O que ver e fazer em Washington DC em 5 dias
Neste post, apresento um itinerário de 5 dias para a sua próxima visita a Washington DC: vai mergulhar na história e no patriotismo deste país, enquanto se perde nos melhores museus do mundo.
Washington DC não é apenas o centro de comando dos Estados Unidos, mas é também o lar de vários parques, museus, monumentos e bairros pitorescos que oferecem uma grande variedade de coisas para ver e fazer na capital dos Estados Unidos para quem a visita.
No itinerário que recomendo aqui, ficará a conhecer os "must-sees" desta pequena grande cidade e a sua história.
1. Dia Comece a sua viagem com um dia muito patriótico
No seu primeiro dia é normal que esteja a tentar recuperar depois de uma longa viagem, por isso a minha recomendação é que marque um dia calmo.
Que tal começar com um passeio patriótico? Está na capital de um dos países mais poderosos do mundo e este tema está presente em todo o lado para onde olha. Se não é um monumento, é um museu, ou uma bandeira hasteada sobre um qualquer edifício, e que melhor sítio para começar do que o National Mall.
Neste enorme complexo, o ponto de partida será a Casa Branca, depois seguirá para o Monumento a Washington e, passando pelos memoriais mais importantes do país, chegará ao Memorial Franklin Delano Roosevelt.
À tarde, percorreremos a zona de Dupont Circle, um bairro histórico que é um dos mais recomendados para passear sem pressas. Comecemos!
A Casa Branca
A Casa Branca é um dos edifícios mais emblemáticos e representativos do poder desta nação americana.
Todos os presidentes dos Estados Unidos a ocuparam como residência oficial desde o início do século XIX, com exceção de George Washington, que, apesar de ter sido a principal figura por detrás do projeto, não pôde viver nela devido à sua morte súbita, meses antes da tomada de posse.
Se vier do estrangeiro e quiser conhecer o interior da Casa Branca, as visitas guiadas são gratuitas. E, claro, pode acrescentar uma visita guiada a Washington DC, mas é melhor estar preparado, porque pode demorar até três meses a obter autorização.
Consulte a embaixada do seu país em Washington DC para obter orientação sobre este processo.
Monumento a Washington
Depois de uma caminhada de 15-18 minutos pela 15th St. NW, chegará ao Monumento a Washington. Com quase 170 metros de altura, o "maior obelisco do mundo" é uma visão familiar em filmes de ação ou de suspense.
No entanto, a aparição mais memorável (e não fictícia!) alguma vez registada neste palco ocorreu em 1963, quando *Martin Luther King Jr.**, durante uma famosa marcha civil, se inspirou para fazer o seu discurso "I have a dream" perante mais de 200.000 pessoas.
Memorial da Segunda Guerra Mundial e Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia
Se lhe apetecer comer qualquer coisa, recomendo uma paragem no Sweet Home Cafe, situado a poucos passos do Monumento a Washington, no interior do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana.
Depois desta pausa, siga o percurso em direção ao Lincoln Memorial. Será fácil encontrá-lo... um enorme espelho de água com mais de 600 m de comprimento acompanhá-lo-á durante todo o percurso.
Nos seus primeiros passos, irá encontrar vários monumentos chamados "Lincoln Memorial", incluindo o Lincoln Memorial. Bilhetes e visitas aos Memoriais de Guerra e ao Cemitério de Arlington em Washington DCEntre eles, o Memorial da Segunda Guerra Mundial, que homenageia os 16 milhões de soldados que serviram nas forças armadas americanas durante o conflito. Desde a sua inauguração em 2004, tem sido um local muito procurado pelos visitantes.
Se caminhar ao longo da margem esquerda desta grande piscina, em apenas 10 minutos encontrará o acesso ao Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia. Este espaço com 19 esculturas de aço comemora o sacrifício de 5,8 milhões de soldados americanos nesta guerra, considerada uma das mais duras da história.
Memorial de Lincoln
E talvez já tenha reparado, mas ao longo de toda esta parte do circuito, desde que saiu do Monumento a Washington, teve o Lincoln Memorial à sua frente. Agora chegou. Só que agora está uns degraus acima.
Este monumento, tal como Abraham Lincoln, é considerado um dos mais amados e recordados...
