10 coisas para ver e fazer em San Diego em novembro
San Diego é uma cidade com uma agenda cultural ativa durante todo o ano, combinada com a beleza natural das suas praias e espaços verdes. É por isso que em novembro encontrará muitas propostas para desfrutar da sua estadia e aprender mais sobre a cultura e as tradições da cidade.
novembro é um dos melhores meses para visitar San Diego, uma vez que as temperaturas são quentes e é época baixa, pelo que a cidade não recebe tantos turistas. Neste mês encontrará muitas coisas para ver e fazer em San Diego, com algo para todos os gostos.
Desde as tradicionais celebrações do Dia dos Mortos e do Dia de Ação de Graças, até aos cruzeiros de observação de baleias, festivais de jazz e gastronomia e dias de patinagem no gelo, há muitas opções para desfrutar ao máximo da sua estadia na cidade. Aqui encontrará uma seleção das actividades mais marcantes, para que possa começar a planear a sua próxima visita à cidade.
1. Participar nas celebrações do Dia dos Mortos
Nos dias 1 e 2 de novembro, a cidade celebra o Dia dos Mortos, a festa tradicional mexicana que homenageia os antepassados. Esta celebração começa em outubro em San Diego e enche a cidade de cor, desfiles, altares e exposições de arte de caveiras, cuja entrada é normalmente gratuita.
Para além das visitas guiadas de fantasmas que são populares nesta altura, a Cidade Velha acolhe a tradicional Procissão das Velas todos os dias 2 de novembro, que normalmente vai da Igreja da Imaculada Conceição para o Cemitério El Campo Santo por volta das 18 horas.
Há também um Festival do Dia dos Mortos na Cidade Velha durante os primeiros dias do mês, e muitos restaurantes, museus e lojas exibem altares em honra de figuras públicas. No cemitério, encontrará um altar público, onde os habitantes locais deixam recordações dos seus antepassados.
A celebração do Dia dos Mortos no Centro Comunitário de Sherman Heights, que começou em 1994, é tradicional. Aí pode desfrutar de concertos, actuações ao vivo, procissões, workshops temáticos e degustações. Também pode ver os altares nas casas do bairro e comprar lembranças num mercado de artes e ofícios.
Factos interessantes
- Data: fim de outubro e primeiros dias de novembro.
- Igreja da Imaculada Conceição: 2540 San Diego Ave, San Diego, CA 92110.
- Cemitério El Campo Santo: 2410 San Diego Ave, San Diego, CA 92110.
- Sherman Heights Community Center: 2258 Island Ave, San Diego, CA 92102.
2. Participe das celebrações do Dia de Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças é uma celebração típica dos Estados Unidos, que se realiza na quarta quinta-feira de novembro. É um dia em que as famílias se reúnem para comer e dar graças. A sua origem remonta ao agradecimento de um grupo de colonos aos índios Wampanoag, por estes lhes terem ensinado técnicas agrícolas.
A comida mais tradicional deste dia é o peru, que costuma ser oferecido em vários restaurantes da cidade. Um dos locais mais típicos para comer é o Hotel del Coronado, onde se pode desfrutar de um jantar à beira-mar com música ao vivo, se reservar com antecedência. Uma segunda boa opção é reservar um cruzeiro com jantar, onde também são frequentemente servidas refeições tradicionais.
Outro costume é assistir a jogos de basebol em San Diego antes ou depois de comer o peru. Também é tradicional participar em eventos de caridade, como a maratona Father Joe's 5k, que termina com um festival com música e comida ao vivo no Balboa Park. Os donativos revertem a favor dos sem-abrigo.
Por último, outro costume é assistir ao Mother Goose Parade, que se realiza em El Cajon no domingo anterior ao Dia de Ação de Graças. Cerca de 400 000 pessoas assistem a este desfile, que se realiza desde 1947. Aí se podem ver carros alegóricos, insufláveis gigantes e bandas de música. El Cajon fica a cerca de 26 km da Cidade Velha e pode ser alcançada em cerca de uma hora de autocarro.
3. Fazer um cruzeiro de observação de baleias
San Diego é um local especial para a observação de baleias, uma vez que cerca de 20.000 baleias cinzentas migram de setembro a janeiro do Alasca para a Baixa Califórnia, regressando em fevereiro e março. Além disso, é possível ver baleias azuis a alimentarem-se ao largo de San Diego no verão e golfinhos durante todo o ano.
A melhor forma de ver as baleias é a bordo de um navio de cruzeiro, mas é importante não se aproximar demasiado, para respeitar os animais e o seu habitat. Por isso, o melhor é contratar uma excursão com uma empresa especializada. Normalmente, estas têm um guia que lhe pode dar muita informação sobre estes cetáceos. Outra opção é ver as baleias a partir das falésias de Point Loma.
