Melhor momento para visitar Maui
Descubra a melhor altura para viajar para o Havai. O artigo dá-lhe algumas dicas úteis para umas férias perfeitas.
Há uma miríade de coisas para ver e fazer em Maui, desde caminhadas a passeios de barco para observação de baleias. O clima ameno varia pouco ao longo do ano, fazendo da ilha um destino turístico popular, mas cada estação tem as suas particularidades e acontecimentos recorrentes.
No entanto, cada estação tem as suas particularidades e acontecimentos recorrentes. Quer visitar Maui para fazer snorkelling? Reservou um voo para se bronzear numa praia tropical? Continue a ler e descubra quando ir de acordo com os seus gostos e hobbies.
Quando é a melhor altura para visitar Maui?
Não hámá altura para visitar o Havai. Há apenas duas estações - inverno e verão - e a temperatura varia alguns graus. A chuva é frequente, mas normalmente de curta duração. Depois de um duche, o sol volta a brilhar. No entanto, existem algumas diferenças e actividades notáveis, que são detalhadas abaixo.
Visitar Maui no inverno
Farto de dias curtos e de temperaturas negativas, então fuja para o Havai! O inverno nunca chega aqui. Surfistas e turistas em busca de sol e praia vêm para cá nesta época do ano para recarregar as baterias.
Os preços são mais elevados por volta do Natal e do Ano Novo e descem depois de 6 de janeiro.
Se é um entusiasta do golfe, Maui é o local a visitar no inverno. Em janeiro, realiza-se o Sentry Tournament of Champions, o torneio de abertura do PGA Tour. Atualmente, a competição tem lugar no esplêndido Kapalua Resort.
Em fevereiro, o destaque é o Ano Novo Chinês. As celebrações têm normalmente lugar em dois locais: Wo Hing Museum and Cookhouse em Lahaina (858 Front Street) e no Maui Mall em Kahului (70 East Kaahumanu Avenue).
Não se esqueça de que o inverno é a estação mais húmida do Havai e que o pior mês é março (especialmente na primeira metade do ano). Não se preocupe, há muitas coisas para fazer em Maui quando chove.
Visitar Maui no Natal
Um voo para Maui vai tirar-lhe a cabeça do frio, da neve e dos casacos pesados. No Natal, as temperaturas variam entre 14°C e 22°C, ideais para relaxar na praia e praticar desportos aquáticos.
Verá as luzes de Natal mais exóticas em Lahaina, uma cidade histórica que alberga galerias de arte, os melhores restaurantes de Maui e inúmeras opções de alojamento.
Aqui, as decorações envolvem a árvore banyan, um género de árvore ficus. Encontrá-las-á no Banyan Tree Court, um parque público na esquina das ruas Front e Canal.
Se não estiver alojado num hotel, pode comprar os ingredientes para o almoço ou jantar de Natal nos supermercados. Caso contrário, pode sempre reservar uma mesa nos restaurantes que não fecham no dia 25 de dezembro. Eis algumas opções:
- Mala Ocean Tavern, um estabelecimento com vista para o mar. Abre à hora do brunch e os seus pratos são preparados com os produtos havaianos mais frescos (1307 Front Street, Lahaina).
- Gannon's, a escolha perfeita para combinar boa comida e música ao vivo todas as noites. O Gannon's foi considerado um dos 100 melhores restaurantes para refeições ao ar livre dos Estados Unidos (100 Wailea Golf Club Drive
Wailea)
- The Plantation House, um restaurante que mistura a cozinha local com um toque mediterrânico. Aqui, o pôr do sol é de cortar a respiração (2000 Plantation Club Dr, Lahaina).
- Kitchen 5315, receitas havaianas com um toque asiático. Localizado dentro do resort Napili Shores (5315 Lower Honoapiilani Rd #153, Lahaina).
Visite Maui na primavera
A maioria dos turistas vem à ilha no verão ou no inverno. A primavera é a época baixa, mas isso não significa que não valha a pena visitá-la.
Uma boa razão é a floração do jacarandá, uma árvore subtropical originária da América do Sul. As esplêndidas flores cor de lavanda podem ser vistas principalmente nas encostas do Monte Haleakala e nas zonas do interior.
Se é um amante da natureza, recomendo uma viagem a Upcountry, terra dos paniolos, os cowboys havaianos. O gado não é o único que se aclimatou bem - até os morangos prosperam nesta parte de Maui. As quintas de Kula Country oferecem um serviço chamado "Strawberry U-Pick".
Na prática, é-lhe dado um pequeno cesto e é você mesmo que apanha os morangos, que depois come. Normalmente, a visita inclui uma explicação sobre o cultivo desta iguaria. É uma atividade divertida, perfeita para quem viaja para Maui com crianças.
Se estiver a planear uma viagem a Maui em março, com um pouco de sorte poderá coincidir com o Festival de Artes do Oceano e da Baleia. No início do inverno, os cetáceos vêm para as águas quentes e pouco profundas do Havai para acasalar, dar à luz e cuidar das suas crias.
O festival realiza-se na cidade de Lahaina durante dois dias seguidos, normalmente no início do mês, e inclui actividades como exposições fotográficas, concursos de arte oceânica para crianças, apresentações e muito mais.
