O que ver e fazer em San Diego em 5 dias
A cidade de San Diego tem tudo o que se procura numa cidade californiana: praias imaculadas, passeios costeiros, falésias e uma vida cultural ativa para desfrutar durante a sua estadia de 5 dias.
San Diego é uma cidade costeira que pode ser visitada durante todo o ano, com propostas culturais para todos os gostos, praias arenosas, falésias, parques naturais e o espírito das cidades californianas, onde se podem viver as experiências mais memoráveis.
Além de desfrutar das suas belas praias, algumas das coisas que se podem ver e fazer em San Diego são embarcar num cruzeiro de observação de baleias, visitar bairros históricos com edifícios coloniais, visitar museus marítimos ao ar livre, praticar desportos aquáticos ou divertir-se nos seus parques temáticos. Aqui está um itinerário para o ajudar a planear a sua próxima visita de 5 dias a San Diego.
Dia 1: Centro da cidade, Gaslamp Quarter e Ilha de Coronado
No seu primeiro dia em San Diego, pode visitar o centro da cidade, onde estão localizados alguns dos melhores museus de San Diego. A primeira paragem do itinerário é o Museu Marítimo, que se encontra no Waterfront Park, e a segunda é o Museu USS Midway, a meia milha de distância.
Depois de passear pelo Embarcadero, pode dirigir-se ao Gaslamp Quarter, considerado o centro histórico da cidade, e depois à Ilha de Coronado, onde pode ver algumas das suas mais belas praias, como a Praia de Coronado e o famoso Hotel del Coronado.
Museu Marítimo de San Diego
O Museu Marítimo de San Diego é um museu ao ar livre à beira-mar onde se pode ver várias embarcações antigas, como submarinos, veleiros e iates, e ver exposições sobre a história naval de San Diego. Um dos destaques é o veleiro de ferro Star of India, de 1983, que é considerado o navio mais antigo do mundo.
Uma forma conveniente de ir de um ponto a outro é apanhar um elétrico turístico, no qual pode entrar e sair as vezes que quiser.
- Localização: 1492 N Harbor Dr, San Diego, CA 92101.
- Horário: diariamente das 10h às 17h. Última admissão às 16 horas.
- Entrada: cerca de 20 euros para adultos e 10 euros para crianças.
Museu USS Midway
A 800 metros do Museu Marítimo está o Museu USS Midway, que é na verdade um enorme porta-aviões que foi convertido num museu flutuante após 47 anos de serviço. Aqui, pode percorrer as pistas, ver aviões e helicópteros históricos e visitar as instalações do navio, como a casa das máquinas, a sala de operações e a cozinha.
Também pode participar em simulações de voo e descobrir como era a vida no navio, onde cerca de 220.000 marinheiros podem ter vivido. É uma boa ideia comprar o seu bilhete com antecedência, especialmente se visitar San Diego no verão, uma vez que é uma das principais atracções da cidade. A visita ao porta-aviões pode levar de 2 a 3 horas, dependendo do seu interesse.
- Localização: 910 N Harbor Dr, San Diego, CA 92101.
- Horário: diariamente das 10h às 17h.
- Entrada: cerca de 30 euros para adultos e 20 euros para crianças.
Cais de San Diego
Ao sair do USS Midway Musseum, irá deparar-se com o San Diego Embarcadero, um porto de cruzeiros com alguns espaços verdes, restaurantes e lojas de recordações. A cerca de 300 metros do museu está a estátua Embracing Peace, de 7 metros de altura, conhecida como a Estátua do Beijo, que retrata um marinheiro e uma enfermeira nessa pose clássica.
Bairro Gaslamp
Do Embarcadero são cerca de 1,5 km até o Gaslamp Quarter, que é considerado o coração histórico da cidade. Pode-se chegar lá a pé em cerca de 20 minutos ou de táxi em cerca de 10 minutos. Na Fifth Ave, perto da Market St, encontrará o famoso arco antigo onde se lê: Gaslamp Quarter - The Historic Heart Of San Diego.
Gaslamp Quarter é um pequeno bairro que abrange cerca de 16 quarteirões, onde existem cerca de 100 edifícios históricos, que hoje albergam restaurantes, bancos, hotéis, bares, etc. Alguns destes edifícios incluem o Edifício Yuma, a Antiga Câmara Municipal, o Edifício Keating, o Louis Bank of Commerce, o St. James Hotel e a Royal Pie Bakery. Este bairro é frequentemente palco de excursões gastronómicas em San Diego, pelo que é um bom local para almoçar ou jantar.