As baleias cinzentas são um dos maiores cetáceos do oceano, medindo entre 11 e 15 metros de comprimento. Todos os anos percorrem cerca de 9.000 quilómetros do Alasca até à Baixa Califórnia, onde se reproduzem.
4. Desfrute da Semana da Cerveja em San Diego
A San Diego Beer Week realiza-se em San Diego na primeira ou segunda semana do mês nas docas do Porto. Durante o evento, cerca de 150 cervejarias oferecem diferentes variedades desta bebida clássica, cujas degustações estão incluídas no preço da entrada.
Além disso, em todas as cervejarias da cidade encontrará propostas relacionadas com esta celebração, e as pessoas partilham frequentemente fotografias com diferentes slogans nas redes sociais. É uma óptima altura para fazer passeios gastronómicos por San Diego, para se certificar de que visita os melhores bares e restaurantes.
A Beer Week encerra normalmente com um evento que apresenta uma variedade de alimentos preparados com cerveja por chefes de renome mundial. Esse evento, um dos mais exclusivos do festival, é conhecido como Beer Garden e costuma ser realizado em diferentes locais. O preço da entrada inclui todas as provas.
Factos interessantes
- Data: primeira ou segunda semana de novembro.
- Preço do bilhete: cerca de 35 euros e cerca de 130 euros para o Beer Garden.
5. Assistir ao desfile da Semana da Frota
A Fleet Week é uma série de eventos destinados a homenagear os militares dos Estados Unidos. Realiza-se normalmente todos os anos na primeira ou segunda semana de novembro, com alguns eventos a começar em outubro. É um evento culturalmente significativo em San Diego, uma cidade que tem a maior frota naval do mundo e é um importante centro de recrutamento.
Um dos destaques é a Parada de Barcos do Dia dos Veteranos, que ocorre entre 10 e 12 de novembro. Os barcos participantes são decorados com temas militares, como a Força Aérea dos EUA ou a Marinha dos EUA. Pode assistir ao desfile a partir do Cais de San Diego, Shelter Island, Seaport Village e outros locais da cidade.
Também pode participar no desfile se tiver um barco e se registar antecipadamente no sítio Web da Fleet Week. Se estiver interessado em aprender mais sobre a história naval do país, é uma boa ideia visitar o USS Midway Museum, um dos melhores museus de San Diego, onde pode visitar um porta-aviões construído em 1943.
Factos interessantes
- Data: entre 10 e 12 de novembro.
- Horário: geralmente ocorre pela manhã.
6. Delicie-se com as comidas e bebidas do San Diego Bay Festival
O Festival de Comida e Bebida da Baía de San Diego tem lugar na segunda semana de novembro, durante 4 a 7 dias, onde pode provar os melhores vinhos locais e internacionais e comida preparada por chefes de renome mundial. É um evento ideal para quem quer viver uma experiência gastronómica completa na cidade californiana.
O evento tem lugar no Embarcadero Marina Park North, um grande espaço verde perto da baixa de San Diego, junto ao mar. Normalmente, decorre do meio-dia ao anoitecer, mas pode haver um evento de manhã ou à noite. O melhor é visitar o sítio Web do festival para saber o que está a ser oferecido e comprar o seu bilhete com antecedência.
Durante o festival, pode participar em palestras, aulas, workshops e concertos. Os preços dos bilhetes incluem geralmente todas as refeições e bebidas. Sem dúvida, este festival é uma oportunidade única não só para provar pratos gourmet e bebidas de assinatura, mas também para conhecer os chefes e sommeliers de renome que oferecem as provas.
Factos interessantes
- Data: por volta da segunda semana de novembro.
- Localização: Embarcadero Marina Park North, San Diego, CA 92101.
- Horário: normalmente do meio-dia ao anoitecer.
- Taxade entrada: a partir de 180 euros por pessoa.
- Observações: Poderá haver limites de idade para participar em algumas actividades.
7. Conheça o universo natalício da Legoland California
Legoland é um parque temático Lego situado a cerca de 50 km a norte de San Diego, em Carlsbad Ca. Este universo Lego é perfeito se for a San Diego com crianças em novembro, quando todo o parque adopta uma decoração de Natal.
Este mês, o parque acende as luzes de uma árvore de Natal feita inteiramente de Legos com cerca de 10 metros de altura. Também se podem ver curiosos carrinhos de renas feitos de Legos, e duendes, duendes, elfos e até um Lego Pai Natal a interagir com as crianças. Sem dúvida, visitar este parque é uma das melhores coisas para fazer no Natal em San Diego.
