Mais sobre: Bilhetes e visitas à Torre Eiffel
Há muitas maneiras de apreciar a Torre Eiffel, mas é preciso subir para ver toda a cidade do topo. Aqui estão as melhores opções:
Bilhetes para a Torre Eiffel de Paris
Uma experiência mais autêntica com estes bilhetes para subir as escadas da Torre Eiffel.
Poupe nas taxas de entrada para o icónico marco de Paris e suba os degraus para o 2º andar da torre.
.
Se quiser poupar o máximo possível na sua visita à Torre Eiffel e não tiver medo dos mais de 600 degraus que tem de subir , estes bilhetes de escada são a sua melhor opção.
Tal como os bilhetes de elevador, este bilhete leva-o até ao primeiro andar da torre para as melhores vistas panorâmicas da cidade. Como são os bilhetes mais baratos, são também os mais populares (tenha em conta que a subida de 30 minutos é confortável), por isso aconselho-o a reservar com antecedência.
Porque gosto desta opção: Sobe ao seu próprio ritmo, de forma descontraída e segura, apreciando as vistas e fazendo as paragens necessárias para descansar. É uma forma diferente de descobrir a Torre Eiffel e pagando menos.
Bilhetes para a Torre Eiffel de elevador
Evite os 600 degraus da Torre Eiffel e apanhe o elevador diretamente para o 2º andar graças a estes bilhetes.
Não perca tempo a subir a Torre Eiffel e vá até ao 2º andar para ter a melhor vista panorâmica de Paris.
.
A melhor forma de aceder à Torre Eiffel é adquirir os seus bilhetes online com antecedência para evitar as longas filas de espera nas bilheteiras. Graças a estes bilhetes prioritários, poderá subir ao 2º andar deste marco emblemático da cidade, mas fá-lo-á por elevador, evitando assim os 672 degraus que possui.
Desta forma, poderá ir diretamente ao topo para admirar as melhores vistas da cidade. Terá também um guia áudio que lhe contará toda a história da construção da obra de Gustave Eiffel.
Porque gosto desta opção: Há muito para ver em Paris e se não tiver muito tempo na sua viagem, esta é a melhor opção para ver a Torre Eiffel porque não vai perder tempo na bilheteira ou a subir ao 2º andar.
Bilhetes sem fila para a Torre Eiffel e cruzeiro opcional pelo Sena
Subir à Torre Eiffel e desfrutar de um cruzeiro noturno no rio Sena
Não se pode sair de Paris sem subir à Torre Eiffel, mas também não se pode sair de Paris sem dar um passeio ao longo do Sena e apreciar as vistas românticas da cidade.
Como monumento emblemático de Paris, é fácil encontrar ofertas turísticas que combinam uma visita guiada à Torre Eiffel com qualquer outra atividade caraterística da cidade. Uma das opções mais relevantes é a que inclui a entrada na Torre Eiffel sem filas e um cruzeiro ao longo das margens do Sena, a partir do qual poderá desfrutar das vistas do Louvre ou da Catedral de Notre Dame.
Durante esta excursão, será sempre acompanhado por um guia especializado que não só lhe mostrará pormenores da cidade de Paris, como também estará à sua disposição para lhe dar os conselhos e recomendações necessários para aproveitar ao máximo a sua viagem à cidade luz. Uma opção recomendada para visitar duas das principais atracções turísticas da cidade sem stress e sem esperas, poupando dinheiro.
Porque gosto desta opção: se está a planear uma viagem a Paris, a ideia de subir à Torre Eiffel já lhe deve ter passado pela cabeça. Mas desfrutar de um cruzeiro no Sena também é um "must" em Paris. Com esta combinação, pode desfrutar de uma experiência super completa.
Comparamos as opções
Evite os 600 degraus da Torre Eiffel e apanhe o elevador diretamente para o 2º andar graças a estes bilhetes.
Não perca tempo a subir a Torre Eiffel e vá até ao 2º andar para ter a melhor vista panorâmica de Paris.
Uma experiência mais autêntica com estes bilhetes para subir as escadas da Torre Eiffel.
Poupe nas taxas de entrada para o icónico marco de Paris e suba os degraus para o 2º andar da torre.