Memorial Franklin Delano Roosevelt
Agora, siga em direção ao rio Potomac e, a poucos metros (10 minutos) de caminhada ao longo da margem do rio, encontrará o Franklin Delano Roosevelt Memorial, o 32º Presidente dos Estados Unidos. 32º Presidente dos Estados Unidos.
O design inclui diferentes salas abertas com esculturas de bronze que contam diferentes episódios históricos durante o seu mandato, como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, mas também homenageia aqueles que sempre o acompanharam, como Fala, o seu leal e encantador companheiro canino. Pode explorar qual a visita aos memoriais de guerra de Arlington e ao cemitério de Arlington, em Washington DC, que mais lhe interessa.
Nesta altura, a primeira parte da visita termina. Para sair desta zona, recomendo que apanhe um dos autocarros DCBUS Circulator ou a linha vermelha do metro. Apanhe-a em direção a Shady Grove até ao seu próximo destino: Dupont Circle.
Dupont Circle: uma fuga rápida para um bairro do centro da cidade
Este bairro do século XIX, com a sua atmosfera boémia, tem um pouco de tudo para todos. A menos de 200 metros da estação de metro, encontra-se a Phillips Collection, considerada o primeiro museu de arte moderna da América do Norte. De Renoir a Rothko, há muitas obras escondidas neste museu pouco convencional.
Caminhe em direção à Connecticut Avenue NW e encontrará os restaurantes e bares que enchem a alma deste bairro. Aqui terá muitas opções de cozinha internacional para um jantar saboroso... tudo num só bairro! A música ao vivo nos bares e discotecas é incrível.
2. Dia Visite alguns dos museus Smithsonian
O Smithsonian Institution é o maior complexo de educação, investigação e museus do mundo e, a partir de hoje, poderá ver com os seus próprios olhos.
Museu Nacional de História Americana
Este museu gratuito, de três andares, alberga colecções relacionadas com a cultura americana. Da poltrona favorita de George Washington ao Batmobile, das luvas de Muhammad Ali a um chef sueco do Muppet Show, não importa! Se entrares neste museu, vais encontrar algo interessante, divertido e único na história e cultura pop americanas.
Para aproveitares ao máximo o teu tempo aqui, recomendo que vejas as exposições disponíveis e escolhas antecipadamente qual delas não queres perder. Caso queira fazer um lanche antes de continuar, pode ir ao LeRoy Neiman Jazz Café, convenientemente localizado no primeiro andar do edifício.
Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana
As galerias do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana mostram a jornada crua de rejeição e maus-tratos que mais de 3 milhões de africanos ocidentais sofreram. O elevador que o leva de uma galeria para a outra simula uma viagem no tempo com episódios-chave da sua história. Assim, no piso mais profundo e escuro, ocorreram os capítulos "menos luminosos" e, à medida que se sobe e a imagem se torna mais nítida, as liberdades e os direitos da comunidade negra também se tornam mais visíveis. Um espaço de educação e reflexão sobre um tema que ainda hoje é atual.
O museu abriu em 2016 e é muito concorrido, pelo que se aconselha a marcação online até 30 dias antes da visita.
Uma visita nocturna ideal para rever e olhar sob um céu diferente
De certeza que já andou muito durante o dia, e talvez queira fazer a próxima atividade num lugar confortável. Que tal reservar uma visita nocturna numa minivan?
A visita de três horas leva-o a locais que já viu no primeiro dia, como a Casa Branca, o Memorial da Segunda Guerra Mundial e o Monumento a Washington, por isso não faria mal rever com um guia.
Outras paragens incluem o Capitólio, a sede do FBI, o Jefferson Memorial e alguns museus que, à noite, se transformam em gigantes brilhantes que são imperdíveis.
3. Viagem de um dia a Mount Vernon e uma noite de encontro em Adams Morgan
Mount Vernon é a casa de George Washington. Aqui, ele viveu com sua esposa e outros 20 membros da família durante décadas. Esta propriedade, originalmente com mais de 3.000 hectares, foi também a fonte da riqueza e do status do homem que se tornaria o primeiro presidente dos Estados Unidos.
