Como ver o Tapeçário de Bayeux
Há uma visita que não se pode perder quando se viaja para esta cidade francesa: a Tapeçaria de Bayeux. Vou contar-lhe todos os pormenores
Bordada por volta do século XI, a Tapeçaria de Bayeux é um local de visita obrigatória. Saiba como adquirir os bilhetes, qual o horário de funcionamento, como se deve vestir para ir a este local e, acima de tudo, é importante saber quais os preços dos bilhetes e se é possível fazer uma visita guiada. Vou contar-lhe tudo isto e um pouco mais a seguir.
Como obter bilhetes e visitas guiadas para ver a Tapeçaria de Bayeux
A Tapeçaria de Bayeux está alojada no Musée de la Tapisserie, situado na Rue de Nesmond, 13B, em Bayeux. Os bilhetes, que podem ser comprados online através do sítio oficial e na bilheteira, custam 12 euros para adultos e 5 euros para crianças dos 10 aos 18 anos, sendo as crianças com menos de 18 anos gratuitas.
No entanto, a melhor opção para visitar esta obra de arte é reservar uma visita guiada a Bayeux que inclua uma visita à Tapeçaria de Bayeux. Quer saber porquê? Um guia especializado dar-lhe-á todos os pormenores desta grande tela que retrata os acontecimentos que levaram à conquista normanda de Inglaterra. Isto é muito prático, porque se decidir fazer a visita por si próprio, perderá muitos factos interessantes.
Existem visitas guiadas à Tapeçaria de Bayeux e valem a pena?
O museu oferece um audioguia que está incluído no preço do bilhete. Uma das vantagens deste guia áudio é o facto de poder escolher entre cerca de 16 línguas, incluindo francês, inglês, espanhol e italiano. Também é possível encontrar o guia em japonês, holandês, norueguês, russo e muitos outros.
Também é possível fazer uma visita guiada que o levará pelo museu e lhe contará todos os factos interessantes sobre as obras mais importantes, incluindo a tapeçaria. Esta visita guiada, para a qual terá de se inscrever com pelo menos uma hora de antecedência na bilheteira, pode durar pouco mais de uma hora e meia.
No entanto, se quiser garantir que não fica sem lugar e que perde todos os pormenores interessantes sobre esta tapeçaria e a sua história, também tem a possibilidade de reservar um passeio por esta cidade francesa com uma visita à Tapeçaria de Bayeux.
Quem pode ver a Tapeçaria de Bayeux?
Qualquer pessoa com um bilhete pode ver a Tapeçaria de Bayeux, mas é importante apresentar um documento de identificação oficial para ter acesso ao museu: passaporte ou bilhete de identidade, se for europeu.
No caso das crianças, embora sejam bem-vindas ao local, devem estar sempre acompanhadas por um adulto por razões de segurança.oportu
Quanto aos animais, sejam eles de estimação ou de assistência, é importante saber que não é permitida a entrada no museu, pelo que, se viajar com animais de estimação, deve ter esta regra em consideração.
Como chegar à Tapeçaria de Bayeux (a partir das zonas centrais, de autocarro, metro, etc.)
Como sabe, o Museu da Tapeçaria de Bayeux é muito fácil de aceder. De facto, está muito próximo dos outros três grandes museus da cidade, pelo que se pode deslocar a pé entre eles. No entanto, se vier de um local distante, terá de utilizar os transportes públicos ou um carro particular.
Carro particular
Se viajar de carro particular, há um parque de estacionamento perto do museu onde pode estacionar o seu carro. Pode desloc ar-se de carro particular a partir de qualquer ponto da cidade de Bayeux, bem como de Caen, utilizando a N13 com saída na 36 para Bayeux.
O parque de estacionamento é gratuito se o utilizar para se deslocar ao local. Existe também um parque de estacionamento pago nas proximidades. O parque de estacionamento do museu está igualmente disponível para as pessoas que se deslocam ao museu numa visita guiada e que viajam em automóvel particular.
O comboio
Se o Museu da Tapeçaria de Bayeux é uma das suas primeiras escolhas para uma visita a Bayeux, deve saber que, uma vez no aeroporto de Paris, pode apanhar o comboio para chegar à cidade de Bayeux. Não será muito difícil, porque a estação de Saint-Lazare é a mais próxima do aeroporto e levá-lo-á à estação de Bayeux, de onde poderá facilmente chegar ao Museu da Tapeçaria.