Subir à Torre Eiffel e desfrutar de um cruzeiro noturno no rio Sena
Não se pode sair de Paris sem subir à Torre Eiffel, mas também não se pode sair de Paris sem dar um passeio ao longo do Sena e apreciar as vistas românticas da cidade.
Quanto custam os bilhetes para a Torre Eiffel?
É possível subir à Torre Eiffel a partir de cerca de 20 euros. No entanto, os preços dependem de vários factores: se optar por subir a pé ou de elevador, a hora do dia (os bilhetes noturnos custam cerca de 39 euros) e se optar por uma visita guiada.
O acesso ao primeiro andar está incluído em todos os bilhetes, mas as vistas a partir daí não são tão boas como poderiam ser; para as ver, terá de subir ao primeiro andar (a pé ou de elevador, dependendo do bilhete que comprar) ou ao topo (apenas acessível por elevador).
As crianças com menos de quatro anos têm entrada gratuita e existem descontos para crianças e jovens até aos 25 anos. No entanto, os titulares do Paris Pass terão de comprar os seus bilhetes da forma habitual. Se quiser saber mais, tem todas as informações aqui: Preços dos bilhetes da Torre Eiffel
Como comprar bilhetes para a Torre Eiffel
Pode comprar os seus bilhetes na fila da bilheteira ou no site oficial Hellotickets com antecedência. Terá à sua disposição todos os bilhetes para reservar o que mais lhe agrada e poderá selecionar o dia e a hora no momento da compra.
O meu conselho: reservar o mais cedo possível. A Torre Eiffel é o monumento mais visitado de Paris e milhares de bilhetes são comprados diariamente. E se deixar ao acaso e decidir comprá-los no próprio monumento, corre o risco de não ter bilhetes disponíveis, para além das filas de espera.
Existem visitas guiadas à Torre Eiffel?
Independentemente de ir de escadas ou de elevador e de chegar ou não ao topo, a mais-valia da visita guiada à Torre Eiffel é que lhe será contada a história do monumento (porque ele tem uma) e quando chegar ao topo ser-lhe-ão mostradas as diferentes áreas e monumentos de Paris e ser-lhe-á contada a história da cidade e tudo o que precisa de saber para a desfrutar ao máximo.
Esta visita guiada inclui um elevador para o primeiro andar e a opção de reservar a subida ao topo separadamente. Se estiveres em forma, recomendo que uses as escadas, mesmo que seja só para descer, como parte da experiência; dar-te-ão muito tempo para o fazeres ao teu próprio ritmo.
Durante toda a visita, serás acompanhado por um guia especializado que, quando chegares ao topo, te guiará pela vista da cidade e descreverá detalhes interessantes sobre todos os monumentos que a compõem. Aqui está o nosso post sobre As melhores visitas guiadas à Torre Eiffel, onde vos falo sobre as diferentes visitas.
Subir ao topo da Torre Eiffel
As entradas da Torre Eiffel são as quatro pernas da Torre Eiffel e em cada uma delas há filas de turistas para comprar bilhetes. É por isso que a melhor opção é reservar os seus bilhetes com antecedência; desta forma, só terá de esperar na fila da entrada (essencial para que a torre não fique saturada de visitantes e possa desfrutar das vistas) e não também nas bilheteiras, que são as mais longas.
O meu conselho é que vale a pena pagar a diferença de preço (cerca de 9 euros) para ir até ao topo. Uma opção intermédia, que para mim é a melhor, é ir pelas escadas até ao primeiro andar e pelo elevador até ao topo. No entanto, os bilhetes para o topo estão normalmente esgotados. Falo-vos mais sobre isto no nosso post sobre Como subir a Torre Eiffel.
Horários e melhor altura para ir à Torre Eiffel
A Torre Eiffel está aberta todos os dias do ano; das 9h00 à meia-noite no verão e das 9h30 às 23h00 no inverno. Ao contrário de muitos museus em Paris, o monumento não está fechado em nenhum dia da semana, mas o acesso pode ser suspenso de vez em quando devido a reparações, condições climatéricas ou multidões.
Na minha opinião, vale a pena ver as vistas tanto de dia como de noite e, para isso, subir antes do pôr do sol é a melhor altura, se não quiser fazê-lo duas vezes. No entanto, é também uma das alturas mais concorridas do dia. Se quiser apreciar a vista com pouca gente, a melhor altura é ao anoitecer e de manhã cedo, se não houver nevoeiro (que é comum em Paris e pode estragar a vista).
