8 dicas para observar baleias e golfinhos com crianças em Tenerife

Viajar com a família para Tenerife é um ótimo plano, mas todas as viagens com crianças têm os seus truques. Veja estas dicas para que a sua viagem de observação de baleias seja um sucesso.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 7 minutos

8 dicas para observar baleias e golfinhos com crianças em Tenerife

Baleias nas águas de Tenerife | ©-JvL-

Se viajar para Tenerife com crianças, uma das actividades mais interessantes que pode fazer para se divertir em família é uma excursão de observação de baleias e golfinhos. Será uma oportunidade única para as crianças se aproximarem da natureza e verem animais marinhos no seu próprio habitat. Também se divertirão imenso a andar de barco e a navegar no mar.

Mas, como todas as excursões com crianças, esta também tem o seu truque. Para que tudo corra bem no dia da excursão, tome nota destes pequenos conselhos.

1. Fale-lhes um pouco sobre o que vão ver na excursão às baleias e golfinhos

Avistar baleias e golfinhos| ©Malcolm Murdoch
Avistar baleias e golfinhos| ©Malcolm Murdoch

As crianças são muito curiosas e adoram fazer perguntas. Esta ocasião não será exceção. Se decidir fazer um cruzeiro de observação de baleias e golfinhos com a sua família, recomendo que se prepare um pouco para a visita, para que possa dar-lhes uma melhor ideia do que vão ver. Especialmente se nunca tiverem visto estas criaturas antes.

Além disso, rever a fauna que irá ver durante a excursão antes de partir também o ajudará a conhecê-la e a identificá-la melhor na água. Assim, as perguntas das crianças não o apanharão desprevenido!

Em Tenerife existem populações residentes de golfinhos roazes e baleias-piloto, mas muitas outras espécies também migram para a ilha de tempos a tempos. No post "Que tipos de cetáceos posso ver em Tenerife?" encontrarás mais informações sobre as criaturas marinhas que podes observar durante um passeio de barco nas águas da ilha. Não percas!

Reservar um passeio de observação de baleias e golfinhos

2. Aproveite a oportunidade para os ensinar sobre a importância de cuidar dos oceanos

Sensibilize as crianças para a ecologia.| ©Sigmund
Sensibilize as crianças para a ecologia.| ©Sigmund

As excursões de observação de baleias e golfinhos em Tenerife são actividades que também têm um lado educativo muito interessante para as crianças. Com este tipo de excursão, as crianças descobrirão a importância de cuidar dos oceanos, que são o lar de muitas espécies e produzem uma grande parte do oxigénio que nós, humanos, respiramos.

É sempre bom incutir-lhes bons valores desde tenra idade, e se isso for feito enquanto se divertem, tanto melhor! Além disso, como durante o passeio de barco será acompanhado por guias ou biólogos marinhos, esta pode ser uma boa oportunidade para despertar a sua curiosidade sobre o meio ambiente e levá-los a fazer-lhes todas as perguntas que possam ter.

Reservar um passeio de observação de baleias e golfinhos

3. É melhor navegar de manhã para ver baleias e golfinhos

Ver golfinhos de manhã cedo| ©Danny UK
Ver golfinhos de manhã cedo| ©Danny UK

As crianças acordam sempre cheias de energia de manhã, por isso, se está a pensar na melhor altura para as levar a uma excursão de observação de baleias, o meu conselho é que se levante cedo e vá cedo. As crianças estarão mais despertas para a excursão e prestarão mais atenção aos animais marinhos que virem durante o percurso.

Além disso, se as suas férias em Tenerife coincidirem com o verão, deve ter em conta que a ilha é bastante quente nessa altura do ano. Por isso, recomendo que partam de manhã cedo , quando ainda está fresco, e depois terão o resto do dia para fazer outras actividades juntos!

Reservar um passeio de observação de baleias e golfinhos

4. Proteja-os do sol e do frio no barco

Vista as crianças para a experiência| ©Tim Trad
Vista as crianças para a experiência| ©Tim Trad

Durante o verão, o sol brilha intensamente na ilha e as temperaturas sobem bastante, pelo que o calor pode ser sufocante em certas alturas do dia. Como esta atividade decorre completamente ao ar livre durante várias horas, aconselho toda a família a estar bem preparada e a proteger-se do calor usando roupas leves, um chapéu, óculos de sol e aplicando protetor solar na pele*.

No resto do ano, as temperaturas costumam ser amenas em Tenerife, mas se o dia da excursão for frio ou chuvoso, é melhor levar roupas quentes e impermeáveis para as crianças.

No post "Melhor época para a observação de baleias em Tenerife", falo sobre o clima na ilha nas diferentes estações do ano, para que possa ter isso em conta ao planear a sua viagem e fazer a mala dos seus filhos.

