O que ver e fazer em Oahu em dezembro
Cachecol, luvas, chapéu... Ei, espera, não vamos para Oahu? Vamos outra vez! Biquíni, chinelos, bronzeador... Agora estamos prontos, quem disse que dezembro tem de ser frio? Viajar para Oahu e apreciar as luzes de Natal enquanto surfamos nas suas incríveis praias. Estes e muitos outros planos estão à sua espera para passar um dezembro inesquecível, alinha?
O "Natal branco e doce" é uma ideia muito bonita, mas quem não sonhou, pelo menos uma vez, em usar o gorro do Pai Natal enquanto caminhava pela praia? Com o mundo na ponta dos dedos, é um pecado não fazer a mala, ler este super guia com os must-haves de dezembro e apanhar o primeiro avião para Oahu.
Mas antes, vamos mudar alguns conceitos: tanto abeto, tanto abeto? Este ano, luzes de Natal em palmeiras, e quem disse que as canções de Natal não podem ser acompanhadas por um ukulele? Não pense duas vezes, comece a organizar a sua viagem e não perca tudo o que há para ver e fazer em Oahu.
1. Assista a uma das maiores competições de surf do mundo:
Feche os olhos e pense no Hawaii, o que lhe vem à cabeça, aposto que o surf é uma das opções. Por isso, se vai comprar um íman de surfista, pelo menos compre-o com uma boa razão.
dezembro chega em grande à costa norte de Oahu (eis o que fazer na casa da comunidade internacional de surfistas), com ondas de até 30 pés de altura, criando um cenário idílico para um dos maiores eventos de surf do ano: a Vans Triple Crown.
Surfistas profissionais de todo o mundo reúnem-se nas praias de Waimea Bay, Ehukai e Haleiwa para as fases finais da competição. "The Eddie", em memória de Eddie Aikau (nadador-salvador de Waimea Bay e um dos melhores surfistas do mundo), é um dos principais eventos organizados pela Quiksilver e, apesar de não ter uma data exacta, pois só é organizado se as ondas tiverem pelo menos 12 metros de altura, é um plano a não perder.
Se entre tantas ondas ficou com vontade de aprender a surfar, veja este post onde explico tudo o que precisa de saber para ter as suas aulas de surf. Nas praias de Waikiki e Kuhio encontra diferentes escolas de surf, onde pode aprender com instrutores a iniciar-se de forma segura e agradável em águas muito mais calmas, e quem sabe, talvez daqui a uns anos conquiste as lendárias ondas do norte.
2. Junte-se à baleia jubarte na sua migração:
Sabia que uma baleia corcunda pode percorrer 25 000 km num ano? Estes maravilhosos mamíferos, com até 15 metros de comprimento, migram duas vezes por ano, alternando entre as zonas polares para se alimentarem e as águas subtropicais para acasalarem, fazendo de dezembro a altura perfeita para ver este majestoso animal nas ilhas havaianas.
Cerca de 11.000 baleias jubarte visitam o Havai no inverno, por isso, se é um entusiasta da vida selvagem, não deixe de visitar as costas de Oahu para ver este grande espetáculo da natureza. Além disso, se fizer snorkelling em Oahu, pode até ouvir o seu canto a 3 quilómetros de distância.
Outra opção para ver as baleias da primeira fila é alugar um catamarã ou um barco Monohull nas praias de Waikiki ou Ko Olina, respeitando sempre as distâncias de segurança, claro. De uma forma ou de outra, será a estrela de um dos melhores documentários sobre a natureza.
3. Comemore o aniversário de Pearl Harbor:
O dia 7 de dezembro de 1941 é uma data a recordar, pois mudou o curso da história. Milhares de pessoas perderam a vida no bombardeamento do porto de Pearl Harbor, desencadeando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
Assim, todos os dias 7 de dezembro, os mortos e os sobreviventes são comemorados numa marcha ao lado de todos os veteranos de guerra. Passeie por um hangar de aviões e helicópteros, visite o porto onde o casco do USS Arizona foi afundado, visite o Pacific Aviation Museum, o USS Bowfin Submarine Museum & Park, e termine comemorando este dia histórico no WWII Valor in the Pacific, no Battleship Missouri Memorial e no USS Oklahoma Memorial.