Ilha de Coronado
Do Gaslamp Quarter, pode caminhar cerca de 20 minutos até ao Embarcadero e apanhar um ferry de 20 minutos para a Ilha de Coronado. Também pode apanhar um táxi e chegar lá em cerca de 15 minutos ou, como última opção, um autocarro que demorará cerca de 30 minutos. A ilha é, na verdade, uma península que está ligada à cidade pela Ponte Coronado e pelo banco de areia Silver Strand, onde também se pode atravessar.
O ferry deixa-o no porto muito perto do Centennial Park, onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas de San Diego e do mar. A praia de Coronado, que fica a cerca de 4,5 km do parque, pode ser alcançada a pé em cerca de 30 minutos, de táxi em cerca de 5 minutos ou de autocarro em cerca de 15 minutos. A praia de Coronado é uma das melhores e mais emblemáticas praias de San Diego. Se for de táxi ou de autocarro, pode apanhar o autocarro para a Praia de Coronado ou sair no porto.
Hotel Coronado
Caminhando para o sul ao longo da Praia de Coronado, vai-se deparar com um dos edifícios mais visitados de San Diego: o Hotel Coronado. Construído em 1888, com o seu distinto telhado vermelho e estilo vitoriano, é mais lembrado pela sua aparição no filme de Marilyn Monroe Some Like It Hot.
O hotel acolhe muitos eventos e festivais, por isso é uma boa ideia verificar a agenda antes de ir. Além disso, se estiver em San Diego no verão, pode ir à pista de gelo sazonal que funciona de novembro a janeiro em San Diego.
Dia 2: Cidade Velha e Balboa Park
No seu segundo dia na cidade, recomendo que visite a Cidade Velha, a parte mais antiga da cidade, onde se estabeleceram os primeiros assentamentos europeus. Depois de visitar a Old Town, pode dirigir-se ao Balboa Park, uma grande área verde com muitos museus, um jardim zoológico e um jardim botânico. Fica a 3 km do centro da cidade e é um ótimo lugar para ir tanto no verão quanto no inverno em San Diego.
Parque Histórico de San Diego
O passeio pela Cidade Velha começa no Parque Histórico de San Diego, que fica a cerca de 7 km do centro da cidade. Pode-se chegar lá de ônibus (20 minutos), táxi ou carro (10 minutos). Aí se podem ver edifícios coloniais originais, como a Casa de Estudillo, a Casa Machado y Stewart e a Casa de Carillo, que se encontra no Parque Presidio, junto ao Parque Histórico.
Também se podem ver outros edifícios históricos, como a Loja do Ferreiro, o Templo Beth Israel, a Casa Whaley, um museu com histórias estranhas, a Igreja da Imaculada Conceição, de 1868, e mercados de artesanato. As celebrações do Halloween são frequentemente realizadas no Parque Histórico e são imperdíveis se visitar San Diego em outubro.
- Localização: 4002 Wallace St, San Diego, CA 92110.
- Horário: diariamente, das 10h às 16h, ou até às 17h no verão.
- Entrada: gratuita.
Casa Whaley
A cerca de 100 metros do Parque Histórico encontra-se a Whaley House, uma casa de 1857 que funciona como museu histórico, onde se podem visitar as suas salas e jardim, que recriam o modo de vida do século XIX.
É considerada a mais antiga estrutura de tijolo e o primeiro teatro comercial, bem como a casa mais assombrada dos Estados Unidos, devido a relatos de ocorrências paranormais.
- Localização: 1800 Cabrillo Memorial Dr, San Diego, CA 92106.
- Horário: diariamente das 10:00 às 16:30 horas. As visitas ao pôr do sol e à noite devem ser reservadas.
- Entrada: cerca de 13 euros por pessoa durante o dia, cerca de 20 euros ao pôr do sol e cerca de 90 euros à noite.
Casa de Carrillo
Mesmo à saída do Parque Histórico fica a Casa de Carrillo, a mais antiga casa de adobe sobrevivente na cidade. Foi construída pelo Comandante Francisco María Ruiz para um dos seus soldados, Joaquín Carrillo, por volta de 1808.
