10 coisas para ver e fazer em Atenas no verão

O verão é a época mais turística na Grécia e, especificamente, a sua capital é um dos destinos preferidos dos visitantes internacionais. Convido-o a descobrir mais sobre os planos que tem à sua disposição com a ajuda das recomendações que preparei para si.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 12 minutos

10 coisas para ver e fazer em Atenas no verão

Atenas | ©Ketevan Jananashvili

Muitas das melhores coisas para ver e fazer em Atenas acontecem durante o verão. O que é lógico, uma vez que esta é a época alta do turismo internacional e a Grécia, especificamente, é um dos principais actores desta indústria na União Europeia.

Encontrei actividades que o podem manter entretido mesmo no centro da cidade, bem como os melhores planos de verão fora do centro da cidade. Continue a ler esta compilação informativa e garanto-lhe que terá uma melhor ideia do que ver e fazer quando aterrar na capital do berço da civilização ocidental.

1. Beber um cocktail em algumas das famosas esplanadas de Atenas

Em Psyri| ©Daniel Canarias
Em Psyri| ©Daniel Canarias

Subir para desfrutar de uma noite de verão nos terraços dos edifícios da cidade é uma tradição muito mediterrânica, desde a costa espanhola até ao extremo sul da costa israelita. É claro que este é também um costume muito importante na cultura grega e não pode faltar a este ritual na sua visita a Atenas no verão por várias razões.

A primeira é que Atenas é conhecida pelos seus ventos frequentes, o que pode ajudar a enfrentar as altas temperaturas do verão europeu. Especialmente numa região que tem sofrido verões cada vez mais extremos nos últimos anos.

A segunda razão é que lhe será oferecida uma vista panorâmica da paisagem de Atenas iluminada pelo luar e com vista direta para a montanha da Acrópole. Esta última, dependendo da zona da cidade que escolher.

Psyri e Gazi são dois bairros com um ambiente noturno ideal para desfrutar desta tradição grega. Além disso, combinam uma cena cultural e festiva vibrante, capaz de transformar uma curta noite de copos numa noite que se prolonga até ao amanhecer do dia seguinte.

Dependendo do estabelecimento que escolher , recomendo que faça uma reserva antecipada no sítio Web ou nas redes sociais do local. Muitos deles têm uma abordagem tão revolucionária ou moderna da gastronomia grega em Atenas e dos cocktails mediterrânicos que se enchem de turistas todos os dias do verão.

Descubra a melhor gastronomia grega em Atenas

2. Assistir a um espetáculo num dos muitos cinemas ao ar livre da cidade

Cinema Thisio| ©Jorge Castro
Cinema Thisio| ©Jorge Castro

Outra atividade nocturna de verão que define a experiência de viver e visitar Atenas nesta época do ano são os cinemas ao ar livre. Por toda a cidade, existem cerca de 40 cinemas com estas características estruturais e talvez o mais famoso de todos seja o Cinema Thisio. Oferece uma vista direta da acrópole iluminada que se destaca por detrás da tela de projeção do cinema.

Estes cinemas caracterizam-se por oferecer bebidas alcoólicas que também acompanham os espectáculos disponíveis como entretenimento simultâneo. Além disso, deve saber que quase todos estes estabelecimentos têm uma programação de filmes legendados em inglês ou em inglês com legendas em grego.

É claramente uma das melhores experiências entre as coisas para fazer em Atenas à noite, não só pelo excelente entretenimento que oferece, mas também pelas poupanças associadas a esta atividade. A maioria destes espectáculos tem um preço mínimo de menos de 5 euros por bilhete ou são completamente gratuitos.

Isto deve-se ao facto de todos os Verões se realizar o Festival de Cinema ao Ar Livre de Atenas, que decorre normalmente de meados de junho até ao final de agosto. Se o filme pertencer a este circuito cinematográfico, é provável que seja um filme de autor de excelente qualidade e com um estilo muito europeu.

3. Desfrutar de uma visita ao Observatório Nacional de Atenas

Observatório Nacional de Atenas| ©Alice S
Observatório Nacional de Atenas| ©Alice S

Passar o verão no Mediterrâneo é uma experiência extremamente divertida até se começar a procurar planos alternativos que vão para além das actividades de praia. Ou seja, para fugir ao calor opressivo que pode ocorrer durante os dias desta altura do ano. Felizmente, a capital grega é uma cidade vibrante e diversificada, com locais como o Observatório Nacional da Grécia. Oferece um espaço fresco e seguro para escapar às altas temperaturas, ao mesmo tempo que se visita um local de grande importância histórica para todo o mundo ocidental.