Visitar Maui no verão
Nesta altura do ano, a ilha é frequentada sobretudo por famílias de turistas dos Estados Unidos continentais. O verão é sinónimo de correntes mais leves, um aspeto que desagrada aos surfistas, mas que agrada a quem procura relaxar ou dar um mergulho nas águas cristalinas.
Um dos pontos altos é o Waʻa Kiakahi Canoe Festival, um evento que celebra as habilidades tradicionais da canoagem. Na língua havaiana, Wa'a Kaikahi significa canoa de mastro único. Mesmo que não participe, vale a pena ver o evento. Normalmente, parte-se da praia de Kaanapali ou de outras praias próximas.
Outro acontecimento importante é o Dia de Kamehameha, a 11 de junho. Este dia homenageia o rei epónimo, o primeiro rei do Havai e famoso pela unificação das ilhas em 1810. Neste dia, as estátuas que o representam são adornadas com leis (grinaldas de flores havaianas). Há também desfiles e música tradicional ao vivo.
Para a gastronomia local, não perca o Kapalua Wine and Food Festival. Os fornecedores locais, nacionais e internacionais apresentam os seus produtos na esplêndida estância de Kapalua. O evento realiza-se em junho.
Visitar Maui no outono
A melhor atração é, sem dúvida, o Halloween. É o feriado mais celebrado e o seu epicentro é Lahaina. Para a ocasião, o trânsito é encerrado na Front Street e um desfile colorido colore a rua. Para além disso, os bares e restaurantes ganham vida com eventos e música ao vivo.
As festividades começam por volta das 16:00, mas recomendo que chegue pelo menos 45 minutos antes. A entrada é gratuita e quase toda a gente usa um disfarce, por isso não seja apanhado desprevenido! Pode comprar um no Spirit Halloween, uma loja temática em Kahului (270 Dairy Rd Ste 180).
Esta altura do ano é também a altura perfeita para desfrutar de um clássico americano: o Dia de Ação de Graças. A maioria dos restaurantes oferece um menu com o tema da estrela do feriado, o peru. Para desfrutar de um bom banquete, recomendo que reserve uma mesa no:
- Leoda's (820 Olowalu Village Rd, Lahaina)
- Humble Market Kitchen (3700 Wailea Alanui Dr, Kihei)
- Wolfgang Puck (3900 Wailea Alanui)
- Hula Grill (2435 Kaanapali Pkwy, Lahaina)
Melhor época para visitar Maui com crianças
Neste caso, é melhor visitar Maui nas estações intermediárias. Para facilitar: de abril a junho e de setembro a meados de dezembro.
Quanto ao alojamento, depende da idade do seu filho: com um recém-nascido, talvez seja melhor optar por um hotel e desfrutar dos seus serviços incluídos.
Se os seus filhos já tiverem idade suficiente, pode também reservar um apartamento alugado. Em ambos os casos, recomendo que reserve um carro alugado ou um transfer do aeroporto de Maui. Chegará rapidamente ao seu alojamento e poderá concentrar-se no que mais importa: uma viagem em família num local de sonho.
Melhor altura para visitar Maui se quiser poupar dinheiro
Para obter a melhor relação qualidade/preço, é melhor voar na época baixa. Em Maui, isso corresponde aos meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro.
Quando o fluxo turístico é menos intenso, é mais fácil encontrar pechinchas em hotéis, pousadas e alugueres.
Além disso, uma visita durante estes meses permite-lhe desfrutar de actividades que não pode fazer noutras alturas do ano. Na minha opinião, a mais evocativa é o Tango no Sekku, um festival introduzido pelos imigrantes japoneses por volta do século VI. É celebrado a 5 de maio e comemora o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.
Neste dia, as ruas enchem-se de koinobori, bandeiras tradicionais japonesas em forma de tenda. É uma tradição muito sentida e as famílias de origem japonesa colocam um papagaio por cada criança do sexo masculino. Também se pode saborear o kashiwamochi, um bolo de arroz com recheio de feijão doce.
Se viajar no outono, ficará satisfeito por saber que a época das baleias decorre de novembro a maio. O Havai é o destino de milhares de baleias na sua migração anual de inverno. Para mais informações, aconselho-o a ler o artigo sobre a observação de baleias em Maui.
Maui é afetada por furacões?
A época de furacões no Havai decorre de junho a novembro. No entanto, os ciclones tendem a evitar este local. Maui está rodeada por quatro ilhas e a probabilidade de um furacão atingir a costa é extremamente pequena. Por isso, não terá de se preocupar com este fenómeno atmosférico.
- inverno
- dezembro - fevereiro
- Clima: Húmido
- Máxima: 22º C
- Baixa: 13º C
- primavera
- março - maio
- Clima: Variável
- Máxima: 23º C
- Baixa: 13º C
- verão
- junho - setembro
- Clima: calor seco (junho e julho) e húmido (agosto e setembro)
- Máxima: 26º C
- Mínima: 15º C
- outono
- outubro - novembro
- Clima: Ventoso
- Máxima: 25º C
- Baixa: 15º C