O melhor de Maui em 7 dias
Maui é conhecida como o jardim agrícola do Havai, devido ao istmo fértil que se situa entre os dois vulcões localizados em cada extremidade da ilha. Convido-o a conhecer o melhor que esta comunidade tem para oferecer em termos de entretenimento durante uma viagem de 7 dias.
Os planos para ver e fazer em Maui tornam-se interessantes a partir do momento em que se sai do avião e se começa a respirar o ar tropical que caracteriza este belo arquipélago no meio do Oceano Pacífico.
Se quiser ter uma ideia mais clara do que pode fazer em cada um dos seus dias ao longo de uma semana de visita, convido-o a continuar a ler este post. Elaborei um itinerário que o levará a percorrer toda a comunidade para que possa regressar e dizer que Maui é um destino ao qual gostaria de voltar.
Dia 1: Comece sua jornada no lado oeste da ilha
O lado oeste da ilha de Maui é um lugar bastante singular, pois é um pouco mais preservado do que lugares como Kahulai ou as áreas de resorts de Kihei e Wailea-Makena. No entanto, isso não significa que não existam aglomerados urbanos que combinam o desafiante mar de areia com o melhor da beleza que caracteriza as florestas tropicais que rodeiam a montanha de West Maui.
Começar o primeiro dia da sua viagem nesta secção de Maui é uma excelente forma de ter uma ideia do tipo de entretenimento que irá desfrutar durante o resto dos seus dias nesta bela ilha. O seu nome provém de um semideus mitológico da cultura polinésia.
Kapalua é um bom local para tomar o pequeno-almoço
Kapalua é uma comunidade muito privilegiada no oeste de Maui, onde todos os tipos de empreendimentos imobiliários foram criados devido à sua proximidade conveniente com Napili Bay Beach, Oneola Bay e Fleming Beach.
Todos esses lugares são praias de águas relativamente calmas que proporcionaram um local de recreação e diversão para toda a comunidade.
Como se pode imaginar, existem vários restaurantes na zona e é uma excelente ideia tomar o pequeno-almoço aqui se estiver à procura de uma proposta que combine o melhor dos buffets norte-americanos com o estilo gastronómico do Pacífico polinésio.
Se não têm ideia do que fazer ou ver em Maui na vossa lua de mel, recomendo que tomem alguns dos hotéis da zona como base para a vossa viagem. Garanto-vos que o luxo e o conforto que os caracterizam irão satisfazer todas as vossas expectativas.
A praia de Kaanapali é perfeita para um mergulho de meio dia
Se se dirigir para sul de Kapalua durante alguns minutos, chegará a Kaanapali Beach, uma praia que se caracteriza por águas calmas e uma transparência que a torna muito semelhante a uma verdadeira piscina natural.
É um dos locais preferidos para ver tartarugas em Maui, devido ao facto de ser uma zona de reprodução e de nidificação destas belas criaturas marinhas. Se tiver sorte, também é provável que aviste golfinhos nas ondas distantes e até mesmo um par de baleias jubarte.
Lahaina é uma cidade imperdível
Para o resto da sua tarde, sugiro que continue mais alguns quilómetros para sul, pois chegará ao centro de Lahaina. É uma cidade com um estilo arquitetónico muito típico do Havai e, se passear, verá que as suas ruas estão repletas de restaurantes e lojas com uma identidade polinésia e norte-americana muito forte.
De facto, a certa altura da sua história foi a capital do reino do Havai e a verdade é que, no seu itinerário do segundo dia, é um local ideal para descansar da sua visita à praia e para desfrutar de um delicioso almoço. Uma sessão de compras e uma visita rápida ao Banyan Tree Park são imperdíveis, pois este último alberga uma das maiores árvores do planeta.
A praia de Olowalu é ideal para observar as baleias-de-bossa ao pôr do sol
O lado oeste da ilha é um local que é conhecido por ser perfeito para a observação de baleias em Maui durante a maior parte do ano. A praia de Olowalu é um local ideal para a observação de baleias, pois o acesso é gratuito e a água é favorável para outro mergulho no mar, se assim o desejar. É também um local perfeito para se maravilhar com os belos pores-do-sol no extremo oeste de Maui.
Esta praia também oferece a oportunidade de participar de uma das melhores atividades de caiaque de Maui. Este é um paraíso tão grande que está praticamente reservado para si, e a academia de aluguer de caiaques está mesmo na esquina da praia para que possa escolher a sua vez quando quiser.
Dia 2: Curta o sul de Maui
Parte dosul de Maui também é uma área menos urbanizada do que a extremidade oeste ou o istmo da costa norte. Isso não significa que não haja lugares interessantes e bonitos que valham a pena visitar durante sua visita de 7 dias à ilha.
