O que ver e fazer em Oahu à noite
Se o que procura é vida nocturna, Oahu é o centro de festas do Havai, onde encontrará a melhor vida nocturna para desfrutar sob a lua.
Há muito para ver e fazer em Oahu, a ilha mais populosa e cosmopolita do Havai, tanto de dia como de noite. Bares de praia, cruzeiros com jantar e festas para dançar até as velas se apagarem são apenas algumas das coisas que encontrará por toda a ilha.
Durante a noite, em Oahu, pode participar numa festa Luau, onde, para além de desfrutar dos espectáculos e da música, poderá saborear deliciosos pratos locais. Terá também a oportunidade de experimentar a dança hula, tanto na sua versão tradicional como na moderna. Está pronto para desfrutar da noite em Oahu?
1. Assistir a uma festa típica de Luau
Se visitar a ilha havaiana de Oahu, não pode perder as tradicionais festas Luau, onde viverá uma noite diferente e aprenderá mais sobre a cultura da ilha.
Nestas celebrações, pode provar comidas tradicionais como o porco kalua, o salmão lomi lomi, o laulau, o poi ou o poke, enquanto ouve música tradicional ao vivo e aprecia a famosa dança hula.
O porco Kalua é um dos pratos mais populares nestas celebrações. É cozinhado num forno feito debaixo do chão, chamado imu, no qual o porco é colocado envolto em folhas de tano. É cozinhado com o vapor que sai do forno.
Originalmente, os Luaus eram celebrações familiares realizadas em ocasiões especiais, que acabaram por ser abertas a visitantes.
Antigamente, por razões religiosas, as mulheres não comiam com os homens, até que o rei Kamehameha II quebrou esta tradição. Este facto deu origem às festas Luau, que ainda mantêm muitos dos seus elementos tradicionais.
No Havai, Luau é frequentemente utilizado como sinónimo de festa ou celebração, pelo que algumas são mais tradicionais do que outras. Quando se chega a estas celebrações, é colocado um lei à volta do pescoço para dar as boas-vindas. Um lei é uma grinalda feita de flores naturais, folhas de videira ou fetos.
Estas grinaldas são demonstrações gerais de afeto e são frequentemente oferecidas como presentes, por exemplo, para felicitar alguém ou para se despedir.
2. Sintonize-se com o ritmo da dança tradicional hula
Hula é uma dança tradicional havaiana e polinésia, frequentemente apresentada em festas Luau.
Dançarinos e guerreiros dançam ao ritmo de instrumentos de percussão e cânticos tradicionais, que originalmente contavam histórias de reis e deuses. Estas danças são frequentemente vistas em festivais, bares ou hotéis.
Hulakahiko era originalmente o nome da dança, quando as histórias sobre a criação do mundo ou dos seus deuses eram contadas e transmitidas de geração em geração. Nessa altura, era acompanhada por instrumentos como tambores de cabaça ou de coco, chocalhos ou o Lli Lli, feito de pedras vulcânicas, entre outros.
A versão que podemos apreciar hoje, e que foi adaptada aos nossos tempos, é o hula auana, que é acompanhado pelo ukulele, guitarra ou baixo.
Na dança hula, cada movimento tem um significado, ou seja, transmite uma emoção ou uma ideia.
Tradicionalmente, as danças eram executadas por homens e, mais tarde, surgiram as danças femininas. É por isso que se acredita que os primeiros hula eram executados por guerreiros para mostrar lealdade aos seus superiores.
Alguns shows de hula em Oahu
Há um espetáculo de hula gratuito ao pôr do sol no Kuhio Beach Hula, às terças, quintas e sábados, das 18h30 às 19h30, perto da praia de Waikiki.
Se visitar Oahu na primavera, pode assistir ao World Invitational Hula Festival ou ao Merrie Monarch Festival e, se for em junho, pode desfrutar do King Kamehameha Hula Competition.
3. Desfrute dos food trucks da costa norte
Depois de um dia na praia, as muitas carrinhas de comida na Costa Norte de Oahu oferecem uma grande variedade de comida para mimar as suas papilas gustativas - desde pizza a tacos, comida tailandesa e, claro, bebidas.
Se procura boa comida mas não quer ir a um restaurante sofisticado, os Food Trucks oferecem variedade e preços mais baixos.
Os Food Trucks são, como o nome sugere, camiões convertidos em bancas de comida, decorados de forma colorida e alegre. Muitos deles têm também uma mini-feira com roupa, lembranças ou acessórios. As mesas são colocadas ao ar livre para que se possa saborear os deliciosos pratos que servem.
Alguns food trucks, como o Impossibles Pizza, deslocam-se ao longo da Kamehameha Street em Haleiwa, ou seja, andam mesmo sobre rodas, mas a maioria fica em locais fixos.
Os food trucks servem um tipo de comida em particular: tacos ou camarão, comida tailandesa ou sobremesas, açaí ou comida mexicana. Há algo para todos, incluindo veganos e vegetarianos. É ideal para um grupo e altamente recomendado para saborear a comida local.
