Mais sobre: O que fazer em Tenerife
Tenerife, terra de vulcões: um lugar cheio de beleza em cada canto que se olha, seja nas suas praias de areia preta, nas suas florestas de esmeralda, nas suas formações rochosas esculpidas pela lava e no majestoso Teide, e nas suas pequenas aldeias perdidas no topo de ravinas.
Pela diversidade das suas paisagens, mas por um clima ameno constante, esta joia das Ilhas Canárias é um lugar idílico para viajar e perder-se. Aqui estão as 10 melhores experiências para recordar sempre a sua viagem a Tenerife:
1. Participe num passeio de barco para observação de golfinhos e baleias
As águas de Tenerife são o lar de mais de 27 espécies diferentes de mamíferos marinhos, incluindo cachalotes, baleias-comuns, tartarugas, golfinhos, medusas e aves marinhas. Embora existam muitos mais tipos de cetáceos que podem ser vistos em Tenerife.
É importante ter em conta a melhor altura para ver estas espécies, pois há alturas como a primavera e o inverno em que estão mais activas. Por esta razão, é aconselhável conhecer algumas dicas para ver golfinhos ou baleias em Tenerife, especialmente se for com crianças.
A ilha é uma área natural protegida, mas felizmente existem várias opções a todos os preços para descobrir o incrível habitat natural destes cetáceos numa excursão organizada, onde passará o dia a bordo de um barco no meio do mar a ver baleias e golfinhos a brincar e a saltar à sua volta.
Também pode fazer snorkelling e ver um aquário natural com peixes e tartarugas marinhas. Esta é uma experiência imperdível na ilha. Saiba como fazer um passeio no mar e avistar golfinhos e baleias no nosso guia completo: Saídas para observação de baleias e golfinhos em Tenerife.
2. Fazer uma viagem a La Gomera
La Gomera é o tipo de ilha que nos vem à cabeça quando pensamos numa ilha paradisíaca nos confins do mundo. Apesar de ser habitada, os seus intermináveis bosques de laurissilva, um tipo de vegetação único nas Ilhas Canárias, oferecerão percursos através dos quais se poderá perder e esquecer o resto do planeta durante algumas horas.
As suas ravinas deixar-vos-ão sem fôlego e, se conseguirem superar as vertigens, com uma memória indelével da natureza selvagem. Ao percorrer os seus caminhos, colocar-se-á, por momentos, na pele de um habitante da ilha, que vive entre plantações de banana e aloé vera. Pode percorrer a ilha de autocarro ou de jipe, passando um dia incrível a partir de Tenerife.
Preparar uma visita a La Gomera a partir de Tenerife pode exigir muito tempo e esforço, por isso aqui tem mais informações sobre todas as opções para descobrir esta impressionante ilha com um guia local: Excursões a La Gomera a partir de Tenerife.
3. Escalar o Monte Teide
O Parque Nacional do Teide é um tesouro nacionalvisitado por quase quatro milhões de visitantes todos os anos (o mais visitado da Europa). As suas paisagens vulcânicas, protegidas pela UNESCO, são um íman para os caminhantes e amantes da natureza, e um cenário mágico que nunca esquecerá.
Existem várias rotas para subir ao cume do Teide, e todas elas são feitas por caminhos maravilhosos que só podem ser feitos a pé. Pode preparar uma caminhada por conta própria, mas as vantagens de fazer uma caminhada organizada ao Teide são várias: não terá de pedir a licença necessária para aceder ao Parque Nacional do Teide, certificar-se-á de que não perde nenhum dos incríveis recantos deste lugar e terá a certeza de ser transportado de e para o seu hotel.
Para descobrir as diferentes opções que tem para explorar o Teide numa caminhada organizada, escrevi um guia completo no qual lhe dou todas as dicas que precisa de saber antes de visitar este lugar incrível: Bilhetes e visitas ao Teide em Tenerife.
4. Kayak ao longo das falésias do Oceano Atlântico
Partindo da praia de Los Cristianos, pode fazer caiaque até às falésias de Los Gigantes, um dos locais mais espectaculares da Europa para a prática de snorkelling. Logicamente, isto faz com que seja um ponto obrigatório em qualquer viagem a Tenerife, uma vez que poderá ver a vida marinha da ilha em todo o seu esplendor, especialmente as diferentes espécies de peixes e tartarugas que vivem sob a superfície da água.
