10 coisas para fazer em Oahu em janeiro

Visitar Oahu em janeiro é uma oportunidade para ver algum do melhor surf do mundo, para encontrar paisagens verdejantes, para procurar baleias migratórias e para aprender sobre a arte japonesa. Isto, e muito mais, está à sua espera no primeiro mês do ano.

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Oahu em janeiro

Oahu, Pearl Harbor | ©Mike Whitney

Oahu, a ilha onde se situa Honolulu, a capital havaiana, é também a ilha mais visitada deste arquipélago paradisíaco. Se planear uma visita nos primeiros dias do ano, terá à sua volta um clima fresco, paisagens exuberantes e muitos profissionais do surf. Nesse mês, também encontrará dias nublados e talvez alguma chuva inesperada... mas não se preocupe! Se a tempestade alterar algum dos seus planos, encontrará muitas outras coisas para ver e fazer em Oahu.

Para dar as boas-vindas ao ano, para iniciar o ciclo com energia de viagem ou simplesmente porque conhecer Oahu é o seu objetivo anual... eis o que pode ver e fazer nesta ilha em janeiro. Comecemos!

1. Surf profissional? janeiro com altas ondas e campeonatos emocionantes

Surf em Haleiwa| ©Robert Linsdell
Surf em Haleiwa| ©Robert Linsdell

O surf é um desporto muito antigo que foi historicamente praticado na maioria das ilhas do Pacífico, como a Nova Zelândia, o Taiti e a Nova Guiné. No entanto, foi apenas no Havai que o desporto teve o seu verdadeiro impulso e, até hoje, continua a ser o destino de surf mais famoso do mundo.

A época de inverno em Oahu acolhe centenas de milhares de turistas todos os anos, quer para montarem as suas pranchas, quer para observarem aqueles que se atrevem a fazê-lo. Durante estes meses, as poderosas tempestades do Pacífico que atingem a região produzem ondas imprevisíveis e condições no norte e oeste da ilha que até os surfistas mais experientes pensam duas vezes.

Se não faz parte do grupo de audazes que perseguem estes monstros de água, como já disse, pode ser um espetador. Dois eventos de surf profissional muito populares são realizados regularmente no North Shore de Oahu em janeiro: o Pipeline WSL Championship e o Da Hui Backdoor Shootout. Recomendo que verifique os seus sites com antecedência para saber as datas e os horários.

Reserve sua aula de surf em Oahu

2. Parada da Vida e do Legado de Martin Luther King Jr

Desfile de Martin Luther King Jr.| ©TDLP4
Desfile de Martin Luther King Jr.| ©TDLP4

Martin Luther King Jr. é uma das figuras mais importantes da história americana contemporânea e, no Havai, foi sempre recebido com um lei.

Aqui no Havai, como em muitos outros locais dos Estados Unidos, a terceira segunda-feira de janeiro é um dia de recordação e legado dedicado a esta grande figura. É um dia para refletir sobre os esforços de igualdade e mudança social, justiça e paz, erradicação da pobreza e outros princípios sociais que este ativista liderou até à sua trágica morte.

É realizado um desfile com a participação de vários grupos de activistas, governo, empresas... entre outros. O percurso do desfile começa na Magic Island e depois vira para a Kalakaua Avenue e finalmente chega ao Kapiolani Park. No parque, há eventos, música, dança e muita comida para toda a família partilhar.

Como turista, deve ter em atenção que , por ser feriado, é provável que encontre alguns museus e outras atracções encerrados.

Informações práticas

  • Onde: O festival realiza-se no Kapiolani Park. 3840 Paki Ave, Honolulu, HI 96815
  • Preço: gratuito
  • Quando: 3ª segunda-feira de janeiro

3. Comemore o Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês| ©Andy L
Ano Novo Chinês| ©Andy L

Como provavelmente já sabe, o calendário chinês tem uma data de início diferente do nosso calendário gregoriano. A principal razão é o facto de ser um calendário lunar, enquanto o calendário gregoriano é um calendário solar.

