Mais sobre: Excursão a Versalhes a partir de Paris
Entrar no Palácio de Versalhes é entrar noutro mundo. Todos aqueles filmes de época que vimos sobre Luís XIV, Maria Antonieta ou Luís XVI estão condensados na riqueza das suas salas e na beleza dos seus jardins.
Existem vários tipos de bilhetes para visitar o Palácio e os seus jardins, alguns incluem uma visita guiada ou transporte a partir de Paris... Vou resumir todos eles para facilitar a sua escolha:
Excursão a Versalhes desde Paris com visita guiada ao Palácio
A melhor relação qualidade/preço para visitar Versalhes a partir de Paris
Descubra Versailles e os seus jardins com um guia especializado. Será transportado em autocarro privado a partir de Paris.
Com esta visita guiada a Versalhes, juntar-se-á ao grupo a partir de um dos três pontos de recolha que o autocarro tem na cidade de Paris e chegará diretamente a Versalhes, onde poderá evitar as filas no Palácio graças aos bilhetes incluídos nesta opção. Uma vez lá dentro, será guiado pelas salas pelo seu guia, que lhe contará os segredos mais bem guardados e anedotas sobre o Palácio e a sua construção.
Também fará uma visita guiada aos seus impressionantes jardins, fontes, estátuas, flores, cores... uma verdadeira maravilha.
O almoço não está incluído, mas terá tempo para comer ou mesmo comprar alguma coisa.
Porque gosto desta opção: com este passeio poderá visitar Versalhes e os seus jardins sem se preocupar com nada, com um guia especializado.
Recomendado se... preferir juntar-se a um grupo organizado desde o início e ser apanhado em Paris de autocarro para ir a Versalhes e voltar.
Visita guiada ao Palácio de Versalhes sem filas
A melhor relação qualidade/preço para visitar Versalhes a partir de Paris
Perfeito se quiser visitar Versalhes com um guia especializado, mas viajar ao seu próprio ritmo.
O palácio e os jardins de Versalhes estão situados a cerca de 50 minutos de Paris, mas é um ponto de interesse tão popular que é muito bem servido de ligações.
Com esta visita guiada a Versalhes com entrada no palácio e nos jardins, um guia local encontrar-se-á consigo no palácio, mostrar-lhe-á os jardins, contar-lhe-á todas as histórias deste local histórico e deixar-lhe-á a opção de ver o palácio à sua vontade após a visita guiada. O transporte de e para Paris não está incluído nesta excursão, mas chegará a Versalhes rápida e confortavelmente de comboio.
Porque gosto desta visita: Esta é a forma mais económica de visitar o Palácio de Versalhes e os seus jardins com um guia que fala inglês.
Recomendado se... quiser poupar dinheiro na sua visita e não se importar de viajar em transportes públicos.
Visitar Versalhes com o Paris Pass
Se adquirir o Paris Pass durante a sua visita à capital francesa, a entrada em Versalhes será gratuita no âmbito do Paris Museum Pass, incluído neste pacote. O que não está incluído é a viagem de regresso a Versalhes, uma vez que, embora este cartão turístico inclua o metro, Versalhes fica fora do centro da cidade.
Se quiser saber mais sobre este "cartão turístico", pode ler este guia que escrevi sobre Passe de Paris no qual também lhe falo de outros cartões semelhantes, com os quais terá entrada gratuita nas atracções turísticas e museus mais importantes de Paris.
No primeiro domingo do mês, a entrada em Versalhes é gratuita, mas deve descartá-lo durante a época alta, porque a afluência maciça de turistas pode fazer com que não desfrute da sua visita.
Como chegar a Versalhes a partir de Paris
O Palácio de Versalhes tem o nome da comuna em que está localizado; está situado na periferia sul de Paris, a cerca de 45 minutos de carro de Paris. O complexo do palácio e os jardins são, naturalmente, a principal atração de Versalhes, pelo que chegar lá por qualquer meio de transporte é fácil e bem sinalizado.
Chegar a Versalhes em transporte privado
As visitas organizadas a Versalhes ou as visitas guiadas ao Palácio e aos jardins incluem geralmente transporte a partir do centro de Paris. Normalmente, um autocarro privado leva-o a partir de um ponto central da cidade, mas também pode encontrar opções mais exclusivas que o levam de carro ou numa carrinha bem equipada.
Chegar a Versalhes de comboio
Esta é a opção mais fácil. Em Paris, o metro e o ** RER** estão perfeitamente integrados e, a partir de qualquer ponto da cidade, pode aceder ao RER C, que é a linha que o leva a Versalhes e que pára no palácio. No entanto, tenha em atenção que esta linha se bifurca no final da linha, por isso, antes de entrar no comboio, verifique nos ecrãs que a paragem final é Versailles-Rive Gauche e não Saint-Quentin-en-Yvelines.
Chegar a Versalhes de autocarro
Existe um autocarro, o "Versailles Express", que parte da Torre Eiffel de terça a domingo e o leva diretamente ao Palácio. Custa 25 euros e funciona apenas uma ou duas vezes por dia, dependendo da época; por estas razões, as pessoas tendem a descartá-lo em favor da linha 171 da cidade, que o deixará perto do complexo de Versalhes por um preço muito mais baixo.
O que ver em Versalhes
O interior do Palácio
O Palácio de Versalhes é a principal atração do complexo. O percurso está perfeitamente traçado, por isso, uma vez que se entra pela entrada principal (a Verge d'Honneur), é fácil percorrer todo o palácio sem perder nada. A primeira coisa que o impressionará é o luxo e a ostentação que cada canto deste palácio exala, mas o que é realmente interessante são as histórias por detrás de cada sala.
Se não tiver reservado uma visita guiada, não hesite em utilizar o audioguia a que tem direito com o seu bilhete; este irá contar-lhe histórias incríveis sobre as personagens que viveram dentro destas paredes, como Luís XVI e Maria Antonieta. Garanto-vos que as excentricidades daquela que foi outrora a monarquia mais poderosa da Europa vos deixarão tão impressionados como a beleza do palácio e da sua decoração.
Os jardins
Um traçado clássico de estilo francês, vegetação cuidada, fontes e estátuas como elementos decorativos e uma superfície de 800 hectares, assim são os jardins de Versalhes. Muitas pessoas não sabem que os jardins de Versalhes são de facto gratuitos (exceto quando há um espetáculo) e que não é necessário comprar um bilhete para o palácio para entrar neles.
Se for ao palácio, recomendo que veja os jardins depois, porque pode utilizar o audioguia; vai adorar as histórias das fontes que adornam os jardins, se for fã de mitologia. Tal como o palácio, os jardins de Versalhes não são apenas esteticamente bonitos, mas também simbólicos de uma época e do apogeu de um regime político que se encontrava entre os mais poderosos da Europa.
O Grande Trianon e o Petit Trianon
Com o bilhete completo (que é o que eu recomendo que compre, pois custa apenas mais dois ou três euros do que o que cobre apenas o Palácio e os jardins) terá acesso a estes dois palácios independentes chamados trianons. O estilo destes dois palácios e dos jardins circundantes é diferente do Palácio e dos jardins principais, por isso, se estiver a pensar que visitá-los é "mais do mesmo", está enganado.
O Grand Trianon é um palácio barroco construído por Luís XIV como local de lazer e mais tarde ocupado por muitos monarcas franceses e por Napoleão. A decoração deste palácio é de um gosto requintado, mas, entre os dois Trianons, o meu preferido é o Petit Trianon.
O Petit Trianon foi uma prenda de Luís XV a uma das suas amantes, mas foi mais tarde utilizado por Maria Antonieta para seu uso privado. O interior do palácio parece uma casa de bonecas, mas o que é mais encantador são os seus arredores, conhecidos como a Aldeia da Rainha. Sem outro objetivo que não fosse o de servir de elemento decorativo para o seu divertimento, Maria Antonieta construiu esta aldeia rural em miniatura com um moinho, uma quinta, um lago e casas de campo com pequenas hortas.
