10 coisas para ver e fazer em Savannah em janeiro
Visitar Savannah em janeiro pode ser uma descoberta e tanto. Uma vez despojada dos seus encantos natalícios, a cidade está novamente calma, mas continua a oferecer mil coisas interessantes para fazer.
O ano começa em Savannah com um mergulho completo. Depois vêm os eventos culturais e desportivos. Depois, há dias de compras e passeios pela cidade ou ao longo do rio, aproveitando as temperaturas agradáveis aqui em janeiro.
Há muitas coisas divertidas para ver e fazer em Savannah no inverno. Há algo para todas as idades e gostos, tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados. E qualquer uma delas estará envolta na magia e no charme sulista que é exclusivo desta cidade. Planejando uma visita a Savannah em janeiro? Aqui está o que não deve perder.
1. Comece o ano a bordo de um barco cinematográfico
Aqui está um plano para começar janeiro e o ano novo da melhor maneira possível: a bordo de uma réplica de um antigo barco a vapor. Os passeios de barco no rio Savannah são um clássico nesta cidade do estado da Geórgia. Mas em datas especiais, como a véspera de Ano Novo, os barcos se fantasiam.
É também uma forma de aproveitar o fim do Natal em Savannah. Do convés do barco é possível apreciar a imagem da cidade ainda vestida de luzes e decorações natalícias. Um postal que já não vai poder ver mais à medida que janeiro avança.
Apesar disso, embarcar num cruzeiro continua a ser uma boa ideia no final do mês. Afinal, o rio é a principal artéria da cidade e uma das suas principais atracções. A partir dele, é possível ver o horizonte de Savannah e alguns dos pontos de referência da cidade, como a calçada do rio, mansões antigas e fortes militares centenários.
Além disso, essa é uma das melhores coisas para fazer em Savannah com crianças. Para os mais pequenos, é uma aventura entrar num barco igual aos que viram nos filmes ou na televisão.
2. Dar um mergulho na Ilha Tybee
Se você não tem medo do frio, pode começar janeiro participando do Polar Plunge de Tybee Island. O que é isso? É uma competição peculiar em que os participantes correm para o oceano. Há prémios para os melhores mergulhos e também para os melhores disfarces - afinal, o que importa é divertir-se.
Não lhe apetece nadar em janeiro? Então, basta desfrutar desta competição peculiar a partir do cais, as gargalhadas são garantidas. Mas o mais importante é o objetivo deste evento, que se realiza há mais de 20 anos: angariar fundos para a programação do Tybee Post Theatre.
E já que está em Tybee Island, recomendo que desfrute do maravilhoso ambiente. Se o tempo estiver bom, as praias são perfeitas para um passeio relaxante. Outro grande plano é desfrutar dos seus espaços naturais. Este lugar é um santuário de aves e muitas delas vivem aqui durante todo o ano.
Há outras actividades fantásticas para passar um bom bocado com a família. Uma delas é subir a bordo de um barco e navegar pela zona. Sem se afastar muito da costa, verá golfinhos a saltar e a brincar a um passo de distância. Para os mais pequenos, é uma aventura inesquecível.
3. Comemorar o Dia de Martin Luther King
A figura de Martin Luther King está muito viva em Savannah. Aqui, como em muitas outras cidades do país, ele é homenageado em meados de janeiro, coincidindo com a data de seu nascimento. Como? Entre outros eventos, com um animado desfile.
É uma boa oportunidade para aprender muito mais sobre a luta pelos direitos civis liderada por este ativista em meados do século XX. Uma luta que o levou a Savannah, onde deixou uma marca profunda. De facto, uma das principais artérias da cidade tem o seu nome. Ali também se pode ver um busto comemorativo.
Se te apetecer completar a visita, recomendo-te que voltes atrás no tempo. A Geórgia era um dos Estados esclavagistas. Durante décadas, os navios negreiros aportavam no porto de Savannah e esta cidade foi também um dos cenários da Guerra Civil.
É possível saber muito mais sobre a sociedade escravocrata no Museu de Savannah, nos fortes históricos preservados e em algumas mansões da época. É muito interessante. O primeiro é também um dos melhores museus de Savannah.
4. Desfrute da emoção do hóquei no gelo
O hóquei no gelo é uma paixão nos Estados Unidos e, em janeiro, Savannah acolhe um evento que nenhum fã quer perder: o Enmarket Savannah Hockey Classic, um emocionante torneio universitário.
Ao longo de um fim de semana, quatro equipas competem pela Thrasher Cup. O clássico conta com duas equipas da Geórgia e duas da Florida. São rivais que todos os anos são mais do que uma competição, mas um verdadeiro espetáculo que desencadeia paixões entre os espectadores.