A cultura chinesa tem um gosto especial por cálculos, não acha? Por isso, conseguiram fazer com que as suas datas "encaixassem" no nosso calendário. Não acho relevante oferecer detalhes sobre como eles chegam a essa data neste post, mas o que posso dizer é que o Ano Novo Chinês pode cair entre 21 de janeiro e 18 de fevereiro.

Se você tem sua viagem para Oahu no primeiro mês do ano e quer saber se vai vivenciar essa celebração na ilha, recomendo que confira uma calculadora como esta, disponível na web.

O que esperar do festival? Durante a celebração mais importante do ano no calendário chinês, não faltam as danças de "alimentar o leão". Estas criaturas coloridas e engraçadas dançam ao ritmo de música ao vivo, procurando comida e brincando com os participantes, e diz-se que espalham boa sorte e fortuna.

O cenário é decorado com muito vermelho e dourado (prosperidade, fortuna, boa sorte e alegria), um foguete ocasional, personagens a demonstrar kung-fu, artesanato e cozinha asiática.

Alguns locais onde se podem ver eventos e festas do Ano Novo Chinês em Oahu são a Câmara de Comércio Chinesa do Havai, o Ala Moana Center e o Hawaiian Children's Discovery Center.

4. Festival de Ano Novo de Ohana

Festival de Ano Novo de Ohana| ©Doheny
Festival de Ano Novo de Ohana| ©Doheny

O Havai tem uma riqueza multicultural significativa e, tal como os chineses, a comunidade japonesa também celebra o seu Ano Novo.

O festival é organizado em janeiro no Centro Cultural Japonês do Havai, situado em Honolulu. Abre as suas portas aos habitantes locais e aos visitantes para aprenderem mais sobre a cultura da "Terra do Sol Nascente" com exibições de dança, pratos tradicionais, música e artes marciais.

Há também demonstrações de vestuário, arte bonsai e bordados bunka shishu. Origami e trabalhos em esmalte fino são outras curiosidades que podem ser encontradas aqui.

O festival é para todas as idades, incluindo workshops e jogos para os mais pequenos. Mais informações sobre as datas e o programa podem ser consultadas no sítio oficial do festival.

Informações práticas

  • Onde: O local do festival é o Centro Cultural Japonês. 2454 S Beretania St, Honolulu, HI 96826
  • Preço: gratuito
  • Quando: normalmente num domingo de janeiro. Ver o sítio Web do festival para mais pormenores

5. Época das baleias jubarte: um espetáculo natural a não perder

Baleias jubarte| ©SEMARNAT
Baleias jubarte| ©SEMARNAT

As baleias jubarte têm um significado incalculável para a cultura havaiana. Estão presentes em muitas das suas lendas e também foram encontradas representadas em petróglifos em vários locais das ilhas.

Os havaianos têm um grande respeito por estas criaturas majestosas, que consideram como "guardiãs da família". Todos os invernos, depois de uma longa viagem desde as águas frias do Alasca, estes gigantes chegam a solo havaiano para se reproduzirem e darem as boas-vindas a novos membros das manadas.

Podem ser avistadas em praticamente qualquer ponto da extensa costa do Havai, embora em Oahu, o local mais provável de avistamento seja o farol de Makapuu, ou nos vários pontos de vigia perto de Leahi, na ponta sul da ilha.

Em janeiro, a probabilidade de ver estes cetáceos é elevada, embora possam existir ainda poucas crias. Existem várias excursões de observação de baleias na ilha, algumas das quais incluem paragens para mergulhar com tartarugas marinhas e peixes coloridos.