Pode desfrutar de visitas guiadas em grego e inglês, enquanto percorre um edifício criado em 1842 que se situa no topo da Colina das Ninfas no Monte Philoponus, mesmo no coração histórico e turístico da cidade. No seu interior, encontrará vários objectos importantes, como o telescópio que foi utilizado para criar o primeiro mapa detalhado da superfície lunar ou os utilizados hoje em dia para observar espectáculos celestes.

Não se esqueça de que este é um dos primeiros planetários do hemisfério ocidental e é também a primeira instituição de investigação científica na Grécia após a sua independência dos 500 anos de ocupação pelos otomanos. Para além disso, a claridade do céu no verão torna a visita a este planetário ainda mais recomendada durante estes meses do ano. Para além do conforto ambiental que oferece aos visitantes que fogem do calor grego.

É preciso ter em conta que este observatório está muito próximo dos epicentros turísticos da cidade, como a Acrópole ou os bairros de Monastiraki e Plaka. Por este motivo, pode utilizar os melhores autocarros turísticos de Atenas para se deslocar pela zona, se também estiver interessado em desfrutar de um audioguia turístico das zonas por onde passa nesta zona da cidade.

Detalhes interessantes

  • Preços: a entrada é gratuita, mas as visitas guiadas custam normalmente 5 euros por pessoa.
  • Duração: está aberto até cerca das 23h00 na maioria dos dias de verão e, dependendo dos seus interesses, pode demorar 2 ou mesmo 3 horas a explorar o interior.

4. Visita à Riviera de Atenas

A Riviera de Atenas| ©Panagiotis Papadopoulos
A Riviera de Atenas| ©Panagiotis Papadopoulos

Durante muitos anos, parecia impensável que o litoral em torno da capital grega se tornasse um destino turístico digno de ser visitado e apreciado por locais e estrangeiros durante a época de verão. No entanto, muitas das praias que se encontram um pouco mais afastadas dos portos de cruzeiros de Atenas tornam a região da Riviera Ática tão interessante como Mykonos ou Santorini.

De facto, as zonas balneares próximas da capital grega foram aprovadas pela Agência Europeia do Ambiente pela sua excelente qualidade de água. Esta é uma distinção que não é oferecida a nenhuma área do continente e que, definitivamente, não é atribuída a muitas regiões turísticas que recebem banhistas durante todo o verão.

Especificamente, os subúrbios a sul da cidade são um local ideal para estas visitas à praia na secção continental da Ática. Glyfada destaca-se entre outras alternativas pela sua proximidade ao centro de Atenas, pela grande variedade comercial e cultural que alberga e por ser acessível por comboio na linha vermelha a partir do epicentro urbano de Atenas.

A praia de Asteras é uma das mais conhecidas, enquanto Paralia Kavouri é um dos segredos locais que, apesar de estar mais longe, é frequentemente preferida pelos atenienses.

Reserve os melhores cruzeiros em Atenas

5. Não hesite em organizar um piquenique nas colinas acima de Atenas

As colinas de Atenas| ©oktopuzz
As colinas de Atenas| ©oktopuzz

O verão em Atenas está cheio de tradições e os piqueniques numa das muitas colinas da cidade é um desses segredos que não são partilhados com as hordas de turistas. No entanto, estão ao alcance daqueles que fazem uma boa pesquisa para a sua viagem, como você neste momento.

Especificamente, existem 4 colinas que devem chamar a sua atenção para esta atividade e que são a Colina das Ninfas, o Monte das Musas, o Areópago ou o Monte Licabeto. Todos eles são facilmente acessíveis a partir dos bairros circundantes nas bases urbanas da cidade. Além disso, numa boa tarde, poderá desfrutar de uma vista do horizonte que lhe permitirá ver até ao mar nas margens do porto do Pireu e de outras comunidades costeiras da Área Metropolitana de Atenas.

No caso do Monte Licabeto, existe um teleférico que o levará ao topo em menos de 10 minutos e o Areópago destaca-se pela sua proximidade da Acrópole de Atenas. Isto faz com que seja muito conveniente reservar algumas das visitas ou excursões à Acrópole no mesmo dia do seu piquenique.

Recomendo que faça compras nas ruas mais próximas destas respectivas colinas da cidade. Assim, poderá saborear as iguarias gregas de verão, como as saladas de azeitonas, tomate e queijo feta, acabadas de sair de uma autêntica cozinha ateniense. Não se esqueça de trazer um cobertor para cobrir o chão, para ter onde se sentar e apreciar o belo pôr do sol.