É por isso que sugiro que inverta o preconceito de que Maui só pode ser apreciada dentro de um resort. Para isso, é preciso passar o seu segundo dia na ilha visitando as atrações mais importantes da região ao longo da costa da Baía de Maalaea.
Visite o Maui Ocean Center
Trata-se de umaquário de 2 hectares com uma grande variedade de animais que compõem a flora e fauna marinha de todo o Oceano Pacífico.
Há tanques para animais dos mais diversos e cativantes recifes de coral das águas quentes do Pacífico Sul. Mas também há todo o tipo de espécies de maior porte , como os tubarões, que vivem num tanque destinado exclusivamente à sua preservação.
É um bom plano se estiver a pensar em coisas para fazer em Maui com crianças, pelo simples facto de ser um espaço seguro e educativo onde elas podem ser expostas à beleza do mundo marinho sem necessidade de mergulho ou outras actividades mais complexas.
Desfrute de uma sessão de mergulho com tubo de respiração com partida do porto de Maalaea
As excursões que partem diariamentede Maalaea Harbour destinam-se a todos aqueles que pretendem mergulhar em Maui de forma segura e planeada.
Tenha em conta que, para participar, é necessário estar acreditado como mergulhador de águas abertas e que esta é uma atividade que pode ocupar uma boa parte do seu dia.
Por conseguinte, é prudente que algumas pessoas fiquem com as crianças no aquário, enquanto as que pretendem mergulhar antecipam esta atividade para não perderem demasiado tempo no itinerário do dia.
Também é possível fazer uma excursão à Cratera Molokini
As excursões à Cratera Molokini a partir de Maui são uma excelente forma de combinar o entretenimento familiar com a oportunidade de mergulhar ou fazer snorkel nas águas do sul desta bela ilha.
Esta cratera vulcânica em forma de meia-lua é considerada um dos 10 melhores locais do mundo para actividades de mergulho. A diversidade da fauna e da flora, composta por cerca de 250 espécies marinhas, faz com que seja um sítio que vale a pena visitar durante a tarde do seu segundo dia em Maui.
Não se esqueça que a maioria destas excursões começa no Cais de Maalaea e pode, portanto, ser uma boa alternativa às sessões de mergulho que são apenas para mergulhadores profissionais.
Desfrute de uma noite nas ruas de Kihei
Kihei é uma das duas grandes comunidades que se desenvolvem ao longo da costa da Baía de Maalaea. É um dos locais mais populosos da ilha e tem uma oferta cultural e comercial tão divers ificada e interessante como Lahaina.
Uma outra boa ideia para ver ou fazer em Maui à noite é visitar a zona de Wailea-Makena, quando já estiver farto de Kihei. Em breve encontrará muitas opções de alojamento e muitas opções para refeições requintadas.
Dia 3: Comece a excursão Road to Hana
A Estrada para Hana é uma das estradas mais emblemáticas de todo o Havai e, especificamente em Maui, é um destino turístico que ganhou demasiada proeminência ao longo das décadas. Por isso, é correto e adequado percorrer uma boa parte da sua extensão no terceiro dia da sua visita a esta comunidade acolhedora.
Comece o dia admirando as ondas em Peahi
Peahi é uma dessas praias típicas do norte de Maui, com ondas tão agressivas e constantes que se tornaram o destino preferido dos surfistas que conhecem os verdadeiros segredos da costa havaiana.
Se quiser começar o dia com boas energias e desfrutar de um verdadeiro espetáculo da natureza, é aconselhável fazer uma pequena paragem neste miradouro. Este miradouro dá-lhe uma boa perspetiva de como o surf se tornou tão fortemente associado à identidade desta comunidade.
O Ho'okipa Beach Park é ideal para a observação de tartarugas marinhas.
Por outro lado, se pretende passar uma boa parte da sua manhã na areia e também está interessado na oportunidade de ver tartarugas marinhas nas suas áreas de nidificação, então talvez queira substituir Peahi Beach pelo Ho'okipa Beach Park.
Este novo espaço tem várias áreas de piquenique que lhe permitirão desfrutar de um pequeno-almoço nutritivo com conforto. Na verdade, nem precisa de fazer um desvio na Estrada de Hana que o levará à secção da Estrada para Hana que está repleta de maravilhas turísticas.
Iniciar a excursão da Estrada para Hana
O que é conhecido como a Estrada para Hana começa no final da Route 36 para dar lugar à Route 360. Existem várias formas de percorrer esta rota turística e as excursões em autocarro ou minibus são uma das mais adequadas para quem percorre a ilha sem carro alugado.