A propriedade está localizada em Mount Vernon, Virgínia, a cerca de 12 km a sul de Alexandria. É facilmente acessível a partir de Washington DC através de transportes públicos, barco ou autocarro de turismo ao longo do rio Potomac, embora possa ser mais conveniente reservar uma excursão de autocarro a partir de Washington.
O que verá nesta excursão
Para além da enorme propriedade, onde verá o museu da residência, jardins e quintas, esta excursão leva-o através da antiga Alexandria.
Aqui, a casa de uma figura da Guerra Civil Americana, o General Edward Lee, as igrejas da cidade velha e outros edifícios da era colonial da Virgínia, rodeados por um Potomac intemporal, são apenas algumas das atracções que esperam por si. Definitivamente, um passeio interessante a não perder.
Regressando de Mount Vernon? Um passeio pelo bairro de Adams Morgan
Adams Morgan é um bairro que chama a atenção pela sua vida nocturna e pela bela arquitetura dos séculos XIX e XX.
Na rua principal, 18th Street, bares e locais de música ao vivo partilham a rua com boutiques peculiares. Entre os bares mais famosos que encontrará aqui estão o Amsterdam Falafel e o Jumbo Slice onde, como o nome sugere, pode comer as maiores fatias de pizza da sua vida!
Se a noite já caiu e lhe apetece mais, que tal um karaoke? Não te preocupes, se gostas de cantar, mas não te atreves a fazê-lo em frente a um monte de estranhos, aqui encontras uma versão privada de karaoke chamada muzette, onde só tu e os teus amigos terão ouvidos para a tua atuação. É uma cidade com um excelente sistema de transportes públicos, mas também pode apanhar o DCBUS Circulator ou mesmo chegar lá de bicicleta.
4. Dia Um Dia na Ala Este do National Mall
Neste quarto dia, é hora de ir para a outra extremidade do National Mall, perto do Capitólio. Este passeio levá-lo-á a passar um dia a apreciar obras de arte em muros e paredes, mas também em sebes e vasos de flores.
No entanto, para aproveitar ao máximo o passeio e evitar o sol do meio-dia, sugiro que chegue cedo (entre as 8 e as 9 horas) ao seu primeiro destino: o Jardim Botânico.
Jardim Botânico dos EUA
Fundado em 1820, este é um dos mais antigos jardins botânicos da América do Norte. Um conservatório, um jardim exterior e o Parque Bartholdi fazem parte desta atração que, para além de criar um ambiente esteticamente agradável, procura promover a importância económica, cultural e ecológica das plantas.
É também um espaço de educação e formação onde se realizam demonstrações de práticas sustentáveis.
Comece a sua visita pelos jardins exteriores e pela fonte Bartholdi, de modo a que quando o conservatório abrir (10h00) chegue a tempo para a visita ao interior, onde poderá passar cerca de duas horas a conhecê-lo.
Museu Hirshhorn
Por volta do meio-dia, entrará no seu segundo museu... outro Smithsonian! Com isto, já deves saber que vai valer a pena e, além disso, é grátis. Para lá chegar, siga pela Independence Avenue SW em direção ao Monumento a Washington. Demorará cerca de 12 minutos a passear.
Este museu abriu as suas portas em 1974. Expõe algumas das mais extraordinárias obras de pintura, escultura e fotografia relacionadas com a arte moderna e contemporânea.
- Tem uma coleção de mais de 12.000 peças e está a crescer! Para este museu, recomendo também que verifique as exposições disponíveis com antecedência para tirar o máximo partido da sua visita.
- O tempo médio de permanência neste museu é de 2 a 3 horas, incluindo o Jardim das Esculturas (na área externa em frente ao museu).
- Se já estiver com fome para o almoço, sugiro que visite o Pavilion Cafe, um restaurante com vista panorâmica para o Jardim das Esculturas, do outro lado da rua da Madison Dr., e um menu variado de saladas, sopas e sanduíches. Atenção que fecha às 16:00 horas.
Galeria Nacional de Arte
Embora não faça parte do Smithsonian, esta galeria de arte também é gratuita. As suas muitas salas albergam jóias de arte de períodos que vão desde a arte bizantina e medieval à arte pop e concetual na América e na Europa - um tesouro para os amantes da arte!
