10 coisas para fazer em Oahu em junho

Bem-vindo ao verão numa das ilhas mais esplêndidas do Havai, a terceira maior, com uma extraordinária fusão de culturas estrangeiras baseada nas tradições e valores havaianos.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

10 coisas para fazer em Oahu em junho

Oahu | ©minka6S

junho é um ótimo mês para visitar Oahu. Com a época baixa, os preços são mais baratos e as temperaturas são ideais para as aventuras que esta ilha tem para oferecer. Alguns dos seus pontos turísticos mais populares são a base naval de Pearl Harbor, Waikiki, uma praia mundialmente famosa, com uma longa lista de hotéis de luxo e lojas internacionais, e North Shore, o local mais notável para o surf recreativo e competitivo.

Nesta ilha, encontrará paisagens tropicais e exóticas, o contraste entre o tradicional e o moderno. Em suma, terá múltiplas atracções para ver e fazer em Oahu, desde surfar as ondas no North Shore até simplesmente relaxar noutra das suas inúmeras praias, observando o oceano e sentindo a brisa fresca.

1. Junte-se à celebração do Dia do Rei Kamehameha

Rei Kamehameha| ©J JMesserly
Rei Kamehameha| ©J JMesserly

O Rei Kamehameha I tem uma história célebre entre os havaianos. Para começar, foi ele que trouxe a paz às ilhas em 1810 e se tornou o seu único rei, pelo que no seu dia é realizada uma cerimónia oficial para celebrar a sua dedicação à proteção e perpetuação da cultura havaiana.

Esta celebração traz consigo uma série de actividades em que se pode participar na semana que antecede o dia 11 de junho e durante todo o mês.

Em primeiro lugar, e uma das principais atracções para os visitantes de Oahu em junho, é o desfile das flores. As flores Lei, as flores mais populares da ilha, são colocadas na sua estátua.

A estátua de bronze é um símbolo para os havaianos, pelo que existe uma em cada ilha e, em cada ilha, são colocadas tiras de flores na estátua. Honolulu tem a maior cerimónia de todas, o desfile de flores e a cerimónia do Lei Draping, com carros alegóricos decorados e cavaleiros de pau representando a corte real havaiana.

Neste dia, há também um festival onde pode apreciar as tradições havaianas, a música, o canto popular, o "ono", um delicioso prato nativo, artesanato e concertos.

2 Divirta-se com o concurso de Hula.

Dança hula| ©ginapualani
Dança hula| ©ginapualani

Num dos domingos de junho, mas nem sempre no mesmo domingo, realiza-se um concurso de Hula. Para este evento, vêm visitantes de todas as ilhas e mesmo de fora do Havai para assistir e participar, independentemente da idade.

Há diferentes categorias em que os participantes se inscrevem, consoante a idade. Todos participam ao ritmo da música tradicional havaiana. O dia pode variar, mas será sempre em junho, juntamente com as restantes actividades comemorativas de Kamehameha.

3. Domingos Ali'i, porque nem tudo se resume a praia e surf

Surf em Haleiwa| ©Robert Linsdell
Surf em Haleiwa| ©Robert Linsdell

Quer goste de manifestações religiosas ou queira saber mais sobre as tradições da ilha, esta visita é bastante interessante.

É tradição na Igreja de Kawaiaha'o celebrar os domingos de Ali'i em junho. Não perca uma visita a esta igreja no centro histórico de Honolulu, e se gostar de participar num serviço religioso, eles celebram-no em havaiano e em inglês.

Esta é uma tradição de longa data para celebrar a unidade das ilhas e reconhecer a liderança dos Ali'i nui, que é a forma como são designados os chefes governantes do Havai. Estas missas realizam-se por altura do aniversário de Kamehameha e são dedicadas a um líder diferente em cada domingo.

Mesmo que não assista à missa, é um local que vale a pena visitar - tanto a igreja como os jardins circundantes foram declarados Património Histórico Nacional em 1962. De facto, é possível reservar uma visita guiada por áudio para ver todo o complexo.

