Os melhores tours de vinho em Aix-en-Provence
Quer provar os melhores vinhos franceses e ver as mais belas paisagens? Então, Aix-en-Provence é o destino ideal para si.
Aix-en-Provence ou Aix en Provence é uma bela cidade em França e a terceira maior depois de Paris e Lyon. Devido à sua localização, é um local ideal para excursões às cidades vizinhas. No entanto, em Aix-en-Provence pode encontrar as melhores coisas para fazer nas suas férias, a começar pelas visitas guiadas ao vinho.
Se está a pensar viajar para Aix-en-Provence e provar o seu vinho, tenho boas notícias! Não só vai poder provar esta bebida, como também viver uma experiência diferente e divertida. Algumas destas excursões são passeios a pé pelo centro histórico da cidade ou pela famosa rota de Cézanne. Outros incluem até um veículo privado ou uma mota com sidecar.
1. Excursão de dia inteiro ao vinho e ao queijo em Aix-en-Provence
Se viajar para Aix-en-Provence e quiser ter uma experiência gastronómica típica, recomendo uma prova de vinhos e queijos. Não se arrependerá de passar um dia a explorar e a aprender numa adega e numa quinta de cabras. Este passeio geralmente dura sete horas em média e custa cerca de 150 €.
Antes de iniciar um passeio de vinho em Aix-en-Provence como este, deve encontrar-se com o seu guia privado. Dependendo do serviço que contratar, encontrar-se-á com ele num ponto da cidade para embarcar no veículo que o levará a todas as paragens. Em alternativa, o guia poderá ir buscá-lo ao seu hotel para que não tenha de se deslocar sozinho.
A primeira paragem é normalmente a vinha. Ao chegar, pode desfrutar do ar fresco deste belo lugar. O seu guia mostrar-lhe-á a sala de engarrafamento e as caves onde o vinho é armazenado. Aí poderá provar os melhores vinhos rosés, brancos aromáticos e tintos. Também aprenderá quando os deve beber.
A próxima paragem será numa autêntica quinta de cabras. Se gosta de animais, vai adorar esta parte da viagem! O seu guia explicar-lhe-á como interagir com estes animais e até alimentá-los, mas apenas com o que os representantes da quinta lhe disserem para lhes dar. Depois, é altura de provar o queijo de cabra e apreciar a paisagem. No final, regressará no veículo ao ponto de partida.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 150 euros.
- Duração: aproximadamente 7 horas.
- Meio de transporte: veículo privado.
- Vantagens desta opção: poderá provar uma variedade de vinhos e queijos, bem como aprender como são produzidos e qual a melhor altura para os consumir.
- Desvantagens desta opção: se for intolerante à lactose, é preferível escolher outra opção. De notar também que o almoço não está incluído, apenas as amostras de queijo e vinho.
2. Aix-en-Provence: visita de dia inteiro ao Luberon com prova de vinhos
Quando estiver em Aix-en-Provence, sugiro que aproveite a oportunidade para fazer uma excursão de vinho a partir de Aix-en-Provence. Um bom destino para quem gosta de vinho é a bela zona rural de Luberon. Este tipo de excursão dura cerca de sete horas e tem um custo médio de 150 euros.
Para começar esta excursão, encontra o seu guia num determinado ponto da cidade. A partir daí, embarcará num veículo privado e seguirá para o Luberon. Lá você pode visitar duas adegas de propriedade familiar. Estes dois locais produzem deliciosos vinhos tintos, brancos e rosés.
O seu guia levá-lo-á numa visita guiada pela propriedade para provar os diferentes tipos de vinho. Aprenderá também tudo sobre cada um deles. Durante a sua estadia na região, aproveite para desfrutar do clima mediterrânico. No final da prova, será altura de visitar a aldeia.
Aí poderá almoçar e depois visitar o Parque Natural do Luberon. Embora a visita dure uma hora ou menos, valerá a pena conhecer este belo sítio tão caraterístico da região. Aproveite ao máximo e tire as melhores fotografias.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 150 ¤.
- Duração: aproximadamente 7 horas.
- Meio de transporte: veículo privado.
- Vantagens desta opção: conhecer uma zona próxima de Aix-en-Provence, provar diferentes vinhos e conhecer o Parque Natural do Luberon.
- Desvantagens desta opção: este passeio é geralmente longo, pois o Luberon fica a cerca de uma hora e meia de Aix-en-Provence.
3. Visita privada ao centro histórico de Aix-en-Provence, ao vinho e à arte dos Châteaux Beaupré e Bonisson
O centro histórico é, sem dúvida, um dos locais de visita obrigatória em qualquer cidade e Aix-en-Provence não é exceção. Se gosta de vinho e de arte, então uma visita guiada que explore estes dois elementos importantes da cidade é a melhor coisa a fazer. Estas excursões duram normalmente oito horas e custam 400 euros.