Este evento desportivo, que se realiza todos os anos em janeiro há mais de 20 anos, tem lugar na Enmarket Arena. Se quiser desfrutar da emoção do hóquei no gelo, não precisa de ir a um jogo da NHL, vai divertir-se muito neste torneio. Mas não se distraia, os bilhetes estão a esgotar-se rapidamente.
5. Visite Mountainfilm on Tour Savannah
O Mountainfilm on Tour Savannah é um dos eventos culturais mais interessantes da cidade em janeiro. É um festival que combina cinema e consciência ambiental. Com um objetivo didático, as suas propostas procuram agitar as consciências e provocar a reflexão.
O Mountainfilm on Tour Savannah apresenta filmes e documentários para todas as idades. Em alguns, sentir-se-á protagonista de grandes viagens e aventuras. Noutros, ficará a conhecer os recursos naturais que estão cada vez mais ameaçados. E também conhecerá o trabalho de pessoas que vivem da defesa do ambiente.
Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as pessoas a colaborarem para um mundo melhor, a partir de um ponto de vista informativo e, ao mesmo tempo, reivindicativo. Assim, para além do mês de janeiro, o festival apresenta produções interessantes ao longo de todo o ano. Por isso, é uma boa ideia incluí-lo nos seus planos para ver Savannah em setembro, outubro ou mesmo agosto.
6. Desfrutar de um dia de compras
janeiro é um período entre duas das grandes datas de vendas nos EUA: Black Friday (final de novembro) e President Day (meados de fevereiro). No entanto, é uma boa altura para fazer compras, especialmente nos primeiros dias do mês. Aproveite os After Holiday Sales, uma espécie de saldos de Natal, para comprar alguns presentes tardios ou para procurar pechinchas.
A Brougton Street alberga elegantes lojas de marca, enquanto a Bull Street é mais alternativa, com as suas lojas de estilo vintage. Ambas as ruas fazem parte do bairro histórico. Se não se importar de ir um pouco mais longe, o bairro Starland é eclético e interessante, com tudo, desde boutiques de roupa a atractivas lojas de decoração.
Mais duas ideias para compras: City Market e River Street. Em ambos os locais, não só encontrará lojas onde poderá comprar lembranças, mas também restaurantes de todos os tipos onde poderá reabastecer-se e onde encontrará, acima de tudo, muito entretenimento.
7. Mau tempo? Aproveite a oportunidade para visitar os museus de Savannah
Os invernos em Savannah são amenos, mas isso não significa que não possa chover em janeiro. Se isso acontecer, a melhor opção é visitar um dos museus da cidade. Há muitos interessantes. O mais curioso, sem dúvida, é o Museu da Proibição.
Visitar este museu é como voltar aos loucos anos 20 para aprender tudo sobre a Proibição. Também conhecerá as formas mais engenhosas que foram inventadas para contornar a Lei Seca, como os speakeasies ou os veículos modificados para o contrabando de álcool.
Mas tem muitas outras alternativas: a Davenport House é uma boa ideia se quiser ver como era a vida no século XIX, o Savannah College of Art and Design é obrigatório se for apaixonado por arte, e não deve perder o Webb Military Museum se quiser saber mais sobre a história militar dos Estados Unidos.
Viaja com crianças? Nesse caso, recomendo dois museus que eles vão adorar. Por um lado, o Children's Museum, onde as espera uma série de actividades divertidas. Por outro lado, o Museu Ferroviário da Geórgia, que alberga uma magnífica coleção de locomotivas e vagões históricos.
8. Dar uma volta num velho autocarro elétrico
É uma proposta para todo o ano, claro. Mas é a forma ideal de descobrir a cidade naqueles dias de inverno em que o tempo está mais desagradável. Não se esqueça que janeiro é o mês mais frio em Savannah.
Pode escolher entre diferentes experiências de tróleis em Savannah. Para não perder nada da cidade, o meu conselho é que escolha a opção em que pode subir e descer livremente nas diferentes paragens do percurso.
Mas se quiser um plano super divertido ou para desfrutar com os mais pequenos, nada como as visitas dramatizadas. Não só se divertirá muito, como também aprenderá muito sobre a história de Savannah. Há até excursões que combinam o passeio de trolley com um cruzeiro no rio.
Se estiver à procura de uma experiência completa ou se estiver apenas de passagem e quiser ver Savannah num dia, recomendo a segunda opção. No trolley, descobrirá a beleza do bairro histórico e, a bordo do barco, terá uma excelente vista da cidade a partir do rio, para além de poder ver alguns dos edifícios centenários um pouco afastados do centro da cidade.