Mais sobre North Shore
A Costa Norte fica a 48 quilómetros (30 milhas) de Honolulu, a cerca de uma hora de carro de Honolulu. Ela se estende por 11 quilômetros (7 milhas). Se estiver a pensar no que fazer na Costa Norte de Oahu, é um dos locais mais famosos para a prática de surf devido às suas ondas gigantes.
Quando as ondas estão calmas, também é possível fazer snorkel ou mergulho, e também é conhecida por seus incríveis vales na selva.
4. Explore a praia de Waikiki à noite
Waikiki é um bairro onde se encontram inúmeros restaurantes, bares, discotecas, salas de espectáculos e todo o tipo de vida nocturna.
Situa-se na costa sul de Honolulu e é onde se encontra a praia mais famosa de Oahu, a praia de Waikiki. É, sem dúvida, o bairro mais cosmopolita da ilha, onde terá a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo. Muitas pessoas dizem mesmo que é o melhor local para festejar no Havai.
Muitos destes bares e restaurantes têm vista para a praia, como o Michel's at the Colony Surf, que possui uma das melhores vistas da praia desde a sua fundação em 1962.
Muitos oferecem espectáculos de música e dança sob as estrelas, como o famoso bar Mai Tai. A oferta gastronómica é muito variada: marisco, sushi, bife, massas, tapas e muito mais.
Quando se trata de gastronomia, o restaurante Roy's ou o Eating House 1849, ambos do famoso chef Roy Yamaguchi, e o Morimoto Asia do chef Masaharu Morimoto são imperdíveis.
Recomendo que visite este sítio para não perder nenhum evento importante em Waikiki.
Yard House Rock Bar
O Yard House é um dos bares de visita obrigatória para os amantes de cerveja de todo o mundo. As muitas torneiras de chope à disposição farão com que seja difícil decidir apenas uma e manterão a sua curiosidade aguçada durante toda a noite.
O bar tem uma variedade de cervejas de barril locais, importadas, sazonais e de edição especial: a seleção é renovada frequentemente.
Oferece também um menu variado com pratos americanos, marisco e hambúrgueres grelhados, entre outros. Para animar a noite, o bar oferece a sua própria seleção de música, especialmente rock clássico e alternativo.
5. Jantar num cruzeiro noturno
Se há uma coisa que toda a gente quer fazer em Oahu, é zarpar num cruzeiro de luxo. A boa notícia é que você pode embarcar a partir do pôr do sol nos melhores cruzeiros de Oahu para desfrutar de um jantar incrível sobre as ondas.
O mar à sua volta, boa música, bebidas a fluir, pores-do-sol inesquecíveis e, se tiver sorte, golfinhos a saltar ao luar.
Há opções para todos os orçamentos, desde cruzeiros a navios mais pequenos. Alguns incluem também espectáculos ou música ao vivo. É um ótimo plano para um jantar romântico ou um jantar mais descontraído com a família e/ou amigos, num belo cenário natural que certamente o deixará com boas recordações.
Outra opção para quem procura mais diversão é embarcar num cruzeiro de festa. Estas festas nas ondas são muito populares em Oahu, e algumas até têm um DJ ao vivo. É definitivamente uma das opções favoritas para festas em Oahu.
6. Festejar a noite toda em Honolulu
Honolulu é o centro de Oahu e onde a vida nocturna da ilha está mais concentrada. É provavelmente o primeiro sítio que se visita quando se chega à ilha de Oahu.
Honolulu é uma cidade na costa sul de Oahu, com edifícios altos e todas as atracções de uma grande cidade.
Nesta cidade, encontrará muitos bares, discotecas, pubs e também teatros e salas de concertos. Se procura uma noite divertida, é aqui que encontrará a maior variedade, desde um jantar tranquilo a ouvir jazz ao vivo até uma discoteca com DJs que o farão dançar a noite toda.
Discotecas e clubes noturnos
Aqui estão alguns dos melhores locais para dançar até tarde que pode encontrar em Honolulu, embora existam muitos mais e a lista possa ser actualizada ao longo do tempo.
- M Nightclub: Aqui pode jantar e dançar até às 4 da manhã. Há concertos e DJs ao vivo.
- Addiction Nightclub: música ao vivo e DJs das 22h30 às 3h.
- Zanzabar: aberto das 21h00 às 04h00 aos fins-de-semana. Para além de uma pista de dança, oferece aulas de salsa e espectáculos de comédia.
- Fusion Waikiki: discoteca aberta diariamente até às 4 da manhã. Tem mesas de bilhar, espectáculos de drags e karaoke.
- Rumours: música dos anos 70, 80 e 90, karaoke, projecções até às 3h30.
Comedy U
Se o que importa é rir, o Comedy U oferece gargalhadas ilimitadas de terça a quinta-feira. Organiza frequentemente concursos e batalhas de comédia. E se estiver disposto a isso, depois do espetáculo pode pegar no microfone e fazer a sua própria apresentação.