Na Legoland, as celebrações do Natal e do Ano Novo decorrem a partir de meados de novembro e prolongam-se até dezembro em San Diego, com eventos e actividades especialmente concebidos para as crianças. Estes eventos têm lugar principalmente aos fins-de-semana e consistem em espectáculos, música ao vivo, actuações de coros, musicais e até fogo de artifício.
Factos interessantes
- Data: a partir de meados de novembro.
- Localização: One Legoland Dr, Carlsbad, CA 92008.
- Horário: diariamente, das 9h30 às 22h.
- Taxade entrada: cerca de 90 euros por pessoa.
- Como chegar lá: Legoland California pode ser alcançada de autocarro em cerca de 1 hora e 40 minutos.
8. Assistir ao Festival de Jazz de San Diego
O San Diego Jazz Festival de novembro é um dos festivais de jazz mais antigos da cidade, que remonta a 1980. É um evento de 2 a 4 dias que reúne os principais músicos de jazz tradicional, blues, swing blues, rockabilly e ragtime.
O festival tem lugar no fim de semana do Dia de Ação de Graças, perto do final do mês, e é normalmente realizado no Town & Country Resort. Apresenta grandes concertos com uma pista de dança, bem como concertos em locais mais pequenos, que oferecem uma experiência de audição mais atenta.
San Diego é uma cidade com uma longa tradição de jazz, onde é possível encontrar concertos para assistir durante todo o ano. Se é fã deste estilo de música, não hesite em consultar a agenda de concertos nos sites da cidade, pois poderá ouvir os seus músicos de jazz preferidos ou conhecer músicos em ascensão.
Outro festival de jazz de destaque nesta cidade é o San Diego Smooth Jazz Festival, que se realiza todos os anos em junho e combina concertos com delícias gastronómicas. Por outro lado, uma das melhores coisas para fazer à noite em San Diego é visitar os bares de jazz da cidade, que frequentemente apresentam concertos ao vivo.
Factos interessantes
- Data: Última semana de novembro.
- Localização: 500 Hotel Cir N, San Diego, CA 92108.
- Preço do bilhete: a partir de 120 euros por pessoa para um pacote de bilhetes para todos os eventos do festival.
9. Passeio pela cidade iluminada à noite
A partir de15 de novembro, a cidade de San Diego começa a exibir decorações de Natal, árvores e luzes, por isso é a altura perfeita para fazer um passeio noturno pelas principais atracções da cidade. É definitivamente uma das melhores coisas para fazer em San Diego à noite.
Um dos eventos mais esperados é a iluminação da árvore de Natal do The Old Globe no Balboa Park, que ocorre em meados de novembro, geralmente à noite. É também tradicional assistir a uma atuação do musical do The Old Globe "How the Grinch Stole Christmas!" de Dr. Seuss, que é normalmente apresentado por esta altura.
Embora as decorações de Natal estejam no seu auge em dezembro, verá muitas luzes e decorações festivas na sua visita nocturna a San Diego a partir de novembro. Alguns dos locais imperdíveis incluem o Balboa Park, a Ponte Coronado e o porto de ferry, o Little Italy e o Gaslamp Quarter e o veleiro Star of India no Museu Marítimo.
E se a sua estadia se prolongar até dezembro, não perca o San Diego Botanic Park, que se torna um local verdadeiramente mágico quando as mais de 100.000 luzes decoram o local.
10. Patinar nas pistas de gelo de San Diego
A partir de meados de novembro, embora o tempo esteja quente, as pistas de gelo permanentes e sazonais da cidade tornam-se populares à medida que o inverno se aproxima em San Diego, em dezembro. Algumas destas pistas estão localizadas ao ar livre e outras em salões de jogos interiores.
Um dos locais mais especiais para a patinagem no gelo é o Hotel del Coronado, onde tem a possibilidade de patinar no gelo junto ao mar. O hotel mantém a pista desde meados de novembro até à primeira semana de janeiro na cidade.
Se preferir o ambiente mais invernal de uma pista interior, uma boa opção é a pista de gelo do UTC Ice Sports Centre, que se encontra no centro comercial La Jolla, a cerca de 20 km do centro de La Jolla. Também pode ir a um ringue no centro de San Diego, o Kroc Center Ice Arena, que também oferece aulas de hóquei.
Factos interessantes
- Hotel del Coronado: 1500 Orange Ave, Coronado, CA 92118.
- UTC Ice Sports Center: 4545 La Jolla Village Dr, San Diego, CA 92122.
- Kroc Center Ice Arena: 6845 University Ave, San Diego, CA 92115.
- Horário: das 10h às 16h, mas pode variar dependendo da pista escolhida.
- Preço do bilhete: a partir de 20 euros por pessoa durante 2 horas, incluindo o aluguer de patins.