No entanto, a Estrada para Hana em Maui é também um local perfeito e altamente recomendado para quem procura uma rota para conduzir o seu carro alugado. Desta forma, pode parar em todos os recantos que lhe chamem a atenção sem ter de se conformar com as orientações de um guia turístico.
Faça a trilha das Twin Falls
As Cataratas Gémeas são quedas de água idênticas que caem em cascata paralelamente umas às outras num cenário completamente intocado que é acessível aos turistas a partir da Estrada de Hana.
Pode chegar até elas estacionando o seu carro no espaço designado para o efeito, gratuitamente, na berma da estrada. A caminhada até esta cascata não é excessivamente longa. É um trilho curto com cerca de 1 km de comprimento.
Termine o dia no Miradouro de Keanae
O miradouro de Keanae oferece vistas panorâmicas da costa norte do extremo leste de Maui. Ao mesmo tempo, pode ser um bom ponto de passagem se achar que nesta altura do dia é melhor regressar para continuar o resto da Estrada para Hana no dia seguinte.
De facto, este miradouro fica muito próximo de uma lendária gelataria chamada Halfway to Hana. O nome faz referência à sua localização na área que fica a meio caminho desta rota que leva à cidade de Hana, na ponta leste de Maui.
Dia 4: Continue a maravilhar-se com a Estrada para Hana
Se decidiu abrandar o ritmo na estrada de Hana no terceiro dia da sua viagem, é altamente recomendável que retome a sua viagem ao nascer do sol. Não só pela beleza natural que caracteriza a segunda metade deste percurso, mas também pelo facto de chegar ao extremo leste de Maui, que tem inúmeros outros segredos para partilhar consigo e com os seus companheiros de viagem.
O Hana Lava Tube deve ser a sua próxima paragem no percurso
Se planeia passar o quarto dia da sua visita no resto da estrada para Hana, então tem de parar no Hana Lava Tube.
Trata-se de uma espécie de túnel subterrâneo que foi formado pela lava que flui por esta área há centenas e centenas de anos. O mais interessante é observar as texturas das paredes e tectos desta formação natural.
Waianapanapa Black Sand Beach é um cenário único na vida
Esta praia de areia preta é o resultado da atividade vulcânica da região e contrasta fortemente com a vegetação tropical esverdeada que a rodeia a partir da terra. Assim como as águas calmas e límpidas ao longo da costa.
Aconselho a aproveitar esta paragem antes de chegar a Hana para dar um mergulho na água do mar e também para guardar memórias fotográficas de um local a recordar para o resto da vida.
Não hesite em apanhar o pôr do sol na praia de areia vermelha de Kaihalulu
Na cidade de Hana terá a oportunidade de encontrar alojamento confortável e seguro para continuar as suas aventuras ao longo da costa leste de Maui.
Poderá também almoçar e jantar em alguns dos restaurantes que se caracterizam pela sua oferta de comida baseada na gastronomia local e nos ingredientes marítimos.
Neste contexto, é muito apropriado que aproveite a sua estadia em Hana para visitar a Kaihalulu Red Sand Beach, pois é uma praia de areia vermelha onde os habitantes locais se reúnem para apreciar o pôr do sol e quase sempre há uma ou duas fogueiras para manter a festa durante o resto da noite.
Dia 5: Experimente o ambiente tropical de East Maui
No quinto dia, a aventura está a chamar por mim, por isso decidi encontrar os destinos mais interessantes e apropriados para experimentar a beleza tropical que é a imagem de marca de East Maui.
Mergulhar em O'heo Gulch ou nas 7 Piscinas Sagradas
Consiste num sistema de poços que formam 7 piscinas completamente naturais com a água que desce por um dos rios do Parque Nacional de Haleakala. O acesso depende das condições climatéricas, mas mesmo que não se possa nadar numa das piscinas, é um local que vale a pena admirar.
Faça uma caminhada na Trilha Pipiway
A Trilha Pipiwy é uma das trilhas mais populares de Maui e das ilhas havaianas. Se o fizer, irá encontrar todo o tipo de quedas de água, selvas de bambu, uma quantidade significativa de pontes suspensas e até uma floresta cheia de árvores tropicais com troncos retorcidos.
Aprecie as vistas da autoestrada Piilani
Após o miradouro de Alele Falls, a Hana Highway transforma-se na Piilani Highway. Esta é uma rota igualmente interessante em termos de paisagens e de número de quilómetros percorridos. Por isso, é um bom lugar para apreciar os arredores enquanto conduz de volta à região central da ilha, que fica entre o istmo que separa os dois vulcões de Maui.
