Glaciares em Anchorage

Os glaciares de Anchorage são locais a visitar durante a sua estadia nesta cidade do Alasca. Vou contar-lhe tudo o que precisa de saber para desfrutar deste espetáculo natural.
Glaciares em Anchorage

Mais sobre: Glaciares em Anchorage

A observação dos glaciares é uma das melhores coisas a fazer em Anchorage, no Alasca, se quiser ter uma experiência única.

Caminhará sobre formações de gelo com uma história de milhares de anos e que estão em constante movimento enquanto desfruta de uma paisagem gelada de sonho e de algumas actividades especiais. Se já decidiu ver os glaciares durante a sua estadia na cidade de Anchorage, terá desaber um pouco sobre a visita a estes espaços naturais milenares, tais como a forma de aceder aos mesmos, os horários e o que verá quando chegar, entre outros aspectos de interesse que lhe permitirão ter uma experiência agradável.

Como aceder aos glaciares de Anchorage?

Conhecer os glaciares| ©Len Radin
Conhecer os glaciares| ©Len Radin

Para aceder aos glaciares em Anchorage existem várias visitas guiadas ou excursões disponíveis , que tendem a ser muito populares porque incluem transporte, taxas de entrada e actividades dentro do glaciar. Desta forma, não tem de se preocupar com mais nada para além de desfrutar da experiência. Também é possível chegar a alguns glaciares por conta própria.

Uma viagem ao Glaciar Matanuska a partir de Anchorage

A excursão ao Glaciar Matanuska é uma forma de aceder a uma das maiores áreas selvagens do seu género nos Estados Unidos (aproximadamente 43 quilómetros quadrados).

Nesta excursão de um dia ao Glaciar Matanuska , percorrerá cerca de 160 quilómetros com um guia-motorista, que lhe contará a história desta importante formação de gelo com 5000 anos, com grutas, fendas e seracs para descobrir.

  • Preço: o custo desta atividade é de cerca de 282€ por pessoa.
  • Duração: a experiência tem uma duração aproximada de 10 horas.

Uma viagem ao Glaciar Portage a partir de Anchorage

Esta atividade permitir-lhe-á ver o Glaciar Portage, que está localizado a cerca de 100 quilómetros a sul de Anchorage.

Trata-se de um pequeno glaciar, com pelo menos 11 quilómetros quadrados, onde poderá caminhar ao longo do gelo com o seu guia, apreciando a paisagem deslumbrante com as montanhas e o lago com o mesmo nome. Também fará uma caminhada ao longo doBraço Turnagain de Cook Inlet, que é conhecido por ter o que pode ser a maré mais alta do mundo. Depois, esta excursão de um dia ao Glaciar Portage continua normalmente com um cruzeiro pelo Glaciar Portage, dando-lhe uma perspetiva diferente e avistamentos de vida selvagem (ursos, alces, etc).

  • Preço: Esta excursão custa normalmente cerca de 222 euros por pessoa.
  • Duração: Esta atividade pode durar cerca de 8 horas.

Reservar uma excursão ao Glaciar Portage

Ver os glaciares de helicóptero

Glaciares e helicóptero| ©Alaska National Guard
Glaciares e helicóptero| ©Alaska National Guard

Fazer uma excursão de helicóptero com aterragem nos glaciares é outra forma de aceder aos glaciares. Sobrevoará o Denali National Park, obtendo uma perspetiva única das formações de gelo à volta de Anchorage. Poderá descer num glaciar como o Knik e explorar a área a pé com o seu guia.

  • Preço: O preço desta excursão é de cerca de 650 euros por pessoa.
  • Duração: A duração da excursão é geralmente de duas horas (voo de regresso mais a excursão a pé ao glaciar). Note-se que, embora a excursão esteja disponível durante todo o ano, durante os meses de outubro e abril não será possível aterrar no topo do glaciar devido à espessura da neve.

Reservar uma excursão de helicóptero com aterragem no glaciar

Acesso aos glaciares por conta própria

Caminhar pelos glaciares| ©Len Radin
Caminhar pelos glaciares| ©Len Radin

Os glaciares de Anchorage são de acesso livre, ou seja, pode ir sozinho sem ter de se ligar a uma excursão.

No entanto, é necessário planear a sua visita e inform ar-se sobre os horários e regras dos diferentes glaciares para evitar qualquer inconveniente. Alguns glaciaresrequerem autorizações para serem visitados e, noutros casos, como o Glaciar Muldrow em Denali, as visitas são suspensas durante os meses de verão como precaução contra os deslizamentos de terras. Entretanto, outros glaciares populares, como oGlaciar Matanuska, não permitem visitas sem guia durante os meses de outubro a maio. O Glaciar Portage pode ser visitado em qualquer altura do ano.