Informações práticas

  • Onde: 957 Punchbowl
  • Preço: gratuito
  • Quando: domingos em junho

4. O mês de junho é ideal para conhecer a natureza da ilha

Baía de Waimea| ©Alan & Flora Botting
Baía de Waimea| ©Alan & Flora Botting

Se estiver a fazer excursões pela natureza em Oahu, há poucas alturas melhores do que junho. Com o seu clima quente e mais horas de luz do dia, é a altura perfeita para escalar montanhas e vulcões, e para chegar às fabulosas cascatas espalhadas pela ilha.

É melhor sair de manhã cedo para aproveitar a brisa fresca. Além disso, durante a época baixa não há tantos turistas e pode desfrutar dos espaços mais livremente e obter melhores preços.

Entre os melhores percursos que pode fazer em Oahu está o que leva à cascata de Waimea. Terá também a opção de contratar uma visita guiada, pelo que não terá de se preocupar com o transporte.

Reserve uma excursão para a Cachoeira de Waimea

5. Honolulu's Mango Jam, para os amantes desta fruta.

Sinal do Mango Jam de Honolulu| ©SEMARNAT
Sinal do Mango Jam de Honolulu| ©SEMARNAT

O Mango Jam é um festival anual que geralmente dura dois dias e é, naturalmente, todo sobre a manga.

Além de uma variedade de produtos de manga, há atividades ao ar livre do festival, como churrasco, cerveja, música ao vivo e atividades infantis.

Todos os anos, os habitantes de Honolulu aguardam com expetativa o tradicional concurso de receitas de manga, um dos frutos mais apreciados do Havai, no qual os candidatos seleccionados concorrem a um prémio em dinheiro.

Informações práticas

  • Onde: 550 South King Street, Honolulu
  • Preço: gratuito
  • Quando: normalmente no último fim de semana do mês

6. Conheça as tradições japonesas no Pan Pacific Festival

Festival Pan Pacific| ©Daniel Ramirez
Festival Pan Pacific| ©Daniel Ramirez

Este festival anual, organizado pela Pan-Pacific Foundation, é um evento de três dias que se realiza desde 1980 para dar a conhecer aos residentes e turistas a cultura e as tradições japonesas.

Realizado em Waikiki, cuja praia já deve conhecer das aulas de surf em Oahu, o festival apresenta música tradicional japonesa, comida japonesa, artes e ofícios e entretenimento.

Todas as actividades do festival são gratuitas, mas há uma taxa de estacionamento. Existem vários locais para estacionar veículos com tarifas fixas para fins-de-semana e noites.

No sítio Web do evento, é possível consultar os horários e os locais de cada uma das actividades, para que possa planear de acordo com os seus gostos.

Informações práticas

  • Onde: vários locais da cidade
  • Preço: gratuito
  • Quando: geralmente em meados de junho

Marque a sua aula de surf em Oahu

7. O-bon: Outro festival para aprender mais sobre a cultura local

No O-bon| ©Maga
No O-bon| ©Maga

A tradição do O-bon é outra grande oportunidade para aprender mais sobre a cultura e as tradições do povo do Havai. Em junho começam os festivais, a época do o-bon, da cultura japonesa, que são celebrados em todas as ilhas, mas principalmente em Oahu.

Neste festival, as pessoas oferecem yukatas (o tradicional quimono japonês de algodão) umas às outras, dançam ao ritmo dos tambores taiko e celebram nos templos. Para assistir a este festival, dirija-se a Waipahu, em Honolulu.

O-bon é uma mistura de crenças religiosas, durante a qual se acredita que os espíritos dos falecidos vêm à terra e se fazem oferendas cerimoniais e se acendem lanternas para os guiar, tudo ao ritmo da dança sob a lua cheia.

8. Venha ao Maior Pequeno Espetáculo Aéreo

O maior espetáculo aéreo de sempre| ©Jose Rodriguez
O maior espetáculo aéreo de sempre| ©Jose Rodriguez

Se decidiu viajar para Oahu, provavelmente já sabe que vai poder fazer uma visita guiada a Pearl Harbor, sem dúvida um dos locais que marcaram a história recente do planeta. O ataque japonês à base naval aí localizada levou os Estados Unidos à Segunda Guerra Mundial.

