Os 10 melhores museus de Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma das cidades mais culturais do sul de França. Aqui, pode visitar todo o tipo de museus, para poder apreciar a melhor arte. Está pronto para isso?
Os 10 melhores museus de Aix-en-Provence

Mais sobre: Os 10 melhores museus de Aix-en-Provence

No sul de França e muito perto de Marselha, Aix-en-Provence afirmou-se como uma cidade artística com uma grande variedade de eventos culturais. Isto reflecte-se numa grande variedade de museus.

Aproveite para conhecer as exposições e obras expostas nos principais espaços da cidade. O Hotel de Caumont, o Musée des Tapisseries, o Musée Granet, o Musée du Calisson, a Fundação Vasarely ou o Atelier de Cézanne são alguns dos principais.

1. Hotel de Caumont - Centro de Arte

Hotel de Caumont - Centro de Arte|©Enciclopedia Bonàs
Hotel de Caumont - Centro de Arte|©Enciclopedia Bonàs

Um edifício que é uma obra de arte em si mesmo. O Hotel de Caumont é um dos edifícios mais interessantes de toda a cidade de Aix-en-Provence, pois é uma grande mansão do século XVIII que foi completamente renovada ao longo dos anos.

E não são apenas os quartos: esta mansão tem mais de mil metros quadrados de jardins privados onde pode apanhar ar fresco e voltar a entrar nas exposições temporárias de artistas de todas as épocas. Aqui pode apreciar obras de artistas desde Picasso até uma importante coleção de arte renascentista.

O melhor é que pode ver as obras de Guggenheim ou Manet enquanto relaxa numa sala de chá tradicional que o levará de volta a França no início do século XVIII. Este museu é imperdível e deve fazer parte de qualquer itinerário de visita à cidade. No entanto, recomendo que reserve com antecedência os seus bilhetes para as exposições do Hotel de Caumont, pois é um dos museus mais visitados da cidade.

Informações práticas

  • Localização: 3, rue Joseph Cabassol 13100 Aix-en-Provence. A um minuto do passeio marítimo de Mirabeau.
  • Preço: 6,5 euros quando não há exposições temporárias. Com exposições temporárias, o preço pode ir até 16 euros. Há descontos para pessoas com mais de 65 anos e para jovens dos 7 aos 25 anos.
  • Horário de abertura: Entre maio e outubro, das 10 às 19 horas. Entre outubro e maio, das 10 às 18 horas.

Reservar bilhetes para as exposições do Hotel de Caumont

2. Castelo La Coste

O Castelo de Lacoste|©Kyle Pounds
O Castelo de Lacoste|©Kyle Pounds

A 20 minutos da cidade, encontrará um paraíso de arte, restaurantes e vinhas: o Château La Coste, uma combinação destes três elementos que lhe permitirá passar uma tarde totalmente isolada da azáfama urbana. O château é mais um espaço de verão, onde o vinho é o principal protagonista, pelo que a partir daqui pode fazer uma das melhores visitas guiadas de Aix-en-Provence.

O interessante deste plano é que combina arte com degustação de vinhos. Sobre a área do museu, a organização diz que se concentra em arte invulgar e exposições temporárias, bem como no centro de arte Tadao Ando. Além disso, o espaço apresenta um pavilhão que serve de auditório, concebido pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Em redor do castelo existem mais de 200 hectares de vinhas.

Se quiser passar um dia muito diferente, faça uma excursão de dia inteiro a partir de Aix-en-Provence, prove o melhor vinho enquanto vê alguma arte não convencional e depois almoce num terraço ou num restaurante delicioso com vista para muitos hectares de vinhas, depois guarde um dia para conhecer este castelo em pormenor.

Informações práticas

  • Localização: 2750 Route de la Cride, 13610 Le Puy-Sainte-Réparade.
  • Preço: Há uma entrada separada para a arte e uma entrada separada para a vinha, além de opções de hotel e restaurante. A taxa para visitar a secção de arte é de cerca de 15 euros para adultos e 12 euros para estudantes, pessoas com mais de 65 anos, estudantes e desempregados.
  • Horário de funcionamento: entre as 10h00 e as 19h00, todos os dias.