  • Preço: O custo médio da entrada nos glaciares de Anchorage começa em cerca de 10 euros por pessoa. No entanto, este valor dependerá do glaciar visitado e da época do ano.
  • Duração: A duração deste tipo de experiência auto-guiada pode ser de um dia inteiro. Tudo depende do glaciar que visitar e das actividades que realizar.

Horários dos glaciares em Anchorage

Dia do glaciar| ©Paxson Woelber
Dia do glaciar| ©Paxson Woelber

Nem todos os glaciares de Anchorage têm o mesmo horário de abertura e encerramento.

Esses horários variam de acordo com o glaciar visitado, a época do ano e o tipo de passeio que se faz (guiado ou livre). Para osprincipais glaciares de Anchorage, estão disponíveis os seguintes horários de abertura:

  • Glaciar Matanuska: está aberto diariamente das 7:00 às 19:00 horas. O acesso guiado é possível durante todo o ano, enquanto o acesso autónomo só é possível de junho a setembro.
  • Glaciar Portage: está aberto ao público todos os dias do ano, das 9:00 às 17:00, para caminhadas. O horário dos cruzeiros panorâmicos no glaciar depende diretamente da empresa com a qual reserva a sua experiência.

Para os outros glaciares que se encontram um pouco mais a norte de Anchorage, deve ter em atenção que os seus horários são bastante limitados. Na maioria dos casos, é necessário solicitar uma autorização especial para os visitar com um operador turístico, pelo que é incerto estabelecer um horário.

Reservar uma excursão ao Glaciar Portage

Existem visitas guiadas ao glaciar em Anchorage e vale a pena?

Excursão ao glaciar| ©Frank Kovalchek
Excursão ao glaciar| ©Frank Kovalchek

Sim, existem visitas guiadas aos glaciares de Anchorage. Este tipo de atividade é muito popular e vale certamente a pena.

Graças a elas, você terá acesso a geleiras inteiras ou a áreas delas que geralmente são restritas se você for por conta própria. Além disso, graças à companhia de um guia nessas excursões, você podeaprender sobre a formação desses espaços naturais antigos, sua importância na evolução do planeta e sua influência na história do Alasca. Tudo isto enquanto realiza actividades adicionais como caminhadas, exploração de grutas, caiaque, trenós puxados por cães, voos de helicóptero, etc.

Reservar uma excursão ao Glaciar Portage

Quem pode aceder aos glaciares de Anchorage?

O glaciar| ©William Welch.
O glaciar| ©William Welch.

Os glaciares de Anchorage são acessíveis a qualquer pessoa que não tenha problemas de mobilidade e que esteja em boas condições físicas.

Também é importante que não tenha fobias como claustrofobia ou acrofobia, uma vez que alguns passeios são em grutas e fendas profundas. Para ascrianças, é necessário que tenham 6 anos de idade ou mais, uma vez que pode ser difícil para elas caminharem do centro de visitantes até ao glaciar. Geralmente, é uma caminhada de 1 a 2 horas, dependendo do glaciar a que se pretende ir. Para além disso, é importante que tanto você como os seus filhos estejam dispostos a experimentar as variações típicas deste ambiente natural (gelo, neve e vento).

Reservar um passeio de helicóptero com aterragem no glaciar

Como chegar aos glaciares de Anchorage a partir do centro da cidade?

Aluguer de automóvel| ©Brock Wegner
Aluguer de automóvel| ©Brock Wegner

Se planeia visitar os glaciares de Anchorage, mas está no centro da cidade, então deve saber que existem várias formas de chegar a estas fantásticas formações geológicas. Pode utilizar os transportes públicos, conduzir por conta própria ou juntar-se a uma excursão.

Tudo depende do seu gosto. Algumas das formas de lá chegar são as seguintes:

  • De comboio turístico: A linha Glacier Discovery está disponível na cidade e funciona sob a direção do Anchorage Transit System (ATS). Tem uma rota para o Glaciar Portage e o Glaciar Matanuska, que são os mais próximos da cidade.
  • De carro: A viagem até ao Glaciar Matanuska demora cerca de duas horas e terá de conduzir para sul pela Glenn Highway em direção à Matanuska Glacier Highway. E, se você for

para o Portage Glacier Visitor Center, a distância é de cerca de 90 minutos através da Seward Highway para sul e depois da Portage Glacier Highway.

  • Numa excursão: encontrará visitas guiadas de carro, helicóptero e cruzeiros que o levarão até aos glaciares. Tudo depende do glaciar a que se vai. Há também actividades como a excursão ao Chugach State Park que, apesar de não estar diretamente focada nos glaciares, permite-lhe desfrutar deste espetáculo natural porque protege o Glaciar Matanuska.