Iluminação nocturna da Torre Eiffel
O programa de iluminação da Torre Eiffel começa ao cair da noite. Ao bater da meia-noite, a torre pisca durante cinco minutos até à uma hora da manhã; estas luzes foram implementadas para celebrar a chegada do ano 2000 e ainda hoje estão activas. Além disso, em certas datas ou dias, a iluminação da Torre Eiffel muda, por isso é uma boa ideia verificar o calendário durante a sua viagem para o caso de ter a oportunidade de ver um tipo diferente de iluminação.
Planear a sua visita à Torre Eiffel
Como chegar à Torre Eiffel
A Torre Eiffel é o monumento mais central e mais conhecido de Paris e pode ser vista de praticamente toda a cidade. Não terá qualquer dificuldade em chegar a pé a partir de qualquer ponto do centro, olhando para um mapa, e está também muito bem servida de transportes públicos. Se utilizar a linha 6 do metro, a paragem é Bir-Hakeim, mas se tiver tempo, recomendo que vá a pé a partir da paragem Trocadero da mesma linha. Mais informações aqui.
Duração da visita
Pode passar o tempo que quiser na sua visita à Torre Eiffel, dependendo do número de fotografias que quiser tirar e do tempo que passar a subir as escadas ou a esperar pelos elevadores. A maioria das pessoas passa cerca de uma hora e meia na visita guiada, mas as visitas guiadas tendem a durar cerca de duas horas, uma vez que são muito mais pormenorizadas e deixam-no livre para apreciar a torre à vontade.
Onde comer nas proximidades
Na Torre Eiffel, há dois bares onde se pode comprar comida para levar, uma loja de macarons parisienses e dois restaurantes com vista, onde se pode fazer reservas e apreciar a cozinha francesa sazonal. Se quiser desfrutar da experiência e deliciar-se com um mimo luxuoso, recomendo os restaurantes próximos; a comida nos bares é cara e serve apenas para petiscar.
Se quiser comer na zona, terá de ir um pouco mais longe para encontrar restaurantes, mas recomendo que peça um fabuloso crepe na banca de rua entre o Champs de Mars e o Trocadero, pois eles fazem-nos no local e sentar-se na zona para apreciar a vista dá-lhe uma experiência mais autêntica do que a média dos restaurantes.
Subir à Torre Eiffel com crianças
É possível subir à Torre Eiffel com crianças? É claro que sim! A Torre Eiffel dispõe de medidas de segurança suficientes para que possa visitá-la com crianças com toda a tranquilidade. Todas as áreas estão protegidas por uma vedação de segurança e, desde que tenham cuidado nas escadas, as crianças estão seguras.
Ana's Traveller Tip
Antes de planear a sua visita, verifique o tempo e certifique-se de que não há nevoeiro; as manhãs são muitas vezes enevoadas em Paris e não poderá desfrutar tanto das vistas.
À volta da Torre Eiffel
Tão importante quanto subir a Torre Eiffel é a vista de baixo. A torre está situada entre o Champs de Mars e os jardins do Palácio do Trocadero e a zona é ideal, especialmente com tempo quente, para um passeio de lazer com um crepe na mão. Além disso, no verão, é permitido deitar-se nos relvados dos Campos de Marte e, à noite, muitos grupos reúnem-se ali para piqueniques e para assistir à iluminação da torre.
Deitar-se ali, sem pressa, e simplesmente olhar para cima e ver a torre é uma experiência única em Paris. Se me permite um conselho, tenha cuidado com as malas, mochilas, bolsas, etc. Esta área tende a ser bastante movimentada e, especialmente depois de escurecer, os carteiristas tentam muitas vezes matar os turistas sem noção que deixam os seus pertences sem vigilância enquanto tiram fotografias da Dama de Ferro. Não deixe de ler o nosso post sobre dicas para visitar a Torre Eiffel.
As melhores fotografias da Torre Eiffel
Para além de ser um dos monumentos mais visitados de Paris, a Torre Eiffel é também um dos mais fotografados, mas de onde tirar as melhores fotografias da Torre Eiffel? Para todos os gostos, sugiro vários sítios.