Reserve seu cruzeiro de observação de baleias em Oahu

6. Uma excursão para ver vulcões e... neve?!

Excursão do instrutor ao Parque Nacional dos Vulcões do Havai| ©Julia Sumangil
Excursão do instrutor ao Parque Nacional dos Vulcões do Havai| ©Julia Sumangil

O Havai é um arquipélago de natureza vulcânica, ou seja, as ilhas emergiram do mar há milhões de anos devido a vulcões submarinos e é precisamente isso que confere às ilhas as suas paisagens luxuriantes e férteis, com ecossistemas variados e uma grande riqueza biológica.

Atualmente, estão registados três vulcões activos: Loihi, que se encontra submerso e afastado da costa sul da ilha do Havai, Mauna Loa e Kilauea. Os dois últimos estão situados no Parque Nacional dos Vulcões do Havai, Património da Humanidade.

Agora que sabe que estão activos(especialmente o Kilauea), pode imaginar porque é que mais de um milhão de visitantes por ano vêm à ilha do Havai ou "Big Island".

A paisagem é como se fosse de outro planeta ou de outra era, os vastos campos de lava brilham nas proximidades e as grandes fumarolas fazem lembrar uma paisagem pré-histórica. O terreno é incrivelmente variado, com áreas de deserto árido e floresta tropical até à tundra alpina. Sim, leu bem, aqui no inverno e particularmente em janeiro, pode haver neve nas partes mais altas das montanhas.

Uma caminhada por este parque nacional é uma experiência única que deve definitivamente programar na sua viagem. Não se esqueça de que janeiro é um dos meses mais chuvosos do ano no arquipélago e é provável que a chuva esteja presente. Por isso, prepare-se para um dia com muita lama nos sapatos e alguns aguaceiros inesperados. Vai valer a pena, garanto-vos!

7. Excursão à cascata de Waimea na melhor época de paisagens

Cachoeira e cânion de Waimea| ©dronepicr
Cachoeira e cânion de Waimea| ©dronepicr

janeiro é um dos meses mais húmidos do ano no Havai. É verdade que a chuva pode levá-lo a mudar alguns planos, mas também deve saber que os passeios com as melhores vistas e a experiência de observar a natureza em todo o seu esplendor podem ser feitos nos meses de chuva.

Claro que a possibilidade de fazer passeios durante a estação das chuvas depende muito das condições de segurança e diversão que cada atração lhe pode oferecer.

Waimea Falls é um dos diversos cenários que pode visitar na Costa Norte de Oahu. Com um percurso pouco exigente, rodeado por paisagens de inúmeros tons de verde e uma refrescante queda de água (que, aliás, pode nadar na piscina), uma ida a esta cascata é uma excelente forma de passar um dia na natureza.

Existem excursões para a zona de Waimea Waterfall a partir de vários pontos da ilha, cada uma com actividades diferentes.

Uma que recomendo é uma excursão de dez horas que, para além da cascata, o levará a vários pontos de interesse em Oahu. Entre eles estão a famosa cratera Diamond Head, Sandy Beach, Sunset Beach e até mesmo plantações de abacaxi e fazendas de camarão.

Não há dúvida de que o dia será longo, mas permitir-lhe-á ver alguns dos locais extraordinários de Oahu de norte a sul.

Reservar uma excursão às cascatas de Waimea

8. Rancho Kualoa em janeiro, um passeio que o fará lembrar de Hollywood

Rancho Kualoa| ©Yeison
Rancho Kualoa| ©Yeison

Outro lugar para se divertir muito nesta temporada em Oahu é o Kualoa Ranch. Este local de 1.600 hectares fez parte do cenário de uma produção muito famosa nos anos 90: **Jurassic Park,**e agora percebe porque é que eu digo que o cenário aqui o leva de volta aos tempos pré-históricos.

Esta enorme propriedade privada funciona desde 1850 com a visão de proteger e valorizar a beleza natural presente, com actividades recreativas e produtivas (agricultura e aquacultura) compatíveis e respeitadoras do ambiente. Existem várias actividades turísticas e passeios no parque e os passeios do Jur assic Park estão entre os mais populares, especialmente para os mais pequenos.