- Localização: cerca de 100 pés a nordeste de Juan St em Wallace St, campo de golfe Presidio, San Diego.
Parque Balboa
A partir da Cidade Velha, pode apanhar um autocarro durante cerca de 30 minutos ou um táxi durante cerca de 7 minutos até ao Balboa Park, um enorme espaço verde onde existem cerca de 16 museus, um jardim zoológico, um Jardim Botânico, o icónico teatro Old Globe, centros culturais e restaurantes. Para além das zonas verdes e dos belos jardins, o parque alberga edifícios de estilo colonial e muitas curiosidades.
Abaixo estão algumas das atrações mais interessantes do parque, mas eu recomendo que você visite o site do Balboa Park para ler a lista completa e escolher as que mais lhe interessam. Lembre-se que com o San Diego Explorer Pass tem descontos e entrada gratuita em muitas das atracções do Balboa Park.
- Horário: o dia todo.
- Taxa deentrada: grátis. Algumas atracções têm uma taxa.
O que ver no Balboa Park
- Centro de Visitantes: o lugar recomendado para começar o seu passeio e obter informações sobre o parque e suas atrações. Está localizado no Hospitality Center.
- Torre da Califórnia: foi construída em 1911-1915. Está localizada no centro do parque e oferece uma óptima vista panorâmica da cidade. É conveniente reservar com antecedência porque tem um limite de admissão a cada 40 minutos de quarta a domingo.
- Trem em miniatura: Você pode dar um passeio neste trem em miniatura, uma atividade ideal se você estiver indo para San Diego com crianças. A entrada custa cerca de 3 euros por pessoa e está localizada perto do jardim zoológico.
- Zoológico de San Diego: cobre cerca de 40 hectares e está aberto diariamente das 9h às 21h.
- Spreckels Organ Pavilion: tem um dos maiores órgãos do mundo, que foi doado à cidade em 1914. Oferece concertos gratuitos ao ar livre.
- House of Pacific Relations International Cottage: é um parque temático que abriga 32 réplicas de casas de campo de diferentes origens.
Jardins do Balboa Park
O Jardim Botânico exibe mais de 100.000 plantas e tem entrada gratuita. É imperdível se você visitar San Diego no Natal, quando é iluminado de uma forma muito especial. Também a não perder são o Jardim Alcazar, com vista para a Torre da Califórnia; o Jardim Zoro, um jardim dedicado às borboletas; e o Palm Canyon, que alberga cerca de 450 palmeiras de 58 espécies diferentes.
Museus do Parque Balboa
Um dos museus mais interessantes para visitar no Parque Balboa é o Museu de Arte Timken, que apresenta uma pintura original de Rembrandt e obras de artistas europeus e americanos do século XIX.
Outros museus notáveis neste parque incluem o Museu Comic-Con, ideal para os fãs desta forma de arte; o Museu do Ar e do Espaço, para aqueles mais interessados em ciência; o Museu do Automóvel, onde uma variedade de carros e motas estão em exposição; e o Museu Ferroviário, onde pode aprender sobre a história deste modo de transporte.
Dia 3: Point Loma e Sunset Cliffs Natural Park
No seu terceiro dia em San Diego, sugiro uma viagem a Point Loma, onde fica o Sunset Cliffs Natural Park, o Cabrillo National Monument e o Point Loma Lighthouse. É um passeio pela costa norte de San Diego, de beleza natural, que está sempre incluído numa estadia de 5 ou 7 dias em San Diego.
Point Loma
Point Loma é um bairro da cidade de San Diego localizado na Península de San Diego, que possui áreas naturais e praias protegidas. É também um local histórico, pois é onde os espanhóis entraram em San Diego. Para lá chegar, pode apanhar um autocarro no centro da cidade (1 hora e 15 minutos), ou ir de carro/táxi (cerca de 15 minutos). Fica a cerca de 14 km do centro de San Diego.
Na ponta da península encontra-se o Monumento Nacional Cabrillo, que homenageia Juan Rodriguez Cabrillo, o primeiro europeu a chegar à península. A entrada custa cerca de 20 euros por pessoa e é possível chegar lá de autocarro. A cerca de 300 metros do memorial encontra-se o Farol de Point Loma, situado a cerca de 130 metros acima do nível do mar, que é um dos melhores locais para avistar baleias.