Planear a sua visita a Versalhes
Quando ir
Independentemente da altura em que for a Versalhes, vai estar cheio de gente. O Palácio é uma das mais importantes atracções turísticas de Paris e é visitado por oito milhões de turistas todos os anos. No entanto, é tão grande que não se sentirá muito cheio, especialmente se deixar o interior do palácio para a tarde ou se for para as zonas mais escondidas dos jardins.
Espectáculos especiais
No Palácio de Versalhes, às terças-feiras, há um espetáculo musical nos jardins e aos fins-de-semana iluminam as fontes; mesmo que esteja mais cheio, vale a pena visitar o complexo num fim de semana porque as fontes iluminadas dão vida aos jardins. Quanto à época do ano, planeie a sua visita a Versalhes para um dia de sol para desfrutar do longo passeio à volta do Palácio.
Duração da visita
No dia da sua visita a Versalhes, reserve o seu bilhete de entrada com antecedência para poupar tempo; caso contrário, espere uma fila mínima de duas horas na época alta. A visita ao interior do palácio demora cerca de duas horas, sobretudo se utilizar o audioguia, que eu recomendo.
Depois disso, a visita aos jardins e aos triângulos pode demorar o tempo que quiser, mas ver o conjunto não demora menos de três horas. Em suma, entre a viagem de ida e volta, a visita ao interior do palácio, os jardins e os trianons, ver o complexo de Versalhes pode levar um dia inteiro.
O que levar
Mochilas e sacos grandes não são permitidos no interior do palácio; deve deixá-los na bilheteira. A sua mala deve também passar pelo controlo de segurança. Se for a Versalhes no verão, inclua na sua bagagem um protetor solar, pois pode apanhar um escaldão durante a visita aos jardins e, claro, não se esqueça da sua máquina fotográfica.
Em algumas salas do palácio, não é permitido tirar fotografias ou tirá-las com flash, mas as cores e a vegetação que encontrará nos jardins valem mais do que uma fotografia. Por outro lado, use sapatos confortáveis, porque vai andar muito, e não se esqueça de levar água consigo durante a sua visita aos jardins.
Onde comer
Ao longo de todo o complexo do Palácio de Versalhes, encontrará diferentes bancas de comida e restaurantes. Pode sair para comer nos arredores e voltar para dentro? Não aconselho, pois vai perder tempo desnecessário, uma vez que não existem restaurantes nas imediações que se destaquem pela sua qualidade ou preços superiores aos que se encontram dentro do palácio.
O que se pode fazer, e nem toda a gente sabe, é um piquenique em certas zonas dos jardins, por isso não hesite se visitar Versalhes num dia com temperaturas agradáveis.
Ir a Versalhes com crianças
As crianças têm entrada gratuita em Versalhes e tanto o palácio como os jardins estão perfeitamente preparados para visitas em família. Há muito para as crianças correrem fora do complexo, mas dentro do palácio podem ficar um pouco mais cansadas devido à duração da visita.
Se não tem a certeza de que dia ir a Versalhes, há um espetáculo musical nos jardins às terças-feiras e as fontes são iluminadas aos fins-de-semana.
Se tem interesse em Palácio de Versalhes, também vai gostar de
Nada em Paris se compara ao Palácio de Versalhes. De facto, o mais próximo na Europa é o Palácio de Schönbrunn em Viena. Versalhes é único, mas se quiser saber mais sobre a monarquia absolutista e a história da Revolução Francesa (que é o que mais aprenderá nesta visita), recomendo que faça um dos passeios a pé pelo centro de Paris.
É aqui que lhe serão contadas mais histórias sobre o passado da cidade e tem uma grande variedade de opções que pode consultar neste artigo que escrevi. Os 10 melhores tours e excursões em Paris.
Se lhe apetecer descobrir um dos muitos símbolos da cidade, posso recomendar (claro) a Torre Eiffel, a Ópera Garnier ou o Louvre. Aqui estão alguns dos meus artigos sobre o assunto, caso esteja interessado em explorar algumas das opções: Bilhetes e visitas à Torre Eiffel, Bilhetes e visitas à Ópera de Paris y Bilhetes e visitas ao Museu do Louvre.