O bom de ir de comboio é que a estação fica muito perto dos três museus de Bayeux, por isso, assim que chegar à estação de comboios de Bayeux, pode caminhar para visitar cada um deles. O passeio a pé pode demorar entre 10 e 15 minutos.
Horário da Tapeçaria de Bayeux
Os horários de abertura do Museu da Tapeçaria de Bayeux são os seguintes:
- Entre janeiro e outubro, abre a partir das 9 horas e encerra às 18h30m.
- Entre maio e agosto, o horário de abertura é alargado em meia hora e encerra às 19 horas.
- Em novembro e dezembro, o museu está aberto ao público das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
Tem a possibilidade de entrar no museu até 45 minutos antes da hora de encerramento, para que possa aproveitar ao máximo a sua visita. Quanto aos feriados, o museu está encerrado nos dias 24 e 25 de dezembro, bem como na tarde de 31 de dezembro.
Outra coisa a ter em conta é que o museu está fechado em janeiro, por isso, se planear a sua viagem a Bayeux durante o primeiro mês do ano, não poderá visitar a famosa tapeçaria.
É aconselhável ir à Tapeçaria de Bayeux com crianças?
As crianças têm um preço especial:
- Se tiverem menos de 10 anos, entram gratuitamente no recinto.
- As crianças e os jovens até aos 18 anos têm de pagar cerca de 5 euros por bilhete.
No entanto, não é recomendado para os membros mais novos da família. Como se trata basicamente de um trabalho interpretativo que pode ser apreciado muito mais pelos amantes da história e da arte, é provável que as crianças muito pequenas prefiram planos muito mais divertidos e didácticos do que ir ver a Tapeçaria de Bayeux.
Se, depois disso, continuar a pensar que as crianças que o vão acompanhar na viagem a Bayeux vão gostar muito desta experiência, ou se simplesmente não quiser deixar de as levar na sua viagem, experimente falar com elas sobre a tapeçaria antes de chegar ao museu, leia com elas a história deste bordado e explique-lhes porque é tão importante. Outra possibilidade é reservar uma excursão com uma visita à Tapeçaria de Bayeux para que o guia os possa entreter.
O que não pode perder na Tapeçaria de Bayeux
É uma obra-prima de uma qualidade e de uma atenção ao pormenor impressionantes. É bordada com mais de 600 seres humanos, 200 equinos, quase 60 cães e 500 outros animais e feras, 37 fortificações e 41 barcos. Feita de lã, tem um total de 68,38 metros de comprimento e meio metro de largura.
Um dos pormenores mais interessantes desta tapeçaria é o facto de ter uma grande importância histórica, pois não só mostra as grandes batalhas medievais, incluindo a batalha da conquista normanda, como também mostra parte dos preparativos para esta batalha, o que a distingue de outros documentos históricos.
Não deve perder as outras áreas do museu que, sem dúvida, o irão surpreender.
Quanto tempo é necessário para visitar a Tapeçaria de Bayeux?
É importante que disponha de tempo suficiente para visitar a Tapeçaria de Bayeux, pelo que recomendo que reserve pelo menos uma hora e meia a duas horas para explorar o Museu da Tapeçaria.
Tendo em conta que o audioguia pode durar cerca de uma hora a uma hora e meia e a visita guiada pode durar até duas horas, uma visita autoguiada pode durar cerca de duas horas, embora tudo dependa da profundidade com que se quer explorar o local e apreciar a obra.
Dicas para visitar a Tapeçaria de Bayeux
- Antes de ir ao museu de Bayeux, recomendo que faça uma reserva com bastante antecedência, tendo em conta que é um local muito visitado, pelo que é uma opção perfeita se quiser poupar tempo quando chegar ao local.
- Outra opção é reservar uma excursão com uma visita à Tapeçaria de Bayeux, onde terás acesso livre e sem filas. Desta forma, poderá aprender tudo sobre a história por detrás da tapeçaria.
- Se for com crianças, não se esqueça de falar com elas sobre a tapeçaria e a sua importância para todos antes de a ir ver. Isso pode dar-lhes uma ideia do que vão ver quando chegarem, para não se aborrecerem.
- Pode levar a sua máquina fotográfica sem flash para documentar tudo o que vê dentro do recinto.
- E, claro, antes da sua viagem, não se esqueça de verificar as melhores coisas para ver e fazer em Bayeux para aproveitar ao máximo a sua visita.