Reservar uma excursão de observação de baleias e golfinhos

5. Leve alguns petiscos na mochila

Preparar a comida para a viagem| ©Alexander Lyubavin
Preparar a comida para a viagem| ©Alexander Lyubavin

Também é importante que as crianças se mantenham bem hidratadas, por isso não se esqueça de levar uma garrafa de água fresca na sua mochila. E como elas podem ficar com fome a qualquer momento, é sempre uma boa ideia levar um lanche para matar a fome e distraí-las um pouco durante a viagem para evitar uma birra no barco.

No entanto, alguns dos cruzeiros de observação de cetáceos em Tenerife incluem o almoço durante a excursão (sanduíches, sandes, refrigerantes, água, snacks...), o que é fantástico porque lhe permitirá organizar melhor as refeições das crianças e não terá de procurar à última hora uma mesa livre num restaurante perto do porto depois da excursão.

Por outro lado, as crianças são normalmente muito generosas quando se trata de partilhar a sua comida com os animais, mas neste tipo de excursão não é permitido atirar comida aos cetáceos a partir do barco.

Porque não alimentar as baleias e os golfinhos?

  • Em primeiro lugar, porque aproximar-se do lado do barco é um perigo sério para as crianças- podem cair à água, por isso não as perca de vista nem por um segundo!
  • Em segundo lugar, porque as baleias e os golfinhos não comem as guloseimas preferidas das crianças (chocolates, salgadinhos, rebuçados...), mas sobretudo peixe e lulas. Não gostam de doces!
  • E por último, mas não menos importante, porque são animais selvagens cujo comportamento é imprevisível. Durante a excursão, não se deve fazer nada que os perturbe, mas simplesmente observá-los à distância. Desta forma, evitará qualquer encontro desagradável com estes animais marinhos.

Reservar uma excursão de observação de baleias e golfinhos

6. Ir à casa de banho antes do início do passeio de observação de baleias e golfinhos

Visite primeiro as casas de banho| ©Yena Kwon
Visite primeiro as casas de banho| ©Yena Kwon

As crianças são frequentemente surpreendidas pelo apelo da natureza no momento mais inesperado. Dependendo do tamanho e do tipo de barco em que vai fazer o passeio marítimo, este pode ou não ter casas de banho.

Para não correr o risco de ter pressa durante toda a atividade, no caso de não haver casas de banho a bordo do barco, é aconselhável que, antes de embarcar, faça uma breve visita às casas de banho.

Reservar um passeio de observação de baleias e golfinhos

7. Reserve-o com antecedência para que não partam sem si

Não perca as baleias| ©Alberto Varela
Não perca as baleias| ©Alberto Varela

O meu conselho é reservar online e com antecedência o seu lugar num barco de observação de baleias em Tenerife, uma vez que é uma atividade muito popular na ilha. Caso contrário, pode ficar no porto sem embarcar no dia que tinha reservado nas suas férias para fazer este plano.

As crianças adoram animais e andar de barco será uma aventura muito emocionante que irão sempre recordar, pelo que seria uma grande desilusão para elas se os bilhetes estivessem esgotados. Não acha?

Além disso, ao comprar os seus bilhetes online para ver baleias num barco em Tenerife poderá comparar preços, horários, disponibilidade de excursões, tipos de percurso e duração, entre outros aspectos, o que lhe facilitará a escolha do que melhor se adapta à sua família.

Que cruzeiro escolher em função da idade das crianças?

  • Se as crianças forem pequenas: para que não se cansem demasiado, talvez seja preferível um passeio de barco curto, de cerca de 2 horas, em vez de um passeio mais longo, em que se vai até ao ponto de observação de cetáceos para que as crianças possam ficar maravilhadas com os animais.
  • Se as crianças forem mais velhas: vão certamente adorar passar o máximo de tempo possível em alto mar, navegando como verdadeiros marinheiros. Recomendo uma excursão mais longa, de cerca de 3 horas, com uma paragem para fazer snorkeling, para os surpreender e deixá-los dar um mergulho na água. Será uma experiência inesquecível!

Antes de comprar os seus bilhetes, recomendo que leia o artigo "Observação de baleias e golfinhos em Tenerife", onde encontrará propostas que o ajudarão a escolher a melhor excursão para si.

Reservar uma excursão de observação de baleias e golfinhos

8. Aproveite os preços reduzidos para crianças

Criança a bordo| ©alex yosifov
Criança a bordo| ©alex yosifov

Quando se viaja em família, um fator importante no cálculo do orçamento para as actividades durante uma viagem é o preço das excursões. Quando se trata de bilhetes para crianças, existem normalmente tarifas reduzidas muito interessantes que compensam e das quais pode tirar partido para poupar algum dinheiro.

Por exemplo, quando for reservar os seus bilhetes para um cruzeiro de observação de baleias em Tenerife, na Hellotickets terá a opção de escolher a idade das crianças, de modo a que o preço reduzido que terá de pagar por cada uma delas seja calculado automaticamente. É assim tão fácil!

Reservar um passeio de observação de baleias e golfinhos