- Localização: 1800 Cabrillo Memorial Dr, San Diego, CA 92106.
- Horário: diariamente, das 9h às 17h.
- Taxade entrada: cerca de 20 euros por pessoa.
Cemitério Nacional de Fort Rosecrans
O Cemitério Nacional Fort Rosecrans foi declarado um marco histórico da Califórnia porque é o local de descanso dos veteranos de guerra. Está localizado a 2 km do Monumento Nacional Cabrillo e tem uma bela vista para o oceano.
- Localização: 1700 Cabrillo Memorial Dr, San Diego, CA 92106.
- Horário: do nascer ao pôr do sol.
Parque Natural Sunset Cliffs e Pontos Cênicos
O Sunset Cliffs Natural Park, como o nome indica, é um local privilegiado para assistir ao pôr do sol em San Diego e descobrir a vida selvagem marinha. A partir do centro de visitantes do Monumento Nacional Cabrillo são cerca de 7 km até ao parque, que pode ser alcançado de autocarro em cerca de 30 minutos ou de táxi em cerca de 15 minutos.
Pode começar o seu passeio costeiro na Ladera Street e continuar para norte, onde encontrará vários pontos cénicos como a Sunset Cliffs Cave, Luscomb's Point, Sunset Cliffs Beach e Sunset Cliffs. Até Ocean Beach existem cerca de 3-4 km de praias com falésias e vistas panorâmicas que pode explorar até onde os seus pés o levarem. Também pode dirigir-se para sul, onde existe um trilho de 1,5 km até à praia.
Praia do Oceano
Ocean Beach é um bairro boémio com uma praia com o mesmo nome. É um local para nadar, apanhar sol, surfar ou passear ao longo do passeio marítimo, e depois entrar no bairro para ver mercados de artesanato e murais, e petiscar num dos bares e restaurantes.
Se tiver tempo, pode visitar a Dog Beach, uma praia para cães a cerca de 2 km de distância. Uma boa maneira de explorar este bairro e o passeio à beira-mar é de bicicleta, pois existe uma extensa ciclovia. O aluguer de bicicletas está incluído nos cartões turísticos, como o Explorer Pass.
Além disso, se decidir visitar o bairro de Ocean Beach, não se esqueça de consultar o calendário de eventos, pois é frequente haver concertos, espectáculos e eventos diversos, ideais para desfrutar da noite.
Dia 4: Observação de baleias e Mission Bay
No seu quarto dia em San Diego, sugiro que faça um passeio matinal de observação de baleias cinzentas, que é uma das melhores coisas para se fazer em San Diego. Na volta, depois do almoço, você pode ir para Mission Bay, onde há praias e parques temáticos, e muitas opções para aproveitar o dia.
Observação de baleias
Os navios de cruzeiro partem do Embarcadero de San Diego, embora muitas excursões ofereçam transferências do seu hotel. As excursões de cruzeiro em San Diego geralmente começam cedo pela manhã e duram cerca de 4 horas, então você estará de volta por volta do meio-dia. Do Embarcadero até Mission Bay são cerca de 7 km e pode ser alcançado de autocarro (1 hora) ou de táxi/carro (15 minutos).
As baleias cinzentas são um dos maiores cetáceos do oceano e migram do Alasca para a Baixa Califórnia todos os anos para se reproduzirem, pelo que poderá ver as baleias no seu habitat, especialmente se visitar San Diego em janeiro. No entanto, se preferir não fazer um cruzeiro, pode observar as baleias a partir de Sunset Cliffs ou Point Loma, mas não se esqueça de levar binóculos.
Baía da Missão
Mission Bay está localizada a cerca de 7 km do Embarcadero de San Diego. É uma baía que foi artificialmente fechada e contém ilhas, zonas húmidas e pântanos. Aqui pode desfrutar de um dia na praia, ter aulas de vela e praticar desportos aquáticos, como stand-up paddle boarding, kite surf e esqui aquático. Também oferecem cruzeiros ao pôr do sol na Baía de San Diego e arredores.
Parques temáticos de Mission Bay
Em Mission Bay pode ir a um dos dois parques temáticos de San Diego: SeaWorld e Belmont Park. O Sea World é um parque de diversões com passeios de adrenalina e um jardim zoológico marinho, que também acolhe concertos e eventos; e o Belmont Park é um parque de diversões histórico (1925) onde se pode pagar por cada passeio em que se participa ou comprar um passe de dia inteiro.