Nestas excursões, encontrar-se-á com o seu guia no centro histórico. Um dos pontos altos é a estátua em honra do famoso pintor Paul Cezanne. Também verá os mercados típicos locais e provará chocolate. Depois de uma hora de visita, entrará num veículo para se dirigir às paragens seguintes.
A 15 minutos do centro histórico, encontra-se o Châteaux Beaupré, um vinhedo e uma adega franceses que certamente irá adorar. Poderá ver a bela paisagem natural que se espalha pelos 42 hectares desta vinha. Desfrute dos melhores vinhos tintos, rosés, brancos, Sauvignon e muitos outros que este local tem para oferecer.
A próxima paragem será a propriedade vinícola Château Bonisson. Embora também possa provar um bom vinho aqui, o ponto alto desta visita será o seu centro de arte contemporânea. Aí poderá admirar diferentes exposições de arte de movimentos como o expressionismo, o minimalismo, o realismo e muitos outros. No final da visita, o seu guia levá-lo-á de volta ao ponto de partida num veículo privado.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 400 euros.
- Duração: aproximadamente 8 h.
- Meio de transporte: no início será um passeio a pé e depois num veículo privado.
- Vantagens desta opção: conhecerá o centro histórico da cidade, visitará uma das vinhas mais antigas de Aix-en-Provence e, finalmente, o centro de arte mais emblemático da região. É sem dúvida uma experiência cheia de actividades interessantes.
- Desvantagens desta opção: o almoço não está incluído, mas nos locais que visitará encontrará diferentes opções para um almoço descontraído com uma deliciosa cozinha francesa.
4. Roteiro de Cézanne: vinho e arte em Aix-en-Provence
Já ouviu falar do famoso pintor Paul Cézanne? Pois bem, na sua visita a Aix-en-Provence, terá a oportunidade de fazer um passeio pela rota de Cézanne. Trata-se de um passeio por todas as paisagens que inspiraram a obra deste artista. A duração média deste passeio é de seis horas e o seu custo médio é de 400 euros.
Será acompanhado pelo seu guia, que o levará num passeio a pé pelos diferentes destinos. Ele dir-lhe-á onde começa o percurso de Cézanne, mas descobrirá rapidamente se procurar as pequenas placas com um "C" gravado. Ao longo do percurso, verá mais de 100 fontes que se tornaram um ícone da cidade.
Foi o local de nascimento e de inspiração de Cézanne. As belas paisagens da cidade, nomeadamente a montanha Sainte-Victoire, foram uma grande fonte de inspiração. Verá também os bairros e outros locais onde ele viveu e pintou. Verá também a sua casa natal e a sua última morada, situada no número 23 da rue Boulegon.
A meio da visita, o guia indicar-lhe-á um restaurante onde poderá almoçar. Para a sobremesa, recomendo que peça o doce calisson, típico desta região. Esta refeição é por conta do visitante. No final do passeio, será altura de visitar uma adega perto da montanha, onde poderá provar uma variedade de vinhos. Esta é a maneira perfeita de terminar um dia cheio de arte e nostalgia.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 400 euros.
- Duração: aproximadamente 6 horas.
- Meio de transporte: passeio a pé.
- Vantagens desta opção: aprenderá sobre a vida e obra do pintor Paul Cezanne enquanto conhece a cidade e finalmente prova os melhores vinhos da região.
- Desvantagens desta opção: se não conhece bem a obra do pintor, pode não se interessar muito pelas informações da visita guiada. No entanto, vale bem a pena a viagem pelas belas paisagens que inclui.
Dica de viajante
Nos passeios a pé é sempre aconselhável levar uma garrafa de água e calçado ergonómico que permita caminhar durante horas sem desconforto.
5. Degustação de cerveja e vinho numa mota com sidecar em Aix-en-Provence
Gosta de cerveja? Se sim, recomendo um passeio em que a cerveja e o vinho estão incluídos. Se procura uma experiência que vai para além de uma simples degustação de cerveja, então um passeio de mota com sidecar é para si. Experimente esta experiência em Aix-en-Provence por cerca de 250 euros em aproximadamente quatro horas.
Para fazer esta excursão, deve encontrar-se com o seu guia e grupo num ponto previamente combinado. Como não é aconselhável conduzir e beber, viajará no sidecar e a mota será conduzida por um guia. Isto permite-lhe beber em paz nas paragens seguintes, mas tenha cuidado! Isto não significa que se possa embebedar, a saúde está sempre em primeiro lugar.
A primeira paragem será numa brasserie, como é conhecido este local típico francês, muito popular noutras cidades como Marbella. Aí aprenderás tudo sobre o fabrico desta bebida e poderás provar algumas das mais populares. Normalmente, a cervejaria de eleição para esta experiência é a Brasserie Aix Pression.
A próxima paragem será uma propriedade vinícola perto da montanha de St. Victoire. Victoire. Aí poderá desfrutar do clima fresco da montanha enquanto prova e aprende tudo sobre os melhores vinhos da região. No final do passeio, regressará ao ponto de partida no sidecar com o resto do grupo.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 250 euros.