Reservar uma excursão ao Chugach State Park

É aconselhável ir aos glaciares de Anchorage com crianças?

Glaciar à distância| ©William Welch.
Glaciar à distância| ©William Welch.

A excursão aos glaciares em Anchorage é uma óptima atividade para fazer com crianças a partir dos seis anos de idade.

Não só se divertirão e desfrutarão de uma experiência única, como também terão a oportunidade de aprender sobre estas importantes formações geológicas. No entanto, se não tiver cuidado, os glaciares podem ser perigosos para as crianças. Por isso, ao planear a sua viagem ou ao contactar um dosmelhores passeios e excursões de um dia de Anchorage para visitar os glaciares, deve escolher actividades que se adaptem às condições físicas das crianças. Talvez um pequeno trilho de caminhada que não seja um desafio para elas, um passeio de trenó ou um cruzeiro sejam boas opções.

O que não pode perder nos glaciares de Anchorage

Vegetação e glaciares| ©lwtt93
Vegetação e glaciares| ©lwtt93

Há muitas coisas a não perder nos glaciares de Anchorage, a começar pelas caminhadas e pelos trenós pux ados por cães. Por exemplo, se visitaro glaciar Portage, não pode perder os trilhos naturais, as águas azuis do lago Portage e o braço Turnagain da enseada Cook.

No Glaciar Matanuska, não perca as grutas de gelo, o panorama deslumbrante proporcionado pelo Rio Matanuska e as montanhas escarpadas do Parque Estatal Chugach, entre outras coisas.

De quanto tempo precisa para visitar os glaciares em Anchorage?

Vista de helicóptero| ©Roger W
Vista de helicóptero| ©Roger W

Para visitar os glaciares em Anchorage precisa de pelo menos meio dia, ou uma média de oito horas.

Tudo depende do glaciar que escolher, da sua condição física, das actividades que planeia fazer e se a visita é feita por conta própria ou através de uma atividade guiada, como a excursão à vida selvagem e ao glaciar a partir de Anchorage. Por exemplo, se for aoglaciar Portage, precisará de aproximadamente três horas para caminhar e fazer algumas actividades extra no inverno. E se quiser melhorar a experiência juntando-se a um cruzeiro panorâmico à volta do local, precisará de cerca de mais duas horas.

Entretanto, no glaciar Matanuska, terá de caminhar cerca de 10 quilómetros, o que corresponde a um mínimo de duas horas para chegar ao glaciar. Depois disso, pode demorar mais duas horas a andar à volta. Claro que isto sem ter em conta se decidir andar de trenó, fazer rafting, etc.

Reservar uma excursão à vida selvagem e ao glaciar

Dicas para visitar os glaciares em Anchorage

Conhecer| ©Paxson Woelber
Conhecer| ©Paxson Woelber

Os glaciares de Anchorage são um destino popular. Pode visitá-los por conta própria ou fazer uma excursão para apreciar este espetáculo natural. Seja qual for a sua escolha, há algumas dicas básicas a ter em conta.

  • Seleccione o glaciar a visitar de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se quiser desfrutar de várias actividades ao ar livre, o Glaciar Matanuska é o ideal, mas se quiser uma experiência panorâmica, deve ir ao Glaciar Portage. E se procura uma aventura de helicóptero para lá chegar, os Glaciares Denali são o destino ideal para si.
  • Vista-se em camadas, pois desta forma poderá ajustar a sua roupa à medida que o tempo muda.
  • Aplique proteção solar em todas as ocasiões. Tenha em mente que, mesmo que o céu esteja bastante nublado, a radiação do sol no Alasca é frequentemente intensa.
  • Respeite os glaciares. Estes ecossistemas são muito vulneráveis, por isso seja coerente e siga as regras de cada uma destas áreas selvagens.
  • Se planeia ir sozinho, certifique-se de que conhece os horários e alertas do parque onde se encontra o glaciar para evitar contratempos.

Reservar um passeio de helicóptero com aterragem no glaciar

Avaliações de outros viajantes

4.5
· 40 Avaliações
  • S
    S.
    5
    (0 Avaliações)
    Um passeio para conhecer as mais belas paisagens!
  • I
    I.
    4
    (0 Avaliações)
    Parto cheio de novas experiências longe do meu país, agradeço a paciência dos nossos maravilhosos guias.
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Um passeio maravilhoso!
  • E
    E.
    4
    (0 Avaliações)
    Diverti-me e passei um bom bocado.
  • G
    G.
    4
    (0 Avaliações)
    Um passeio altamente recomendado, seguro, informativo e cultural. Os guias são uma parte essencial do passeio devido ao seu conhecimento e simpatia.