Como as águas de Tenerife são um ambiente protegido, nadar com golfinhos é estritamente proibido, razão pela qual estas excursões de caiaque são a única maneira de se aproximar dos animais de uma forma respeitosa. Terá a oportunidade de ver baleias e golfinhos de perto, o que torna a experiência de caiaque inesquecível.
Leia mais sobre as opções de caiaque em Tenerife e tenha um vislumbre do impressionante mundo marinho da ilha: Atividades de aventura e natureza em Tenerife.
5. Explore a espetacular ilha de El Hierro
Uma viagem a El Hierro a partir de Tenerife é uma viagem de um dia perfeita se ficar nas Canárias durante pelo menos uma semana: passará por miradouros com vistas deslumbrantes, ravinas, falésias, ermidas remotas e praias imaculadas.
Uma vez que preparar uma viagem a El Hierro por conta própria a partir de Tenerife requer a aquisição de bilhetes de ferry, a organização do percurso e o aluguer de um carro para o conduzir, visitar numa experiência organizada é a forma mais fácil e confortável.
Não se esqueça de levar os seus binóculos para esta viagem! Tudo o que precisas de saber sobre El Hierro neste guia cheio de conselhos: As melhores excursões a El Hierro a partir de Tenerife.
6. Parapente
A ilha de Tenerife é um lugar único por muitas razões, mas é graças à sua temperatura perfeita e correntes de vento suaves que é um dos melhores destinos para a prática de parapente.
Existem cerca de 30 pontos diferentes em toda a ilha para descolar e, especialmente no verão, as condições são tão boas que há voos diários onde se pode desfrutar de uma experiência tão bonita quanto emocionante. Não é apenas a adrenalina: são as vistas e a sensação de liberdade que fazem do parapente em Tenerife uma experiência tão popular.
Quer se trate de um voo do Monte Teide para a costa ou de um passeio pela Costa Adeje, descerá por entre as nuvens para encontrar as montanhas e florestas da ilha e o mar que se estende até ao infinito.
Se quiser saber mais sobre o parapente, aqui falo-lhe das experiências com melhor relação qualidade-preço e mais seguras e dou-lhe algumas dicas antes de dar o mergulho (literalmente) no vazio: Vôos de parapente em Tenerife.
7. Relaxar num passeio de catamarã
Se vai a Tenerife para desconectar e desfrutar do sol e do mar, um passeio de catamarã é certamente uma das experiências que quer incluir nos seus planos e uma das melhores actividades para fazer na ilha. Navegará no mar para sentir a brisa no seu rosto e verá golfinhos e baleias a brincar à volta do barco. Nadar nas ondas, fazer snorkeling ou deitar-se num sofá no convés com uma bebida serão as suas únicas preocupações.
Esta é a opção perfeita se quiser fazer um passeio de barco sem multidões, com um tratamento mais próximo e pessoal. Tal como noutras experiências, terá a oportunidade de ver alguns dos cetáceos que habitam as águas da ilha.
Existem vários operadores na ilha para fazer um passeio de catamarã, mas se quiser jogar pelo seguro, aqui estão as experiências que experimentámos e porque as recomendamos: Cruzeiros e passeios de barco por Tenerife.
8. Observação de estrelas a partir do Teide
Visitar o Teide durante o dia é uma experiência a não perder, mas à noite o pico transforma-se num dos melhores observatórios do planeta para observar as estrelas, e é possível ver nada menos do que 83 constelações diferentes a partir do Parque.
Pode ir sozinho e não precisa de autorização, uma vez que os controlos terminam às 17h00, mas na minha opinião o melhor é fazer uma das excursões nocturnas organizadas ao Teide com um astrónomo.
O que mais me impressionou nesta experiência foi a total ausência de poluição luminosa, algo que a ilha leva muito a sério com regras específicas, como a proibição do tráfego aéreo entre o pôr e o nascer do sol.
Para saber mais sobre esta excursão inesquecível, que eu recomendo especialmente se forem a Tenerife em casal, podem ler sobre as diferentes subidas ao Teide, onde encontrarão mais informações sobre a rota nocturna: Bilhetes e visitas ao Teide em Tenerife.