Para além de visitar os principais locais, nos dias que antecedem o dia 7 de dezembro, há várias celebrações comemorativas: concertos de Jazz & Blues, cerimónias de abertura e galas no museu, desfiles, projecções de filmes na praia de Waikiki, etc.
4. Prepare os seus ténis de corrida e inscreva-se na Maratona de Honolulu:
Sem prancha nem bola, se correr é a sua praia, temos o plano perfeito: a quarta maratona mais longa dos Estados Unidos. Mas o que é tão mágico nesta corrida não é a sua distância (42,195 km), mas o seu percurso digno de um filme. De praias imaculadas a montanhas e crateras vulcânicas, cada quilómetro desta maratona irá guiá-lo através de um cenário de sonho.
Começando no Ala Moana Boulevard e terminando no Kapiolani Park, atravessará a baixa de Honolulu iluminada com luzes de Natal, subirá pelas crateras de Diamond e Koko Head e desfrutará de vistas do oceano ao longo da praia de Waikiki, tudo planeado para que se sinta como se estivesse no filme Jurassic Park.
Para participar nesta aventura, não precisa de um recorde pessoal e não há limite de tempo. Além disso, no final da corrida, receberá a sua medalha e uma variedade de actividades para terminar o dia em grande.
Mas se 42 km for demasiado, pode sempre começar com a meia maratona - Kalakaua Merrie Mile, ou os 10 km para aquecer.
5. Apoie uma equipa universitária no Hawaii Bowl:
Se, em vez de uma prancha de surf, preferir uma bola de futebol, não se preocupe, porque dezembro traz surpresas para todos os fãs de desporto e, claro, o futebol não vai ficar para trás.
A Hawaii Bowl decorre desde 2002, reunindo equipas universitárias antes das férias de Natal para lutarem pelo título. Quer queira torcer pelo Hawaii Rainbow Warrior, quer queira apenas apreciar os espectáculos de dançarinos de hula ao intervalo, dirija-se ao Clarence T.C. Ching Athletics Complex para um grande dia de desporto.
6. Comece bem a época festiva com a iluminação festiva de Honolulu
A primeira semana de dezembro é o pontapé de saída para o Natal. Centenas de pessoas reúnem-se na Câmara Municipal de Honolulu para assistir à iluminação das decorações de Natal. Toda a cidade, as praias e as cidades vizinhas são iluminadas para celebrar esta época mágica do ano. Uma árvore de Natal de 15 metros de altura e as estátuas do Pai Natal e da Mãe Natal Shaka esperam por si rodeadas de camiões de comida, atracções para as crianças e música ao vivo.
7. Desfrute das luzes de Natal também no mar:
Se as luzes de Natal já são um sonho por si só, imagine o seu reflexo no mar. Dezenas de barcos decorados com motivos natalícios navegam nas águas de Oahu num desfile que vale a pena ver. Dirija-se à Marina do Kai Towne Center durante a primeira semana de dezembro e desfrute da dança hula e da banda Pacific Band da Força Aérea dos EUA enquanto observa as luzes no mar.
8. Dê as boas-vindas ao Papai Noel:
Avisámos no início deste artigo que este seria um Natal diferente e que, por isso, alguns conceitos teriam de ser alterados. A chegada do Pai Natal ao Havai é uma dessas mudanças, porque em Oahu o Pai Natal não chega no seu trenó, mas sim na sua canoa.
Em meados de dezembro não pode perder as boas-vindas ao Pai Natal, prepare o seu biquíni e arranje um lugar na praia porque o Pai Natal chegará na sua canoa ao longo da costa de Waikiki, um acontecimento que será inesquecível pela sua peculiaridade e que encherá os mais pequenos de sorrisos.
9. Passeio pela Chinatown natalícia:
Chinatown está vestida de branco. Todo o bairro se transforma para dar as boas-vindas ao Natal, com mais de 40 bancas a decorar as suas montras com motivos festivos para esta época especial do ano. E se quiser saber mais sobre a cultura e a história de Chinatown, pode sempre reservar uma visita guiada.
10. Divirta-se na Jingle Rock Run:
Todos os anos, em meados de dezembro, a Fundação Make-A-Wish organiza uma caminhada por Honolulu onde toda a família, incluindo os animais de estimação, são bem-vindos. Não se preocupe com os limites de tempo, pois o objetivo é divertir-se. Ao longo do percurso, encontrará diferentes bancas de comida, música ao vivo e actividades para crianças e toda a família. Todos os fundos angariados reverterão a favor da "Make a Wish".
11. Passeio pelos mercados de Natal:
Durante o mês de dezembro, há muitos mercados de Natal, onde pode comprar artesanato havaiano, vestuário, alimentos e muito mais.
O mercado Mele Kalikimaka, situado no Neal Blaisdell Exhibition Hall, é um deles. Os mais pequenos podem conhecer o Pai Natal e o Rudolph, aprender a fazer pão de gengibre e outros workshops de artesanato.
No Polynesian Cultural Centre encontrará o mercado Hukilau, com actividades para toda a família: passeios de comboio keiki, visitas do Pai Natal, caças ao tesouro... e para terminar em grande para aqueles que anseiam por um Natal branco, não perca o Winter Wonderland e a sua festa de neve! Mas não se preocupe com o cachecol, porque é artificial.
12. Apaixone-se pela dança com O Quebra-Nozes:
Tchaikovsky é trazido para Oahu pelo Hawaii Ballet e acompanhado pela Orquestra Sinfónica do Hawaii. Esta peça de dança requintada está entrelaçada com a história do Havai para apresentar um espetáculo a ser admirado.
13. Sintonize os Concertos de Natal da Orquestra Sinfónica do Havai:
Com a chegada do Natal, a Orquestra Sinfónica do Havai prepara-se para encher de alegria o Hawaii Theatre (um teatro histórico de 1922). Desfrute de concertos de Natal e de diferentes peças, como "Holiday Spectacular Broadcast", "Ohana Holiday Concert", etc.
Mas, sem dúvida, se há uma que não pode perder, é "Ode to Joy", em que a Orquestra Sinfónica do Havai se junta à Oahu Choral Society para esta peça muito especial de Beethoven na Blaisdell Concert Hall.
14. Celebre o Ano Novo em grande estilo:
Nesta noite especial, Oahu veste-se de luxo e celebração. Dezenas de eventos têm lugar por toda a ilha, com orçamentos para todos os gostos. Cruzeiros com buffet livre, música e as melhores vistas para o fogo de artifício; concertos ao vivo e jantares na melhor companhia no Royal Hawaiian Center; festas de gala na Aloha Tower, etc.
Seja qual for o plano que escolher, não se esqueça de olhar para o céu, porque à meia-noite, a partir da praia de Waikiki, mais de 1800 fogos-de-artifício iluminarão o céu de Oahu coreografados com a melhor música festiva: o local perfeito para entrar num novo ano.
O tempo em Oahu em dezembro:
Com temperaturas entre os 20 e os 30 graus, dezembro é a altura ideal para viajar para Oahu e passar o Natal longe do frio e da neve. Leve um pequeno casaco consigo, pois pode ficar um pouco mais fresco à noite. Além disso, as águas quentes (cerca de 25ºC) fazem de dezembro um mês idílico para a prática de desportos aquáticos.
Apesar de estar quase sempre ensolarado, é época de chuva, no entanto, são normalmente tempestades de curta duração, pelo que não afectarão seriamente os seus planos ou actividades.
A que deve estar atento:
dezembro no Havai é considerado época alta, por isso não espere até ao último minuto para preparar a sua viagem. Quanto à forma de se deslocar em Oahu, os transportes públicos são uma boa opção, mas se preferir alugar um carro para ter um pouco mais de liberdade de movimentos, terá de o reservar com antecedência, bem como o alojamento e as actividades. No início do mês a ilha é um pouco mais tranquila, mas com o início das férias Oahu enche-se de famílias e turistas para o Natal, o que faz aumentar os preços principalmente nas duas últimas semanas de dezembro.
Embora estas datas possam não ser as mais baratas ou acessíveis, Oahu é um ótimo destino para um Natal fora dos circuitos habituais. Agora que já tem tudo o que precisa de saber antes de embarcar nesta maravilhosa viagem, faça a sua mala e celebre um Luau inesquecível.