- Este museu, onde terá a oportunidade de admirar o único Da Vinci nos Estados Unidos, abriu as suas portas em 1941 e, desde então, é uma das principais atracções de Washington DC e um dos museus mais visitados dos EUA.
- A galeria fecha às 17:00 horas. Se chegar 1,5 ou 2 horas antes, terá tempo suficiente para passear e ver as obras mais famosas aqui expostas.
- Quando terminar, pode aproveitar a luz da noite para tirar algumas fotografias e aproximar-se do Smithsonian Pollinator Garden. Basta pegar a Madison Dr. novamente e atravessar a 7th NW e a 9th Street. É lindo.
Se lhe apetecer mais, pode caminhar ou apanhar o metro para Chinatown, a norte.
5. Dia E um par de outros museus Smithsonian que não pode perder antes de partir
No mesmo sector que o itinerário anterior, há dois outros museus onde passará o último dia: o Museu Nacional de História Natural e o Museu Nacional do Ar e do Espaço.
Embora a esta altura já se possa sentir um pouco cansado, vá lá, haverá tempo para descansar e recordar esta viagem extraordinária!
Museu Nacional de História Natural
Este museu dedica-se a compreender o mundo natural e o nosso papel nele. Ao percorrer as suas exposições, ficará a conhecer as teorias sobre a origem da vida, as alterações climáticas, a evolução das espécies e outros acontecimentos que estão presentes neste "campo experimental" há milhões de anos.
Se quiser saber mais sobre o que este museu tem para oferecer, pode dar uma vista de olhos no seu sítio Web aqui.
Este museu, com mais de 145 milhões de artefactos e espécimes registados, é reconhecido como a maior coleção de história natural do mundo. Será impossível vê-lo num só dia, mas como recomendação, reserve pelo menos duas horas e meia para a sua visita, para a qual pode reservar uma visita guiada
A próxima visita é ao Museu Nacional do Ar e do Espaço. Para lá chegar, basta descer a Madison Dr NW em direção à National Gallery of Art e, na 7th St, virar à direita e caminhar mais alguns minutos até à Jefferson Dr SW, onde se encontra o museu.
Museu Nacional do Ar e do Espaço
Com mais de 60.000 objectos, este museu é reconhecido como a maior coleção de objectos relacionados com a aviação e o espaço do mundo. Com motores, aviões, módulos espaciais e artefactos, simuladores de voo e um planetário, este lugar parece "de outro planeta".
Uma visita às principais exposições pode ser feita com um mínimo de 3 horas. Se pensa que vai ter um horário apertado, ou se prefere apenas passear com um guia, pode juntar-se a uma visita privada de 2 horas, onde um guia especializado o levará através das imagens obrigatórias de uma forma ordenada.
Em direção ao Potomac
Durante os dias anteriores, viu o Potomac na paisagem vezes sem conta, mas neste último dia... Por que não fazer um cruzeiro no Potomac?
Despeça-se desta viagem extraordinária reservando um cruzeiro no Potomac, apreciando as margens deste enorme corpo de água e vendo os monumentos iluminados do National Mall ao cair da noite.
Neste passeio de 3 horas, desfrutará de um delicioso jantar de três pratos, com música ao vivo a bordo e um ambiente fantástico.
Coisas a considerar
- Não confienas distâncias no National Mall Se olhar para um mapa, vai reparar que as várias atracções estão todas num espaço muito pequeno, mas não se deixe enganar! Se procura atalhos ou mudar de destino, estude o seu percurso com antecedência e tire partido de algumas aplicações para telemóvel concebidas para o efeito.
- Tire partido dos transportes públicos Esta cidade está muito interligada e dispõe de excelentes transportes (autocarros, metro, bicicletas, veículos eléctricos...). O serviço é acessível e há mesmo formas de poupar ainda mais com passes, cartões pré-pagos, etc.
- Coma pelo menos alguma coisa antes de sair e não se esqueça da água. Embora o National Mall receba milhares de pessoas a cada hora, não é exatamente um local onde se encontrem muitas opções de comida. Por isso, tome um pequeno-almoço completo, se possível, e aproveite os passeios aos diferentes bairros a norte, que, como já disse, são pequenos, mas poderá experimentar tudo.