Um passeio muito emocionante é o Raptor Tour, onde se pode percorrer as colinas num veículo todo-o-terreno como se estivesse a fugir de um ágil dinossauro. Fazer o passeio neste mês de poças de lama onde se vai sentir como se estivesse a fazer parte de uma debandada com os enormes répteis será muito divertido! Prepare-se com roupa extra e desfrute deste parque jurássico.

Reservar o passeio de ATV no Kualoa Ranch

Informações práticas

  • Onde: A pista está localizada no Kualoa Ranch. 49-560 Kamehameha Hwy, Kaneohe, HI. 96744
  • Preço: a partir de 127 euros
  • Quando: janeiro (mas aberto todo o ano)

9. Visitar o Museu de Arte de Honolulu

Museu de Arte de Honolulu| ©Viator
Museu de Arte de Honolulu| ©Viator

Com tantos trilhos naturais e tanta lama e roupa molhada, talvez seja altura de sugerir uma opção mais calma e cultural que... pelo menos o manterá seco se começar a chover durante a sua viagem de janeiro: visitar um museu.

Uma opção altamente recomendada é o Museu de Arte de Honolulu. O espaço, com mais de 50.000 objectos de arte, é uma das maiores colecções de arte da Ásia e do Pacífico nos Estados Unidos. Outras exposições incluem colecções de Van Gogh, Gauguin, Warhol e Hokusai, entre outros.

As colecções do museu são para todas as idades, por isso pode trazer os mais pequenos para o passeio. Tenha em mente que pode levar entre duas e três horas para visitar o museu na sua totalidade. Está instalado num belo edifício de Honolulu com jardins, cafés e um pequeno teatro.

Informações práticas

  • Onde: Museu de Arte de Honolulu. 900 South Beretania Street. Honolulu, HI. 96814
  • Preço: Preço médio de 20 euros (adultos). 0-18 anos: grátis.
  • Quando: 3ª segunda-feira de janeiro

10. Descubra a biodiversidade marinha havaiana no Aquário de Waikiki

Praia de Waikiki| ©Images Alight
Praia de Waikiki| ©Images Alight

Tal como a anterior, outra atividade particularmente conveniente e "indoor" num dia chuvoso de janeiro é visitar o Aquário de Waikiki, situado a poucos minutos a pé da Praia de Waikiki.

Mais de 3000 espécies coexistem nestes cenários vivos, incluindo peixes coloridos, corais, elegantes medusas, tartarugas, tubarões e até enormes amêijoas com tons iridescentes. Vai ficar surpreendido com a extraordinária riqueza desta região do mundo!

O aquário também oferece várias actividades e aulas para os visitantes interagirem mais de perto com a natureza e aprenderem mais sobre a conservação destes ecossistemas.

Para mais detalhes sobre as suas exposições, clique na seguinte ligação.

Informações práticas

  • Onde: Waikiki Aquarium. 2777 Kalākaua Ave, Honolulu, HI. 96815
  • Preço: preço médio de 12 euros (adultos), 5 euros (4-12 anos) e gratuito (3 anos e menos).
  • Quando: janeiro (mas aberto todo o ano).

Tempo em Oahu em janeiro

Oahu| ©princess of the sun
Oahu| ©princess of the sun

Nesta parte do mundo, o inverno é sinónimo de estação das chuvas. Embora não seja a mais intensa, a precipitação recorrente de janeiro pode alterar os seus planos para o ar livre.

janeiro tem as temperaturas mais baixas (média de 23°C e mínima de 19°C), o que é normalmente muito tolerável para um visitante. No entanto, se visitar as terras altas (caminhadas em vulcões ou outras montanhas), deve ter em atenção que esta temperatura pode descer abruptamente.

A temperatura média da água em janeiro é de 24,5°C, com muito pouca variação ao longo do ano (24°C em março a 27°C em setembro).