9. Apreciar a gastronomia do sul
Em janeiro, os dias são mais curtos e as lojas, museus e edifícios históricos fecham mais cedo. Mas isso não significa que a diversão pára ou que não há nada para fazer. Savannah é um dos melhores destinos gastronómicos dos Estados Unidos, por isso, uma óptima maneira de aquecer é satisfazer um pouco o seu paladar.
Há centenas de restaurantes na cidade. O que pedir? Não pode deixar de provar o frango frito e os tomates verdes fritos, que pode acompanhar com um pouco de vinho orgânico local. O camarão e os grãos ao estilo sulista também são muito típicos, embora qualquer crustáceo ou marisco que se peça seja da melhor qualidade.
Para a sobremesa, nada como uma tarte de maçã e, se lhe apetecer, experimente depois o Mint Julep. É um cocktail muito típico do sul do país. Mas beba com moderação, pois o ingrediente principal é o bourbon, misturado com açúcar, gelo picado e alguns ramos de hortelã.
Para não perder nenhuma das delícias gastronómicas de Savannah, recomendo que participe num dos passeios culinários que são organizados. Outra opção é aprender a fazer cocktails ou fazer uma pequena visita guiada aos melhores bares da cidade.
10. Se a temperatura estiver quente o suficiente, aproveite os arredores de Savannah
Os dias mais quentes de janeiro são perfeitos para passear pelos parques da cidade, como o Forsyth Park. Mas uma pequena distância da cidade revela maravilhosos espaços naturais com ecossistemas únicos e paisagens de grande beleza.
Uma possibilidade é visitar a Ilha Skidaway e contemplar a riqueza de seus pântanos e florestas marítimas. Há trilhas para guiá-lo ao longo do caminho. E já que está aqui, visite o UGA Marine Education Centre and Aquarium. Nos seus 16 tanques de exposição, poderá ver todo o tipo de peixes e espécies marinhas.
Outra boa ideia, especialmente se tiver crianças, é visitar o Oatland Island Wildlife Center, que alberga uma miríade de espécies como lobos, pumas e bisontes. Uma alternativa mais próxima é o Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Savannah, que abriga uma série de peixes, pássaros, crocodilos e outros répteis.
Temperaturas em Savannah em janeiro
O clima de Savannah é ameno. Os Invernos não são particularmente rigorosos, embora haja a possibilidade de ocorrerem dias particularmente frios e alguns dias de chuva.
A temperatura média em janeiro ronda os 16°C, o que significa que é o mês mais frio do ano. Mas não é um dos mais chuvosos, com uma média de menos de 9 dias. Não faz frio, quase não chove e não há aquela humidade que nos meses mais quentes é sufocante. Por isso, janeiro é um ótimo mês para descobrir a beleza de Savannah.
O que levar na mala para Savannah em janeiro
Embora as temperaturas sejam agradáveis e a pluviosidade seja baixa, não se deixe levar pela confiança excessiva. O tempo em Savannah em janeiro pode ser inconstante às vezes. A minha recomendação é que leve algo quente que não ocupe muito espaço na sua mala. A alternativa é usar roupas confortáveis, mas práticas, que permitam que você use camadas para cima e para baixo, dependendo da temperatura.
Você provavelmente vai querer fazer um passeio a pé pela história ou arquitetura de Savannah. Ou talvez tenha tempo para sair da cidade e descobrir algumas das áreas naturais. Nesse caso, é importante trazer calçado confortável, aderente e, se possível, impermeável.
E se há uma coisa que nunca se deve esquecer de trazer para Savannah, é a máquina fotográfica ou os carregadores e baterias dos telemóveis. Esta é uma cidade maravilhosa onde é impossível resistir a tirar milhões de fotografias. As suas praças, mansões coloniais e até os seus cemitérios são óptimos para carregar nas redes sociais e gabar-se da sua viagem.
Números de turistas em Savannah em janeiro
janeiro é a baixa temporada do turismo em Savannah, com um número muito menor de visitantes do que nos outros meses. Isto deve-se ao facto de se situar entre duas das épocas de maior afluência turística de Savannah: Natal e fevereiro, quando se inicia a época de festivais e grandes eventos da cidade.
Isto significa que a oferta e o leque de actividades da cidade são mais limitados, embora seja sempre possível encontrar eventos interessantes. janeiro, por outro lado, é um mês ideal para explorar a cidade sem pressas, sem esperas em museus, palácios históricos e outros locais de interesse.