10 coisas para fazer em Washington DC no outono
Belos postais, folhagem de outono, festividades únicas... O outono é uma das épocas mais bonitas do ano em Washington e aqui vai descobrir os 10 melhores planos para desfrutar desta estação na capital dos Estados Unidos.
São muitas as razões pelas quais o outono é considerado a melhor estação do ano para visitar a cidade de Washington. Começando pelas cores outonais que mancham as grandes áreas verdes da cidade e nos dão um cartão postal inigualável e acrescentando alguns eventos e festividades únicas destes meses aos quais devemos acrescentar um bom equilíbrio entre o afluxo de visitantes e os preços no outono.
Por todas estas razões, e para além das coisas habituais para ver e fazer em Washington, neste post vou recomendar 10 planos perfeitos para aproveitar as virtudes do outono. Estes planos foram concebidos para lhe mostrar os melhores locais da cidade para desfrutar das temperaturas quentes e da folhagem de outono.
1. Visitar o National Arboretum
Um arboretum é um jardim botânico dedicado especialmente às árvores, praticamente uma floresta. E na capital dos EUA encontra-se um dos mais espectaculares que se pode visitar.
Situado na parte oriental da cidade, a cerca de 10 minutos de carro do Capitólio, este local é um dos preferidos dos habitantes locais e dos turistas no outono, graças ao manto de cores avermelhadas que o cobre e que faz dele um dos mais belos postais de Washington.
O National Arboretum tem uma grande variedade de árvores, incluindo coníferas, zonas de piquenique, trilhos para caminhadas e até um museu de bonsai.
Mas o símbolo deste lugar são as colunas do Capitólio. Um monumento formado por 22 colunas originais do capitólio que foram instaladas em 1828 no seu pórtico e que anos mais tarde foram retiradas quando se percebeu que estavam mal colocadas e foram transferidas para este local. É, sem dúvida, um dos lugares que se deve visitar em Washington no outono.
Informações úteis
- Preço: Gratuito
- Horário: 8:00 a.m. às 5:00 p.m.
- Localização: New York Ave, Washington
2. Visita ao Rock Creek Park
Um parque nacional no meio de Washington? Sim, é verdade. O Rock Creek Park é um parque urbano a noroeste da cidade, mas é reconhecido como um parque nacional.
De facto, é o terceiro parque nacional mais antigo dos Estados Unidos, nomeado em 1890, depois do Parque Nacional de Yellowstone em 1872 e do Parque Nacional de Mackinac em 1875.
Abrange uma área de mais de 7 quilómetros quadrados na qual, para além de uma bela floresta e de um riacho, há um jardim zoológico, um campo de golfe, uma infinidade de trilhos...
O outono é a sua melhor estação, não só pelas cores das suas árvores, mas também por ser o melhor mês para avistar animais, como veados, no interior da sua floresta.
A partir do centro de Washington, pode apanhar a linha azul do metro para lá chegar em apenas 50 minutos.
Informações úteis
- Preço: Gratuito
- Horário: das 9:00 às 17:00
- Localização: Glover Road, a norte de Washington.
3. Passeie pelo National Mall com a câmara na mão
Em qualquer viagem a Washington DC, é preciso passear pelo National Mall. Esta área de três quilómetros de comprimento alberga os melhores e mais importantes monumentos de Washington, como o Capitólio, o Obelisco do Monumento a Washington e a Casa Branca.
Mas no outono pode dar-lhe uma abordagem diferente, aproveitando o facto de ser uma zona verde que se torna mais fotogénica do que nunca no outono.
Passear pelos seus numerosos espaços verdes é um verdadeiro prazer, sobretudo para os amantes da fotografia. As cores avermelhadas combinadas com os pores-do-sol de outono fazem desta zona um dos locais preferidos dos fotógrafos amadores e profissionais para tirar postais incríveis.
A zona a sul do National Mall, onde se situa, entre outros, o Memorial Thomas Jefferson, é a melhor neste aspeto, pois está situada à volta de uma lagoa nas margens do rio Potomac e tem uma vegetação abundante.