Comprar os melhores passeios ou excursões à Acrópole

6. Visitar o Museu Arqueológico Nacional

Museu Arqueológico Nacional de Atenas| ©Lucretius
Museu Arqueológico Nacional de Atenas| ©Lucretius

O maior museu da Grécia, o Museu Arqueológico Nacional de Atenas cobre uma área de cerca de 8.000 metros quadrados e abriga cerca de 11.000 itens históricos. A maior parte delas pertence ao período em que a Grécia Antiga foi o império mais importante de toda a cultura ocidental e lançou as bases das nossas sociedades modernas de hoje.

Está aberto ao público desde 1889 e permanecerá aberto durante toda a época de verão. Esta época do ano é propícia à visita porque muitos turistas quererão visitar as suas instalações, mas a maior parte deles estará concentrada noutros tipos de entretenimento. Tal como nas ilhas gregas ou nas costas continentais do país.

Isto significa que será uma parte icónica da cidade que estará realmente disponível para ser visitada com conforto. Ao mesmo tempo que lhe oferece uma pausa das ruas cheias de gente e da azáfama que caracteriza os epicentros turísticos de Atenas nesta altura do ano.

Como já estará na zona, pode aproveitar para passear pelas ruas de Exharcheia, o bairro onde se situa este museu. Caracteriza-se pela sua modernidade e, ao mesmo tempo, pela sua identidade anárquica, que sempre teve uma influência significativa na vida cultural e política de Atenas.

Detalhes interessantes

  • Preços: há dias que estão constantemente a mudar para o acesso gratuito dos turistas, mas, em geral, a taxa de entrada é de 5 a 6 euros para pessoas com mais de 18 anos. As visitas guiadas estão disponíveis por 50 euros para grupos de até 5 pessoas.
  • Duração: Pode passar 4 ou mesmo 5 horas a visitá-lo se prestar muita atenção a todas as peças expostas.

7. Visitar as ilhas mais próximas da cidade

Ilhas gregas| ©Michael Dimitriadis
Ilhas gregas| ©Michael Dimitriadis

A Grécia é claramente conhecida internacionalmente pelo número significativo de ilhas que possui no seu território nacional. São cerca de 6.000 e é provável que queira visitar algumas delas, mesmo que o seu foco de interesse ao visitar este belo canto do Mediterrâneo seja a sua capital, Atenas.

A cidade tem vários portos de onde partem excursões para as ilhas gregas a partir de Atenas. Salamina, Aegina e Kea são alguns dos mais importantes, com as águas mais límpidas e a maior proximidade da cidade.

A primeira delas destaca-se pela sua dimensão geográfica e pela sua grande proximidade com o continente grego. Por isso, se decidir visitá-la, precisará provavelmente de mais de 48 horas para conhecer todas as costas que oferecem ambientes de praia muito diferentes. Pelo menos se compararmos as costas do norte com as costas do sul de Salamina.

Detalhes interessantes

  • Preços: A melhor maneira de chegar a estas ilhas é através de excursões, que normalmente combinam várias ilhas num único itinerário numa única data. Em primeiro lugar, para poupar tempo e, em segundo lugar, para poupar dinheiro. As tarifas rondam quase sempre os 130-140 euros por pessoa com um máximo de três destinos no mesmo itinerário.

Obter bilhetes para as melhores excursões às ilhas gregas a partir de Atenas.

8. Dar um mergulho no Lago Vouliagmeni

Lago Vouliagmeni| ©Sykia Corinthias
Lago Vouliagmeni| ©Sykia Corinthias

Este lago é conhecido como um local de cura na Riviera Ateniense e é, na verdade, um canto geográfico muito curioso. É uma espécie de nascente marinha que recebe a sua água salobra através de uma gruta submarina.

É um dos segredos mais bem guardados daqueles que realmente investigam opções de entretenimento para viagens curtas de um dia a partir de Atenas. Este pequeno lago de água salobra está localizado a 25 quilómetros a sul do centro da capital grega.

A sua temperatura é bastante favorável e a água, por alguma razão desconhecida, está cheia de minerais. Mas a verdadeira atração do local é a beleza da paisagem que caracteriza os seus arredores. De facto, é um monumento natural desde há alguns anos.

Tem cafetarias, balneários e até um restaurante. De facto, muitas pessoas que vivem na zona de Vouliagmeni vão até lá sem necessidade de estarem interessadas em tomar banho neste belo lago.

Detalhes de interesse

  • Preços: O acesso ao lago tem taxas variáveis consoante o dia da semana da visita e a idade da pessoa. Em média, as entradas custam cerca de 15 euros por adulto e cerca de 6 euros para crianças entre os 12 e os 6 anos de idade. As crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá conduzindo um carro particular durante cerca de meia hora, embora haja rotas de autocarro que o levam a Vouliagmeni, o que significa que terá de pagar uma tarifa de táxi até à entrada do lago.