O Brewseum
O Brewseum é uma cervejaria ideal para os amantes da história. Para além de ser uma cervejaria, é também um museu da Segunda Guerra Mundial, com uma enorme coleção de objectos como fotografias, cartazes, uniformes, armas, etc., doados por veteranos de guerra.
É um bar pitoresco onde as cervejas são entregues numa hélice de avião e onde se pode divertir a passear enquanto se aprende um pouco de história. Pode até tirar fotografias num jipe militar ou entrar na sua misteriosa cave, à qual pode aceder com uma palavra-passe.
7. Faça um tour gastronómico pela Kapahulu Avenue
A Avenida Kapahulu é conhecida por oferecer alguns dos melhores pratos de Honolulu. Se procura uma amostra das comidas tradicionais de Oahu, dê um passeio por esta avenida onde encontrará algo para todos, desde pratos gourmet a fast food e deliciosas sobremesas.
Há restaurantes especializados em marisco ou frango, como o Popeyes Louisiana Kitchen, locais de comida mexicana como o Taco Bell, outros especializados em ramen como o Onoya ramen, e muitos mais. Há até restaurantes onde pode fazer pedidos a partir do seu carro.
8. Assistir a um divertido show de Rock-a-hula
Se há um lugar que faz lembrar Las Vegas, é o último andar do Royal Hawaiian Center, onde é apresentado o incrível espetáculo Rock-a-hula.
No palco, verá tributos a artistas de todos os tempos, desde os anos 20 até aos dias de hoje, como Elvis Presley ou Michael Jackson, bailarinos a dançar com facas de fogo, danças hula e outras actuações musicais. O espetáculo inclui um jantar com opções locais e vegetarianas.
9. Explore Chinatown
Se quiser experimentar a vida nocturna em Oahu, não pode perder Chinatown, a Chinatown de Honolulu.
Atualmente, é um local onde se pode comer comida local, assistir a um concerto, visitar galerias de arte e ver musicais, entre muitos outros eventos. É um bairro com um toque mais artístico e uma história interessante.
Chinatown é uma das mais antigas Chinatowns dos Estados Unidos, tendo sido fundada por imigrantes em meados de 1800, quando viajavam para trabalhar nas plantações de açúcar.
Era também o local de eleição dos marinheiros quando chegavam à ilha em negócios, depois de meses sem pôr os pés no continente. Chinatown tornou-se um bairro de luz vermelha durante a Segunda Guerra Mundial, mas isso pertence ao passado.
Alguns dos melhores restaurantes de Chinatown são:
- The pig and the lady (comida vietnamita).
- Lucky Belly (ramen).
- Opal Thai (comida tailandesa).
- J Dolans (pizzas).
- Mei Sum Dim Sum (comida cantonesa).
Para bebidas ao fim da noite, há opções de música ao vivo no The Dragon Upstairs, mesas de bilhar no Proof Social Club, espectáculos de drags no Scarlet, um dos bares gay da ilha, mais de 150 cervejas e DJs locais no Bar 35 e muitos, muitos mais.
Rua do Hotel
A Hotel Street é a rua principal de Chinatown e está repleta de bares e pubs. Você verá muitos prédios históricos marcados com placas e há até mesmo uma placa antiga do antigo bar Hubba Hubba, um bar burlesco e de striptease que fechou na década de 1990.
Se a sua viagem cair na primeira sexta-feira do mês, não deixe de descer esta rua para a First Friday Block Party, onde você verá exposições de arte, shows, música ao vivo e, é claro, comida e bebida circulando.
Smith's Union Bar
O Smith's Union Bar é um dos bares mais históricos de Oahu e, na verdade, de todo o Havai, fundado por Joe Halley e a sua mulher Gail em 1934 e que ainda mantém a sua decoração antiga. Acredita-se que tenha sido o bar preferido dos marinheiros do USS Arizona. É um bar onde se pode beber cerveja a baixo preço e cantar karaoke se a garganta não arrefecer.
Teatro Hawaii
O Hawaii Theatre é um dos teatros mais antigos de Oahu, tendo sido inaugurado em 1922. Com o seu estilo arquitetónico neoclássico, é considerado um edifício de valor histórico na ilha.
No seu sítio Web, encontrará informações completas sobre os espectáculos, concertos e conferências que aí se realizam. Se procura uma noite tranquila, o teatro é sempre uma boa opção.
10. Desfrute dos espectáculos ao vivo no Ala Moana Center
O Ala Moana Center é um dos maiores centros comerciais de Honolulu e está localizado no bairro de Ala Moana.
Aos fins-de-semana, a partir do anoitecer, há espectáculos gratuitos de hula e/ou música ao vivo. Tem também cerca de 160 restaurantes onde se pode jantar cedo e outros que estão abertos até à meia-noite, como o Buffalo Wild Wings.
É um centro comercial enorme, com pátios e arcadas bem iluminados, fontes de água e quatro pisos com cerca de 350 lojas. Se tiveres sorte, poderás até participar numa aula de hula gratuita.
Mais informações sobre o centro comercial
- Endereço: 1450 Ala Moana Boulevard
- Horário: das 11 às 19 horas. As lojas, bares e restaurantes têm horários específicos.