendente desta aldeia é que foi quase completamente devastada após a erupção do vulcão Trevejo em 1706, e foi completamente reconstruída, tornando-se ainda mais encantadora do que antes, como se tivesse sido tirada de um conto de fadas.

Deixe-me dizer-lhe que esta pequena aldeia tem vários lugares emblemáticos e icónicos para visitar, embora a sua principal atração turística seja, sem dúvida, as Piscinas Naturais de El Caletón. Estas piscinas foram criadas de forma natural pela lava vulcânica que devastou o antigo porto de Garachico e recomendo que as aproveitem para relaxar no final do passeio e do dia, para se refrescarem com um banho refrescante.

Mas antes disso, há alguns sítios importantes que eu gostaria de recomendar para que possa aproveitar Garachico ao máximo:

  • O Castillo de San Miguel, é a antiga torre defensiva que está alojada nesta aldeia.
  • O Parque de la Puerta de la Tierra, cuja particularidade é que ainda conserva o arco da porta de entrada do antigo porto no século XVI.
  • O Roque de Garachico, popular rochedo costeiro da localidade que faz parte da sua paisagem, com 77 metros de altura e uma superfície de 5 hectares, separado da terra por 300 metros devido à erosão marinha, e que alberga várias espécies de aves.
  • O miradouro de El Emigrante, de onde se obtêm as melhores vistas panorâmicas da cidade.

Se preferir, pode visitar Icod e Garachico numa visita guiada, sem ter de se preocupar com a organização e optimizando o tempo que tem para visitar Tenerife.

Reservar uma visita guiada a Icod e Garachico

Dia 5: O melhor parque do mundo, o Siam Park

Siam Park| ©Andrei Rosca
Siam Park| ©Andrei Rosca

Para o seu último dia em Tenerife, trago-lhe um plano clássico e muito divertido que o fará querer voltar à ilha para o visitar novamente. Uma experiência única!

O Siam Park é um parque aquático, mas não é um parque aquático qualquer, é o melhor, não só de Tenerife mas do mundo. É assim que tem sido reconhecido ano após ano e garanto-vos que não é exagero, basta conhecê-lo para perceber porquê. Também está incluído na lista dos 10 melhores parques de Tenerife.

Embora seja um plano para toda a família, não há limite de idade para o desfrutar e é evidente que é o plano perfeito se planeia visitar a ilha com crianças. Este fantástico e popular parque está localizado na parte superior da Playa de las Americas e é absolutamente inspirado na Tailândia.

Se é um amante da adrenalina, da velocidade, das alturas e da aventura em geral, vai gostar muito deste plano e vai agradecer-me a recomendação. Para que possas imaginar e preparar-te, digo-te que no Siam Park encontrarás escorregas onde poderás atingir os 80 quilómetros por hora! Para além disso, também terá outro tipo de jogos e aventuras.

Outro facto fundamental é que este parque não fecha as suas portas nenhum dia do ano, e pode adquirir os seus bilhetes online no site oficial. Não se esqueça de que o custo é de aproximadamente 28 euros.

Agora que já tem um itinerário completo, poderá organizar a sua viagem de 5 dias a Tenerife da melhor forma possível e desenhar uma experiência única e à sua medida, da qual poderá desfrutar tanto que estes dias serão suficientes para si e quererá voltar para mais. Agora, se chegaste até aqui e achas que 5 dias não são suficientes para ti, deixo-te com este itinerário de coisas para ver e fazer em Tenerife em 7 dias, para que possas compará-los e não perder nada.