4. Comemore o Dia dos Veteranos nos Memoriais de Washington
O Dia dos Veteranos é um dia muito especial nos Estados Unidos. É celebrado todos os anos a 11 de novembro, data em que foi assinado o armistício da Primeira Guerra Mundial, para homenagear os veteranos que lutaram em alguns dos conflitos em que os Estados Unidos estiveram envolvidos.
Neste dia, tanto o cemitério de Arlington como os memoriais de guerra podem ser visitados nas datas próximas de 11 de novembro ou no próprio dia, uma vez que as homenagens, as ofertas e os eventos improvisados nestes memoriais lhes conferem um carácter único.
Washington, como capital do país, é o ponto central deste feriado, onde se realizam várias homenagens.
O próprio Presidente dos EUA desloca-se ao Cemitério Nacional de Arlington para colocar uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido.
E os muitos memoriais de Washington também são palco de comemorações e homenagens. Especialmente o Memorial dos Veteranos da Guerra do Vietname.
5. Arte durante a noite
Todos os anos, para dar as boas-vindas ao outono em Washington, DC, realiza-se um festival de arte nocturna no final de setembro, conhecido como Art All Night. Trata-se de um evento artístico e cultural que enche as ruas com artistas de rua de todos os tipos e uma multiplicidade de exposições, concertos, palestras e actividades por toda a cidade.
Realiza-se habitualmente no último fim de semana de setembro e tem a particularidade de a maior parte dos espectáculos e exposições de arte terem lugar à noite.
O festival está espalhado por toda a cidade e ganhou o seu próprio direito de ser reconhecido como um dos melhores eventos culturais da capital dos Estados Unidos.
Deixo-lhe o link para o site oficial do evento para que possa consultar todas as actividades que realizam, caso se desloque à cidade por essa altura.
6. Desfrutar do festival de vinho de outono de Mount Vernon
A cidade de Washington está rodeada de vinhas e pomares de maçãs, pelo que existe uma longa tradição de fabrico de vinho e cidra. O outono é a melhor altura para desfrutar desta tradição, pois é a altura das colheitas. Tanto é assim que no início de outubro existe até um festival dedicado ao vinho.
O precursor deste festival é a propriedade de Mount Vernon. Situada a sul da capital, nas margens do rio Potomac, esta propriedade produtora de vinho e de sidra não é uma propriedade qualquer.
Pertenceu ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, e atualmente é possível visitar o local e provar as suas colheitas.
Recomendo uma visita não só pela história do local e dos seus vinhos e sidras, mas também pela beleza da propriedade no seu manto de outono.
Fica apenas a 30 minutos de carro da cidade, mas felizmente há muitas excursões para Mount Vernon a partir de Washington.
Informações úteis
- Preço: A partir de aproximadamente 20 euros
- Horário: das 9:00 às 17:00
- Localização: Mount Vernon, Virgínia, a sul de Washington
7. Um momento para uma boa comida de outono.
Tal como o outono é tempo de vinho e cidra, é também tempo de comida e gastronomia próprias da estação.
É o caso da abóbora, um ingrediente que em Washington não serve apenas para o Halloween, mas é uma das bases de muitos dos melhores pratos e receitas locais. Tanto que até o café da cidade é servido com notas de abóbora.
Outras guloseimas típicas do Halloween incluem donuts de abóbora, sorvete de abóbora e bolos de abóbora. A melhor maneira de desfrutar dessas delícias outonais é com uma boa excursão gastronômica em Washington.
8. Experimente a Maratona do Corpo de Fuzileiros Navais em outubro
Quando o outono chega e o calor do verão é deixado para trás, é o início de uma temporada desportiva na capital dos Estados Unidos. Aproveitando o bom tempo, realizam-se vários eventos desportivos interessantes, mas o principal e mais conhecido é a Maratona do Corpo de Fuzileiros Navais.
Depois da Maratona de Boston e da Maratona de Nova Iorque, esta é a maratona mais importante da costa leste dos Estados Unidos.
Realiza-se no último domingo de outubro e, embora tenha sido originalmente uma corrida do Corpo de Fuzileiros Navais, as inscrições estão abertas ao público em geral.