Se estiver na zona, talvez seja uma boa altura para fazer um dos cruzeiros no rio Sena (aliás, há pacotes que vendem a entrada na Torre e o cruzeiro no rio Sena, pelo que pode poupar dinheiro comprando-os em conjunto). Eu explico tudo no meu artigo sobre: Os 7 melhores cruzeiros pelo Sena em Paris.
Do Trocadero
Identificará facilmente o local porque é aquele onde todos os turistas se juntam para tirar a "foto típica" com a Torre Eiffel ao fundo. Antigamente, era permitido subir as escadas, mas nos últimos anos foi vedado para proteger a área e evitar quedas; mesmo assim, é fácil não ver a vedação se usar a perspetiva correcta.
Do relvado próximo
A primeira coisa de que se aperceberá quando vir a Torre Eiffel pela primeira vez é que, por muitas fotografias que tenha visto, não consegue ter uma ideia do seu tamanho. Fotografar tudo de perto sem uma lente grande angular é praticamente impossível, mas eu pessoalmente gosto da imagem do topo da torre a espreitar por entre as árvores.
Do Muro da Paz
No final do Champs de Mars, o "Muro da Paz" oferece uma boa perspetiva para fotografar a Torre Eiffel. O monumento é composto por duas paredes de vidro nas quais se pode ler a palavra "Paz" em 32 línguas e 18 alfabetos diferentes.
Da ponte Alexandre III
O corrimão desta ponte e a ornamentação da ponte também permitem belas fotografias da Torre Eiffel com o rio ao fundo. Não deixe de dar um passeio através desta ponte da Terceira República Francesa, que atravessa o Sena e conduz a Les Invalides.
Do resto de Paris
Não é necessário tirar a fotografia perfeita, enquadrada e em grande plano da Torre Eiffel; pode facilmente fotografá-la de diferentes partes de Paris devido ao seu tamanho. Experimente subir ao Arco do Triunfo e tirar a sua fotografia a partir daí, ou explore as traseiras da Sacre Coeur para obter uma perspetiva da Torre Eiffel a iluminar Paris. Se tiver capacidade de observação, terá um álbum inteiro à sua disposição quando regressar da sua viagem.
Atracções com uma vista semelhante à da Torre Eiffel em Paris
As vistas do topo da Torre Eiffel são de tirar o fôlego e as mais altas de Paris, mas isso significa que são as melhores? Não necessariamente; embora a subida à Torre Eiffel seja obrigatória, existem muitos outros locais na cidade de onde se pode desfrutar de vistas aéreas de Paris e, em muitos deles, com mais pormenores do que do topo da Torre Eiffel, pela simples razão de que uma altura mais baixa permite apreciar melhor os detalhes.
Pessoalmente, recomendo três deles:
Notre Dame
As gárgulas da catedral de Paris dão um ar especial às vistas da cidade. Parece mesmo que as gárgulas estão a vigiar a cidade e a localização da catedral no centro de Paris permite-lhe apreciar vários monumentos da cidade. Este local neste momento está encerrado após o incêndio de 2019, mas tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde, estará novamente disponível.
Torre Montparnasse
Pessoalmente, acho que este é um dos poucos elementos de Paris que quebra a estética da cidade. Porquê subir então? Porque, precisamente, do topo da torre, localizada no sul da cidade, não se pode ver a torre em si, mas pode-se ver o resto dos grandes monumentos de Paris, incluindo a Torre Eiffel.
Sacre-Coeur
Talvez devido à atmosfera do bairro de Montmartre, mas a verdade é que a experiência de ver toda a cidade de Paris do cimo das escadas do Sacre-Coeur é uma experiência impressionante que o une ainda mais a uma cidade que o agarra mesmo antes de a pisar pela primeira vez. O bairro de Montmartre, em geral, é uma atração imperdível que não pode perder na sua visita à cidade. Escrevi um guia sobre Os 10 melhores tours e excursões em Paris no qual lhe digo como visitar este bairro e os sítios que não deve perder.
Autocarro turístico
Quer escolha uma ou várias das atracções de Paris, deve saber que as distâncias entre elas não são curtas, por isso não as subestime. Uma boa forma de se deslocar pela cidade entre os principais pontos turísticos, fazendo uma pausa nas inevitáveis caminhadas, é o autocarro turístico. Aqui está um guia prático de tudo o que precisa de saber antes de comprar o seu bilhete: Autocarros turísticos de Paris.