Se for à ilha em junho, para além de visitar Pearl Harbor, poderá assistir a um festival peculiar: o Biggest Little Airshow. Curiosamente, este evento não se realiza para comemorar o ataque à base, mas sim uma outra batalha da mesma guerra, Midway.

No dia do evento, milhares de pessoas juntam-se em Pearl Harbor para assistir a uma exibição de aviões de combate em miniatura, controlados à distância. O resultado é verdadeiramente espetacular.

É claro que durante o evento há outras actividades, como uma área especial para crianças, visitas guiadas aos hangares, bancas de comida e bebida e outros divertimentos.

Informações práticas

  • Onde: Ford Island, Pearl Harbor. Existe um serviço de transporte gratuito a partir do Centro de Visitantes de Pearl Harbor.
  • Preço: cerca de 5 dólares por pessoa
  • Quando: início de junho

Reserve uma excursão a Pearl Harbor

9. Visita ao Mercado Noturno de Honolulu

Honolulu à noite| ©Daniel Ramirez
Honolulu à noite| ©Daniel Ramirez

Embora este mercado se realize noutros fins-de-semana ao longo do ano, a melhor altura para o visitar é em junho, quando as temperaturas nocturnas são excelentes e não há muitos turistas.

No final de junho, há também uma edição especial dedicada ao solstício de verão. Se aparecer, encontrará um grande número de food trucks onde poderá saborear a melhor comida havaiana, quase como se estivesse a fazer um passeio gastronómico por Oahu.

Há também bancas de venda de roupa, artesanato e outros artigos. Tudo acompanhado por espectáculos musicais que animam a noite havaiana.

Informações práticas

  • Onde: na pista de esqui entre as ruas Auahi e Keawe, em Our Kakaʻako.
  • Preço: a entrada é gratuita
  • Quando: sábados de junho, a partir das 18h

Reserve um tour gastronómico em Oahu

10. Observação de pássaros e ninhos

Nidificação de aves| ©capt_tain Tom
Nidificação de aves| ©capt_tain Tom

Oahu, e todas as ilhas do Havai, são um paraíso para os amantes de aves, a flora abundante é o lar de espécies coloridas e fabulosas.

Entre junho e agosto, as aves nidificam, mas recomendo o primeiro mês como o melhor, antes de ficar demasiado quente. Pica-paus, papa-moscas e pássaros canoros podem ser encontrados a nidificar nas florestas densas.

Também é possível observar aves marinhas e pernaltas nas zonas húmidas, andorinhas na praia e muitas outras aves nos terrenos relvados. Não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica e os seus binóculos, pois este é um espetáculo como nenhum outro.

Existem trilhos marcados para a observação de aves. Alguns recomendados por outros visitantes são: Moanalua Valley/Kamananui na Reserva Florestal de Honolulu Watersher; Likeke Falls em Nu'uanu Pali; e Moleka e Ualakaa na Reserva Florestal de Round Top.

Como é o clima em Oahu em junho?

Estrada de Oahu| ©Deb Nystrom
Estrada de Oahu| ©Deb Nystrom

O clima em Oahu é agradável durante todo o ano. Em geral, é um clima tropical de savana, que é como um verão seco, mas em junho, o clima é fenomenal.

Ao pôr do sol, a temperatura média é de cerca de 24 graus Celsius e há apenas 5% de hipóteses de chover. Há cerca de 13,2 horas de sol por dia para que possa desfrutar mais da natureza.

Recomendações indispensáveis para a sua visita em junho

Autocarro turístico em Oahu| ©boaski
Autocarro turístico em Oahu| ©boaski

Estará num clima tropical com temperaturas elevadas, pelo que é vital levar protetor solar, óculos de sol e um chapéu. Além disso, tome precauções como não ficar ao sol durante muito tempo e beber muita água ao longo do dia. Felizmente, na maior parte do tempo, sopra uma brisa ligeira.

junho é um dos meses mais acessíveis, embora, se for no final do mês, possa ficar bastante cheio de turistas que não gostam particularmente de surfar, uma vez que o verão é muito atrativo para os visitantes.