- Duração: aproximadamente 4 h.
- Meio de transporte: mota com sidecar.
- Vantagens desta opção: viajar num sidecar dar-lhe-á a oportunidade de sentir o vento no rosto e de ver mais de perto os locais por onde passa. Além disso, ficará a saber tudo sobre os vinhos e as cervejas locais.
- Desvantagens desta opção: este tipo de passeio não costuma incluir o almoço, mas sim aperitivos para acompanhar as bebidas.
Porquê fazer uma visita guiada de vinhos em Aix-en-Provence?
Visitar Aix-en-Provence e não fazer uma excursão de vinho seria uma visita incompleta. Este lugar esconde as melhores adegas de vinho com os sabores mais requintados de França. Não só vale a pena uma degustação, como também vale a pena ver as belas vinhas e aprender sobre uma tradição que tem sido transmitida de geração em geração.
A França é conhecida como uma meca do vinho e se não souber nada sobre a indústria, uma excursão aqui seria uma introdução perfeita ao vinho francês. Além disso, estas excursões incluem muitas vezes actividades interessantes, como obras de arte, provas de queijo, passeios de mota e muito mais.
Embora os vinhos, e especialmente o vinho tinto, ofereçam benefícios para a saúde, se forem bebidos em grandes quantidades podem levar à embriaguez. Para o evitar, os guias deste tipo de excursão controlam as quantidades de vinho e a condução, para que não se embriague e chegue em segurança ao seu destino.
Conselhos para uma visita guiada ao vinho em Aix-en-Provence
Em Aix-en-Provence, a cidade de Cézanne, é possível apreciar belas paisagens a partir de quase todos os pontos. Viajar até aqui é uma experiência que irá deliciar todos os seus sentidos, especialmente as suas papilas gustativas. As visitas guiadas de vinho estão entre as mais populares e a minha sugestão é que, antes de partir, coma bem ou, em qualquer caso, certifique-se de que a visita inclui aperitivos.
Se quiser preparar-se melhor para este tipo de viagem, sugiro que pesquise algumas dicas sobre provas de vinho. Desta forma, poderá pôr em prática todos estes conhecimentos quando fizer as suas excursões.
Vamos comparar as opções
- Excursão de dia inteiro aos queijos e vinhos em Aix-en-Provence
- Preço: cerca de 150 euros.
- Duração: cerca de 7 h.
- Meio de transporte: veículo privado.
- Vantagens desta opção: poderá provar uma variedade de vinhos e queijos, bem como aprender como são produzidos e qual a melhor altura para os consumir.
- Desvantagens desta opção: se for intolerante à lactose, será melhor escolher outra opção. De notar também que o almoço não está incluído, apenas as amostras de queijo e vinho.
- Aix-en-Provence: Visita de dia inteiro ao Luberon com degustação de vinhos.
- Preço: cerca de 150 euros.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Meio de transporte: veículo privado.
- Vantagens desta opção: conhecer uma zona próxima de Aix-en-Provence, provar diferentes vinhos e visitar o Parque Natural do Luberon.
- Desvantagens desta opção: este passeio é geralmente longo, pois o Luberon fica a cerca de uma hora e meia de distância de Aix-en-Provence.
- Visita privada ao centro histórico de Aix-en-Provence, ao vinho e à arte dos castelos Beaupré e Bonisson
- Preço: cerca de 400 euros.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meio de transporte: no início será um passeio a pé e depois num veículo privado.
- Vantagens desta opção: conhecerá o centro histórico da cidade, visitará uma das mais antigas vinhas de Aix-en-Provence e, finalmente, o centro de arte mais emblemático da região. É sem dúvida uma experiência cheia de actividades interessantes.
- Desvantagens desta opção: o almoço não está incluído, mas nos locais que visitará encontrará diferentes opções para um almoço descontraído com uma deliciosa cozinha francesa.
- Caminho de Cézanne: vinho e arte no Majestic Aix en Provence
- Preço: cerca de 400 ¤.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: passeio a pé.
- Vantagens desta opção: pode aprender sobre a vida e obra do pintor Paul Cézanne enquanto conhece a cidade e, finalmente, prova os melhores vinhos da região.
- Desvantagens desta opção: se não conhece bem a obra do pintor, pode não se interessar muito pelas informações da visita guiada. No entanto, o passeio vale a pena pelas belas paisagens que inclui.
- Degustação de cerveja e vinho numa mota com sidecar através de Aix-en-Provence
- Preço: cerca de 250 euros.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: mota com sidecar.
- Vantagens desta opção: viajar num sidecar dar-lhe-á a oportunidade de sentir o vento no seu rosto e de ver mais de perto os locais por onde passa. Além disso, ficará a saber tudo sobre os vinhos e as cervejas locais.
- Desvantagens desta opção: este tipo de passeio não costuma incluir o almoço, mas sim aperitivos para acompanhar as bebidas.