9. Assistir a um concerto no Odeon de Herodes Atticus

Odeão de Herodes Ático| ©Frank Lesague
Odeão de Herodes Ático| ©Frank Lesague

O Odeão de Herodes Ático é um anfiteatro que remonta a 161 d.C.. Sofreu graves danos em 267, na sequência de uma invasão da cidade. No entanto, em 1954, foi restaurado e, em 1957, estava a funcionar com o mesmo objetivo que tem atualmente. Ou seja, para acolher espectáculos ao vivo, desde teatro, dança, concertos, óperas e programas de televisão.

É atualmente um dos locais mais importantes para as actividades do Festival de Atenas. Consiste numa série de eventos culturais que decorrem de maio a setembro nos teatros, cinemas e salas de concertos da cidade, graças ao apoio financeiro da Câmara Municipal de Atenas.

Se, por ocasião da sua visita de verão à capital grega, acontecer assistir a um espetáculo do seu interesse no Odeão de Herodes Ático, então é essencial que compre bilhetes para o mesmo. Estará a assistir a um dos anfiteatros mais antigos e importantes da história da humanidade.

Aconselho-o a não se esquecer de um cobertor ou de uma almofada para se sentar, pois são assentos de mármore completamente rígidos que podem tornar-se um pouco desconfortáveis depois de estar neles durante 1 hora na mesma posição.

10. Visite a Praça Syntagmatos e assista à troca da Guarda Grega

Praça Syntagmatos| ©Άργος
Praça Syntagmatos| ©Άργος

A Praça Syntagmatos, conhecida como Syntagma em inglês, está localizada no centro geográfico de Atenas, na área próxima do bairro de Plaka, mesmo ao lado do Jardim Nacional de Atenas. Na área circundante da praça encontra-se também o Hotel Grande Bretagne, um hotel que está em funcionamento desde 1874 e é um dos preferidos das personalidades mais famosas que visitam a cidade.

A Rua Ermou é uma das zonas mais comerciais da cidade e está também na orla desta importante praça que é conhecida como Praça da Constituição. Isto deve-se à sua ligação com o movimento revolucionário que levou à elaboração deste documento nacional em 1843.

Como o Parlamento Helénico também está localizado nesta praça, tem a oportunidade de testemunhar uma das tradições mais curiosas e divertidas da cidade. Trata-se da mudança da guarda do exército que guarda um monumento dedicado aos soldados gregos que morreram em batalhas pelo seu país.

Esta pequena substituição tem lugar de hora a hora, das 10 da manhã até ao pôr do sol. Agora, o verão é a altura ideal para visitar esta praça, porque haverá uma oferta de entretenimento muito significativa em torno deste ponto muito importante da cidade. E é, de facto, uma zona de passagem entre muitos dos locais que visitará nesta parte da cidade.

Para fugir ao calor, sugiro que participe numa das excursões de bicicleta de Atenas, que terá certamente uma paragem nesta praça e o levará também a outros monumentos importantes da zona.

Temperaturas em Atenas no verão

Andar de bicicleta em Atenas| ©UrbanCyclist
Andar de bicicleta em Atenas| ©UrbanCyclist

As estimativas indicam sempre que as temperaturas máximas em Atenas nos meses de verão podem atingir os 33 graus Celsius. No entanto, a verdade é que podem chegar aos 40 ou 43 graus Celsius, porque isso já aconteceu. Quanto às temperaturas mínimas, pode esperar 21 a 22 graus Celsius para as noites dos meses de verão.

As multidões de turistas no verão em Atenas

verão em Atenas| ©Daniel Chang
verão em Atenas| ©Daniel Chang

Atenas está repleta de turistas durante o verão e isto é algo que deve ter em conta quando planear a sua viagem. Não se deve esquecer que não se trata de um turismo insustentável, pois não é uma cidade conhecida por ficar desconfortavelmente cheia nas principais atracções.

Preços em Atenas no verão

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

O verão é a altura do ano mais cara para visitar Atenas, porque a procura é abundante e a oferta é claramente limitada. A minha recomendação é comprar ou reservar o maior número de coisas com a maior antecedência possível, uma vez que tal garantirá preços mais favoráveis do que ter de pagar os serviços no local.

O que levar na mala para uma visita de verão a Atenas?

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

Traga roupa confortável e respirável, pois vai andar muito todos os dias da sua visita e as condições vão manter-se secas e quentes durante toda a viagem. O calçado é outro fator importante, pois tem de ser confortável mas também adequado a todo o tipo de actividades.

Não seesqueça do protetor solar, se tiver de usar um com uma fórmula dermatológica específica, pois será um incómodo procurá-lo em todas as farmácias da cidade.