O que ver e fazer em Washington DC em 2 dias

Dois dias é o tempo mínimo necessário para ver os destaques da capital dos EUA. Descubra o melhor itinerário.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 8 minutos

O que ver e fazer em Washington DC em 2 dias

Memorial de Abraham Lincoln | ©Pixabay

Washington DC é uma cidade enorme, mas felizmente os pontos turísticos mais importantes estão concentrados no National Mall, uma extensão de três quilómetros de jardins e ruas onde se encontram todos os edifícios e a maior parte das atracções obrigatórias: o Capitólio, a Casa Branca, o Monumento a Washington... Descubra o que está na sua lista de coisas a ver na capital dos EUA na sua viagem de 48 horas.

Dia 1: Visite a Biblioteca do Congresso, o Capitólio e os principais monumentos

Pôr do sol no Capitólio| ©Anthony Quintano
Pôr do sol no Capitólio| ©Anthony Quintano

Embora ambos os dias deste itinerário passem ao longo do National Mall, o primeiro dia concentra-se em percorrer o Mall de oeste para leste. Ou seja, do Capitólio ao Lincoln Memorial, passando pelo famoso Obelisco de Washington. São cerca de 3 quilómetros de uma ponta à outra, que podem ser percorridos em uma hora, mas com as respectivas paragens, levaremos o dia inteiro.

Deslumbrar-se com a Biblioteca do Congresso

O ponto de partida deste itinerário é a Biblioteca do Congresso, um edifício impressionante ao lado do Capitólio, que é um pouco ofuscado pelo Capitólio até se entrar nele. É uma das bibliotecas mais importantes do mundo e a sua beleza é prova disso.

A sua arquitetura e decoração incluem a fachada em estilo Beaux-Arts, os murais e mosaicos, a impressionante área de leitura e a recriação da coleção de livros de Thomas Jefferson. Como curiosidade, uma das Bíblias originais de Gutenberg está aqui guardada, entre outras obras de valor inestimável. Tudo isto pode ser visto numa visita guiada organizada pela própria biblioteca, de segunda a sábado.

Conhecer o Capitólio

O edifício mais representativo de Washington, com exceção da Casa Branca, é, sem dúvida, o Capitólio. É o centro do poder político dos Estados Unidos. Felizmente, é possível visitá-lo gratuitamente. No entanto, terá de reservar a sua visita a partir do seu sítio Web e isso não é fácil, uma vez que a procura é extremamente elevada. Reservar com bastante antecedência é mais uma obrigação do que uma dica.

Poderá visitar algumas das salas mais importantes do Capitólio, como a sala da rotunda sob a sua enorme e bela cúpula, a sala das estátuas, etc. As visitas são efectuadas de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30. Neste link, pode encontrar todas as informações para visitá-lo. Se não puder, recomendo que dedique alguns minutos para admirá-lo do lado de fora. De facto, pode saber mais sobre este edifício representativo se reservar a visita guiada Escândalos e segredos políticos em Washington DC.

Reservar uma visita guiada dos segredos e escândalos políticos

Visite o Museu do Arquivo Nacional

Embora existam inúmeros museus na área, neste primeiro dia eu recomendo que você pare em um. Trata-se da visita guiada ao Arquivo Nacional, um plano muito próximo do carácter dos monumentos que verá no seu primeiro dia. Este edifício alberga os documentos fundadores mais importantes do país, como a Constituição, a Declaração de Direitos e a Declaração de Independência, bem como inúmeros outros documentos, ilustrações, fotografias, etc.

Em seguida, recomendo comer nos arredores do National Mall. Não faltam opções: desde bancas de rua a restaurantes de fast food e opções mais gourmet. A minha recomendação para um jantar ao estilo americano, sem ter de viajar para longe e a um bom preço, é a cadeia Shake Shack. Também pode reservar uma excursão gastronómica a Washington.