9. Subir o Pico Anaga
O Pico Anaga é um dos lugares mais especiais da ilha e um dos mais visitados pelos habitantes locais: os seus numerosos trilhos, o seu bosque húmido de laurissilva, as suas praias virgens de areia negra e os seus impressionantes miradouros.
O acesso ao Parque Rural de Anaga faz-se a partir de La Laguna, como os habitantes de Tenerife conhecem a localidade de San Cristóbal de La Laguna. A partir daí, inicia-se um percurso que nos leva até ao miradouro da Jardina, de onde se pode ver todo o vale em que se situa o município.
A partir daí, podemos subir até ao miradouro da Cruz del Carmen, com vistas impressionantes do Teide, e percorrer o caminho até ao miradouro do Pico del Inglés, cortado quase na perfeição entre a rocha e o bosque de loureiros, o que o torna num dos locais mais bonitos para tirar uma fotografia da ilha.
Se quiser descobrir os encantos do maciço de Anaga e muito mais, recomendo-lhe que leia o meu guia das melhores excursões em Tenerife, no qual falo sobre esta e outras experiências: Excursões a partir de Tenerife.
10. Passeio pelo oásis urbano de Santa Cruz de Tenerife
Para fazer uma pausa de todas as caminhadas por florestas e montanhas, recomendo um passeio por Santa Cruz de Tenerife e descobrir o seu centro histórico, com pontos de interesse como a Calle la Noria, a Plaza de España, o Castillo de San Cristóbal, a Plaza de la Candelaria e a Plaza de Weyler.
Se quiser sentir o ambiente mais autêntico da cidade, passeie pelo mercado de La Recova, onde poderá ver amostras dos produtos que servem de base à gastronomia canária e onde poderá parar para comer e provar alguns pratos típicos da mais alta qualidade.
E para dar um pouco de contraste à sua visita, passe pelo vanguardista Tenerife Auditorium, com algumas semelhanças com a Sydney Opera House, e pelo Tenerife Arts Space.
11. Nos museus, a cultura e a tradição.
Outra forma de conhecer a fundo a ilha de Tenerife é visitar alguns dos seus numerosos museus, muitos dos quais lhe darão a conhecer o importante património cultural e artístico das Ilhas Canárias, bem como a riqueza natural da zona.
Entre os museus a não perder estão o Museu da Natureza e Arqueologia, perfeito para descobrir o passado aborígene de Tenerife e os seus achados arqueológicos, bem como a evolução natural desta terra única. Outras exposições essenciais incluem o Museu de Belas Artes e a Casa-Museu do Vinho.
12. Passar um dia em família nos parques temáticos
Aoferta de actividades de lazer em Tenerife é muito variada, mas se viajar para a ilha com crianças, recomendo um dos planos mais divertidos, seja qual for a época do ano. Estou a falar de visitar alguns dos melhores parques de diversões.
O Siam Park é obrigatório, pois é o maior parque aquático da Europa e foi considerado um dos melhores do mundo. Escorregas intermináveis, montanhas-russas, cascatas, jogos aquáticos e até um aquário esperam por si neste parque cheio de diversão.
Outro ponto obrigatório é o Loro Parque, um jardim zoológico que, para além das suas numerosas espécies de papagaios, tem muitos outros animais que o irão surpreender, como os gorilas das planícies ocidentais, as preguiças e os tigres de Bengala.
Dicas para visitar Tenerife
Qualquer altura do ano é ideal para uma viagem a Tenerife. Tendo em conta as suas temperaturas agradáveis durante todo o ano, a ilha recebe turistas independentemente da estação do ano. Fazer um passeio de barco, observar baleias, ir a um dos parques de diversões ou escalar o Monte Teide, mesmo no inverno, é altamente recomendável, uma vez que os habituais 20 graus Celsius facilitarão estas e muitas outras actividades.
É por isso que até mesmo dezembro em Tenerife ou até mesmo passar alguns dias na ilha no Natal são opções altamente recomendadas para escapar do frio ou da neve típicos da estação em muitas outras partes do mundo.
Se é daqueles que querem planear a sua viagem com a maior antecedência possível, além de saber que pode reservar com antecedência os transfers entre os dois aeroportos e o centro de Tenerife, também lhe interessarão estes itinerários criados para o ajudar a organizar a melhor oferta possível na ilha mais visitada do arquipélago das Canárias: