Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Bayeux
Bayeux é uma pequena aldeia normanda com encanto para todos os amantes de história, uma vez que as suas origens remontam nada menos que ao século I a.C., no auge do Império Romano. Atualmente, a sua comunidade de cerca de 15.000 habitantes vive quase exclusivamente do turismo.
A aldeia guarda toda a beleza da região nas suas ruas calcetadas, bares e restaurantes. Muitos viajantes vêm aqui para visitar os museus da Segunda Guerra Mundial, visitar a imponente Catedral, apreciar o património arqueológico e muito mais. Junte-se a mim neste passeio pela bela Bayeux.
1. Deslumbre-se com a Tapeçaria da Rainha Mathilde
Uma das coisas que não pode perder na sua visita a esta cidade encantadora é a Tapeçaria da Rainha Matilda, também conhecida como Tapeçaria de Bayeux ou Tapeçaria da Conquista. É um dos tesouros mais antigos e valiosos de França, pois foi feita no século XI.
É uma das obras de arte medieval mais conhecidas e valorizadas do mundo e conta a história da conquista normanda de Inglaterra em 1066. Tem 70 metros de comprimento e 50 centímetros de largura e encontra-se na catedral de Notre-Dame de Bayeux, numa sala em forma de U.
Apresenta uma série de cenas bordadas. Cada uma delas representa um momento-chave da conquista, desde a partida de Guilherme, o Conquistador, da Normandia até à sua vitória. Pode visitá-lo sozinho ou reservar uma visita guiada a Bayeux, uma vez que muitos param na catedral.
2. Visitar a espantosa Catedral de Bayeux
A Catedral de Notre Dame de Bayeux (Nossa Senhora de Bayeux) é um vasto exemplo da arquitetura gótica normanda. Tem uma mistura única de elementos românicos e góticos que o deixará sem palavras. Alberga também uma impressionante coleção de obras de arte e artefactos históricos.
A catedral foi construída no século XI. O exterior da igreja é absolutamente deslumbrante, com as suas altas torres e arcos de pedra, e no interior os seus grandes vitrais criam uma atmosfera mágica. Os pormenores artísticos, as colunas esculpidas e os tectos abobadados também são extraordinários.
Ficará maravilhado com os seus frescos, esculturas e muitos artefactos históricos, que contam a história da região e da própria catedral. Nela também se encontra o túmulo do bispo Odon, irmão do rei Guilherme, o Conquistador. Incluída nas melhores excursões de Bayeux, é atualmente um dos locais mais visitados da região.
Informações úteis:
- Localização: Rue du Bienvenu, 14400, Bayeux.
- Preço: entrada livre.
- Horário de abertura: de 1 de janeiro a 31 de março, das 9h às 17h. De 1 de abril a 30 de junho, das 8h30 às 18h. De 1 de julho a 30 de setembro, das 9h às 19h. De 1 de outubro a 31 de dezembro, das 9h às 18h.
3. Explorar o rico património arqueológico de Bayeux
Se é apaixonado por história, veio ao sítio certo. Bayeux possui um enorme património arqueológico que inclui vestígios da época romana, bem como vestígios da era Viking.
Recorde-se que a cidade foi fundada no século I a.C., pelo que foi testemunha de muitas das mudanças que a região sofreu. Poderá visitar lugares como:
- A Abadia de Jumièges, um mosteiro beneditino que foi fundado no século VI e foi um dos maiores e mais poderosos de França na Idade Média.
- A Catedral de Bayeux, construída no século XI e já mencionada acima.
- O Museu Memorial da Batalha da Normandia, que é um museu dedicado à Segunda Guerra Mundial e à batalha do Dia D, um dos eventos mais importantes da guerra.
4. Passeio pelas encantadoras ruas calcetadas de Bayeux
Para além da beleza histórica deste local, Bayeux é uma cidade que encanta, com uma atmosfera acolhedora e uma vida cultural vibrante. Está no sítio perfeito para conhecer a cultura francesa em primeira mão, e uma das formas mais populares de o fazer é através dos seus bares e bistrôs.
Apesar de ser uma cidade pequena, Bayeux tem uma cena artística vibrante. Pode encontrar inúmeras galerias de arte e museus aqui, bem como festivais, desde a famosa Feira de Bayeux até ao seu próprio Festival de Circo; há uma grande variedade de eventos para escolher ao longo do ano.
E não deixe de experimentar a deliciosa cerveja normanda, que se tornou mundialmente famosa. Além disso, se gosta de algo diferente, pode reservar um passeio de bicicleta auto-guiado a partir de Bayeux para ver a área de uma perspetiva diferente.
5. Apreciar a gastronomia local de Bayeux
A região da Normandia também é conhecida pela sua gastronomia. Os seus queijos estão entre os mais famosos do mundo. Camembert, Livarot, Pont l'Evêque e Neufchâtel são verdadeiras iguarias que merecem ser degustadas.
Mas nem todo o seu encanto gastronómico se limita aos produtos lácteos. Sendo uma região com nada menos que 600 quilómetros de costa, os seus peixes e mariscos souberam destacar-se. As ostras são muito procuradas, assim como as vieiras e os caracóis marinhos.
Bayeux é também conhecida pela sua sidra, uma das melhores do mundo, graças à sua abundante produção de maçãs. Por todas estas razões, não pode perder a gastronomia desta região francesa, não se vai arrepender.
6. Explorar os campos de batalha do Dia D a partir de Bayeux
Bayeux ocupa um lugar de luxo na história da Segunda Guerra Mundial, pois foi uma das primeiras cidades libertadas pelas forças aliadas. Visitar as praias de desembarque é uma aventura e uma experiência profundamente comovente.
A primeira e mais distante destas praias é a praia de Utah. Segue-se a Praia de Omaha (a mais famosa de todas), a Praia de Juno, a Praia do Ouro (onde se encontra o Museu do Desembarque) e, finalmente, a Praia da Espada.
Se optar por reservar uma visita guiada às Praias de Desembarque da Normandia, o seu guia irá contar-lhe tudo sobre os acontecimentos desses dias negros em que a guerra estava a chegar ao fim.
7. Visita guiada a Bayeux e à Normandia
A Normandia é muito mais do que o Dia D. Para muitos, é a região que representa a mistura perfeita de charme e história. Durante a sua viagem, pode aproveitar ao máximo a beleza do interior e da costa francesas, juntando-se a uma das melhores excursões à Normandia a partir de Bayeux.
Pode visitar lugares de sonho como Rouen ou Giverny, maravilhar-se com as paisagens que inspiraram Claude Monet e visitar a praça onde Joana d'Arc foi queimada.
Em Rouen, pode admirar o Grande Relógio (Gros Horloge) e a sua catedral gótica, que tem a torre mais alta de França. Em Giverny, por outro lado, sentir-se-á como se estivesse dentro de uma pintura impressionista, rodeado pela natureza. Foi aqui que Monet viveu com a sua família durante toda a sua vida.
8. Visitar o Monte Saint Michel a partir de Bayeux
Sem dúvida, um dos lugares mais encantadores da França e um dos melhores passeios de um dia para fazer a partir de Bayeux é ir ao Mont Saint-Michel. Para lá chegar, é preciso atravessar uma ponte pedonal que, quando o mar sobe, fica completamente submersa, dando ao Mont Saint-Michel um aspeto único.
Situada numa pequena ilha rochosa, esta pequena aldeia pode ser explorada com todos os sentidos e vai parecer que viajou no tempo. Pequenas ruas de pedra ladeadas de restaurantes e lojas de recordações marcam o caminho até ao topo, onde se encontra a Abadia do Monte Saint-Michel.
Embora existam excursões a partir de Paris, é preferível reservar uma viagem ao Monte Saint-Michel a partir de Bayeux, uma vez que fica muito mais perto.
9. Passeio de bicicleta eléctrica por Bayeux e arredores
Não há sensação mais agradável do que pedalar por campos verdes, desfrutando de vistas majestosas. Neste caso, proponho-lhe reservar um passeio de bicicleta autoguiado a partir de Bayeux e explorar a encantadora cidade e os seus arredores numa bicicleta.
Esta é uma atividade que pode ser feita numa bicicleta tradicional ou optar por uma bicicleta eléctrica e poupar alguma energia enquanto percorre a cidade. Esta opção torna-a uma atividade adequada a todos os tipos de pessoas, independentemente da sua condição física.
Percorra os locais mais bonitos e importantes de Bayeux e dos seus arredores e, se lhe apetecer, continue até às praias do desembarque. Pode alugar uma bicicleta equipada com GPS e capacete. Esta é uma experiência única e diferente para desfrutar de algumas das mais belas paisagens normandas ao ar livre e fazer algum exercício.
10. Visitar o fantástico Jardim Botânico de Bayeux
Se se encontrar em Bayeux, uma das suas visitas obrigatórias é o seu incrivelmente belo Jardim Botânico. Classificado como Monumento Histórico, este parque público gratuito é um dos mais belos jardins normandos.
Construído no século XIX pelos irmãos Bühler, os seus mais de 2,6 hectares albergam numerosas espécies botânicas, entre as quais a famosa faia-chorona.
Ideal para um passeio tranquilo e sem pressas, o Jardim Botânico de Bayeux é imperdível. Durante o seu passeio, irá encontrar pormenores e histórias do passado da cidade.
Informações úteis:
- Localização: 55 route de Port-en-Bessin, 14400 Bayeux.
- Preço: entrada livre.
- Horário de abertura: de 1 de abril a 30 de setembro, das 9 às 20 horas. De 1 de outubro a 31 de outubro, das 9 às 19 horas. De 1 de novembro a 28 de fevereiro, das 9 às 17 horas. De 1 a 31 de março, das 9 às 19 horas.
11. Aprecie a arte e a história no Museu Barão de Gerard
Inaugurado em 1874, o Museu Barão de Gerard, em Bayeux, é um museu que combina arte e história. Possui uma vasta coleção de artefactos históricos e obras de arte, que vão desde a pré-história até ao século XX. De salientar as belas tapeçarias medievais.
O museu alberga também uma importante coleção de artefactos galo-romanos e uma interessante coleção de pinturas e esculturas dos séculos XIX e XX. O Museu Barão de Gerard é uma visita obrigatória para os interessados na história e na arte da Normandia.
Informações úteis:
- Localização: 37 rue du Bienvenu, 14400 Bayeux.
- Preço: a partir de 7,50 euros por pessoa. As crianças com menos de 10 anos têm entrada gratuita.
- Horário de abertura: de 1 de fevereiro a 30 de abril, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. De 1 de maio a 30 de setembro, das 9h30 às 18h30. De 1 de outubro a 31 de dezembro, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.