Reservar uma visita guiada aos Arquivos Nacionais

Apreciar a vista do Monumento a George Washington

Centro Comercial Nacional| ©Sebastian Bassi
Centro Comercial Nacional| ©Sebastian Bassi

A peça central de qualquer visita à capital é o Monumento a George Washington. Digo central, porque este famoso obelisco fica no meio do National Mall. Inaugurado em 1884, este monumento em forma de obelisco egípcio foi erigido em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, e levou mais de 30 anos a ser construído.

Quando ficou concluído, tornou-se o edifício mais alto do mundo, com 170 metros, até que, alguns anos mais tarde, a Torre Eiffel, em Paris, lhe tirou o título. A sua principal atração, para além da sua natureza espetacular, são as suas vistas. É possível subir ao miradouro no topo para desfrutar das melhores vistas de Washington e do National Mall. Tal como no Capitólio, os bilhetes são gratuitos, mas é necessário reservar com antecedência. Pode fazê-lo online através do seu website.

Reservar o autocarro turístico de Washington

Não perca o Memorial Abraham Lincoln

O local ideal para terminar o primeiro dia deste itinerário é o Abraham Lincoln Memorial. Situado mesmo em frente ao Capitólio, no lado oeste do National Mall, nas margens do rio Potomac, foi cenário de alguns filmes famosos e de acontecimentos históricos, como o discurso de Martin Luther King em 1963, onde proferiu a sua famosa frase I have a dream.

O monumento é um edifício inspirado nos templos gregos, no interior do qual se encontra a famosa estátua sentada de Abraham Lincoln, esculpida pelo artista Daniel Chester e um dos locais mais fotografados de Washington. A visita é livre, pois o memorial está permanentemente aberto ao público 365 dias por ano, 24 horas por dia.

No final, recomendo que jante num restaurante como o Old Ebbitt Grill, um dos mais emblemáticos da capital; ou o famoso frango frito no Art and Soul, a apenas 10 minutos a pé. Em todo o caso, a zona em redor do National Mall está repleta de restaurantes. E se estiver à procura de um plano mais romântico e original, pode reservar um cruzeiro com jantar em Washington.

Reservar um cruzeiro com jantar em Washington

Dia 2: Um dia de museus, memoriais e a Casa Branca

Casa Branca| ©Rob Young
Casa Branca| ©Rob Young

Depois de ter visto a maior parte dos edifícios governamentais e alguns dos monumentos do National Mall, é altura de reservar o segundo dia para ver o resto. Começando pela casa do presidente dos Estados Unidos, a Casa Branca, e continuando com os museus da zona, que são dezenas, e entre os quais terá de escolher qual visitar. Por fim, nada melhor do que visitar os memoriais que não viu no primeiro dia.

Reservar um passeio de bicicleta por Washington

Deslumbre-se com a Casa Branca

No segundo dia, começará pela famosa Casa Branca. O edifício que tem sido a casa dos presidentes do país desde 1800 e é uma das paragens do passeio de arquitetura de Washington. Normalmente, terás de te contentar com a vista do portão, mas há a possibilidade de fazer uma visita guiada, embora não seja uma tarefa fácil. É preciso reservar com pelo menos 21 dias de antecedência, mas, por precaução, recomendo que faça a reserva com pelo menos três meses de antecedência. Há várias formas de o fazer:

Se conseguir visitar, poderá ver a Sala Azul, a Sala Vermelha, a Sala Verde, a Sala de Jantar de Estado, a Sala da China e uma vista do Jardim das Rosas da Casa Branca. E não, não poderá aceder à Sala Oval, se estiver a pensar nisso. Mas é um privilégio, mesmo assim. Lembre-se, é claro, que as medidas de segurança aqui são extremas.

Visitar os Museus de Washington

Graças em grande parte a uma instituição histórica como o Smithsonian, Washington é uma das melhores cidades do mundo para visitar museus, pela sua variedade e porque muitos deles estão entre os mais importantes do mundo, e é um dos planos que não pode perder na sua viagem a Washington. Como são muitos e cada um tem os seus gostos, aqui fica uma pequena lista.