SeaWorld
- Localização: 500 Sea World Dr., San Diego, CA 92109.
- Horário: diariamente das 10h00 às 22h00 em geral.
- Taxade entrada: cerca de 90 euros por pessoa para acesso a todas as atracções.
Parque Belmont
- Localização: 3146 Mission Blvd, San Diego, CA 92109.
- Horário: diariamente das 11h00 às 22h00 em geral.
- Taxa deentrada: cerca de 40 euros por pessoa para um passe de dia inteiro.
Dia 5: Distrito de La Jolla e Reserva Natural de Torrey Pines
No seu quinto dia em San Diego, você pode visitar a Torrey Pines Preserve, onde você pode caminhar em trilhas naturais, e depois visitar o La Jolla District, um bairro à beira-mar com belas praias para aproveitar a tarde.
Do centro de San Diego são cerca de 25 km até a Torrey Pines Preserve, mas você pode chegar lá de metrô em uma hora e 20 minutos, ou de táxi em 20 minutos. Se utilizar os transportes públicos, estes deixam-no a 1,5 km do centro de visitantes, que está aberto das 9:00 às 17:00 horas.
Reserva Natural de Torrey Pines
A Reserva Natural de Torrey Pines é o lar de uma espécie de pinheiro que só se pode ver na costa de San Diego, o Pinus torreyana. É também o lar de um dos últimos ecossistemas marinhos remanescentes chamados pântanos salgados, que fornecem abrigo e alimento para muitos animais marinhos. O centro de visitantes oferece visitas guiadas de uma hora para conhecer o parque e a sua importância ecológica, mas os números são limitados.
Na Reserva, pode escolher entre 12 trilhos de dificuldade variável para conhecer o parque, as falésias e as suas praias. Não se esqueça de levar muita água, protetor solar e comida.
- Localização: 12600 N Torrey Pines Rd, La Jolla, CA 92037.
- Horário: diariamente das 8h até meia hora antes do pôr do sol.
- Taxade entrada: cerca de 10 euros.
Distrito de La Jolla
Antes de voltar para o centro de San Diego, você pode passear pelo distrito de La Jolla, onde 11 km de litoral e praias, calçadões, galerias de arte e alguns dos melhores restaurantes da cidade fazem dele o lugar ideal para embarcar em um passeio gastronômico. As praias mais populares incluem a La Jolla Shores Beach, La Jolla Cove, Children's Pool Beach e Black's Beach, uma praia de nudismo na reserva.
A partir da Torrey Pines Reserve, pode ir até à Village of La Jolla, a uma hora de autocarro, para explorar este distrito costeiro, onde se podem ver frequentemente focas e golfinhos a nadar no oceano. É também um excelente local para a prática de desportos aquáticos. Para regressar ao centro de San Diego, pode apanhar um autocarro durante cerca de 40 minutos, ou um táxi/automóvel durante cerca de 15 minutos.
Resumo do itinerário de 5 dias em San Diego
- Dia 1
- Museu Marítimo de San Diego
- Museu USS Midway
- Cais de San Diego
- Bairro Gaslamp
- Ilha do Coronado
- Hotel Coronado
- Dia 2
- Cidade Velha
- Parque Histórico de San Diego
- Parque Balboa
- Dia 3
- Monumento Nacional Cabrillo
- Farol de Point Loma
- Cemitério Nacional de Fort Rosecrans
- Parque natural de Sunset Cliffs
- Praia do Oceano
- Dia 4
- Observação de baleias
- Baía da Missão
- Parques temáticos (opcional)
- Dia 5
- Reserva Natural de Torrey Pines
- Distrito de La Jolla
Este é o itinerário que proponho para a sua estadia de 5 dias em San Diego, com sugestões tanto na natureza como na cidade. E se tiver algum tempo extra, aqui ficam algumas últimas sugestões: visitar o bairro de Little Italy, onde pode encontrar restaurantes, cocktail bars, bares e discotecas muito perto do centro da cidade; visitar o parque temático Legoland, o universo Lego que fica a uma hora de distância da cidade; ou assistir a um jogo de basebol em San Diego.