Reservar a visita guiada do vinho do Monte Sainte-Victoire

3. Museu das Tapisseries

Museu das Tapeçarias|©Elliott Brown
Museu das Tapeçarias|©Elliott Brown

Os tapetes e as tapeçarias são uma parte importante de toda a história da Europa Ocidental. Eram um símbolo de estatuto para as diferentes monarquias europeias que os implantaram nas suas colónias. Hoje em dia, muitas delas são uma recordação e estão expostas num dos museus mais importantes de França: o Museu da Tapeçaria de Aix-en-Provence.

Está situado num dos salões do antigo Palácio dos Arcebispos, o que é um espetáculo em si mesmo. É por isso que foi declarado Monumento Histórico Nacional. Este edifício deixou de ser uma instituição religiosa em pleno século XX, pelo que grande parte da iconografia religiosa ainda se conserva. Quanto às tapeçarias, as principais são dos séculos XVII e XVIII e retratam todo o tipo de histórias, literárias ou factos reais.

Mas não é tudo: há também uma sala de exposições temporárias, onde se pode ver mais variedade nas tapeçarias expostas. Este é também o espaço onde se misturam diferentes manifestações artísticas no âmbito das exposições do museu, como é o caso do Festival de Arte Lírica que aqui se realiza.

Informações práticas

  • Localização: 28 Pl des Martyrs de la Resistance, 13100, Aix-en-Provence França.
  • Preço: cerca de 4 euros para a entrada geral. Grátis para menores de 26 anos, imprensa e desempregados.
  • Horário de abertura: aberto de quarta a segunda-feira e fechado às terças-feiras. De abril a outubro, está aberto entre as 10h e as 12h30 e, posteriormente, entre as 13h30 e as 18h. Entre outubro e abril, o horário de abertura é entre as 10h e as 12h30 e, finalmente, entre as 13h30 e as 17h.

4. Museu Granet

Le Musee Granet - Place St Jean de Malte - Aix-en-Provence|©Elliott Brown
Le Musee Granet - Place St Jean de Malte - Aix-en-Provence|©Elliott Brown

O Museu Gran et foi inaugurado em 1838, ou seja, quase dois séculos de história partilhada com Aix-en-Provence. Este espaço é fenomenal, pois são mais de 4 mil metros quadrados repletos de obras de arte e achados arqueológicos. De toda a coleção, destacam-se as pinturas de Paul Cézanne ou Rubens, que deve ver em qualquer uma das melhores visitas guiadas a Aix-en-Provence.

Outro dos elementos mais notáveis deste belo museu são as esculturas, com grandes expoentes como Alberto Giacometti ou certas peças arqueológicas do ambiente francês. Cézanne é o protagonista deste museu, que conta com um total de cerca de 700 obras de arte, nem todas expostas.

O edifício onde se encontra este museu é verdadeiramente espetacular e transmite um ar renascentista, um dos períodos históricos mais representados na sua coleção de arte. É de facto uma visita a não perder.

Informações práticas

  • Localização: Place Saint Jean de Malte, 13100, Aix-en-Provence. Servido pelas linhas de autocarro 1, 3 e 13, na paragem Saint Jean.

Preço: cerca de 11 euros com exposições temporárias. Pode baixar um par de euros graças à tarifa reduzida para os idosos.

  • Horário de abertura: de terça a domingo, das 12 às 18 horas. Encerrado às segundas-feiras.

5. Atelier de Cézanne

Atelier de Cézanne|©IAU College
Atelier de Cézanne|©IAU College

Gostaria de conhecer Paul Cézanne na sua forma mais pessoal e próxima da sua obra? Então, uma visita ao Atelier de Cézanne é obrigatória. Trata-se de um espaço muito íntimo onde encontrará os objectos pessoais do pintor, bem como as ferramentas com que ele pintava. Tudo está decorado como na época em que Cézanne viveu, incluindo o mobiliário.

É um espaço bastante pequeno, que apenas comporta cerca de 25 pessoas, e é melhor fazer uma visita guiada que lhe explicará, parte a parte, o significado de cada um dos objectos. Isto é feito através de um áudio-guia que deve ser ativado assim que chegar ao museu, pois só tem 30 minutos para passear e desfrutar de todo o espaço.