Todos os anos, cerca de 30.000 corredores juntam-se para participar nesta corrida, que passa por alguns dos pontos de referência mais emblemáticos de Washington, como o Capitólio, a Casa Branca e o Cemitério Nacional de Arlington, onde a corrida normalmente começa.
Quer queira participar ou não, a atmosfera em torno desta corrida torna-a numa excelente forma de desfrutar de um outro lado da cidade.
9. Celebrar o Dia de Ação de Graças em Washington
Talvez o feriado americano mais conhecido seja o Dia de Ação de Graças. Foi George Washington que proclamou esta celebração a 14 de outubro de 1789 para agradecer a colheita dos campos.
Desde então, o feriado é celebrado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos.
Poucos lugares são mais apropriados para participar nesta celebração do que a própria capital do país. Em Washington, o feriado é celebrado de uma forma mais discreta do que em cidades como Nova Iorque, onde se realizam grandes desfiles, mas poderá apreciá-lo da mesma forma.
Embora seja um dia para estar em casa com a família, se for turista na cidade pode desfrutar do ambiente festivo e comer o tradicional peru em muitos dos restaurantes da cidade.
10. A melhor altura para andar de bicicleta em Washington
Washington é uma cidade muito amiga das bicicletas, com as suas grandes e largas ruas e esplanadas e os seus muitos espaços verdes. É por isso que é um dos melhores meios de transporte para conhecer a cidade, com o bónus adicional das temperaturas quentes do outono e das belas cores da estação.
As bicicletas são tão importantes que até têm os seus próprios eventos. É o caso do DC Bike Ride, que se realiza no final de setembro e no qual milhares de pessoas saem para pedalar pela cidade. E, claro, pode sempre fazer um passeio turístico pela cidade a pedais. Veja aqui os melhores.
Temperaturas em Washington DC no outono
Oclima é um dos maiores trunfosdo outono. As temperaturas médias são mais amenas do que no verão e assemelham-se mais à primavera, com as máximas a oscilarem entre uma média de mais de 25 graus Celsius em setembro e 20 em outubro, descendo para uma média de cerca de 15 graus Celsius em novembro.
Quanto às temperaturas mínimas, em setembro a média é de 15 graus Celsius, em outubro desce para 10 graus Celsius e em novembro o frio começa a instalar-se e as temperaturas mínimas descem para 5 graus Celsius.
A chuva é o principal inconveniente do outono e é mais frequente nesta altura do ano.
Fluxo turístico e preços em Washington DC no outono
Outra razão pela qual é uma boa ideia visitar a capital dos Estados Unidos no outono é a afluência de turistas. O outono é, depois do inverno, a estação do ano com menos turistas na cidade.
Não está vazia, mas as filas e as multidões são menos comuns e é um pouco mais fácil conseguir reservas em hotéis, restaurantes e monumentos.
Há algumas excepções, pois há feriados importantes no outono, como o Dia dos Veteranos e o Dia de Ação de Graças.
A diminuição dos turistas e da procura também afecta os preços, que baixaram ligeiramente. Continua a ser uma cidade cara, mas muitos dos seus monumentos e pontos turísticos são gratuitos durante todo o ano, incluindo no outono. Mais uma vez, a exceção são os feriados nacionais, altura em que a procura e os preços dos hotéis, em especial, aumentam.
O que levar na mala para uma visita a Washington DC no outono
Ao fazer as malas para Washington DC no outono, há dois factores a ter em conta: as temperaturas e a precipitação. Para ter a certeza de que não se esquece de nada, eis um pequeno lembrete dos elementos essenciais a levar para Washington no outono:
- Usar roupas leves, mas quentes. E se viajar em novembro, quando as temperaturas descem, é uma boa ideia levar um casaco.
- Os aguaceiros são comuns, por isso tenha sempre à mão um guarda-chuva ou um impermeável.
- Como vai andar quase sempre a pé, use sapatos confortáveis e impermeáveis.
- Lembre-se que as tomadas de corrente nos EUA são diferentes das da Europa, por isso leve um adaptador.