  • Museu do Ar e do Espaço: um dos museus mais importantes de Washington pelo valor das peças expostas e por ser quase único no mundo. Aqui pode ver o módulo Apollo 11, a primeira missão tripulada a chegar à lua, o Air Force One de Kennedy e o Spirit of St. Louis, o primeiro avião a atravessar o Oceano Atlântico. Louis, o primeiro avião a atravessar o Oceano Atlântico. O museu é gratuito, embora haja uma taxa de admissão para certas atracções interiores, e está aberto todo o ano das 10:00 às 17:30 horas.
  • Museu Nacional de História Natural: gerido pelo Smithsonian Institution, o museu de história natural possui uma das mais completas e importantes colecções de animais, fósseis, minerais, meteoritos e todo o tipo de elementos naturais do mundo. Este facto faz dele o segundo museu mais visitado de Washington. É também gratuito e está aberto de segunda a domingo, das 10:00 às 17:30 horas.
  • Museu Nacional de História Afro-Americana Este é o melhor lugar para aprender sobre a curta mas interessante história dos Estados Unidos através das exposições e artefactos únicos exibidos nos seus três andares. Como todos os museus Smithsonian, está aberto diariamente das 10h às 17h30 e a entrada é gratuita.
  • National Gallery of Art: Uma das colecções de arte mais completas do mundo. O museu está dividido em duas alas, uma para a arte anterior ao século XX, com obras de Rubens, Rembrand e Monet, e outra para a arte a partir do século XX. A entrada também é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10 às 17 horas, e aos domingos, das 11 às 18 horas.

Claro que há muitos mais, mas deixo-te com este link onde encontrarás os melhores museus de Washington com toda a informação necessária para visitares os que escolheres.

Marcar uma visita ao Museu de História Natural

Paragem para almoço

Depois de visitar alguns destes museus é altura de recarregar baterias e aqui tem duas opções. Pode comer nas cafetarias dos museus, o que eu não recomendo a não ser que queira poupar tempo, ou pode escolher entre a multiplicidade de opções na área circundante.

Por exemplo, a alguns quarteirões atrás da National Gallery of Art encontrará um grande número de restaurantes, entre os quais recomendo o lendário Penn Quarter Sports na Indiana Avenue. Outra opção infalível é reservar uma excursão gastronómica a Washington. E quando acabar de comer, é altura de continuar o seu passeio e visitar os memoriais de guerramais importantes.

reservar um tour gastronómico em Washington

Visita aos memoriais

Memorial do Dr. King no National Mall| ©Daniel Lobo
Memorial do Dr. King no National Mall| ©Daniel Lobo

Os memoriais são outro marco de Washington. Estes monumentos, construídos para homenagear diferentes personalidades e vítimas de alguns dos momentos mais marcantes da história da América, contam-se às dezenas no National Mall. A maior parte deles está localizada no lado oeste do National Mall, a partir do Monumento a Washington:

  • Memorial da Segunda Guerra Mundial: localizado diretamente em frente ao obelisco, este tributo aos veteranos de guerra é uma piscina pouco profunda de 70 metros de comprimento, rodeada de esculturas.

  • Memorial dos Veteranos da Guerra do Vietname: uma parede de mármore preto polido com os nomes dos mais de 50.000 mortos na guerra. Na mesma linha, também se pode ver o memorial da Guerra da Coreia.

  • Memorial Thomas Jefferson: este é o melhor sítio para terminar a sua visita de dois dias à capital dos Estados Unidos, Washington DC.

  • Outros memoriais incluem o Memorial Martin Luther King, o Memorial do Holocausto e o Memorial Franklin D. Roosevelt.

Depois, pode reservar o Arlington National Cemetery Sightseeing Tram para uma curta visita a este local icónico. Se a sua visita terminar a tempo e quiser despedir-se de Washington com um bom jantar, dirija-se à zona de The Wharf. Esta é uma área da moda à beira-mar de um canal no Potomac, que abriga uma infinidade de restaurantes e uma ótima vida noturna.

Reserve a excursão de trólei com vista para o Cemitério Nacional de Arlington