Tenha sempre em mente que este não é um museu das obras de Cézanne. É simplesmente o seu atelier, onde ele viveu e trabalhou. O museu é mais sobre a vida de Cézanne do que sobre a sua obra, o que o torna ainda mais interessante.

Informações práticas

  • Localização: 9 Av. Paul Cézanne, 13100 Aix-en-Provence.

Preço: cerca de 6,5 euros para adultos e 3 euros para a galeria áudio. Se tiver entre 13 e 25 anos, há uma taxa reduzida de cerca de 3,65 euros.

  • Horário de abertura: de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.

6. Museu Calisson

Pastelaria na Provença|©*SHERWOOD*
Pastelaria na Provença|©*SHERWOOD*

Já experimentou o calisson? Trata-se de um doce tradicional de Aix-en-Provence e da região circundante, que se diz ser confeccionado e consumido desde, pelo menos, o século XV. Embora seja comum no Natal, é feito durante todo o ano e a sua cor branca destaca-se em qualquer montra. Quer conheça ou não o calisson, uma visita ao Museu do Calisson é uma excelente forma de conhecer melhor a gastronomia e a cultura da região.

Este museu é uma fábrica de confeitaria Roy René, uma das mais conhecidas da região. Ao estar lá, não só ficará a conhecer a história do calisson e o seu significado social, como também terá a oportunidade de aprender tudo sobre o processo de fabrico. O calisson é uma espécie de biscoito macio muito doce, semelhante ao maçapão, pelo que o seu fabrico a nível industrial é muito preciso.

Delicie-se a comer calissons e a apreciar todos os passos que levam à produção deste maravilhoso doce no Museu do Calisson. Não há dúvida de que passará aqui algumas horas doces.

Informações práticas

  • Localização: 5380 Route D'Avignon, 13090, Aix-en-Provence.
  • Preço: a visita às instalações do museu é gratuita durante 30 minutos.
  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e domingo, das 10h às 17h30

7. Fundação Vasarely

Fundação Vasarely|©pol-jean kassia
Fundação Vasarely|©pol-jean kassia

Gosta de ilusões de ótica? Que tal obras de arte psicadélicas com uma utilização extensiva de formas e cores para enganar a sua mente? Victor Vasarely é considerado um dos pais da op art que joga com ilusões de ótica e em Aix-en-Provence existe um museu dedicado principalmente ao seu trabalho e legado: a Fundação Vasarely.

Este museu define-se como um centro arquitetónico, uma vez que as obras de Vasarely vão desde esculturas a enormes construções, onde a sua arte de ilusões de ótica deslumbra. Mas não verá apenas Vasarely, mas também muitos outros artistas desta tendência que certamente o irão cativar com o seu jogo artístico.

Os espaços da Fundação Vasarely são realmente fantásticos porque combinam grandes obras em áreas abertas com espaços mais pequenos e convencionais chamados integrações. O museu tem 44 integrações, prontas para serem expostas ao público em geral. Vai perder o mais encantador museu de arte contemporânea?

Informações práticas

  • Localização: 1, Avenue Marcel Pagnol, CS 50490, 13096 Aix-en-Provence CEDEX 2.
  • Preço: cerca de 12 euros para adultos e 9 euros de taxa reduzida para estudantes, deficientes, desempregados e idosos.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 18 horas.

8. 361° Espaço de Arte Contemporânea

Arte na parede|©jean louis mazieres
Arte na parede|©jean louis mazieres

Um espaço elegante e glamoroso de arte contemporânea. É uma associação de artistas contemporâneos, com exposições permanentes em 2D e 3D. O conceito é totalmente diferente do de um museu ou de uma galeria tradicional, uma vez que inclui ateliers de criação personalizados para os diferentes artistas, bem como um atelier de utilização gratuita para os mesmos.

De poucos em poucos meses, no 361° Espace d'Art Contemporain, há novas exposições temporárias sobre artistas que talvez não conheça, mas que são muito talentosos. Quando vier a Aix-en-Provence, poderá desfrutar de uma magnífica exposição nas suas instalações. Além disso, este espaço também tem exposições virtuais.

Se gosta do ambiente de uma galeria com arte contemporânea e até tem a oportunidade de dialogar com os artistas, então este espaço é para si. O bom é que é uma visita curta, por isso em meia hora ou 45 minutos estará pronto para seguir em frente.