Faça uma paragem no campo de lava de Waiakapuhi para compreender o aspeto dos campos de lava solidificada
Waiakapuhi Lava Field marca a área onde a Pillani Highway desaparece e começa outra rota que liga à capital de Maui. O que é interessante sobre esta área e o que faz com que valha a pena parar na sua viagem é que é um campo de lava solidificada que também oferece vistas panorâmicas desta parte sudeste da ilha.
É um cenário ideal para desfrutar antes de regressar à civilização para jantar e algumas actividades de entretenimento, como os melhores espectáculos Luau em Maui.
Dia 6: Visite os segredos vulcânicos de Maui
Maui tem dois vulcões e, nesta altura da viagem, ainda não viu nenhum deles de perto. Por isso, é boa ideia dedicar parte do seu sexto dia na ilha ao plano de se familiarizar com estas formações geológicas que tanto têm a ver com a identidade geográfica e cultural desta comunidade.
Fazer uma caminhada até ao vulcão Haleakala
Este vulcão é o maior vulcão do mundo, num estado conhecido como um lugar de repouso na vulcanologia moderna. Cobre 75% do terreno da ilha e é um parque nacional acessível através de uma excursão privada ou guiada em autocarro ou miniautocarro.
É aconselhável levar roupa quente e hidratação, uma vez que o topo do vulcão costuma estar completamente nublado durante a maior parte do dia, especialmente de manhã.
Reserve a tarde ou o meio-dia para uma aula de surf
Depois de ter desanuviado a cabeça depois de caminhar no vulcão mais alto de Maui, é uma boa ideia inscrever-se numa aula de surf. Encontrará aulas de surf na maioria das praias da ilha e não posso impor condições para que escolha uma em particular.
No entanto, muitas das melhores aulas de surf em Maui acontecem na costa de Kahului. Isto deve-se ao simples facto de ser o epicentro urbano da ilha e porque o swell é favorável aos principiantes.
Também é possível visitar algumas das fazendas de abacaxi nos arredores de Kahului
Uma ótima maneira de terminar a tarde é visitar algumas das fazendas de abacaxi indígenas de Maui. Isto pelo simples facto de se tratar de um recurso que formou uma indústria milionária em todo o arquipélago.
Além disso, o istmo que separa as duas extremidades da ilha é particularmente adequado para o cultivo deste delicioso fruto. Isto explica o facto de Kahului ser a zona mais urbanizada e industrializada de toda a comunidade.
Dia 7: Despedir-se da ilha ao melhor estilo havaiano
Para o terceiro dia da sua visita a Maui ainda há mais algumas actividades para fazer e o melhor que lhe posso aconselhar é optar por aquelas que melhor se adequam ao estilo de vida havaiano que vai deixar para trás quando o avião levantar voo.
Faça uma sessão de snorkeling nas praias da sua escolha
Se visitar a cratera Molokini não for suficiente e ainda quiser fazer snorkeling em Maui, ficará contente por saber que encontrará rapidamente uma boa alternativa, independentemente do local onde se encontre na ilha. Tanto o extremo oeste como as praias de Wailea-Makena oferecem várias opções com diferentes durações e todos os tipos de cuidados e atenção personalizados.
Paia é outro bom lugar no norte da ilha para fazer snorkel sem ter que viajar vários quilómetros para fora de Kahului.
Passe a tarde percorrendo as encostas montanhosas em um jipe
As encostas dos dois vulcões de Maui criam um terreno ideal para veículos off-road. É por isso que os melhores passeios de jipe em Maui podem ser um bom plano para a tarde do seu sétimo dia, se você sentir que ainda falta um pouco de diversão extrema em sua viagem para se sentir realizado.
A área próxima ao Kepaniwai Park é frequentemente uma área geográfica favorita para esse tipo de itinerário turístico, pois é adjacente ao Monumento Estadual do Vale do ʻĪao e também é adjacente às áreas construídas de Kahului.
Aproveite ao máximo o seu último pôr do sol havaiano fazendo um passeio de helicóptero
Despedir-se de Maui das alturas pode ser o final perfeito para uma viagem de 7 dias que lhe ofereceu tudo, desde a tranquilidade de uma tarde na praia até a experiência peculiar de caminhar no topo de um vulcão adormecido.
É por isso que os melhores passeios de helicóptero em Maui são um plano aconselhável para aproveitar ao máximo seu último pôr do sol na ilha antes de ter que voltar ao hotel para arrumar seus pertences para ir ao aeroporto no dia seguinte.