Informações práticas

  • Localização: Andersen, c/o Liselotte, 220 Chem. de Bibémus, 13100 Aix-en-Provence.
  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: de terça-feira a sábado, das 11 às 19 horas.

9. Memorial do Campo dos Milles

Aix-en-Provence - Site-Mémorial du Camp des Milles|©Fred Romero
Aix-en-Provence - Site-Mémorial du Camp des Milles|©Fred Romero

O horror da Segunda Guerra Mundial ainda está bem vivo no Sul de França e se se interessa por história, o Memorial do Campo dos Milhões é um local a não perder. Também conhecido atualmente como Museu de História e Ciências Humanas, o Camp des Milles foi um campo de concentração onde os alemães foram inicialmente internados em França e, após a invasão alemã, foi utilizado para o extermínio de judeus.

Esta estrutura ainda está de pé, porque antes de ser um campo de concentração era uma fábrica de azulejos que foi adaptada para estes horríveis fins. Apesar da sua longa e distinta história, este memorial só foi inaugurado em 2012, pelo que o seu desenvolvimento como museu é bastante recente. Tudo isto tornou este espaço expositivo bastante atrativo para todos aqueles que são sensíveis a estas questões.

Tenha em conta que este é um museu que recorda um episódio muito negro da humanidade e que, quando lá for, a maior parte das peças expostas não serão agradáveis. A ideia é dar a conhecer o passado para não o repetir.

Informações práticas

  • Localização: 2750 Route de la Cride, 13610 Le Puy-Sainte-Réparade.
  • Preço: cerca de 9,5 euros para os adultos e 7,5 euros para os estudantes, as pessoas com mais de 65 anos, os estudantes e os desempregados. Os veteranos e as crianças com menos de 9 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10 às 19 horas.

10. Museu Vieil Aix

Vieil Aix|©Marie Bertocchio
Vieil Aix|©Marie Bertocchio

Desde 1932, o Museu Vieil A ix ou Aix Antiga é o museu da história da cidade. Originalmente fundado por Marie d'Estienne de Saint-Jean, este museu destaca as tradições e o passado de Aix-en-Provence, concentrando-se no passado artístico e literário da cidade. Este local reúne principalmente peças de mobiliário: tanto mobiliário doméstico como objectos de uso doméstico.

No Museu Vieil Aix encontram-se figuras emblemáticas que representaram a cidade, bem como maquetas e modelos arquitectónicos, como o realizado por G. B. Gaulli do batistério da igreja de São Pedro em Roma, ou obras de arte de artistas famosos como Berthélémy d'Eyck. Além disso, é um local que tem muitas exposições temporárias, onde são destacados momentos históricos da cidade, bem como temas relacionados com o passado e são agrupadas obras de arte e colecções.

Em qualquer caso, tenha em mente que este é um museu muito clássico e que é bastante compacto, pelo que pode ser visitado em pouco tempo. Recomendo-o vivamente se estiver interessado na história da zona e em objectos artísticos representativos do passado.

Informações práticas

  • Localização: 2750 Route de la Cride, 13610 Le Puy-Sainte-Réparade.
  • Preço: cerca de 9,5 euros para adultos e 7,5 euros para estudantes, pessoas com mais de 65 anos, estudantes e desempregados. Os veteranos e as crianças com menos de 9 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: Aberto de quarta a segunda-feira, encerrado apenas às terças-feiras. De abril a outubro, está aberto entre as 10h e as 12h30 e depois entre as 13h30 e as 18h. Entre outubro e abril, o horário de abertura é entre as 10h e as 12h30 e, finalmente, entre as 13h30 e as 17h.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 10 Avaliações
  • H
    H.
    5
    (0 Avaliações)
    É um lugar perfeito para os viajantes que procuram uma experiência cultural única.
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    O Hotel de Caumont é uma jóia escondida no coração de Aix-en-Provence.
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    Este é o local perfeito para aprender sobre a cultura e história da Provença, numa atmosfera calma e amigável.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    A taxa de entrada no Hotel de Caumont é um valor incrível pela quantidade de arte e cultura que pode desfrutar.
  • L
    L.
    4
    (0 Avaliações)
    As obras de arte em exposição no Hôtel de Caumont testemunham a rica e variada história artística da região da Provença.